Iniciar sessão ou registar-se
    • A123
    • 5 agosto 2008 editado

     # 21

    (editado)
    • RJ
    • 5 agosto 2008

     # 22

    Xana, eu também mandei fazer um projecto á cerca de 2 meses mas antes de o mandar fazer imaginei-me na casa, como gostaria que ela fosse, o que gostaria que ela tivesse, as vistas, o sol, a parte de lazer, a parte funcional, arrumações, como gostaria de ver os meus filhos nela enfim imaginar-me no dia a dia (quer dia de trabalho em que chegamos á noite quer fim de semanas onde passamos o dia em casa e idealizei-a, e depois fui ao Arq com as ideias e pedi para a concretizar com a opinião dele, mas as minhas ideias são sagradas, para as retirar ele diz-me a razão pela qual terão de ser alteradas, eles por norma sabem, e assim acho que tenho a casa dos meus sonhos (pelo menos no papel) para já.
  1.  # 23

    Cara xanavilarinho,
    Percebo as suas dúvidas, mas não me parece que seja justo para o arquitecto estar aqui a discutir o projecto com os colegas. Na verdade, todos nós temos uma opinião muito própria, mas nenhum de nós conhece as condicionantes que estiveram por detrás desta planta. Isso só o arquitecto sabe, e você também o deveria saber, pois compete-lhe conhecer e perceber as ideias do arquitecto. Na verdade, devo dizer-lhe que (e sem me pronunciar sobre o projecto, pois seria como se um médico fosse para um fórum on-line praticar medicina) qualquer que fosse a solução apresentada (eventualmente até por um dos colegas que aqui opinam) esta seria passível de críticas por parte de outrém. Por outro lado, como aqui foi expresso, não vejo em que medida ter um escritório poderá ser um factor de competência ou talento: um arquitecto não é (ou não deveria ser) um comerciante atrás da banca, e boa arquitectura tanto se faz num escritório como num quarto, ou até no café. Quanto à experiência concordo que é relevante, embora nem sempre determinante. Já em relação à opinião acerca das muitas paredes exteriores, concordo que encarece a obra, mas qual é a alternativa: todas as casas se parecerem com caixotes ou casinhas "português suave"? Por isso, cara xanavilarinho, melhor que discutir o projecto neste espaço seria expor aqui todos os dados, todos os elementos e as suas pretensões e fazer um concurso on-line aberto a todos os participantes do fórum, e depois optar pelo arquitecto (ou outro qualquer) que lhe apresente a proposta e a justificação mais interessante.
    Cumprimentos
  2.  # 24

    Caro JorgeMc

    Embora não se pretenda que todas as casas se parecerem com caixotes ou casinhas "português suave", não nos podemos esquecer que existem condicionantes financeiras, que limitam e muito as opções a tomar. De que serve um arquitecto fazer uma casa de sonho, se o cliente não têm dinheiro para a executar? e se elas existem no caso presente.

    Talvez se o/a arquitecta responsável tivesse uma melhor noção de custos, se tivesse poupado uma data de tempo e dinheiro. Eu gostava de ter um Mercedes Coupé mas não posso.

    Cumps
  3.  # 25

    Colocado por: jorgemcCara xanavilarinho,
    Por outro lado, como aqui foi expresso, não vejo em que medida ter um escritório poderá ser um factor de competência ou talento: um arquitecto não é (ou não deveria ser) um comerciante atrás da banca, e boa arquitectura tanto se faz num escritório como num quarto, ou até no café. Quanto à experiência concordo que é relevante, embora nem sempre determinante.


    Não digo em que medida, ou se é um factor de ou falta de competência... O meu comentário reporta-se apenas e somente para complementar as "minhas Estatisticas" e cruzar com outros dados...

