Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 481

Colocado por: luisvv

Está difícil... cada vez parece mais difícil ter uma discussão neste fórum com pessoas que consigam distinguir o conteúdo da forma...

Vamos lá de novo: não é relevante saber se "dá para viver com dignidade".Um deputado é uma pessoa como você ou eu, e não faz sentido imaginar que alguém quer ser deputado para ser um mártir ao seu serviço.

Idealmente deve estar envolvido um desejo de serviço público, mas não vale a pena imaginar que alguém com determinado nível de vida vai abdicar disso. Portanto, tirando alguns casos que não serão a regra, não é de esperar ter no Parlamento as pessoas mais qualificadas - pelo contrário, é expectável ter lá as pessoas para quem aquele nível de remuneração é uma melhoria.

Se é esse tipo de pessoas que pagamos, é esse tipo de pessoas que recebemos.

Mãe de Sócrates comprou a pronto apartamento a “offshore” e declarou menos de 250 euros http://www.publico.pt/Sociedade/mae-de-socrates-comprou-a-pronto-apartamento-a-offshore-e-declarou-menos-de-250-euros_1358263

Tio de José Sócrates não declarou 1,2 milhões http://jn.sapo.pt/PaginaInicial/Policia/Interior.aspx?content_id=1631729

Desculpe Sr Luis mas o problema é que se lhes pagar mais vc não tem garantia que será melhor servido. Ainda a pouco postaram sobre os politicos da suécia e eu pergunto tantos exemplos que vão buscar aos países nórdicos e porque não vão buscar nas coisas que mexem no bolso deles?

Dúvido que exista algum deputado que tenha menos de 1 milhão de euros no banco. E segundo dizem quem tem mais de 1 milhão de euros no banco é considerado rico.

"Várias dezenas de titulares de cargos políticos solicitaram, nos últimos anos, ao Tribunal Constitucional (TC) que os seus rendimentos fossem mantidos em segredo. Os pedidos foram, no entanto, todos negados pelo TC, publica o jornal Correio da Manhã (CM).
    http://diario.iol.pt/noticia.html?id=912006&div_id=4071
    Estas pessoas agradeceram este comentário: two-rok
    •  
      MRui
    • 7 outubro 2010

# 482

Sim, parece que está difícil de perceber: a qualidade de um deputado não se mede em função do salário. Essa lógica só se aplica a quem para lá vai em função de interesses pessoais e esse tipo de deputados não interessa à comunidade.

Portanto, volto a repetir: o que ganham chega muito bem para viverem com dignidade e ainda sobra.

Vamos lá de novo: a questão que devia levantar é se devemos continuar a votar neste tipo de deputados.
  2.  # 483

Então, só tem que se mexer. Em vez de estar aqui no bla bla bla e a mandar bitaites, é fazer por isso. Já fez alguma coisa nesse sentido ?

Para ser deputado? teria de andar a lamber as "bol..." as politicos. Infelizmente/felizmente nao tenho confiança com nenhum. Sabe que isto da politica hoje em dia é preciso fazer "formação" nas JSDs, JSs,etc e subir nas hierarquias. Hoje em dia ser politico é uma profissao. A pessoa nao precisa de ter provado no passado ser competente em alguma coisa,basta seguir o percurso da cunha e conhecer as pessoas certas.
  3.  # 484

Está difícil... cada vez parece mais difícil ter uma discussão neste fórum com pessoas que consigam distinguir o conteúdo da forma...

Vamos lá de novo: não é relevante saber se "dá para viver com dignidade".Um deputado é uma pessoa como você ou eu, e não faz sentido imaginar que alguém quer ser deputado para ser um mártir ao seu serviço.

Idealmente deve estar envolvido um desejo de serviço público, mas não vale a pena imaginar que alguém com determinado nível de vida vai abdicar disso. Portanto, tirando alguns casos que não serão a regra, não é de esperar ter no Parlamento as pessoas mais qualificadas - pelo contrário, é expectável ter lá as pessoas para quem aquele nível de remuneração é uma melhoria.

Se é esse tipo de pessoas que pagamos, é esse tipo de pessoas que recebemos.

Você no privado por 3000 euros tem pessoas que colocariam o pais na linha. Eu nao sou contra salarios altos, sou contra quem recebe salarios altos e nada faz.
  4.  # 485

Já agora eu pergunto porque razão o Presidente da Assembleia da República é o que ganha mais?
  5.  # 486

Colocado por: macalSe todos ganhassem isso o salário médio nacional não seria de 700 euros.

