Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 981

Colocado por: CMartinTodos, Caro LuisKW,
    Eu já vos disse tantíssimas vezes que eu sei o que me estão a dizer, percebo, percebi, está entendido. Disse-o num longuíssimo post algures lá atrás.
    Desde o princípio, no meio e agora continuo a dizer que não partilho da hipótese da duvida. Cada um tem a sua forma de pensar e esta é a minha.

Também vos perguntei, um pouco depois desse longo post, já agora, qual seria a vossa opinião sobre estes casos da pedofilia na Igreja Católica. Até linkei o caso porque havia quem não conhecesse.
    Até hoje estou á espera que me digam, em pé de igualdade, como Sociedade, e para além da Casa Pia, qual a opinião dos Casos de Pedofilia na Igreja?
    Usem esse vosso raciocínio lógico, a minha pergunta tem um objectivo, se tiverem resposta para dar, sou toda ouvidos.
    Infelizmente, algo me diz que vou continuar sem resposta.

A minha opinião:
    Um dos maiores escândalos da igreja católica da actualidade
    Principalmente por casos já provados pelo mundo inteiro, que obrigou o PAPA a reconhecer o problema,
    havendo até lugar a algumas indemnizações, e só ainda se começou a desfolhar o livro.

cumps
  2.  # 982

Colocado por: CMartinAlguém quer dar a sua opinião?

Se eu disser TUDO o que penso sobre o caso, arrisco-me a ser queimado numa fogueira da Inquisição.

É que, para começar, eu NUNCA compreendi como é que no séc XX (e XXI) havia homens jovens que iam para padre e faziam voto de castidade. A não ser que...

Depois, assisti , mais de uma vez , a cenas com padres rodeados de crianças que pareciam completamente histéricas. OS PADRES é que pareciam histéricAs, não as crianças.
    E uns até eram italianos, outros brasileiros...
    E aquele comportamento não enganava ninguém.

Algumas décadas após estas minhas observações e pensamentos, estala o escândalo.
    Primeiro de mansinho - um padre (Frederico) aqui, outro padre ali.... Depois com estrondo - é por todo o lado!

Mas não se estava mesmo a ver ?

Lembrem-se que isto não tem nada a ver com RELIGIÃO. Tem a ver com o Clero...
  3.  # 983

(king25,
    Eu referia-me às pessoas que ofendem, chamando nomes ofensivos umas às outras, ou recorrendo a asneiras. Falam nos filhos umas das outras numa discussão em que se fala de pedofilia, sem pensar se isso ultrapassa o limite de sensibilidade pessoal de cada um. Se nos mostramos aborrecidos, em vez de respeitarem ainda insistem chamando nos mais nomes e de galinhas chocadeiras. Não se mostra qualquer bom senso ou consideração pela pessoa a quem se dirige, não se faz um esforço para entender/respeitar. Mas ninguém gosta de ser chamado à atenção, portanto quando o fazemos e dizemos “eh pá vê lá que já estás a passar do limite, e tal” o mais certo é contarmos que a pessoa raramente dê “o braço a torcer”.
    O cris47 até se mostrou compreensivo, mas é raro isso acontecer.)

O assunto da pedofilia na Igreja Católica é muito grave, e concordo consigo quando ainda agora se começou a deslindar. Não sei quantos padres estarão envolvidos, não sei quantos casos houve, se calhar imensos, se calhar acontece desde sempre. Faz-me pensar também na responsabilidade do Papa perante os católicos, o que dirá em defesa da Igreja e dos seus padres.
    E o que dizemos nós? O que deveria fazer a Igreja daqui em diante ?
    • Itsme
    • 24 setembro 2010 editado

# 984

Lembrem-se que isto não tem nada a ver com RELIGIÃO. Tem a ver com o Clero...

Nem sempre concordo com o Luís. Mas aqui concordo absolutamente.
    Também eu não compreendo as opções feitas pela hierarquia da religião católica em determinadas áreas.

Em tudo o que se prende com o sexo, estão completamente OFF.

Repare:
    Exigem celibato aos padres. Não é uma opção deles, é uma imposição! E, isto sabendo que estão a coartar-lhe o acesso a uma das funções básicas de todos os seres vivos. Privá-los de tal, é negar-lhes uma parte de si... depois queixam-se de que existem desvios de conduta, e profundos traumas no clero... E, seria de esperar outra coisa de corpos violentados nas suas tendências básicas???
    É certo que eles também fazem outras maldades ao corpo: Jejuns, passar sede, colocar uns aramezitos para amansar o desgraçado do corpinho... Onde é que já se viu?