    A Xana se entender pode-me SUSSURAR as respostas.
  4.  # 26

    Caro colega Barradas, desculpe se entendi as suas questões numa perspectiva qualitativa e não quantitativa ou estatística... e até porque você parece concordar com a injustiça de ver um trabalho de um colega aqui exposto a debate, numa postura deontológica que deve ser a nossa.
    Cumprimentos
  5.  # 27

    Colocado por: jorgemcCara xanavilarinho,
    Percebo as suas dúvidas, mas não me parece que seja justo para o arquitecto estar aqui a discutir o projecto com os colegas. Na verdade, todos nós temos uma opinião muito própria, mas nenhum de nós conhece as condicionantes que estiveram por detrás desta planta. Isso só o arquitecto sabe, e você também o deveria saber, pois compete-lhe conhecer e perceber as ideias do arquitecto. Na verdade, devo dizer-lhe que (e sem me pronunciar sobre o projecto, pois seria como se um médico fosse para um fórum on-line praticar medicina) qualquer que fosse a solução apresentada (eventualmente até por um dos colegas que aqui opinam) esta seria passível de críticas por parte de outrém. Por outro lado, como aqui foi expresso, não vejo em que medida ter um escritório poderá ser um factor de competência ou talento: um arquitecto não é (ou não deveria ser) um comerciante atrás da banca, e boa arquitectura tanto se faz num escritório como num quarto, ou até no café. Quanto à experiência concordo que é relevante, embora nem sempre determinante. Já em relação à opinião acerca das muitas paredes exteriores, concordo que encarece a obra, mas qual é a alternativa: todas as casas se parecerem com caixotes ou casinhas "português suave"? Por isso, cara xanavilarinho, melhor que discutir o projecto neste espaço seria expor aqui todos os dados, todos os elementos e as suas pretensões e fazer um concurso on-line aberto a todos os participantes do fórum, e depois optar pelo arquitecto (ou outro qualquer) que lhe apresente a proposta e a justificação mais interessante.
    Cumprimentos

    Concordo (em parte) com o que o Jorge escreveu, já quanto ao "melhor que discutir o projecto neste espaço seria expor aqui todos os dados, todos os elementos e as suas pretensões e fazer um concurso on-line aberto a todos os participantes do fórum, e depois optar pelo arquitecto (ou outro qualquer) que lhe apresente a proposta e a justificação mais interessante.", não me parece que seja o propósito deste fórum, dar sim soluções e apontar erros ou omissões (lol), mas sem o propósito de que lhe seja adjudicado o projecto .
    Leio mais à frente que o Jorge não concorda e acha deontologicamente errado criticar o trabalho do colega!!!! parece que o amigo não passou pelas salas de aulas da faculdade nomeadamente na cadeira de Projecto, em que se fazia uma "roda" a volta e no fim da apresentação (ou no meio) era deitado abaixo (ou elevado) o projecto por docentes e colegas, e o que é que se fazia??? obviamente que se tentava melhorar (penso que aqui é com esse sentido..., melhorar)... o projecto para o "cliente", eu acho que isso nos faz rever também certos pontos e porque não dizer erros que cometemos!!!...
    Bom realmente "injusto" como o Jorge escreve seria para a xana ficar com aquele projecto (e digo aquele, sem alterar uma vírgula), tb acho demasiado estranho para não lhe chamar outra coisa apresentar-se uma planta ao cliente mesmo como primeiro esboço e não apresentar um esboço dos alçados (ou de um alçado), mesmo num papel de guardanapo (faz-se em 5 minutos), só para ela ter uma ideia do que daquela planta vai surgir, a maioria dos clientes de habitação unifamiliar não consegue "ler" plantas, já alçados é-lhes mais fácil a leitura, agora vou citar a xana:
    Colocado por: xanavilarinhoBoa tarde!
    ... existem algumas coisas nas quais ainda tenho duvidas, uma delas é akela dividsao ao lado da suite q deveria ser a lavandaria mas n concordo mto. Assim ando a pensar em colocá-la noutro sitio mas n sei qual.

    Colocado por: AnónimoO ponto q o Mac focou o de serem praticamente 2 casas tb ja me ocorreu e a alternativa q pensei foi mudar a cozinha do sitio de onde está e colocá-la mm em frente á porta de entrada.. mas mm ai tenho duvidas.. tantas...

