Colocado por: ?
a sua é que parece via satélite......nunca mais chega uma possível resposta
pois...mas isso era se eu fosse o seu instalador...mas não sou.
estou a tentar saber o que você sabe sobre qualquer dos sistemas...o que lhe perguntei é básico,se para si a qualidade não é o principal argumento então devia saber "aquilo" dos débitos.....em função das suas reais necessidades (casa)
Colocado por: electraonão... é um daqueles acumuladores Tank in Tank. O tanque maior serve de inércia ao sistema do piso radiante.
O que optou no seu caso?
fazia de outra forma em vez de ser evasivo.....fazia-me um pergunta simples e directa e eu respondia-lhe da mesma forma.
para mim entre os dois escolho o Rotex....mais pelo acumulador,pela técnica usada,pelos materiais,pela construção do mesmo....pelo conceito!!
os painéis....são painéis planos...nada de novo..............pode optar por um de vácuo associado a esse deposito,se necessitar..(ou se quiser)
depois é um sistema evolutivo,pode de futuro associar outro depósito igual mas sem permutas...
blá blá blá blá blá....etc etc etc etc etc
Colocado por: eu
Este sistema está a ser dimensionado por um técnico ou é uma ideia pessoal sua? Eu pergunto isto, porque coloco muitas reticências sobre esta escolha...
Eu optei por separar as coisas: águas sanitárias (300 litros) aquecidas por painéis solares e resistência eléctrica com tarifa bi-horária e temporizador.
piso radiante a água, aquecido por caldeira a lenha (tenho lenha gratuita).
Colocado por: euForam orçamentos separados:
Sistema solar: 3700 euros (com o programa do Estado ficou em cerca de 2000);
Piso radiante: foi integrado num orçamento maior, por isso não sei quanto foi.
Caldeira a lenha: 2200 euros;
Este sistema está a ser dimensionado por um técnico ou é uma ideia pessoal sua? Eu pergunto isto, porque coloco muitas reticências sobre esta escolha...
Eu optei por separar as coisas: águas sanitárias (300 litros) aquecidas por painéis solares e resistência eléctrica com tarifa bi-horária e temporizador.
piso radiante a água, aquecido por caldeira a lenha (tenho lenha gratuita).
Colocado por: ?agora é a vez dos Austríacos....quem virá a seguir??
se for por aí então este tópico nunca mais acaba..............................
qual é o seu orçamento disponível para um sistema??
Colocado por: electraoMais um:
acumulador de estratificação pro clean pc1000
vaso de expansão 50lts
grupo de segurança
misturadora
5 paineis solares tisun fm-s
kit telhado
estação solar ssrh 50
vaso de expansão solar 30lts
kit purgador manual
12.180€ + iva
1000 litros !? 5 paineis? Para que quer tanta água quente ?
Colocado por: electrao
tanque de inércia para o pavimento radiante. baseia-se no mesmo conceito da ROTEX, só a serpentina interior é que tem água de serviço
cumps
Colocado por: JmcoContinuo sem perceber porque tanta gente procura paineis solares
Tanque de inércia para o piso radiante? Qual é a ideia ? Não me diga que está a pensar usar os painéis solares para aquecer a água do piso radiante...
Colocado por: jorgealves
porque é obrigatório para casas novas, e durante uma grande parte do ano o aquecimento de agua é gratuito, enquanto a bomba de calor consome sempre,Concordam com este comentário:Pedro Barradas,eu,?
Colocado por: JmcoPrimeiro não existe nenhuma obrigatoriedade na aplicação de paineis solares
Colocado por: electrao
por vácuo refere-se ao Drain-Back?
cumps