Iniciar sessão ou registar-se
    • pmmr
    • 25 setembro 2010
    Colocado por: j cardosoBoas

Tenho ideia que esta posição já não é de agora. Há vários anos (anos 80?), num encontro organizado pelo Vaticano (que tem observatório astronómico próprio e alguns cientistas de renome no campo da astrofísica), Stephen Hawking tinha já esta posição, como ele próprio menciona num livro que não tenho a certeza ed ser o "Breve história do tempo".

PS: aos sábados, 21:45, no Discovery Channel: "O universo de Stephen Hawking"

cumps
    José Cardoso

Não sei se estamos a falar da mesma coisa, ou da mesma coisa de maneira diferente :)
    Bom, no "breve história do tempo" o Hawkings acaba com:
    "If we find the answer to that (teoria unificada), it would be the ultimate triumph of human reason – for then we would know the mind of God."
    Isto após inúmeras referência a um Deus durante todo o livro.
    Já o li há muito tempo infelizmente, já não estou bem recordado. Creio que vou rele-lo, mas agora no original (inglês).
  1. Boas

Não me parece ser significativo. Escreve Stephen Hawking em "Buracos negros e universos bebés": Na fase das provas (de "Breve história do tempo") estive para cortar a última frase do livro, que dizia que conheceríamos a mente de Deus. Se o tivesse feito, talvez as vendas decrescessem para metade.

Editado:

Também em "Buracos negros e universos bebés", em entrevista a Sue Lawley (BBC):

Sue: Mas parece-me que muitas pessoas sentem que, na realidade, o Stephen dispensou efectivamente Deus. Nega-o?

Stephen: Tudo o que o meu trabalho tem mostrado é que não precisamos de dizer que a maneira como o Universo começou foi fruto de um capricho pessoal de Deus. Mas ainda se coloca a questão: porque é que o Universo se dá ao trabalho de existir? Ou, se preferir, pode-se dizer que Deus é a resposta a esta questão

cumps
    José Cardoso
    • pmmr
    • 25 setembro 2010

Não me parece ser significativo. Escreve Stephen Hawking em "Buracos negros e universos bebés":Na fase das provas (de "Breve história do tempo") estive para cortar a última frase do livro, que dizia que conheceríamos a mente de Deus. Se o tivesse feito, talvez as vendas decrescessem para metade.

cumps
    José Cardoso

Hehheheheh, não li esse livro dele nem conhecia essa tirada :)
    Marketing stunt? Engraçado... Obrigado pela referência :)
    • Itsme
    • 25 setembro 2010 editado
    A mim sempre me fez confusão esta necessidade que temos de encontrar um criador para o Universo.
    Faria todo o sentido procurar um criador, que explicasse todo este mistério que envolve as origens do universo, em geral, e a nossa como seres vivos, em particular. Faria sim, se imediatamente não me viesse à mente uma questão que fica implícita:
    Nesse caso, quem criou Deus?

De onde surgiu essa entidade tão poderosa?
    Como surgiu, quando e porquê?

A dúvida é exactamente a mesma, só subi de nível...

É por estas, e por outras, que hoje me inclino para a hipótese de ter sido o homem a criar Deus. E isso, sim é uma descoberta "dramática", capaz de mudar completamente a nossa visão das coisas...

É uma descoberta triste, mas com a qual temos de ombrear. Aceitar, e talvez até defender.
    Somos LÚCIDOS e dispensamos as MULETAS...
  2. Colocado por: ItsmeNesse caso, quem criou Deus?(...)
    É por estas, e por outras, que hoje me inclino para a hipótese de ter sido o homem a criar Deus. E isso, sim é uma descoberta "dramática", capaz de mudar completamente a nossa visão das coisas...
    É uma descoberta triste, mas com a qual temos de ombrear. Aceitar, e talvez até defender.

Gostei do raciocínio ...e da conclusão.
  3. Boas

Em parte concordo, mas só em parte. Digo em parte porque esta não é uma questão que se possa decidir seguindo as linhas rectas de um raciocínio lógico. É como querer demonstrar a beleza da música com expressões matemáticas. Para uns está para além do que é demonstrável. Para outros, pura e simplesmente não está.
    Para mim a coisa é simples:

Quero dos deuses só que me não lembrem.
    Serei livre — sem dita nem desdita,
    Como o vento que é a vida
    Do ar que não é nada.
    O ódio e o amor iguais nos buscam; ambos,
    Cada um com seu modo, nos oprimem.
    A quem os deuses concedem nada,
    tem liberdade.