    Colocado por: xanavilarinho..., só q n sei é como vou colocar as coisas de modo diferente em papel.. e o que mais me aborrece é que acho que n devia ser eu a fazê-lo nem a preocupar-me com isto mas sim a pessoa responsavl pelo projecto.. Ainda ninguem reparou q todas as portas dos wc batem no lavatório? ;) Porreiro ha!??!
    Outra coisa q me preocupa e vocês como profissionais podem ajudar-me.. Os alçados ou laterais da casa podem ser adaptados em função das divisões internas ou será o contrário?? Isto é.. uma vez que por exemplo os quartos estao todos alinhados a configuração exterior vai ficar tipo rectangulo perfeito, que é uma coisa q pessoalmente n gosto! Assim deve-se mudar a configuraçao dos interiores ou é possivel fazer palas, muretes ou coisas do genero pra n ficar tao "caixote"?

    Perante isto as críticas que o Jorge acha deontologicamente errado parece que vão ajudar a Xana a melhorar o projecto da sua casa.
    Cumprimentos,
    Carlosmcd
  6.  # 28

    Carlos mcd... O jorge apresenta moderação, o Carlos Não. Se é arquitecto, parece desconhecer as regras de Deontlogia aplicáveis aos Arquitectos.
    Não estamos numa sala de aula de Projecto... muito menos num forum técnico, destinado a Profissionais. O trabalho em causa não é apresentado pelo Colega, pelo que este não se pode defender.

    Os outros comentários foram colocados por NÃO ARQUITECTOS.
    Também é injusto, estar a denegrir assim, de "chapa" o trabalho do colega, PUBLICAMENTE...

    Assim no Art.º 11 do Reg. Deontologia da OA:
    Artigo 11.º Deveres recíprocos dos arquitectos
    1. Nas suas relações recíprocas os arquitectos devem:
    a) Ser objectivos nas apreciações que façam às obras de colegas, aceitando as apreciações que, também com objectividade, aqueles façam às suas;
    b) Proceder com a maior lealdade, correcção e urbanidade, abstendo-se de qualquer ataque pessoal ou alusão desprimorosa;
    c) Promover as suas relações profissionais devendo, com lealdade, dar assistência e aconselhamento recíprocos;
    d) Basear a concorrência entre colegas apenas na competência.
    2. Os arquitectos devem abster-se de todos os actos susceptíveis de lesar directa ou indirectamente um colega,nomeadamente:
    a) Criticando desnecessariamente as actividades profissionais de colegas;
    b) Contratando ou aliciando colaboradores de colegas sem aviso prévio a estes;
    c) Inculcando-se directa ou indirectamente para executar qualquer serviço entregue ou em vias de ser
    entregue a colegas.
  7.  # 29

    Caro Pedro Barradas, explique-se se faz favor.
    e faça citações onde eu "denigro de chapa" o trabalho do colega neste meu último comentário.
    Obrigado por me relembrar o artigo 11º do RD, está muito bem elaborado, ...sou não vou dizer o que penso dele!!!!!
    tenho dito!!!!
    Cumprimentos
    Carlosmcd
  8.  # 30

    Mas pelo que me parece o amigo Pedro Barradas também faz comentários que se podem enquadrar no artº 11 do RD

    Colocado por: Pedro BarradasSão questões e dúvidas a mais... para serem discutidas em sede deste Forum... são questões para colocar directamente ao seu Arquitecto...

    ...Parece-me que não estão os dois coordenados... Penso que devem parar um pouco. Reflectir e tomar acções pragmáticas para o Conceito, para o Programa, para o Orçamento.

    Vejo muitas indefinições... e ao mesmo tempo antevejo muitas certezas...


    Neste sentido... não vou pronûnciar-me mais sobre este projecto.
    PS: Por curiosidade profissional, gostaria, sem me dizer nomes, Qual a experiência profissional do Arquitecto?, à quantos anos exerce?, Qual a idade do mesmo?. Trabalha em casa, como hobbie(2º emprego) ou é trabalho de Gabinete aberto ao público?