O salário médio nacional é superior a 1000€. No entanto, se eu comer dois frangos e o senhor comer zero, em média comemos um cada um... O salário médio, só por si, pode querer dizer pouco. Há um indice interessante chamado GINI index. Repare que Portugal destaca-se pela sua cor. ;) Outro índice mais interessante será o índice planeta feliz. ;)
  6.  # 487

Colocado por: danobrega

O salário médio nacional é superior a 1000€. No entanto, se eu comer dois frangos e o senhor comer zero, em média comemos um cada um... O salário médio, só por si, pode querer dizer pouco. Há um indice interessante chamadoGINI index. Repare que Portugal destaca-se pela sua cor. ;) Outro índice mais interessante será oíndice planeta feliz. ;)

O valor que disse foi o que saiu a relativamente pouco tempo no jornal de noticias...
  7.  # 488

Desculpe Sr Luis mas o problema é que se lhes pagar mais vc não tem garantia que será melhor servido. Ainda a pouco postaram sobre os politicos da suécia e eu pergunto tantos exemplos que vão buscar aos países nórdicos e porque não vão buscar nas coisas que mexem no bolso deles?

Continua difícil.... eu não lhe disse que tem ou deixa de ter garantias, só tentei fazer ver que se paga amendoins, contrata macacos. Se paga ao nível de chefias intermédias de empresas, terá, na melhor das hipóteses, pessoas dispostas a receber esses valores. Pessoas com curriculo e com experiência de vida, terá poucos - haverá naturalmente alguns disponíveis para um part-time, mas poucos estarão dispostos a descer radicalmente o seu nível de vida para exercer este tipo de funções.

De resto, para ter soluções suecas em Portugal, teria que importar os cidadãos suecos.

Dúvido que exista algum deputado que tenha menos de 1 milhão de euros no banco. E segundo dizem quem tem mais de 1 milhão de euros no banco é considerado rico.

Pois duvida mal. Não tem ideia do país em que vive. Essa informação é pública e ciclicamente aparece nos jornais (o CM tem aliás especial tendência para puxar por esse tipo de coisa).
  8.  # 489

Colocado por: Portugal"Várias dezenas de titulares de cargos políticos solicitaram, nos últimos anos, ao Tribunal Constitucional (TC) que os seus rendimentos fossem mantidos em segredo. Os pedidos foram, no entanto, todos negados pelo TC, publica o jornal Correio da Manhã (CM).

Bastava os deputados alterarem a lei.
  9.  # 490

Existem tantos e digo-lhe mais há mts deputados que são familiares dos presidentes de câmara de norte a sul.

Os Presidentes de câmaras até tem mais de 1 milhão de euros, pelo menos dois presidentes de câmaras já admitiram em publico que tinham mais de 5 milhões de euros.

Portugal teve um óptimo ministro no governo do santana e do paulo portas MAS o Sampaio arrumou com ele... Era o Dr. António Mexia.

Será que ele foi para o Governo pelo dinheiro Sr luisvv??

Está difícil é vc entender que quem vai para o Governo não pode ir com o pensamento de que vai perder dinheiro, se isso acontece, no lugar que ocupam vão ser seduzidos pela corrupção.
  10.  # 491

Sim, parece que está difícil de perceber: a qualidade de um deputado não se mede em função do salário. Essa lógica só se aplica a quem para lá vai em função de interesses pessoais e esse tipo de deputados não interessa à comunidade.

Está difícil, está. A remuneração no sector privado tende a ser orientada por critérios de mérito. Vamos ser objectivos: todos agimos motivados por interesses pessoais. Esses interesses podem ser financeiros ou de outra ordem - o desejo de reconhecimento, uma ideia de "bem comum", ou outros quaisquer.
    Qualquer pessoa que pondere disponibilizar-se para este tipo de funções avalia o impacto na sua vida financeira. Por mais que o MRui gostasse, ninguém tem a obrigação de sofrer prejuízos para ter o "privilégio" de o servir.
    Com este nível de remuneração, está a captar o interesse de pessoas que nas suas vidas profissionais não esperam mais que isto, pelo que não terão prejuízos significativos. Eventualmente, captará também alguns para um part-time, e um ou outro com a vida perfeitamente arrumada, a quem uns milhares de euros por mês não façam grande mossa.

Portanto, volto a repetir: o que ganham chega muito bem para viverem com dignidade e ainda sobra.
    Vamos lá de novo: a questão que devia levantar é se devemos continuar a votar neste tipo de deputados.

Lá está o seu raciocínio distorcido, de novo. A política não é um martírio, nem há qualquer razão para esperar que alguém esteja disposto a prejudicar a sua vida quando exerce funções políticas.