Até há pouco os leigos eram intimados a não usar o preservativo, (ou qualquer outro método anticoncepcional). Em África, o desaconselhamento ao uso do preservativo foi desastroso, não só porque muitas das crianças nasceram para passar fome, mas sobretudo porque as populações se estão a infectar com sida. Foram ao ponto de entrar em campo contrariando os conselhos dados pelos médicos e técnicos da UNESCO. De tal forma que uma vez vi, numa reportagem, uma médica dirigente da (OMS) acusar um alto dignatário da Igreja, mais ou menos, nestes termos:
    "Os protestantes têm muito menos infectados nas suas comunidades do que vós tendes, porque não condenam o preservativo. Vocês, os católicos, estão a matar a vossa clientela".

A este propósito, só me está a lembrar aquela minha tia velhota, e solteirona, que arregalava os olhos e me dizia a propósito de D. António Ribeiro, o Cardeal de Lisboa, que já faleceu... "- Material empatado!"
  4.  # 985

Colocado por: ItsmeRepare:
    Exigem celibato aos padres. Não é uma opção deles é uma imposição! E, isto sabendo que estão a coartar-lhe o acesso a uma das funções básicas de todos os seres vivos. Privá-los de tal, é negar-lhes uma parte de si... depois queixam-se de que existem desvios e profundos traumas no clero... E, seria de esperar outra coisa de corpos violentados nas suas tendências profundas???

Boas.
    Para que conste não sou católico, no dominio da religião, sou um sem abrigo.

Só para lá vai quem quer,(dizem que por Fé) não conheço casos de alguém ter sido forçado a ser padre,(admitindo que possa haver) Portanto quem toma opções sabe (ou deve) no que se mete.
    o problema não são as regras que se impõem, mas sim pessoas (padres) que abraçam a religião para poderem por em pratica o que de pior o ser humano tem.

cumps
  5.  # 986

Embora concorde com o que diz a Itsme, na perspectiva em que os padres são humanos, logo, tendo as mesmas necessidades de amor e afecto, por outro lado, entro em conflito comigo própria porque sou da opinião que uma padre deve ser acima disso, dos "prazeres terrenos", superior a isso, sim, como diz king25, um padre sabe o que é esperado dele, a que se compromete quando se dedica à igreja e logo, se sente que não tem perfil (ou "chamamento"), não deveria assumir tal responsabilidade.

Entre ambos estes sentimentos há um outro que acho que nem se discute: Um padre a cometer pedofilia porque se sente frustrado na inibição dos seus prazeres da carne, isso é que é imperdoável. É uma traição enorme, primeiro para com Deus, a quem ele supostamente representa perante os fiéis, e depois para connosco que confiamos na Igreja como representante de Deus.
    Embora ache que o Papa, não tendo culpa absoluta, tem culpa porque foi cúmplice. Ele sabia o que se passava debaixo das suas asas.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Princesa_, king25
  6.  # 987

Colocado por: CMartinÉ uma traição enorme, primeiro para com Deus

Se deus existisse.
    • pmmr
    • 24 setembro 2010

# 988

Colocado por: adrianaalmeida
    Olá primo!
    Parece que este assunto lhe interessa tanto a si, cmo às "Sobrinhas de Salazar", ou não comentava neste tópico...penso eu de que...

LOL, agora citam-me coisas que eu nunca disse?
    • Itsme

# 989

King25, disse:
    Só para lá vai quem quer,(dizem que por Fé) não conheço casos de alguém ter sido forçado a ser padre,(admitindo que possa haver) Portanto quem toma opções sabe (ou deve) no que se mete.

Claro que só vai quem quer...

Agora, uma coisa é ir, outra é AGUENTAR ou ter a coragem suficiente para se RETIRAR antes de ficar apanhado pelo sistema. Quem assim fala, não está certamente consciente dos mecanismos da psicologia humana.

Um organismo sujeito a um stress, pode não aguentar, ficar doente, porque ao retirarmos ao organismo a possibilidade realizar as suas necesidades básicas, tiramos-lhe a compensação, a saciedade que lhe dá calma e estabilidade... Parece que há quem aguente, não se queixe, compensando com satisfações de outra ordem e assim continue até ao fim da vida. Ok...