    Pelo que vejo é tudo uma questão de linguagem, por detrás do seu PS eu também poderia considerar que o fazer um bom ou mau projecto tem a ver com o ser ou não "idoso", trabalhar em casa, como 2º emprego???? porque não??? ou só quem tem dinheiro para montar gabinete pode trabalhar em Arquitectura???
    Gabinete aberto ao público..., entendi!!!!
    Espero que não esteja a considerar o que referi como susceptível de ser enquadrado no artigo 11º do RD, (lol).
    É que se o Arquitecto Pedro Barradas quiser dou-lhe permissão para utilizar o "lápis azul".
    Cumprimentos,
    CarlosMCD
  9.  # 31

    Peço desculpa, julgava que era o moderador do Fórum, daí lhe estar a dar permissão para utilizar o "lápis azul".
    Cumprimentos Cordias,
    Carlosmcd
  10.  # 32

    ...Não sou moderador e não tenho nenhum "Lapis Azul"...

    Quanto à minha intervenção, a opinião emitida não foi de carácter destrutiva, apenas de moderação e de reflexão. Não fiz juizos de valor... Tentei direccionar o assunto para uma solução de concórdia... entre o dono de obra e o colega em causa.

    Quanto ao meu "inquérito de caracterização profissional"... tenho as minhas razões e que não se coadunam com este Forum. Já me é suficiente usar o "Lápis" noutras instâncias... Admito que deveria ter inserido esse comentário especifico em SUSSURRO.
  11.  # 33

    "Mea Culpa" também da minha parte.
    Ok, assunto encerrado.
    Cumprimentos
  12.  # 34

    Atenção, de forma a que não se caia fácilmente em posturas censórias e escudadas em regras doentológicas de imediato ao minimo sinal de comentários sobre algum trabalho, lembro para os factos: 1º A xana diz que é um arquitecto, mas o esboço não vem assinado e logo não "protegido"; 2º não estando identificado a critica poderá ser feita de uma forma impessoal, logo não dirigida de forma directa e atentória a um profissional especifico. 3º por outro lado deixariamos de dar a nossa opinião em foruns de arquitectura sobre determinada obra.
    Não sendo eu entendido em leis, mas sei qual os meus limites. Dou opiniões apenas pelo simples gosto pelo assunto e também num sentido de solidariedade para os intervenientes quer de um lado ( os clientes) quer do outro ( os projectistas) consoante a justeza da situação.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  13.  # 35

    Colocado por: marco1Atenção, de forma a que não se caia fácilmente em posturas censórias e escudadas em regras doentológicas de imediato ao minimo sinal de comentários sobre algum trabalho, lembro para os factos: 1º A xana diz que é um arquitecto, mas o esboço não vem assinado e logo não "protegido"; 2º não estando identificado a critica poderá ser feita de uma forma impessoal, logo não dirigida de forma directa e atentória a um profissional especifico. 3º por outro lado deixariamos de dar a nossa opinião em foruns de arquitectura sobre determinada obra.
    Não sendo eu entendido em leis, mas sei qual os meus limites. Dou opiniões apenas pelo simples gosto pelo assunto e também num sentido de solidariedade para os intervenientes quer de um lado ( os clientes) quer do outro ( os projectistas) consoante a justeza da situação.


    Sim... concordo... mas que sejam criticas construtivas, opiniões directas ao assunto apresentado.
    Sem denegrir e "atacar" sistemáticamente os colegas.

    Não esquecer que os comentários por aqui ,também são colocados por Não Arquitectos, portanto com outro tipo de restrições (se é que tenham de ter algumas...)
    Da minha parte apenas tenho a dizer que reflictam e ponderem os comentários.

    FD, que se pronuncie!!!... deve estar a atento a ver o desenrolar destas coisas de/ entre Arquitectos!!! LOLOL
  14.  # 36

    110% de acordo.
    As minhas opiniões visavam isso mesmo, a impessoalidade, opinar apenas sobre a planta em si, a sua funcionalidade.
    Mas nos próximos comentários para não melindrar ninguém direi, "aqui faria isto....ali aquilo"
    Cumprimentos,
    CarlosMCD
    •  
      FD
    • 6 agosto 2008

     # 37

    Eu, opinião pessoal, acho que se deve opinar, com justeza, objectividade e fundamento o trabalho de qualquer colega de profissão, seja ele arquitecto, padeiro ou político, separando como é lógico, opiniões de factos - mesmo na ausência dos visados. Eu, enquanto profissional, gostaria verdadeiramente de ouvir a opinião de colegas meus de profissão sobre o meu trabalho - mesmo na minha ausência (na minha ausência tenho a certeza que são absolutamente sinceros). Dessa forma posso melhorar senão, fico na ignorância se o que faço está ou não "bom" aos olhos de quem julga de fora. Se são justos ou não, depois terei o descernimento de o julgar, separando como é lógico tudo o que seja gratuito e infundado.

