JoBru, falo por mim: tenho alguma dificuldade em perceber algumas das suas soluções... E logo de dizer algo sobre isso. Na devida altura dei-lhe o meu contributo, falando-lhe do que tinha colocado (5cm de PU + poliureia), e o preço dessa solução. Na sua solução vejo a tela por cima do XPS (o que é que segura este XPS?), depois novamente chapa lacada (tem noção que não é o material mais durável do mundo?). Para que é a chapa? Não é a tela que impermeabiliza??
Vejo coisas a mais. As melhores coisas, normalmente são as mais simples.
Acho que não é bem que ninguém quer responder, é mais que algumas das coisas que pergunta terão que ser tratadas com quem de direito: a sua equipa de projectistas. Por outro lado, quer-me parecer que são coisas que não são de fácil resposta, há cálculos a fazer e outros factores a considerar. Ainda por outro lado, algumas pessoas fazem-se pagar pelos seus conhecimentos - sem isso não teriam rendimento, e há questões que invadem esse espaço.
Um caso sintomático é o das plantas que por aqui aparecem. As pessoas pedem para comentar e corrigir mas, deverão entender que isso é um serviço pago e que alguns profissionais vivem disso. Logo, pode-se dar alguma coisa, umas ideias mas, muitas vezes pedem-se logo soluções e se alguém não ajuda é porque é "mau e careta". Eu, enquanto profissional, não posso oferecer gratuitamente aquilo que vendo. O que aqui se pode e deve fazer é, quanto a este tipo de perguntas, trocar experiências entre utilizadores finais e ir apanhando aquelas borlas que por vezes aparecem.
Ajudar sim, mas, há uma fronteira que é algumas vezes ultrapassada. E nesses casos, é normal que as perguntas fiquem por responder ou a ajuda por dar.
Eu, por exemplo, ajudo muito no que diz respeito aos arrendamentos mas, faço-o porque a minha vida, o meu rendimento mensal, não depende disso. E faço-o como "curioso", apenas. Se a minha vida e a da minha família dependesse financeiramente disso, com toda a certeza, não o faria.
O que defendo aqui, quanto aos profissionais, é que ajudem dentro de um determinado limite, porque sim, porque gostam ou até para angariar trabalho. Não sou contra isso, todos precisamos de ganhar dinheiro e se alguns profissionais quiserem partilhar algum conhecimento e com isso ganhar algum dinheiro, até fico contente, quer dizer que este fórum dá trabalho a alguém. Agora o que não pode acontecer é pedir-se que se faça aqui um trabalho que é normalmente pago. Não digo que seja o seu caso mas, apenas escrevo isto para que perceba que podem não lhe responder por isso mesmo.
Alguns membros não profissionais ajudam mas, normalmente é como lá fora, assim que se acabam as minhas dúvidas e os meus problemas, adeus, não volto a por cá os pés. Resolveram os problemas, ficaram com as soluções e egoistamente desapareceram. Eu tento evitar que isso aconteça mas, o que posso fazer é limitado...
Fica o meu agradecimento aos profissionais que ajudam e a aqueles membros que continuam a ajudar sempre que podem, mesmo depois de terem resolvidos os seus próprios problemas.
Jobru, gostaria de saber em que estado é que se encontra a vossa casa, pois tinha todo o gosto em poder apresentar um orçamento para a aplicação do Isolamento térmico.