Iniciar sessão ou registar-se
    • eu
    • 10 março 2011

# 81

Colocado por: ?se fosse um de topo mesmo..ui...então que diria você!?

Diria o mesmo do que digo do Audi A8: é excelente, mas eu não compro!
    • eu
    • 11 março 2011 editado

# 82

Colocado por: ?
    como não quer dizer vou imaginar que seja um daqueles pequeninos que não é preciso carta,afinal eles tem 4 rodas e andam como os outros.

Não andam como os outros... nem têm o mesmo espaço...

Mas olhe que para certas pessoas, cumprem bem o seu objectivo!
    • eu
    • 11 março 2011 editado

# 83

Colocado por: ?vá lá que reconhece.

Você, na sua ânsia de combate argumentativo em que transforma todos os tópicos, não se apercebeu que eu sempre afirmei claramente que existem diferenças de qualidade?

Veja bem o que disse dos Norquente:
    Colocado por: euÉ dos sistemas com os painéis menos eficientes do mercado
    • sdc
    • 18 março 2011

# 84

painel solar ao sol quem tem
    • sdc
    • 18 março 2011

# 85

alguem tem marca ao sol
    • sdc
    • 18 março 2011

# 86

ao sol que tem
    • eu
    • 19 março 2011

# 87

Colocado por: ?prefiro não ter nada do que ter só por ter.

Os Norquente também não são assim tão fracos: "só por ter"...

Têm fornecido a água bem quente, e na prática, se tivesse Rotex ou outras marcas de topo, nestes dias não fariam nenhuma diferença. Claro que em dias com pouco sol, são melhores... não tenho dúvidas nisso...
  1.  # 88

Ola.
    Em relacção do preço veja aqui http://www.custojusto.pt/Coimbra/2632011-Kit+Solar+Termico+Marca+RIGSUN.htm Quero dizer e que há maneira de obter ainda mais barato! Mas muito dificil descobrir dados técnicos dos equipamentos indicados. Rigssun não presta informação detalhada e a outra marca não encontrei na web...
    • sdc
    • 19 março 2011

# 89

ao sol naoaconselham
  2.  # 90

Já agora. Que diferença entre os painéis com tubos de vácuo e painéis de serpentina. Em nível de eficiência?
  3.  # 91

Colocado por: SergiyJá agora. Que diferença entre os painéis com tubos de vácuo e painéis de serpentina. Em nível de eficiência?

Os de tubo de vácuo são superiores em termos de eficiência em relação aos painéis selectivos
  4.  # 92

To: Costa53
    Obrigado. Só explica por favor, em relação preço/eficiência não há muita diferença. Vantagens dos tubos de vácuo - possibilidade de substituir um elemento (tubo) danificado sem parar a sistema. Mas... No primeiro circuito (painel - deposito acumulador) circula agua ou liquido (glicol)? E, qual e necessidade de utilizar glicol. Este é um anticongelante. Por exemplo, na zona de grande Lisboa ter condições para congelar sistema sob pressão - duvidosa. Ou não assim? Se está dentro de assunto - por favor, explica. Obrigado.
  5.  # 93

Colocado por: SergiyObrigado. Só explica por favor, em relação preço/eficiência não há muita diferença. Vantagens dos tubos de vácuo - possibilidade de substituir um elemento (tubo) danificado sem parar a sistema. Mas... No primeiro circuito (painel - deposito acumulador) circula agua ou liquido (glicol)? E, qual e necessidade de utilizar glicol. Este é um anticongelante. Por exemplo, na zona de grande Lisboa ter condições para congelar sistema sob pressão - duvidosa. Ou não assim? Se está dentro de assunto - por favor, explica. Obrigado.

As vantagens do tubo de vácuo é que apresenta melhor eficiência com baixa radiação e daí serem mais utilizados em Paises nordicos, atingindo elevadas temperaturas, entre o tubo absorsor e o vidro forma o vácuo com o principio do efeito de estufa onde não existe perdas por convecção e condução ao contrario dos colectores planos.
    Uma das caracteristicas é que pode-se substituir o tubo no caso de partir e no colector plano o vidro é substituido integralmente. A área de absorção é redonda por isso capta mais radiação solar, tambem é uma das vantagens.
    Os custos do sistema de vácuo são superiores aos colectores planos, embora exista no mercado, actualmente, sistemas de vacuo fabricados na China muito mais baixo que os colectores planos.

Em Portugal devido à insolação não justifica a utilização de paineis de vácuo, temos horas de Sol suficientes para utilizarmos somente os colectores planos.
    Quanto ao liquido anti congelante que refere ele é introduzido no circuito primário faz anti-congelante e térmico mas já vi muitos instaladores até utilizarem o anti-congelante que se utiliza nos radiadores dos carros, enfim!
    Em Lisboa dificilmente um sistema tem condições para congelar, não o deve preocupar esta questão!

Cumprimentos
    • sdc
    • 23 março 2011

# 94

painel ao sol alguem tem
    • eu
    • 23 março 2011

# 95

Colocado por: sdcpainel ao sol alguem tem

O seu teclado não tem por acaso uma tecla com este símbolo : "?" ?
    • GA
    • 25 março 2011

# 96

Após conversa esclarecedora com um técnico instalador de solahart, fiquei a saber que existe a possibilidade de colocar uma espécie de estores nos paineis para evitar o sobreaquecimento no verão e assim aumentar a durabilidade dos mesmos.
    Recomendo.
    • eu
    • 25 março 2011

# 97

Quanto é que custam esses estores? Por acaso já tinha pensado numa solução caseira para esse efeito...

É que fiquei assustado na semana passada ao ver que facilmente se atingem temperaturas de 120 graus nos paineis... e isto em Março! Como será em Julho e Agosto?
  6.  # 98

Certos paineis tem sistemas de segurança contra altas temperaturas.
    Assim podem tem mais capacidade de captação( bom para o inverno) sem comprometer no verão!

A ideia dos estores é boa até ao dia que falhe. Ai mandam os paineis à vida!!
    • GA
    • 25 março 2011

# 99

Ainda não tenho o orçamento. Quando o receber posso avançar-lhe os números.
  7.  # 100

Colocado por: GAAinda não tenho o orçamento. Quando o receber posso avançar-lhe os números.

Também estou à espreita neste tópico pois tem informação útil a quem vai colocar Paineis, como eu.

GA tem orçamento do painel Solarhart para já sem uns estores de protecção.

Eu tenho um, e podemos trocar se pretender. Obrigado.

0.0178 seg. NEW