    Parece-me que alguma protecção que existe em relação a colegas de profissão, como por exemplo no caso dos médicos, só perpetua maus profissionais. Um pouco off-topic, alguém da minha família foi em criança operada por um médico bêbado. Ficou com marcas físicas graves e um deficiência para o resto da sua vida. Ainda hoje, esse médico continua a operar, segundo sei. Porquê? Não sei, mas sei de certeza que todos os seus colegas sabem que o faz.
    Quando alguém se entrega a um profissional de alma e coração raramente, por ignorância, o pode julgar. Os únicos que o podem fazer são os seus pares.

    Este é um caso flagrante. Se a xana não tivesse aqui vindo pedir opinião, qual seria o resultado final? Eu próprio disse que me "parecia bem"... porque sou ignorante. E se formos só os ignorantes a falar, não faz muito sentido pedir opiniões quando só se vai receber bitaites, deitando por terra todo o objectivo do fórum: ajudar.

    Por mim, desde que as coisas sejam objectivas, identificando-se claramente e separando-se opiniões e factos, está tudo bem. A única coisa que peço é diplomacia, nada mais - podem-se dizer as coisas sem que se antagonize os outros intervenientes, tendo sempre em consideração que o último propósito é ajudar quem precisa de ajuda e não descobrir ou decidir quem tem razão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
    • ml
    • 6 agosto 2008

     # 38

    Parece que a xanav se chateou!
    Tb não era para menos, este forum é dominado apenas pelo interesse dos arquitectos!

    Também eu estava à espera de algum muito diferente quando encontrei este forum!
    •  
      FD
    • 7 agosto 2008

     # 39

    Colocado por: MLParece que a xanav se chateou!
    Tb não era para menos, este forum é dominado apenas pelo interesse dos arquitectos!

    Também eu estava à espera de algum muito diferente quando encontrei este forum!

    Este fórum é um espelho daqueles que nele participam. Como é que poderia ser de outra forma?
    Se nele participassem futebolistas, seria de futebolistas que veria a maior parte das mensagens. Mensagens que falariam imagine do quê? De futebol...
    É sempre livre de participar e divulgar o endereço para trazer outros profissionais ou pessoas para a conversa.

    Alguém pediu ajuda, essa ajuda foi dada. Não é assim que deveria funcionar?

    Mas então diga lá, estava à espera do quê de diferente? :)
    Quando perguntou responderam-lhe correctamente, certo? Seria preferível que ninguém respondesse a terem respondido os arquitectos?
    Há profissionais que respondem a dúvidas a título gratuito, ajudando quem aparece, e a sua opinião é que estão a dominar o fórum no seu interesse? Acho que está a ser injusto... ;)
  15.  # 40

    Colocado por: MLParece que a xanav se chateou!
    Tb não era para menos, este forum é dominado apenas pelo interesse dos arquitectos!
    Também eu estava à espera de algum muito diferente quando encontrei este forum!


    Também não é assim, eu não arquitecto (e se tiver a pachorra de ler os meus comentário, verá que sou bastante critico em relação aos arquitectos e não, não sou o inimigo jurado deles, os engenheiros), e a maior parte dos membros não são arquitectos, mas como a questão tinha a ver com arquitectura, é natural que as respostas tenham sido de arquitectos.

    Podemos é achar que a tópico resvalou para onde não devia, e que a discussão tenha assumido um tom corporativista como se algo ou alguém estivesse acima das criticas, porque pegando no principio de que não devemos criticar o trabalho dos nossos pares (especialmente aqueles que tenham uma Ordem), onde é que isso nos leva? à protecção do médico bêbado e à protecção dos incompetentes?. Para além da má imagem que ficou, parecendo uma reacção corporativista.

    Cumps
 
0.0253 seg. NEW