Por outro lado, quanto é preciso para viver "com dignidade" ? O que é que isso significa ?
    • luisvv
    • 7 outubro 2010 editado

# 492

Para ser deputado? teria de andar a lamber as "bol..." as politicos. Infelizmente/felizmente nao tenho confiança com nenhum. Sabe que isto da politica hoje em dia é preciso fazer "formação" nas JSDs, JSs,etc e subir nas hierarquias. Hoje em dia ser politico é uma profissao. A pessoa nao precisa de ter provado no passado ser competente em alguma coisa,basta seguir o percurso da cunha e conhecer as pessoas certas.

Postura curiosa: eu fazia melhor, e estou disponível, por metade do ordenado. Ah, mas afinal não que dá chatice...

Você no privado por 3000 euros tem pessoas que colocariam o pais na linha. Eu nao sou contra salarios altos, sou contra quem recebe salarios altos e nada faz.

Claro que sim. Lá no café da minha rua também tenho uma quantidade de gajos com muita garganta.
  11.  # 493

resumindo luisvv, o pais estaria melhor se os deputados recebessem mais???
  12.  # 494

Existem tantos e digo-lhe mais há mts deputados que são familiares dos presidentes de câmara de norte a sul. Os Presidentes de câmaras até tem mais de 1 milhão de euros, pelo menos dois presidentes de câmaras já admitiram em publico que tinham mais de 5 milhões de euros.

Olhe, amigo, se quiser discutir bitaites, continue sozinho.

Portugal teve um óptimo ministro no governo do santana e do paulo portas MAS o Sampaio arrumou com ele... Era o Dr. António Mexia. Será que ele foi para o Governo pelo dinheiro Sr luisvv??

Percebeu alguma coisa do que eu escrevi? Está a falar de um caso, que está longe de ser a regra, e que não era sequer deputado, mas ministro (ou seja, alguém com funções executivas). E está a falar de alguém que de facto podia dar-se ao luxo de abdicar de um rendimento mensal durante determinado período...

Está difícil é vc entender que quem vai para o Governo não pode ir com o pensamento de que vai perder dinheiro, se isso acontece, no lugar que ocupam vão ser seduzidos pela corrupção.

Seguramente, conhece a diferença entre Governo e Parlamento (e talvez também tenha noção de que, apesar de tudo, ser ministro tem repercussões diferentes na vida de alguém) ?

É giro verificar que o amigo Portugal julga, por motivos que desconheço, que alguém pondera ir para o Parlamento sem avaliar as implicações financeiras.
  13.  # 495

e não devia ser assim??
    já agora quando saiem, deviam estar mais ou menos ricos???
  14.  # 496

Colocado por: marco1resumindo luisvv, o pais estaria melhor se os deputados recebessem mais???

Foi isso que eu escrevi ? É que há alternativas...
    Mas não é difícil de admitir que soluções como pagar a um deputado um valor indexado ao seu rendimento "pré-Parlamento", por exemplo, possam permitir captar gente qualificada e com provas dadas.
    Mas não é só por aí, nem eu queria centrar a discussão neste assunto ...
  15.  # 497

Colocado por: marco1e não devia ser assim??

O que é que não devia ser assim ?
  16.  # 498

a ultima frase do post 494
  17.  # 499

Colocado por: marco1e não devia ser assim??
    a ultima frase do post 494

Mas acha normal alguem ponderar sequer uma coisa dessas sem avaliar as implicaçoes financeiras? As pessoas nao se limitam a ganhar, tambem gastam , e naturalmente tem compromissos assumidos e um nivel de vida de que poderao nao estar dispostos a abdicar - o que eu acho perfeitamente natural.
    •  
      MRui
    • 7 outubro 2010

# 500

Colocado por: luisvvEstá difícil, está. A remuneração no sector privado tende a ser orientada por critérios de mérito.

Nem sempre, nem sempre. Existem muitos outros critérios: lambe-botas, bufo, as que dão umas baldas, etc.

Colocado por: luisvvVamos ser objectivos:todos agimos motivados por interesses pessoais.

Estamos a falar de deputados e quando se candidatam deviam pensar no interesse colectivo e não no seu interesse pessoal. Infelizmente, o que se passa é exactamente o inverso.

Colocado por: luisvvMas não é difícil de admitir que soluções como pagar a um deputado um valor indexado ao seu rendimento "pré-Parlamento"

Nisso estou de acordo. Esse critério já é utilizado há muito por um partido na AR. Mas continuo a dizer, não é o salário que define a qualidade de um deputado.

0.0940 seg. NEW