Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 161

Colocado por: ?
    a sua é que parece via satélite......nunca mais chega uma possível resposta

já tive mais longe de precisar de uma ligação satélite para ter acesso à internet :(

Eu a pensar que o ? me iria dar uma resposta... afinal sou eu que tenho de responder....
    Acho que o Dono de Obra típico tá tramado. Chega ao instalador e pergunta por um sistema para AQS/solar/piso radiante. E o instalador diz: sabe os débitos? Sabe as características? Sabe as especificações? Sabe ...

Que acha da solução da Roca?

cumps
  2.  # 162

pois...mas isso era se eu fosse o seu instalador...mas não sou.

estou a tentar saber o que você sabe sobre qualquer dos sistemas...o que lhe perguntei é básico,se para si a qualidade não é o principal argumento então devia saber "aquilo" dos débitos.....em função das suas reais necessidades (casa)

Então vamos fazer o contrário, uma vez que até fui eu que pedi explicitamente a uma das empresas consultadas, sistema ROTEX. A qualidade é o meu principal argumento. Agora recomenda algo? ou só recomenda se for o meu instalador?

Obrigado
    • eu
    • 7 junho 2011

# 163

Colocado por: electraonão... é um daqueles acumuladores Tank in Tank. O tanque maior serve de inércia ao sistema do piso radiante.

Este sistema está a ser dimensionado por um técnico ou é uma ideia pessoal sua? Eu pergunto isto, porque coloco muitas reticências sobre esta escolha...

O que optou no seu caso?

Eu optei por separar as coisas: águas sanitárias (300 litros) aquecidas por painéis solares e resistência eléctrica com tarifa bi-horária e temporizador.

piso radiante a água, aquecido por caldeira a lenha (tenho lenha gratuita).
  3.  # 164

fazia de outra forma em vez de ser evasivo.....fazia-me um pergunta simples e directa e eu respondia-lhe da mesma forma.

para mim entre os dois escolho o Rotex....mais pelo acumulador,pela técnica usada,pelos materiais,pela construção do mesmo....pelo conceito!!

os painéis....são painéis planos...nada de novo..............pode optar por um de vácuo associado a esse deposito,se necessitar..(ou se quiser)

depois é um sistema evolutivo,pode de futuro associar outro depósito igual mas sem permutas...

blá blá blá blá blá....etc etc etc etc etc

por vácuo refere-se ao Drain-Back?

cumps
  4.  # 165

Colocado por: eu

Este sistema está a ser dimensionado por um técnico ou é uma ideia pessoal sua? Eu pergunto isto, porque coloco muitas reticências sobre esta escolha...

Eu optei por separar as coisas: águas sanitárias (300 litros) aquecidas por painéis solares e resistência eléctrica com tarifa bi-horária e temporizador.

quanto pagou por isso?
    • eu
    • 7 junho 2011 editado

# 166

Foram orçamentos separados:

Sistema solar: 3700 euros (com o programa do Estado ficou em cerca de 2000);

Piso radiante: foi integrado num orçamento maior, por isso não sei quanto foi.

Caldeira a lenha: 2200 euros;
  5.  # 167

Colocado por: euForam orçamentos separados:

Sistema solar: 3700 euros (com o programa do Estado ficou em cerca de 2000);

Piso radiante: foi integrado num orçamento maior, por isso não sei quanto foi.

Caldeira a lenha: 2200 euros;

e quanto tempo lhe aguenta a carga na caldeira?
  6.  # 168

Recomendações dos instaladores
  7.  # 169

Mais um:

acumulador de estratificação pro clean pc1000
    vaso de expansão 50lts
    grupo de segurança
    misturadora
    5 paineis solares tisun fm-s
    kit telhado
    estação solar ssrh 50
    vaso de expansão solar 30lts
    kit purgador manual

12.180€ + iva
  8.  # 170

Colocado por: ?agora é a vez dos Austríacos....quem virá a seguir??

