Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Colocado por: datojá parecem aqueles q de inverno metem temperaturas de 30graus para aquecimento e de verão qd estão 30graus fora de casa metem o ac a fazer 16º...lol

    difícil de perceber..lol


    Boas,

    Eu não estou a perceber qual é o problema em fazer isso, não quer explicar?

    Cump.
  2.  # 2

    ao fazer isso, desperdica uma quantidade enorme de energia que nao se traduz em aumento de conforto, porque as temperaturas de conforto sao de 18 a 20 em aquecimento e de 23 a 25 em arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
  3.  # 3

    A experiência que tenho com ar condicionados murais, é que como o calor sobe e a unidade está perto do teto, há uma diferença de 1 a 2 graus entre a temperatura defenida no ar condicionado e a temperatura sentida a 1m do chão. Ou seja, ao defenir a temperatura do ar condicionado para 22 graus, a temperatura cá em baixo ronda os 20 graus. para mim a temperatura de conforto é entre 19 a 20 graus, pelo que defino o arcondicionado a 21 ou 22 graus. Em casas com bom isolamento e/ou com ar condicionado permanentemente ligado, acredito que esta diferença seja menor, logo, pode-se defenir uma temperatura menor para obter o mesmo comforto.

    Mas é comum ver pessoas a colocar o ar condicionado a 25 graus ou mais.

    Do mesmo modo, no verão considero a temperatura de conforto a rondar os 24 a 25 graus, pelo que defino a 25 ou 26 graus no ar condicionado.
  4.  # 4

    Obrigado pelas boas explicações, embora o Jorge penso que me possa esclarecer do seguinte: os AC's consomem MUITO mais nos 23º que nos 21º? Ou é apenas uma diferença muito pequena? É que a minha casa (ultimo piso, muito frio) parece que só "aquece" alguma coisa nos 23º.
  5.  # 5

    para atingir uma temperatura superior vai gastar sempre mais, por exemplo para passar de 18 para 20 e comparando com o mesmo diferencial mas de 20 para 22 e apesar de ser o mesmo diferencial qualquer sistema vai consumir muito mais, independentementa de ser com ac ou com qualquer outro sistema,

    se na sua casa somente sente o ambiente quente com uma temperatura superior a emperatura de conforto,

    isso tem a ver com o equilibrio entre energia produzida e energia dissipada pela envolvente, na pratica diz que tem que produzir mais para compensar a energia perdida pelas paredes e tectos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: santiago40
    • dato
    • 3 fevereiro 2013

     # 6

    Colocado por: nunoneiva75

    Boas,

    Eu não estou a perceber qual é o problema em fazer isso, não quer explicar?

    Cump.


    o jorgealves já explicou, temperatura de conforto...é certo q varia de pessoa para pessoa, mas os valores n fogem daqueles

    eu qd era mais novo tb fazia isso, de inverno como andava cheio de roupa até transpirava e de verão chegava a ter frio..lol com o tempo vamos aprendendo :)
  6.  # 7

    Obrigado Jorge,

    Hoje estou a fazer o teste dos 21º, e confesso que à pouco quando entrei em casa, estava super agradável. Aliás, ESTÁ super agradável.

    Pois, você refere aí um ponto importante, e no meu caso o calor foge todo pelas paredes e tecto - casa com 30 anos... Mas pouco a pouco lá vou isolando isto pelo interior. Há que ser positivo! E poupar na conta da luz... ;)
  7.  # 8

    Colocado por: jorgealvesao fazer isso, desperdica uma quantidade enorme de energia que nao se traduz em aumento de conforto, porque as temperaturas de conforto sao de 18 a 20 em aquecimento e de 23 a 25 em arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40


    ok já percebi o que quis dizer. Está a assumir que o AC fica ligado até que a Tambiente atinja a temperatura programada.
  8.  # 9

    Colocado por: system32Isso é irreal. o GN é muito menos eficiente e de acordo com os preços actuais , fica muito mais caro que o AC. alias anda muita gente a trocar caldeiras de gas e de gasoleo por Bomas de Calor, que como sabe, não são mais que AC's Ar/agua ( em vez dos Normais AC que são ar/ar).