Mas reparem: Não é uma situação diferente, na sua essência, da que experimentam algumas pessoas que resolvem fazer "greve de fome", visto que:

1.ºTambém eles lutam contra a exigência do organismo, que lhes pede "comida". E pedir comida não é nada de vergonhoso, nada de transcendente. O organismo ao pedir é inocente, é a natureza a manifestar-se. Com o sexo passa-se algo de semelhante.

2.º Também eles o fazem em função de uma ideologia, de um objectivo.

3.º Também eles se podem "arrepender" de ter iniciado aquela greve tão violenta e caso não se arrependam e continuam a insistir, podem ser tentados a comer de forma compulsiva, sabe-se lá que alimento, tal é o desespero do estômago. Numa fase adiantada de "ludibriação" do organismo, este poderá desorganizar-se totalmente e temos a loucura, o delírio, o desvio das funções...

4.º Também uma pessoa em greve da fome tem "satisfações de outra ordem" apesar da agonia em que está. Essa satisfação é-lhe dada, por saberem que estão a lutar por uma causa que lhe é querida acima de tudo...

Ora a Pedofilia também é um desvio das funções... Uma doença, uma aberração.
    E, como é que se chega lá? De muitas maneiras, talvez...
    Mas, tudo me leva a crer, que na sua origem, está a "privação do que é natural", ou a "prática do não natural", que, com o tempo, tende a desviar o indivíduo para comportamentos aberrantes e compulsivos...

o problema não são as regras que se impõem, mas sim pessoas (padres) que abraçam a religião para poderem por em pratica o que de pior o ser humano tem.

Não me parece que seja assim, na maioria dos casos.
    Embora os pedófilos se aproximem das crianças como abelhas do mel, as tendências pedófilas aparecem à posteriori... Não se vai para padre por se ser "pedófilo", vai-se por outros motivos. É depois de lá estar, que eles se desorganizam, pelos motivos que indiquei.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: king25
  7.  # 990

Colocado por: pmmr

LOL, agora citam-me coisas que eu nunca disse?

daaaa...leu o post #971?
    Provavelmente não... Posso sempre pedir desculpa de novo se o deixar mais feliz...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pmmr
    • luisvv

# 991

Colocado por: CMartinEu referia-me às pessoas que ofendem, chamando nomes ofensivos umas às outras, ou recorrendo a asneiras. Falam nos filhos umas das outras numa discussão em que se fala de pedofilia, sem pensar se isso ultrapassa o limite de sensibilidade pessoal de cada um.

E depois há as virgenzinhas que se ofendem com uma asneira ou até um "nhurra", mas não se inibem de sistematicamente colar rótulos de defensores de pedófilos a quem não partilha as suas convicções. Será talvez menos ofensivo..
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Princesa_, Itsme, cris47, pmmr
  8.  # 992

O desconto luisvv, o desconto, já sabe que tem sempre o desconto. Diga o que disser, já não me pico, convenci-me que somos mesmo de mundos diferentes e esse pensamento é poderoso, o luisvv bem mo dizia tantas vezes - que éramos de mundos diferentes,- finalmente eu percebi que somos. Acredito em si, vê?

Vamos lá discutir a pedofilia e os padres, que ainda estou na expectativa da sua opinião.
  9.  # 993

Meus Caros,

Concordo em absoluto, no que se refere aos filhos e referências ou insinuações a filhos. É terreno onde não se deve entrar e não permito que o façam em relação à minha pessoa. E por uma razão simples nem existe razão para o fazerem: ninguém aqui defende pedófilos ou está contras as crianças. E por isso não é admissível que se insinuem coisas com filhos e afins (mãe galinha ou chocadeira não sou, mas se o fizerem viro um bicho muito máu). E quantoa isto acho que estamos todos de acordo.

No que se refere à pedofilia na igreja devo dizer-vos que é uma discussão que terá sempre ela própria talvez alguns preconceitos de cada um, que derivam quer da nossa religião, quer da nossa crença quer da nossa vivência.

Na sua base o problema da pedofilia não é discutível, estamos todos contra e independentemente do abusador: CC, Bibi ou Padre Joaquim Manuel! Em relação a todos os pedófilos desejo uma morte muitissimo lenta para lhes dar trempo de sofrer o suficiente para chegar ao calcanhar do que merecem (eu sei eu sei, é uma barbaridade)...