Depende... Aconselha-me outras marcas? ou sistemas?

cumps
  9.  # 171

se for por aí então este tópico nunca mais acaba..............................

qual é o seu orçamento disponível para um sistema??

como este da Tisun dá cabo dele (do orçamento)....

cumps
    • eu
    • 8 junho 2011

# 172

Colocado por: electraoMais um:

acumulador de estratificação pro clean pc1000
    vaso de expansão 50lts
    grupo de segurança
    misturadora
    5 paineis solares tisun fm-s
    kit telhado
    estação solar ssrh 50
    vaso de expansão solar 30lts
    kit purgador manual

12.180€ + iva

1000 litros !? 5 paineis? Para que quer tanta água quente ?
  10.  # 173

1000 litros !? 5 paineis? Para que quer tanta água quente ?

tanque de inércia para o pavimento radiante. baseia-se no mesmo conceito da ROTEX, só a serpentina interior é que tem água de serviço

cumps
    • eu
    • 8 junho 2011

# 174

Colocado por: electrao

tanque de inércia para o pavimento radiante. baseia-se no mesmo conceito da ROTEX, só a serpentina interior é que tem água de serviço

cumps

Tanque de inércia para o piso radiante? Qual é a ideia ? Não me diga que está a pensar usar os painéis solares para aquecer a água do piso radiante...
  11.  # 175

Continuo sem perceber porque tanta gente procura paineis solares, quando as bombas de calor são a solução mais obvia em termos de funcionamento anual....
  12.  # 176

Colocado por: JmcoContinuo sem perceber porque tanta gente procura paineis solares

porque é obrigatório para casas novas, e durante uma grande parte do ano o aquecimento de agua é gratuito, enquanto a bomba de calor consome sempre,
    Concordam com este comentário: Pedro Barradas, eu, ?
  13.  # 177

Tanque de inércia para o piso radiante? Qual é a ideia ? Não me diga que está a pensar usar os painéis solares para aquecer a água do piso radiante...

é verdade.. é uma ideia que me tem sido "vendida"... acha descabida?

cumps
  14.  # 178

Colocado por: jorgealves
    porque é obrigatório para casas novas, e durante uma grande parte do ano o aquecimento de agua é gratuito, enquanto a bomba de calor consome sempre,
    Concordam com este comentário:Pedro Barradas,eu,?

Primeiro não existe nenhuma obrigatoriedade na aplicação de paineis solares, mas sim na aplicação de um equipamento de energia alternativa.
    No que diz respeito ao apinel solar, eu não discordo da sua utilização, apenas que somente este sistema não resolve o problema de climatização de águas de consumo e aquecimento residencial durante todo o ano. A bomba de calor consume energia, no entanto chega a consumir menos do que a resistênçia utilizado nos termo acomuladores dos depositos dos paineis solares durante o Inverno. Em minha opinião, e tendo em conta o nosso clima, a rentabilização ideal passa por paineis solares apoiados por bomba de calor para o caso de querermos abasteçer o circuito de agua de consumo, ou no caso de querermos aguas de consumo e climatização residencial em conjunto optar somente por uma bomba de calor ou por um misto de painel solar e bomba de calor. tudo depende de quanto queremos gastar tendo em conta os resultados finais.
  15.  # 179

Colocado por: JmcoPrimeiro não existe nenhuma obrigatoriedade na aplicação de paineis solares

Errado... para o aquecimento de aguas quentes sanitárias, Tem de haver um sistema solar (excepto nos casos tipificados na legislação).. o apoio é que pode ser qq coisa... mas depende das "contas" do RCCTE.
    O apoio por bomba de calor é vantajoso.. mas temos sempre que considerar o investimento inicial e o possível retorno ou não, fora outras condicionantes a ver caso a caso.
    Concordam com este comentário: jorgealves
  16.  # 180

Colocado por: electrao

por vácuo refere-se ao Drain-Back?

cumps

@?

Lembrete

0.0375 seg. NEW