Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Já li vários tópicos neste fórum e não encontrei nenhum que diga exactamente quais os engenheiros que temos que ter em obra, qual a função deles e se são ou não uma boa maneira de se gastar mais uns trocos que tanta falta nos fazem e que às vezes ficam mais caros do que uma multa, se algum dia viermos a ser multados. Digo isto porque me disseram que às vezes nomeamos engenheiros que levam dinheiro e acabam por não fazer nada e era preferível pagar uma multa, mas não sei se é ou não correcto.

    Ora bem, depois deste desabafo, gostaria então que os mais entendedores na matéria se pronunciassem do género:

    Ex: Tipo de Engenheiro - Função - Necessário ou talvez não (preferível apanhar uma multa) - Custo médio

    Agradeço então a todos os que possam me esclarecer.
  2.  # 2

    Boas

    Digo isto porque me disseram que às vezes nomeamos engenheiros que levam dinheiro e acabam por não fazer nada e era preferível pagar uma multa, mas não sei se é ou não correcto.

    Pode começar por pedir mais esclarecimentos a quem lhe deu essas informações, seria interessante saber a justificação.

    cumps
    José Cardoso
  3.  # 3

    Olá DarKA3,

    A sua questão é engraçada, primeiro não especifica que tipo de obra é, mas suponho que seja uma moradia, de qualquer modo convinha saber a sua dimensão.
    Suponho também que seja o dono de obra. Sem especificar melhor é dificil responder.
    No entanto genéricamente qualquer obra que se faça neste País tem que ter um engº responsável, senão não lhe passam a licença de construção na Câmara.
  4.  # 4

    Ao comentário do utilizador ARIG, penso que nada tem a ver com este tópico e agradecia a remoção do mesmo. Penso que spam, que é certamente spam, não é permitido. Se quer se queixar de alguém crie um tópico da sua autoria, não o faço no tópico de outros.



    Colocado por: j cardosoBoas


    Pode começar por pedir mais esclarecimentos a quem lhe deu essas informações, seria interessante saber a justificação.

    cumps
    José Cardoso


    Já vi que é engenheiro :D

    A justificação é os preços que levam para o trabalho que fazem, é preferível pagar a multa se algum dia houver lugar a multa! De qualquer maneira, se puder, contibua para o tópico, apenas tem que dizer que são sempre necessários!

    O que me foi dito é que são precisos 3 engenheiros:
    - Engenheiro de Segurança
    - Engenheiro de Certificação Energética (a minha moradia é pré-certificada, precisa de acompanhamento)
    - Engenheiro responsável pela obra;

    Espero agora então pela opinião de quem sabe.
    • ARIG
    • 16 setembro 2010

     # 5

    Boas.
    Compreendi que no poso colocar anuncias desta forma..
    No volto repetir..peso desculpa pelo incomodo.
  5.  # 6

    Colocado por: DarkA3Ao comentário do utilizador ARIG, penso que nada tem a ver com este tópico e agradecia a remoção do mesmo. Penso que spam, que é certamente spam, não é permitido. Se quer se queixar de alguém crie um tópico da sua autoria, não o faço no tópico de outros.





    Já vi que é engenheiro :D

    A justificação é os preços que levam para o trabalho que fazem, é preferível pagar a multa se algum dia houver lugar a multa! De qualquer maneira, se puder, contibua para o tópico, apenas tem que dizer que são sempre necessários!

    O que me foi dito é que são precisos 3 engenheiros:
    - Engenheiro de Segurança
    - Engenheiro de Certificação Energética (a minha moradia é pré-certificada, precisa de acompanhamento)
    - Engenheiro responsável pela obra;

    Espero agora então pela opinião de quem sabe.


    Boa Tarde,

    Sem querer intrometer-me nas questões dos eng.s, digo-lhe que é necessário a existência desses que mencionou. A CM solicita as assinaturas dos projectos, assinaturas do livro de obra, etc...

    Mas precisa tb de outros engs., como o electrotécnico, de telecomunicações, de águas... Até de um arquitecto precisa. Sabe porquê? Porque as CM o assim solicitam, ou seja, tem de haver alguém responsável pela obra ou projecto que executou.
  6.  # 7

    Sem engenheiros, ou arquitectos, quer dizer que está a fazer uma obra clandestina. Além da multa, sujeita-se a demolição, se não for legalizável. E a problemas para conseguir água e electricidade. E a não conseguir vender a casa, mais tarde, se precisar.
  7.  # 8

    Acho que não me fiz entender!

    De todos o único que deu uma resposta plausível foi o utilizador HOMECARE, uma resposta com pés e cabeça. Já percebi o porquê de precisar de todos os engenheiros, assinar os projectos e livros de obra.

    Estou a fazer obra num loteamento, já estava tudo pré-aprovado e com assinatura dos respectivos engenheiros antes sequer de entrar na câmara para aprovação. Estou a falar agora nos engenheiros que acompanham a obra. Que são precisos já percebi, agora gostava de saber quais, quais as suas funções e um preço médio.
  8.  # 9

    Colocado por: DarkA3Acho que não me fiz entender!