Em relação a ter ocorrino no seio da igreja acho vergonhoso e lamentável. Por outro lado como dizia o Luís. era tão mas tão previsível!!! E também não concordo com as regras da igreja, nem acredito em Deus como o costumam fazer passar! Não sou cristã nem católica mas sou de criação católica. Meus pais não são praticantes mas a minha avó rezava a Deus por ela e por eles que não rezavam e ainda por mim que ousava dizer que Deus não existe.

E a minha avó chegou a frequentar a igreja, até que um padre lhe quis saltar para cima (tinha tenra idade e na altura acho que não chegou bem a perceber o que queria dizer certas coisas que lhe dizia)... A partir dai passou a acreditar só em Deus e a duvidar dos Homens... E eu acho que foi o melhor que fez.

Não estou contra a religião e acho que faz falta pois une o ser humano e ajuda a uma coisa essencial: ter fé. mas na realidade não consigo perceber certas posições...

Mas o crime é "o crime" e ser cometido por padres faz-me ainda mais confusão pois existia um dever de zelar pelo que está correcto...

:/
  10.  # 994

Boas

Eu, que não me ofendo com "nhurrices", não acuso ninguém de defender pedófilos, e não creio que seja esse o caso. Mas tenho para mim que o que leva muitos que aqui se vêm a criticar o tribunal é o facto de se tratar de quem se trata, ou seja, alguém que os distraiu durante o serão televisivo e que passava uma mensagem de simpatia. Ou porque, como já alguém disse aqui, o conhecem ou conhecem alguém que o conhece. Quando dizem que os preocupa uma possível falha da justiça, estão a mentir a eles próprios: nunca até hoje levantaram problemas desse tipo e, mesmo hoje, só colocam a questão em relação a um dos réus, pouco lhes importando que um possível erro judiciário possa cair sobre os outros. Portanto - salvo uma ou outra excepção - e para mim, não é mais que uma demonstração da mais pura hipocrisia, quiçá motivada pelo deslumbramento que sentem por uma "figura pública". E que se ofenda quem quiser, a mim tanto se me dá.

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco2, Itsme, cris47
  11.  # 995

jcardoso, o meu amigo de quem falei acima (o amigo que me ensinou a lidar com o que eu possa considerar impróprio), amigo apesar de podermos discordar em matérias.
    Por acaso não me lembro nunca de uma única palavra sua que me tenha alguma vez melindrado, porque diga o que disser, o "homem" sabe falar, acima de tudo o "homem" sabe estar. Por isso, gosto dele. É um homem ás direitas e tem a cabeça no lugar.
    PS. Desculpe jcardoso por mais esta vergonha publica!
    Estas pessoas agradeceram este comentário: francisco2
  12.  # 996

Macal, Mas é claro que Deus existe.
    :o)
  13.  # 997

Colocado por: CMartinMacal, Mas é claro que Deus existe.
    :o)

Deve é estar num lugar não concretamente apurado.
    Dsculpe lá meter-me por aqui assim, a meio, mas achei uma certa piada à convicção! Admiro a sua fé.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin
  14.  # 998

No que a mim me diz respeito não me ofende. Está enganado... Eu na realidade ainda sinto alguma "repulsa" quando olho para o homem (não sei porquê mas duvidando da culpabilidade também não estou certa de inocência nenhuma)...

E também não é verdade quando diz que não se preocupam com casos identicos... Não sabe de outros casos da vida de cada um que os possa ter levado a preocupar-se! No meu caso as injustiças preocupam-me todos os dias, este caso entrou-nos foi pela porta de casa adentro...

E mais: Parte do principio que defendemos uma pessoa e não o que verdadeiramente já explicámos defender. Não sei o que motivará os outros participantes. Mas no que me toca a mim está enganado (já aqui referi que a minha avósinha me disse que lhe tinham chegado historias de CC e pedofilia e etc antes do processo e eu ainda acredito mais numa vírgula dela do que em mil pessoas que o possam conhecer)...

