Engenheiros de electrónica! Robótica, mecânica de precisão enfim diga-me onde eles estão
diga-me quanto pagava em escudos e agora em euros por ex:pão,leite,arroz,massa,café,gelado da olá,sumos,agua,etc
Colocado por: LuB
Onde estão?
Estão a ir para o estrangeiro porque em Portugal não têm trabalho, ou pelo menos não o têm bem remunerado.
O meu sobrinho é Engenheiro de Electrónica/robótica, recém formado e rumou há 2 anos para o Brasil (S Paulo)...
Portanto não de diga que faltam cá, que isso não é verdade!
Onde estão?
Estão a ir para o estrangeiro porque em Portugal não têm trabalho, ou pelo menos não o têm bem remunerado.
O meu sobrinho é Engenheiro de Electrónica/robótica, recém formado e rumou há 2 anos para o Brasil (S Paulo)...
Portanto não de diga que faltam cá, que isso não é verdade!
Colocado por: jorgferr
O problema é que nenhuma empresa quer dar qualificação profissional.Como é obvio mesmo depois de licenciado tem todo um percurso dentro da empresa ate ser um engenheiro com experiencia para ser muito rentavel e c muito know how. Em portugal ve-se anuncios em que se pede tudo e mais alguma coisa,mas querem isso tudo num recem licenciado para pagarem 800 euros.
Para quem diz que os salarios no publico e privado sao semelhantes que veja quanto ganha um professor no publico e quanto ganha no privado, o mesmo para uma educadora de infància, o mesmo para um arquitecto,etc....DEVERIA ser igual,a diferença é que o valor tabelado no publico é praticado e no privado nao. No privado há arquitectos,professores,educadores a trabalharem a tempo inteiro,com horarios definidos a recibos verdes e a ganharem 500 euros,600 euros,etc.....recebem 11 meses e pagam seg social de 12. Enfim ja para nao falar da diferença de estabilidade profissional. O mercado privado regula-se a ele proprio,se a empresa da prejuizo ou despede,ou fecha,ou baixa salarios. Na empresa estado nao se despede,nao se diminuiem salarios,faz-se uma forcinha e pagam todos do lado da receita.
Isso ERA DANTES...
Agora o estado é o maior explorador de mão de obra precária e barata... Nem cumpre as regras que impõe aos privados.
professores a 600 ou 800 euros... ou pior, se tiverem horários incompletos.
E, par sua informação existem muitos mais nessa situação na função pública, do que nos colégios privados.
Eu faço um convite a todas as pessoas que estao no publico insatisfeitas para virem para o privado
Colocado por: Portugal
Isso é totalmente falso, dar formação não é barato! e não se ganha o suficiente para poder pagar pequenas fortunas... Conheço casos em que a empresa formou indivíduos, pagou todas as despesas para irem a Itália e depois esse individuo foi trabalhar para outra empresa. No entanto quem pagou esses 10 mil euros de formação não foi a outra empresa... As pessoas simplesmente "querem", não pensam no outro lado.
Como vê, os outros países já começaram a fazer o trabalho de casa. Se vir o meu post #16, estão lá algumas das medidas aplicadas na Islândia, Grécia e Espanha. Nem todos procedem da mesma maneira.
E não me parece que tenham consultado a população por referendo para saberem o que fazer...
Não lhe cabe a si PBarata, nem a mim LuB, decidir o que se deve fazer aqui em Portugal. Discutir podemos, e devemos, mas receio que não saibamos exactamente as consequências do que estamos a propor, nem se a medida é razoável para o "nosso caso"...
....
Entendeu?
Estamos prestes a bater no fundo, mais uns anos e com a diminuição da natalidade e a esperança média de vida a aumentar não vai haver trabalhadores suficientes a pagar os reformados. Solução colocar um tecto máximo nas reformas, mas os descontos continuarem a ser sobre os rendimentos. Não vejo outra solução.
Colocado por: PBarata
Otários, podiam ter feito um contrato que vinculava o trabalhador a pagar uma indeminização se saisse antes de x tempo. Ou pagavam-lhe melhor e ele não ia para outra empresa.
... e a verdade é para se dizer nessa área cobram a 40 a 120 euros à HORA! Cobram esses valores porque ha pouca concorrÊncia. Se o estado apoia-se a criação de empresas mas não pelo contrário ele cobra cada vez mais impostos e poucos são aqueles que se aventuram a criar a sua própria empresa porque a verdade é que ninguém quer dores de cabeça.
... Querem ordenados fixos, querem sair as 6 horas em que emprego é que se sai as 6 horas? só os do estado...
Além do mais tenho contactos com uma empresa de robótica que diz que não consegue funcionários qualificados, que todos lhe exigem carro e gasóleo pago, e não querem trabalho de campo... querem trabalho de secretária.
Basicamente é o problema de Portugal ninguém quer sujar as mãos.
Contractos? só se for ilegais! nenhum contracto obriga o trabalhador a ficar em xpto empresa, quando ele quer sair ele arranja maneira de sair e em tribunal toda a gente sabe que 90% é a favor do empregado.. Aumentar? a formação foi uma aposta no sujeito... para além das empresas quem mais ganha com a formação são os próprios empregados porque hoje em dia sem formação não se faz nada...
Eu faço um convite a todas as pessoas que estao no publico insatisfeitas para virem para o privado. Assim ate havia aquela coisa moderna "mobilidade" pois haveria logo milhares a concorrer para as vagas do publico. Concordo que actualmente o publico começa a praticar condiçoes precarias como as do privado, ate porque julgo que agora deve ser dificil efectivarem como antigamente. Mas para quem la esta ha uns anos aquilo deve ser um paraiso comparado com o privado (tenho la alguns colegas que conseguiram ha uns anos passarem a serem funcionarios do estado, e sabe o que eles dizem? eu nao faço greve que estou muito bem,ganho muito mais do que ganhava no privado,faço o meu trabalho mas tenho uma vida tranquila).
Colocado por: PBarata
Não é ilegal... Não obriga ninguem, tem é de pagar um indeminização caso saia. É perfeitamente possivel, o estado faz isso.
Colocado por: PBarataEu saí do publico para o privado. E ganho mais.
Colocado por: hfviegas
Solução colocar um tecto máximo nas reformas, mas os descontos continuarem a ser sobre os rendimentos. Não vejo outra solução.
Eu sei que já existe uma central de compras do estado mas não existe um control das saidas de material dos estabelecimentos profissionais, teria de haver uma maior gestão dos gastos com material economato/farmaceutico etc... Percebem o que eu quero dizer né resmas de papel/ lápis/reguas/borrachas/compressas/algodão tudo isto podem parecer tostões mas se calhar tudo junto são mais uns milhões a desparecerem.