Iniciar sessão ou registar-se
    • migabc
    • 28 setembro 2010 editado

     # 1

    Bom dia,

    A minha habitação está agora em fase de construção de alvenaria.
    O empreiteiro reparou que 2 dos pilares de betão do R/C estavam no sitio errado e então cortou-os rente à laje.
    Depois partiu o betão a cerca de 20cm da base do pilar retirado sem cortar os ferros.
    Fez uns furos com a mesma dimensão dos ferros no sitio definitivo na viga cinta da laje e cimentou a base do o pilar nesse sitio.
    Os seja os pilares ficaram "colados" com os ferros (cerca de 20cm) enterrados na laje.

    Este tipo de trabalho parece-vos bem?

    Não me parece que os pilares fiquem agora com a mesma resistência que tinham antes, se bem que a carga nestes pilares será sempre vertical (e não horizontal).

    Neste tipo de situação não seria preferível fazer um novo pilar de raiz com as respectivas cofragens? Ou é indiferente uma vez que a base ficaria colada na mesma à laje?
  1.  # 2

    Esses pilares tinham sapata ou já arrancavam da viga?
    Qual a posição do Director Técnico?
  2.  # 3

    Estamos a falar de pilares do R/C que estavam acentes na viga (esta por sua vez é suportada por pilares da cave - esses sim arrancam de sapatas).
  3.  # 4

    Da qualquer das maneiras nunca será o mesmo que um pilar de "origem". Só o ferro ficou na lage e nem foi com a betonagem da lage, pelo que percebi, e terá grandes probabilidade de rachar o cimento que o cola.
  4.  # 5

    Esse erro deveu-se a uma má interpretação do projecto ou estava assim no projecto e em obra foi detectado que o pilar não poderia ficar alí?
  5.  # 6

    Colocado por: TabasDa qualquer das maneiras nunca será o mesmo que um pilar de "origem". Só o ferro ficou na lage e nem foi com a betonagem da lage, pelo que percebi,


    Certo, o ferro dos pilares originais tinha sido betonado na laje.
    O ferro destes pilares "deslocados" foi furado e cimentado na laje.

    e terá grandes probabilidade de rachar o cimento que o cola.


    Mas se os pilares tivessem sido feitos de raiz novamente (os ferros tb teriam que ser furados na laje) esse problema também não se mantinha?

    Neste tipo de situação, qual é o procedimento correcto?
    Partir a laje na zona onde vai ficar o pilar e soldar aí os ferros e depois encher novamente essa zona da laje juntamente com o pilar? Isto é fazível?
  6.  # 7

    Colocado por: zedasilvaEsse erro deveu-se a uma má interpretação do projecto ou estava assim no projecto e em obra foi detectado que o pilar não poderia ficar alí?


    má interpretação do projecto :-(
  7.  # 8

    Esses novos ferros foram ancorados à viga com alguma "cola" (resinas de epoxi)?
    Esses novos ferros ficaram com que comprimento fora da viga?
  8.  # 9

    Colocado por: zedasilvaEsses novos ferros foram ancorados à viga com alguma "cola" (resinas de epoxi)?


    Penso que foi com cimento normal

    Esses novos ferros ficaram com que comprimento fora da viga?


    Ficaram apenas com cerca de 20cm dentro da viga
  9.  # 10

    20 cm dentro da viga pode ser aceitável. E para fora com quanto ficaram?
  10.  # 11

    Colocado por: zedasilva20 cm dentro da viga pode ser aceitável. E para fora com quanto ficaram?


    Para fora da viga?
    Não percebi.
  11.  # 12

    Nada como um desenho :)))
      viga.jpg
  12.  # 13

    Quer dizer "dentro do pilar"?

    Os ferros que estão dentro do pilar (atravessam o pilar de ponta a ponta).

    Quando foi betonada a laje deixaram ferros na base onde iria ficar cada um dos pilares. Esses ferros saiam a cima da laje cerca de 30/40 cm.
    O ferro dos pilares originais depois foi emendado a partir daí para posteriormente betonar.