Mas sabe o que não percebo? É porque temos que o defender alguém em concreto (ou ser o próprio) para ter esta opinião! Não podemos pura e simplemente defender que julgamentos desta natureza não podem concluir e dar como provados factos tão graves como estes com as provas que foram apresentadas? Porque é que temos que estar a defender o homem por qualquer razão extraordinária???? Nunca me passaria pela cabeça achar que defende o menino da casa pia abusado pelo CC pq o conhece ou conhece alguem que o conhece!... São pontos de vista neutros qb mas que têm a mesma base: Repudiamos a pedofilia em absoluto mas tbm repudiamos os investigadores que, a ser tudo verdade, não conseguiram apresentar mais provas.
  15.  # 999

Luiskw, princesa, todos,

A pedofilia é crime, seja cometida pela Igreja é ainda pior porque a Igreja seria quem mais defende os princípios da religião, moral e da bondade à face da terra. Perante a bárbarie do homem, são os padres e a religião que mais nos unem no bom caminho.

A igreja sofreu um tremendo abalo com estes casos, cada vez são mais os que se conhecem, de pedofilia praticada no seio da igreja católica pelos seus padres. Sei que um dos casos envolveu crianças surdas-mudas.
    O Papa soube concretamente, pelo menos, deste caso, através de cartas escritas das crianças surdas mudas entregues a outros padres, e geriu a Igreja da melhor forma “corporativa”: transferiu o padre para outra “regional unit”. Tal e qual como se faz nas multinacionais. O padre abusador foi discretamente “deportado” para um colégio de rapazes noutro país. Penso que isto se deu há cerca de 30 anos, e o Papa não era Papa na altura mas tinha precisamente responsabilidade sobre estes colégios Católicos, da sua gestão.

O Papa pediu desculpa agora há pouco, a semana passada na sua visita a Edimburgo, aos fiéis, não pela sua actuação mas pediu desculpa pelos padres doentes que devem ser tratados.

Eu aqui tenho objecções: o Papa terá que pedir desculpa também pela sua falha (e não o papel de Catalina Pestana), deveria castigar severamente os seus padres (que são doentes coisa nenhuma, embora eu concorde que precisem de um bom tratamento)

Não foi inocentemente que eu mencionei a pedofilia na igreja.

(suspeito que o luisvv sabia que corria o risco de, se ele fosse dar uma opinião concreta sobre a pedofilia na igreja, que eu lha fosse atirar a cara, e então, com isso em mente, optou por sacudir água do capote dizendo que não comenta assuntos mal retratados dos media, como se a Casa Pia nós tivéssemos conhecido de outra forma sem ser mal retratada nos media(…)).
    Os restantes, princesa, Luiskw, king25, responderam á mesma, provavelmente sabendo que eu iria fazer esta comparação que vou fazer a seguir, o que demonstra a boa vontade das vossas palavras e acções. Isso é louvável, responderam sinceramente num acto sincero, de boa fé).

Assim, tal como eu vejo o caso da pedofilia na igreja, vejo precisamente o caso da pedofilia na Casa Pia. Acho que os padres que o cometeram deviam perder a imunidade pelo crime que cometeram, é um crime, e por isso, irem presos. Acho que houve suicídios, não cheguei francamente a perceber se foi da parte das crianças abusadas nos colégios católicos e/ou por parte dos padres. Não li nenhum acórdão, relatório, testemunho, papel oficial da igreja, como também não fiz relativamente à Casa Pia. Imagino eu provavelmente nenhum de vós aqui tenha lido qualquer documentação oficial/jurídica/religiosa sobre o caso dos padres pedófilos, e que ninguém é amigo do amigo em segundo grau do primo do Papa, portanto, aqui estamos em pé de igualdade. Ninguém tem “connections”.

E assim, em pé de igualdade, nenhum de nós que comentou o caso da pedofilia na igreja católica deu hipótese de duvida aos padres pedófilos, embora nenhum de nós saiba os seus nomes, quem são, e em que termos foram acusados e por quem.
    Apenas sabemos que o Papa pediu desculpa em seus nomes e em nome da igreja.
    Apenas sabemos que foram descobertos porque lemos/vimos nos media.

A Catalina Pestana não pediu desculpa, ninguém pediu desculpa nem às vítimas nem a nós que acreditávamos ou tínhamos a crença que a Casa Pia tratava dos meninos desfavorecidos. Soubemos porque veio a lume nos media, tal e qual como o caso da igreja católica. E formámos uma opinião sobre um e outro caso.

A minha opinião relativamente aos arguidos da Casa Pai é igualzinha à minha opinião sobre os padres da Igreja Católica.
    A vossa opinião sobre os padres da igreja católica coincide com a minha sobre a Casa Pia e a Igreja Católica (que é a mesma).
    A vossa opinião sobre a Casa Pia não coincide com a minha sobre a Casa Pia porque envolveram-se de outra forma no caso.