    De todos o único que deu uma resposta plausível foi o utilizador HOMECARE, uma resposta com pés e cabeça. Já percebi o porquê de precisar de todos os engenheiros, assinar os projectos e livros de obra.

    Estou a fazer obra num loteamento, já estava tudo pré-aprovado e com assinatura dos respectivos engenheiros antes sequer de entrar na câmara para aprovação. Estou a falar agora nos engenheiros que acompanham a obra. Que são precisos já percebi, agora gostava de saber quais, quais as suas funções e um preço médio.


    Boa tarde,

    Quanto aos eng. Você precisa desses todos e mais algum, bem como do arquitecto, exigência de qualquer CM.
    Depois necessita de um eng. ou arq. que coordene a obra e de um eng. ou arq que coordene os projectos todos. Mas o mesmo da obra tb pode ser o mesmo do dos projectos.
    Fiz-me entender?!!

    Já agora posso saber onde é a obra? A CM por vezes tem influência na aprovação dos projectos.
    Atentamente,
  9.  # 10

    Boas
    Penso que só precisa neste momento do Engenheiro Responsável pela Obra, visto ser o que assina o termo de responsabilidade. ( já agora também quero saber pelos entendidos)
    Os outros projectos já estão todos devidamente assinados e agora falta o acompanhamento da mesma para ser executada como está nos projectos.
    E precisa sempre deste Engenheiro, é o que assina o livro de obras.
    Valores - ( há 5 anos atrás - 1200 €/2 anos foi o que paguei).
    Saudações
  10.  # 11

    Pagos directament por si:
    Director técnico de fiscalização (pode acumular com o coordenador de segurança em obra) - pode ser eng.º civil , eng.º Tecnico civil ou Arquitecto.
    Perito (RCCTE) contacte o perito( veja no documento chamado DCR - Declaração de Conformidade Regulamentar) que lhe certificou o Projecto de RCCTE para saber do procedimento durante a obra, para emissão do CE. ( Certificado energético) muitas vezes basta fotos e filmagens da execução da obra e Termo de responsabilidade do DTO) - Este perito, pode ser eng.º civil , eng.º Tecnico civil ou Arquitecto.

    Do emepreitero geral:
    Director tecnico de obra (DTO) - Tecnico do quadro de pessoal do emepreiteiro.

    Mais duvidas- contate a equipa projectista do SEU projecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  11.  # 12

    Acrescento apenas que, de acordo com alguns juristas, não existe obrigatoriedade do DTO pertencer ao quadro do empreiteiro.
  12.  # 13

    Boas

    Já vi que é engenheiro

    Não, sou apenas engenheiro técnico.

    Vamos partir do princípio que é uma moradia:

    - Director técnico da obra: as opiniões dividem-se. Uns consideram que tem de pertencer ao quadro de pessoal do empreiteiro, outros acham que não. O que conta na realidade é a opinião da câmara local. Na minha zona (Grande Porto) as câmaras, em geral, exigem que faça parte do quadro do empreiteiro e, neste caso, será pago pelo empreiteiro
    - Director de fiscalização da obra: da responsabilidade do dono da obra.
    - Responsável pela segurança em obra: da responsabilidade do dono da obra.
    - No fina da obra vai precisar do certificado energético: é conveniente proceder à sua escolha logo no início para que possa verificar a parte que lhe compete.

    O director técnico da obra, o director de fiscalização e o responsável pela segurança em obra têm de ser indicados logo no início, sem o que não poderá levantar a licença de construção.
    Custos: desde uma ninharia a uma pipa de massa. Depende se é para exercer ou só para assinar os documentos, e ainda do preço que cada um atribui ao seu trabalho.

    cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: danobrega
  13.  # 14

    Director técnico da obra: as opiniões dividem-se. Uns consideram que tem de pertencer ao quadro de pessoal do empreiteiro, outros acham que não. O que conta na realidade é a opinião da câmara local. Na minha zona (Grande Porto) as câmaras, em geral, exigem que faça parte do quadro do empreiteiro e, neste caso, será pago pelo empreiteiro


    cito:

    "(al. d) do n.º 4 do art. 22º da Lei 31/2009, de 03.07)

    Entrou em vigor no passado dia 1 de Novembro, a Lei 31/2009, de 03.07, que revogou o Decreto 73/73, de 28.02, e que estabelece a qualificação profissional exigível aos técnicos responsáveis pela elaboração e subscrição de projectos, pela direcção de obras e pela direcção de fiscalização de obras, públicas e particulares, que não estejam sujeitas a legislação especial.

    Regulando esse diploma o desempenho da função de director de obra, a al. d) do n.º 4 do art. 22º da Lei 31/2009, de 03.07, prevê, no âmbito dos procedimentos administrativos de licenciamento de obras particulares ou de adjudicação de obras públicas, relativamente ao director de obra, a apresentação de comprovativo da sua integração no quadro técnico da empresa responsável pela execução da obra, através de declaração emitida pelo InCI, I.P. "

    fonte: www.inci.pt
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Neon
  14.  # 15

    E já viu o que diz a dita alínea?
    d) Comprovativo da integração no quadro técnico da empresa responsável pela execução da obra, se for o caso, devidamente comunicado à entidade com competência (...)