    Eu penso que o JorgeAlves está a falar de investimento inicial. O AC fica bem mais caro que o Aquecimento por GN (caldeira mural) mas que depois fica muito mais caro aquecer a casa com GN tendo em conta que não só é preciso mais GN para o mesmo desempenho, como o proprio gas é mais caro que a luz. É isto?
  9.  # 10

    Colocado por: jorgealvesao fazer isso, desperdica uma quantidade enorme de energia que nao se traduz em aumento de conforto, porque as temperaturas de conforto sao de 18 a 20 em aquecimento e de 23 a 25 em arrefecimento.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:santiago40

    Que essas temperaturas proporcionem a melhor relação custo/conforto eu concordo...De resto...No gabinete da empresa somos 7 e á mais de 10 anos que as temperaturas são de 21/22º no verão e 22/23/24º no Inverno...e todos se sentem confortáveis com as mesmas...se por descuido a temperatura sai desses valores todos se queixam...Em minha casa é idêntico e todos se sentem confortáveis com as mesmas...em várias empresas e gabinetes que frequento é idêntico e á muitos anos...pelo que lhes deve ser confortável...etc, etc, etc...Fica de facto é muito mais caro...
  10.  # 11

    Colocado por: Pedro FernandesNo gabinete da empresa somos 7 e á mais de 10 anos que as temperaturas são de 21/22º no verão e 22/23/24º no Inverno...e todos se sentem confortáveis com as mesmas

    experimente um dia usar dentro do que referi e vai ver que se não disser nada a ninguém, não notam a diferença,

    mas por esse e outros motivos é que os comandos teem a opção de escolha personalizada de temperaturas, cada qual usa a que entender.
  11.  # 12

    Colocado por: jorgealves
    experimente um dia usar dentro do que referi e vai ver que se não disser nada a ninguém, não notam a diferença,

    Todos notam incluindo eu...;-)...Aliás, neste momento tenho no escritório 22 e na sala 24º...Não falo de temperaturas programadas, falo de temperaturas nas divisões...

    Colocado por: jorgealvesmas por esse e outros motivos é que os comandos teem a opção de escolha personalizada de temperaturas, cada qual usa a que entender.

    Sim, penso que é para isso que eles servem...:-))...digamos que do universo de exemplos que conheço, seja com ac ou com piso radiante, 23/24º no Inverno é muito mais confortável do que 18/20º...
    • eu
    • 7 fevereiro 2013 editado

     # 13

    Colocado por: Pedro Fernandes23/24º no Inverno é muito mais confortável do que 18/20º...

    As pessoas são muito diferentes umas das outras e ainda bem que podemos regular a temperatura ao nosso gosto. No inverno, de 20 graus para cima, começo a ter demasiado calor... já a minha "maria", por ela, tínhamos a casa a 30 graus ;)
  12.  # 14

    Colocado por: eu
    As pessoas são muito diferentes umas das outras e ainda bem que podemos regular a temperatura ao nosso gosto. No inverno, de 20 graus para cima, começo a ter demasiado calor... já a minha "maria", por ela, tínhamos a casa a 30 graus ;)

    Exactamente...o meu "aparte" foi só para clarificar que os 18/20 de Inverno e 24/25 de verão que se davam a entender como ideais, na realidade, estão muito longe de o ser para muita gente...Valores que quase parecem um mito do tempo em que eu rapava frio em casa dos meus Pais...
  13.  # 15

    Pois...

    Eu lá dei o braço a torcer à maria e aos miúdos e tenho o meu na sala a 23º. Por um lado eles até têm alguma razão, parece que a 21º o ar sai "frio". Deve ser falta de hábito, não sei. E depois como é inverter, está sempre a ligar e desligar, tipo, de 5 em 5 minutos está parado e depois arranca em fullmode a mandar ar "frio". Obviamente não é ar frio, mas sente-se como se fosse.

    Mas devo manter isto sempre em automático, para o inverter funcionar, correcto?
  14.  # 16

    Se fosse inverter não devia fazer esse efeito. Devia manter-se a trabalhar no minimo e apenas se necessário desligar-se; mas quando arrancar arranca no mínimo. Tem a certeza que tem um inverter??


    Colocado por: santiago40Pois...

    Eu lá dei o braço a torcer à maria e aos miúdos e tenho o meu na sala a 23º. Por um lado eles até têm alguma razão, parece que a 21º o ar sai "frio". Deve ser falta de hábito, não sei. E depois como é inverter, está sempre a ligar e desligar, tipo, de 5 em 5 minutos está parado e depois arranca em fullmode a mandar ar "frio". Obviamente não é ar frio, mas sente-se como se fosse.

    Mas devo manter isto sempre em automático, para o inverter funcionar, correcto?
    Concordam com este comentário: dato
  15.  # 17

    Colocado por: system32Se fosse inverter não devia fazer esse efeito. Devia manter-se a trabalhar no minimo e apenas se necessário desligar-se; mas quando arrancar arranca no mínimo. Tem a certeza que tem um inverter??


    Concordam com este comentário:dato


    :)

    Então, mas se fosse "não inverter" fazia isto? Epá, eu acho que não estou enganado (o que acontece com regularidade! ahaha), mas o que acontece é que o bicho vai descendo as rotações... descendo... e depois faz de 2 uma:

    ou volta a subir rotações para aquecer a zona, sempre com o compressor ligado.
    ou desce até ao zero, desliga a luz do compressor, e fica como "parado" (não manda nem um ventinho, ZERO)

    Quando fica assim "parado" (não é lento, é parado mesmo!) depois regressa com força total durante, epá sei lá, 30 segundos (??) e depois regressa à vida normal de aquecimento. Se tiver programado para 23º aguenta-se ligado em rotação muito lenta durante (quase) todo tempo das 18 às 24 horas, mas se for a 21º está sempre no liga/desliga que se torna incomodativo.