Poderia perguntar : mas porque não tentam ver também hipótese de inocência dos padres que cometeram a pedofilia?
    Mas não vou perguntar porque eu sei qual a resposta, a resposta é precisamente esta: a forma em que eu vejo os arguidos da Casa Pia, vêem vocês os padres pedófilos da igreja católica e já nem vos dá vontade em ir mais longe e tentar perceber se os padres estão inocentes (no vosso íntimo, sabem que não estão inocentes).

Entendem.me agora?
    (vou adiantar-me e dizer que o luisvv não me entende mas ele nunca me entenderá..porque não quer.)
  16. Acusações de pedofilia envergonham Igreja Católica
    O vídeo que mostra um padre brasileiro a abusar sexualmente de um menor é mais um escândalo a juntar aos casos já conhecidos que envolvem a Igreja Católica na Irlanda, Holanda, Áustria, Alemanha e Estados Unidos

Brasil - Vídeo denuncia padre

No nordeste do Brasil, três padres são acusados de abusar sexualmente de menores. O caso foi divulgado numa reportagem do canal SBT.
    As imagens de vídeo amador mostram um jovem a filmar às escondidas um padre de 82 anos em pleno acto sexual.
    Depois das denúncias, os repórteres tentaram uma reacção do padre que foi filmado e o sacerdote disse apenas que era um assunto de confessionário.

Padre espanhol tinha mais de 400 horas de gravações de pornografia infantil
    O padre espanhol de 53 anos, detido no Chile, a 14 de Agosto de 2009, tinha em sua posse mais de 400 horas de gravações de pornografia infantil e cerca de duas mil imagens. Entre o material apreendido encontra-se material pornográfico filmado pelo próprio padre, utilizando uma câmara oculta, de abusos a menores em colégios espanhóis e milhares de imagens descarregadas de várias comunidades pedófilas na Internet.

Alemanha - chanceler Ângela Merkel diz que a pedofilia é um problema da sociedade
    "Não faz qualquer sentido, apesar de os primeiros casos (terem surgido) na igreja católica, visar um só grupo. Este problema repetiu-se em numerosos sectores da sociedade", declarou Merkel durante um debate no parlamento, em Berlim.

O bispo alemão, Stephan Ackerman, encarregado de esclarecer os escândalos de abuso sexual contra menores, supostamente cometidos por sacerdotes, deu uma entrevista à edição on-line do jornal regional Rhein Zeintung onde acusa a Igreja Católica de hipocrisia, dissimulação, reconhecendo que houve "ocultação" por parte do clero de alguns destes delitos.

Irlanda - O caso diocese de Dublin
    "Quero dizer a todos os que sofreram por meus erros que peço desculpas com todo o meu coração", disse o cardeal Sean Brady, esta quarta-feira, numa homilia na catedral de Armagh (Irlanda do Norte, no Dia de São Patrício, santo padroeiro da Irlanda.
    O cardeal primaz da Irlanda, que está no centro de uma polémica por ter ocultado abusos sexuais cometidos contra menores pelo clero. Sean Brady admitiu ter participado de duas reuniões em 1975 e os familiares das vítimas exigem o afastamento do cardeal.
    O processo de averiguações decorreu de uma forma rápida e ficou a promessa do pagamento de indemnizações no valor de 145 milhões de euros.
    O Vaticano recusou-se a responder na altura sobre as várias questões colocadas pelas diversas entidades oficiais. O Ministro Irlandês da Infância, Barry Andrews, promete investigar.

Durante a visita de Bento XVI aos Estados Unidos, em Abril de 2008, o Papa já tinha defendido que os abusadores devem responder perante a Justiça. O cardeal Walter Kasper, um colaborador próximo do Papa, defendeu uma "limpeza" na Igreja.

Em Portugal
    O caso mais conhecido de pedofilia a envolver a Igreja remonta a 1993 quando Padre Frederico é condenado pela prática de pedofilia com jovens do sexo masculino. O religioso acaba por fugir para o Brasil onde dá entrevistas no Rio de Janeiro.

Fonte: Revista Visão
    http://aeiou.visao.pt/acusacoes-de-pedofilia-envergonham-igreja-catolica=f552120

(luisvv, e todos, são sempre os Média que nos informam dos casos. Sempre os Média, se não houvesse Média, e nós sem sabermos continuariam ad eternum estes casos, talvez até impunes).

0.3105 seg. NEW