Ricardo Reis, in "Odes"
    Heterónimo de Fernando Pessoa

cumps
    José Cardoso
    • pmmr
    • 25 setembro 2010

[...] É como querer demonstrar a beleza da música com expressões matemáticas. [...]

Caro José, não sei qual foi a sua intenção, mas se este frase foi dita "por acaso", saiba que existe muita gente no mundo a tentar fazer isso mesmo :D
    Olhe que não estou a fazer nenhum juizo de valor apenas a partilhar esta informação caso não soubesse. :)
  4. Falem com a Juíza Ana Peres...acho que ela consegue provar a todos que Deus existe.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MRui
    • pmmr
    • 25 setembro 2010
    Colocado por: ItsmeA mim sempre me fez confusão esta necessidade que temos de encontrar um criador para o Universo.
    Faria todo o sentido procurar um criador, que explicasse todo este mistério que envolve as origens do universo, em geral, e a nossa como seres vivos, em particular. Faria sim, se imediatamente não me viesse à mente uma questão que fica implícita:
    Nesse caso, quem criou Deus?

De onde surgiu essa entidade tão poderosa?
    Como surgiu, quando e porquê?

Imagine uma realidade sem tempo nem espaço. Imagine que aí existe uma entidade (um ser).
    Esse ser não precisa de ser criado, pois não há tempo nem espaço, apenas existe :)
    Imagine agora que esse ser desancadeia o Big Bang que potencialmente criou o nosso Universo.
    Voilá aí tem um "Deus" :)
  5. Boas

existe muita gente no mundo a tentar fazer isso mesmo

Da mesma forma que outros pretendem provar outras coisas do mesmo modo. Um dos exemplos que vi mais recentemente foi a tentativa de explicar a beleza do rosto humano através do grau de simetria, entre outro factores. Basta pensar que nem todos temos o mesmo conceito de beleza para concluir que não será possível estabelecer uma regra que se aplique em todos os casos. Também no que diz respeito à questão da existência de Deus tem havido várias tentativas de chegar lá através de caminhos que têm a ver com a ciência. Assim de repente lembro-me que muitos afirmaram que o Princípio da Incerteza de Heisenberg era a prova provada da existência de Deus, e a Igreja afirma que o Big-Bang não é mais que o acto da Criação em si.
    Não espero nada destas tentativas, não me parece que nenhuma destas estas questões possa ser resolvida através da ciência.

cumps
    José Cardoso
    • pmmr
    • 25 setembro 2010
    [...]
    Não espero nada destas tentativas, não me parece que nenhuma destas estas questões possa ser resolvida através da ciência.
    [...]
    cumps
    José Cardoso

Como vamos então resolver estas questões? :)
    Filosofia?
  6. Colocado por: j cardoso ..., não me parece que nenhuma destas estas questões possa ser resolvida através da ciência.
    Das Ciências que conhecemos actualmente, não é isso que quer dizer ? ;-)
  7. Boas

Das Ciências que conhecemos actualmente, não é isso que quer dizer ?

Exactamente, embora ache pouco provável o aparecimento de alguma "ciência" que possa responder a estas questões, na qualidade de apreciador da mecânica quântica não posso deixar essa hipótese de lado :-)

Como vamos então resolver estas questões?

Acho que não vamos nunca resolver essas questões deforma definitiva. Mas, bem no fundo, que sei eu disto? Se alguém espera uma resposta definitiva aqui no fórum, que se desengane: se não somos sequer capazes de dizer quanto custa uma construção por m2 ou quem são os culpados no caso Casa Pia, muito menos seremos capazes de de resolver essa questão.

cumps
    José Cardoso
  8. [...]
    Esta tarde a trovoada caiu
    Pelas encostas do céu abaixo
    Como um pedregulho enorme...

Como alguém que duma janela alta
    Sacode uma toalha de mesa,
    E as migalhas, por caírem todas juntas
    Fazem algum barulho ao cair,
    A chuva chiou do céu
    E enegreceu os caminhos...

Quando os relâmpagos sacudiam o ar
    E abanavam o espaço
    Como uma grande cabeça que diz não,
    Não sei porquê - eu não tinha medo -
    Quis-me rezar a Santa Bárbara
    Como se eu fosse a velha tia de alguém...

Ah, é que rezando a Santa Bárbara
    Eu sentir-me-ia ainda mais simples
    Do que julgo que sou...
    Sentir-me-ia familiar e caseiro
    E tendo passado a vida
    Tranqüilamente, ouvindo a chaleira,
    E tendo parentes mais velhos que eu
    E fazendo isso como se florisse assim.
    Sentir-me-ia alguém que possa acreditar em Santa Bárbara...
    Ah, poder crer em Santa Bárbara!