    Mas já agora a pergunta: se fosse NÃO inverter, também baixava assim o compressor/velocidades?
  16.  # 18

    Colocado por: santiago40

    Quando fica assim "parado" (não é lento, é parado mesmo!) depois regressa com força total durante, epá sei lá, 30 segundos (??) e depois regressa à vida normal de aquecimento. Se tiver programado para 23º aguenta-se ligado em rotação muito lenta durante (quase) todo tempo das 18 às 24 horas, mas se for a 21º está sempre no liga/desliga que se torna incomodativo.

    Mas já agora a pergunta: se fosse NÃO inverter, também baixava assim o compressor/velocidades?


    Não. Mas não me parece normal um inverter arrancar com força total quando a diferença T é mínima.

    Eu lá dei o braço a torcer à maria e aos miúdos e tenho o meu na sala a 23º. Por um lado eles até têm alguma razão, parece que a 21º o ar sai "frio". Deve ser falta de hábito, não sei.


    Era bom que fosse. Isso tem a ver com a diferença de Text/Tprogramada e com a eficiência (COP/EER) do AC. A eficiência "prática" do AC é variável. Quando há grandes diferenças entre a Text e a Tprog é quando se conseguem distinguir as boas instalações (Máquinas eficientes + circuitos bem isolados) das menos boas. É nesta altura, nos picos do verão e do inverno, que alguns AC deixam de conseguir aquecer/arrefecer bem. A solução é fazer o que fez, se quer a Tint a 20ºc, tem que programar no AC para uma temp superior. No limite, alguns AC até poderão deixar de conseguir aquecer/arrefecer de todo.
    Por isso, para depois não se ter dissabores na altura em que mais precisamos dele, é fundamental escolher à partida, dentro do orçamento disponível, uma máquina com o COP/EER mais elevado possível, manter a unidade interior e exterior o mais próximas possível e comprovar que as ligações entre elas estão bem isoladas.

    Cump.
  17.  # 19

    Olá
    Estou preocupada.
    Ontem deparei-me com uma situação que não sei o que fazer.
    Tenho TODAS as minhas contas a serem pagar por débito directo no banco.
    NUNCA abro as facturas electónicas e parto do principio que está tudo bem. O valor debitado, sendo alto ou baixo, considero que é o certo (a não ser que seja ou muito baixo ou muito alto). Como felizmente tenho sempre dinheiro no banco, não me preocupo.
    Ontem, POR ACASO, deu-me para abrir a factura da GALP ON, e qual não é o meu espanto, verifico que NÃO estou a pagar a electricidade!!
    OU seja: A Factura tem uns círculos enormes com a descrição dos valores por "espécie": Electricidade; Gás Natural, Serviços, Taxas e Impostos de Energia e IVA.´
    Acontece que o Item "Gas Natural" tem 0€ (ZERO!!).
    Fui ver o mês anterior e também tinha zero €!
    E o anterior!
    E fiquei em pânico!
    Não me lembro quando é que contratei os serviços de electricidade da GalpOn, portanto, não sei se não pago electricidade desde essa data! :(
    E só tenho as facturas electónicas desde Set. 2016...
    Não sei se, se entrar em contacto com o fornecedor terei "uma pipa de massa" para pagar! E como é que hei-de pagar!!
    Já perguntei a alguém e disseram-me que somente seria obrigada a pagar os últimos 6 meses, mas como?
    Sou honesta e quero resolver esta situação, mas não sei o que fazer.
    Quem me pode orientar?
    • 8421
    • 23 janeiro 2018

     # 20

    As empresas fornecedoras não podem apresentar faturas com mais de 6 meses. Sabem disso mas apresentam-nas na mesma. Cabe ao consumidor não as pagar e pedir a prescrição das faturas. Tive um diferendo com essa empresa que esteve cerca dum ano sem emitir faturas de eletricidade, porque a EDP trocou o contador por avaria. Começaram por se desculpar com a EDP distribuição por ter trocado o contador. Durante este período fui pessoalmente a uma loja da Galpon pelo menos seis vezes pedir para pagar a eletricidade, registei no livro amarelo três vezes este assunto. Quando se dignaram emitir as faturas pedi a prescrição, conforme a lei, das faturas com mais de seis meses. Isto da honestidade é muito bonito, pois com o tempo perdido e as viagens de comboio e tempo infinito a falar ao telefone considero que fiquei prejudicado.
    Concordam com este comentário: Nani Vieira
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Nani Vieira
 
0.0388 seg. NEW