    As minhas conclusões:
    - O DTO é sempre obrigatório.
    - Há casos em que DTO não está integrado no quadro da empresa.
    - A lei não refere que casos são esses.
    - A portaria acessória também não.
    - O artº 22 não define competências, apenas descreve os elementos necessários à instrução dos processos.
    - Em parte alguma, quer da Lei, quer da portaria acessória, essa obrigação está explícita.

    Repare que, no site do Inci, nas P&R não aparece nenhuma "sou obrigado a integrar os quadros do empreiteiro, para poder ser DTO?"
    • Neon
    • 16 setembro 2010

     # 16

    Correcto
    Só para reforçar o que o ncarvlaho74 já referiu

    Deve aplicar-se a alinea c) do n.º 4 do artigo 22.º - Quadro de Pessoal - neste caso apresenta declaração de renumerações conforme entregue na segurança social referente ao ultimo mês (Big Brother is watching you)

    ou então

    Deve aplicar-se a alínea d) do n.º 4 do artigo 22.º - Quadro Técnico - neste caso apresenta declaração emitida pelo INCI

    Mil perdões pelo desvio do tópico

    Relativamente à questão apresentada pelo DARKA, acho que está mais que esclarecido quem são so técnicos em que se deve suportar para o ajudar no desenrolar da sua obra.

    O papel e a responsabilidade desses técnicos é defender os seus interesses em obra (e não aparecer apenas no inicio e no fim da obra para depositar umas quantas assinaturas). È seu papel enquanto dono de obra pagar-lhes um valor JUSTO e exigir-lhes que resolvam ou mesmo que evitem ao máximo os problemas que de certeza vao surgir durante a construção da sua edificação.
    Garanto-lhe que se contratar bons técnicos, vai poupar dinheiro.

    Um abraço
  15.  # 17

    [...] será pago pelo empreiteiro.


    Ha... Ha... :) É claro que será pago pelo cliente, embora indirectamente. :P

    Uma discussão mais interessante seria saber se os Eng. são ou não necessários na obra. Os donos da obra normalmente não fazem puto de ideia e querem poupar em tudo e mais alguma coisa. Por outro lado os engenheiros querem que o seu trabalho seja reconhecido. Acontece que a necessidade de terem de criar leis com a obrigatoriedade destes elementos numa obra é a prova que a importância do seu papel não é evidente pois se fosse ninguém pensaria em não os contratar. Talvez isto seja um problema de imagem que deva ser combatido pela classe em causa.
  16.  # 18

    Colocado por: j cardoso- Director técnico da obra: as opiniões dividem-se. Uns consideram que tem de pertencer ao quadro de pessoal do empreiteiro, outros acham que não. O que conta na realidade é a opinião da câmara local. Na minha zona (Grande Porto) as câmaras, em geral, exigem que faça parte do quadro do empreiteiro e, neste caso, será pago pelo empreiteiro
    - Director de fiscalização da obra: da responsabilidade do dono da obra.
    - Responsável pela segurança em obra: da responsabilidade do dono da obra.
    - No fina da obra vai precisar do certificado energético: é conveniente proceder à sua escolha logo no início para que possa verificar a parte que lhe compete.

    O director técnico da obra, o director de fiscalização e o responsável pela segurança em obra têm de ser indicados logo no início, sem o que não poderá levantar a licença de construção.
    Custos: desde uma ninharia a uma pipa de massa. Depende se é para exercer ou só para assinar os documentos, e ainda do preço que cada um atribui ao seu trabalho.

    cumps
    José Cardoso


    A obra é em Coimbra e já tenho licença de construção (como é um loteamento chama-se Certidão) e livro de obra carimbado e assinado e sem sequer ter um director de fiscalização da obra e um responsável pela segurança em obra, apenas nomeei um director de fiscalização de obra na altura.

    A minha pergunta é, pode o mesmo engenheiro ser o director técnico de obra e o director de fiscalização de obra? Engenheiro de segurança terá que ser perito nessa área, depreendo...
  17.  # 19

    Colocado por: DarkA3A minha pergunta é, pode o mesmo engenheiro ser o director técnico de obra e o director de fiscalização de obra?

    Não lhe parece um bocado estranho o Director Técnico da Obra (que é um quadro da empresa de construição) fiscalizar-se a si próprio ? :-)

    O Director de Fiscalização é da responsabilidade do Dono de Obra (i.e., da sua responsabilidade).
  18.  # 20

    Boas

    A minha pergunta é, pode o mesmo engenheiro ser o director técnico de obra e o director de fiscalização de obra?

    Penso que não mas, pelo que afirma, a câmara de Coimbra parece guiar-se por regras próprias. Será melhor informar-se lá.

    Tem a certeza que não nomeou o director de fiscalização nem o responsável pela segurança? Já verificou o que diz sobre isso o seu Plano de Segurança e Saúde?

    cumps
    José Cardoso
 
0.0204 seg. NEW