(Quem crê que há Santa Bárbara,
    Julgará que ela é gente e visível
    Ou que julgará dela?)

(Que artifício! Que sabem
    As flores, as árvores, os rebanhos,
    De Santa Bárbara,?... Um ramo de árvore,
    Se pensasse, nunca podia
    Construir santos nem anjos...
    Poderia julgar que o sol
    Alumia e que a trovoada
    É um barulho repentino
    Que principia com luz.
    Ah, como os mais simples dos homens
    São doentes e confusos e estúpidos
    Ao pé da clara simplicidade
    E saúde de existir
    Das árvores e das plantas!)

E eu, pensando em tudo isto,
    Fiquei outra vez menos feliz...
    Fiquei sombrio e adoecido e soturno
    Como um dia em que todo o dia a trovoada ameaça
    E nem sequer de noite chega...

[...]

Pensar em Deus é desobedecer a Deus,
    Porque Deus Quis que o não conhecêssemos,
    Por isso se nos não mostrou...

Sejamos simples e calmos,
    Como os regatos e as árvores,
    E Deus amar-nos-á fazendo de nós
    Nós, como as árvores são árvores
    E como os regatos são regatos
    E dar-nos-á verdor na sua primavera,
    E um rio aonde ir ter quando acabemos...
    E não nos dará mais nada, porque dar-nos mais seria tirar-nos mais.
    [...]

Extraído de "Guardador de rebanhos"
    Alberto Caeiro
    • pmmr
    • 25 setembro 2010

Acho que não vamos nunca resolver essas questões deforma definitiva. Mas, bem no fundo, que sei eu disto? Se alguém espera uma resposta definitiva aqui no fórum, que se desengane: se não somos sequer capazes de dizer quanto custa uma construção por m2 ou quem são os culpados no caso Casa Pia, muito menos seremos capazes de de resolver essa questão.

cumps
    José Cardoso

Permita-me discordar! A resposta para a "vida, o universo e tudo" é muito mais facil de conseguir que um orçamento de pintura honesto e saber se onde o CC e companhia andavam naqueles dias indeterminados há 10 anos!
  9. Boas

Não sei se será mais fácil, as sei que essas questões têm uma coisa em comum: nenhuma resposta satisfará a todos.

cumps
    José Cardoso
    • Itsme
    • 25 setembro 2010 editado
    Permita-me discordar! A resposta para a "vida, o universo e tudo" é muito mais facil de conseguir que um orçamento de pintura honesto e saber se onde o CC e companhia andavam naqueles dias indeterminados há 10 anos!

O Alfa e o Ómega... (O princípio e o fim).
    Quem diz que conhece: - ou mente ou se engana

A Paz eterna existe realmente...
    E, é para todos, sem qualquer excepção, nem diferenças qualitativas...

A morte em si, não me parece escandalosa
    - escandaloso é o acto de morrer e a ideia que dela temos
  10. Colocado por: Aragonking25

Impressionante como o site do CCs se tornou na Biblia do King

aiaiiuiu.
      cobra-thumb.gif
    •  
      MRui
    • 26 setembro 2010
    Colocado por: anatinaFalem com a Juíza Ana Peres...acho que ela consegue provar a todos que Deus existe.

Anatina,

Devia lavar esses dedos com água benta para não voltar a escrever essas blasfémias. Olhe, vou-lhe contar o meu caso para ver se descobre a Luz como eu descobri.
    Antes, eu achava que todas as guerras no mundo eram provocadas pelas religiões. Achava que as religiões eram piores que droga. Achava que os dirigentes religiosos deviam ser condenados e presos pelo menos por burla agravada. Com mais rigor e levando a Lei à letra, se calhar também por associação criminosa. Mas isso foi no tempo em que eu vivia nas Trevas e era guiado por Belzebu.
    Mas O Todo Poderoso e Misericordioso fez-me ver a Luz. Fui abençoado pela Iluminação Sagrada (muito mais económica e com baixo nível de emissões CO2). Antes, a minha vida era vazia e sem sentido. Perguntava-me donde vinha e para onde ia e não sabia a resposta. Não, não era Alzheimer, eram as Trevas. Agora, a minha vida transborda felicidade ao ver como o mundo está, guiado pelo Todo Poderoso e Omnipresente. Agora sim, sou feliz porque sei que vou para o céu (em voo low cost porque isto não está para esbanjamentos).

Faça como eu, deixe-se tocar pela Luz e aproveite a promoção kit sócio por apenas 25€.

0.2649 seg. NEW