    O problema é que agora que estão a erguer as paredes descobriram que 2 pilares estavam mal situados
    Esses pilares foram cortados rente à laje. De seguida foi cortado cerca de 20cm de betão nessa base do pilar já retirado (sem cortar os ferros).
    Depois esse ferros da base dos pilares foram ancorados novamente noutro sitio na laje/viga cinta
  13.  # 14

    Faz lembrar aquela velhinha historia da varanda:
    Um senhor vivia numa casa velha e a varanda estava bastante degradada e inclinada. Ele achou que um pilar so ia ajudar e colocou um pilar na ponta da varanda (desde o chao ate a varanda para a segurar...). E a varanda caiu no dia seguinte... simples efeito de inversao de momentos foram fatais para a varanda...
    A varanda esta projectada para funcionar sem pilar, e o pilar altera-o por completo. As traccoes passaram da face superior da laje (onde a armadura se encontra) para a parte inferior onde podera ou nao haver armadura (em casas velhinhas claro)...

    O pormenor que apresenta nao me parece nada correcto ainda para mais elaborado por um empreiteiro que faz más interpretacoes dos projectos....
    Pelo desenho que fez, parece-me que pode comprometer a armadura inferior da viga.

    Devera contactar o projectista da estrutura e colocar a questao.
  14.  # 15

    Não percebo qual a semelhança nessa história.
    Esse desenho não fui eu que o fiz, foi o zedasilva para tentar perceber o que queria dizer.
  15.  # 16

    A semelhanca na historia e que os pilares e vigas estao la por uma razao.
    E mudar pode ou nao ser correcto...

    Nao sei se o desenho esta ou nao adequado, mas, na minha opiniao (como profissional que sou) acho que o Sr migabc deveria contactar o projectista para colocar a questao.

    Tendo sido um erro do empreiteiro, tera de ser da responsabilidade deste, todos os custos associados a correccao do erro (inclusive os custos de consulta do projectista para uma alteracao ao projecto).

    Desculpem a falta de acentuacao no texto mas estes teclados nao tem
  16.  # 17

    Certo. O erro ocorreu hoje de manhã.
    Como leigo na matéria queria só um parecer dos experts aqui do Forum antes de falar com o engenheiro da estrutura.

    Já agora os pilares são de 20 x 30.
    A "deslocação" desses 2 pilares foi praticamente só para virar o pilar ao contrário (antes 20x30; agora 30x20).
    A base continua a ser a mesma e continua a ser assente na viga cinta (num dos casos a base foi deslocada apenas de 15 cm - ou seja metade da base original continua a mesma)

    Não sei se deu para perceber.
  17.  # 18

    As técnicas de engenharia civil, são perfeitamente concretas para cada situação. È possível implantar os pilares com essa técnica de colagem, mas cada caso é um caso, que tem que ser analisado por Engº.
    Temos que ver onde se situam esses pilares, qual o vão entre eles, quais as armaduras que têm, que cargas suportam, etc Com base nisso é feito o respectivo projecto da alteração. Por exemplo há pilares que são fundamentais para a estabilidade global duma estrutura, outros apesar de importantes não têm tanta responsabilidade.
    Para alguém lhe poder dar uma resposta credível, precisa de ter o projecto de estabilidade, tudo o resto é conversa de café.
  18.  # 19

    Certo.
    Não é isso que está em causa.
    Antes os pilares estavam em posição errada.
    Agora os pilares estão na posição correcta (de acordo com o projecto de estabilidade).

    A minha questão, é apenas para saber se o metodo de "colagem" que descrevi em cima está correcto.
  19.  # 20

    migabc, esse metodo, tal como referiu o franciso2 e um metodo comum.
    No entanto e preciso notar que ouve alteracoes ao projecto de estabilidade original. Essas alteracoes, embora pequenas, foram propostas (e parece que ja executadas) pelo empreiteiro.

    O projectista, deveria sempre ser consultado e informado de uma qualquer alteracao ao seu projecto.

    Isto e um projecto de execucao? Ou a obra esta a ser construida com base num projecto de licenciamento?
 
0.0197 seg. NEW