Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Lamento ter sido mal interpretado, pois o que eu disse foi (e transcrevo): "Percebo as suas dúvidas, mas não me parece que seja justo para o arquitecto estar aqui a discutir o projecto com os colegas. Na verdade, todos nós temos uma opinião muito própria, mas nenhum de nós conhece as condicionantes que estiveram por detrás desta planta.", o que é rigorosamente verdade, pois criticar sem conhecer a génese do processo, sem conhecer as condicionantes e sem interpretar o conceito, é estar a criticar gratuitamente, o que deontologicamente (no sentido de ética) acho injusto. Não defendi o colega arquitecto (nem a classe), nem o ataquei; sou totalmente a favor da crítica, mas apenas com todos os elementos disponíveis (o que não era o caso). Mas também devo dizer que "tira daqui para meter ali" me parece um tipo de crítica redutora e nada favorável para o entendimento que os clientes devem ter acerca do trabalho do arquitecto (e das dificuldades que surgem quando se projecta). Quanto aos médicos, apenas ( e só!) acho que nenhum médico competente (e responsável) daria um parecer e diagnosticaria uma doença com tão poucos elementos acerca do paciente.
    Cumprimentos
  2.  # 42

    ML e Paulo Correia, que mania há de sempre tomar-se o todo pela parte, embora o jorgemc tenha expressado a sua opinião e deve ter liberdade para o fazer, os outros colegas não se inibiram de manter o espirito referido pelo FD. Devo referir também que se há coisas que os arquitectos tem em falta e até tem prejudicado a sociedade em geral, é a falta de corporativismo. O corporativismo num bom sentido até é um factor de exigência e regulador no que toca á existência de ervas daninhas em qualquer profissão.
    • A123
    • 7 agosto 2008

     # 43

    ola a todos...

    nao, estou chateada, de modo algum.. qdo vos pedi ajuda n foi pra q as coisas tomassem esta proporção.. Não estou contra os arquitectos mto pelo contrario.. agora uma questão... è a primeira vez q alguem coloca uma planta online? Sei q não... O problema aqui surgiu qdo verificaram q a planta n era boa... n estava bem projectada e com medo de ferir susceptibilidads do colega (q pra q conste n tem conhecimento q a planta estava aki e tive cuidado pra n o identificar), começaram a julgar-ME pelo facto de a ter colocado online. Ora pk é k este problema n surgiu qdo noutras situações as plantas eram apelidadas de perfeitas ou qs? Existem 2 pesos e duas medidas? Critica-se pela positiva e pela negativa não se pode pk fere o colega em causa?!?!
    Optei por retirar.. Nunca foi meu objectivo iniciar uma discussão na qual eu passei a ser mera espectadora...
    Torna a dizer n estou chateada e obrigado eplas indicações de certeza q serão uteis no futuro..
    • Mac
    • 7 agosto 2008

     # 44

    Xana,
    De certa forma fui eu quem primeiro se manifestou em desagrado com o projecto, e veja no que deu.
    Não me arrependo. O que estava em causa era dar uma opinião acerca de algo de extrema importância e que lhe suscitava dúvidas. Caso contrário não teria exposto o assunto.
    Invocar códigos deontológicos aqui foi despropositado. Não era esse o tema. Se alguem sentiu que podia ferir susceptibilidades teria sido melhor ficar na retranca e acompanhar como expectador.
    Também não vejo problema em dizer a quem quer que seja que não gostamos. Podemos até estar a ajudar a melhorar.
    Seja como for este forum tem muito valor com as pessoas que aqui interiram e com as que o não fizeram.
    A Xana também tirou, com certeza, algum proveito da discussão.
    Cumprimentos
    Mantenha-se por cá.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd, A123
  3.  # 45

    Pelos vistos foi bom ter expresso a minha opinião, pois suscitou uma discussão interessante. Agora que a poeira assentou, podemos tirar algumas conclusões. Existem muitas pessoas, até com níveis culturais elevados que reduzem o trabalho do arquitecto à criação de um "boneco", entenda-se: a planta. Para mim, fazer arquitectura é muito mais que isso; é ter um sítio, é ter uma cultura, é ter um clima; é ter uma legislação específica; é ter uma limitação financeira; é ter uma tecnologia; é ter depois uma ideia, ou seja um conceito que se vai materializar numa forma onde alguém vai viver. E é precisamente esse alguém, o cliente, que é o elemento mais importante de todo o processo criativo. É o cliente que sabe como quer viver, é ele que sabe do que precisa. Ora, é aqui que eu acho que a Xana tinha dúvidas; não na planta em si, mas sim na forma como quer viver, e talvez por isso tenha recorrido ao fórum: para consolidar melhor as suas próprias ideias. Foi aqui postada uma resposta muito interessante, por parte de um cliente que entendeu bem o papel do arquitecto, que sintetiza as minhas ideias:

    "RJ:

    Xana, eu também mandei fazer um projecto á cerca de 2 meses mas antes de o mandar fazer imaginei-me na casa, como gostaria que ela fosse, o que gostaria que ela tivesse, as vistas, o sol, a parte de lazer, a parte funcional, arrumações, como gostaria de ver os meus filhos nela enfim imaginar-me no dia a dia (quer dia de trabalho em que chegamos á noite quer fim de semanas onde passamos o dia em casa e idealizei-a, e depois fui ao Arq com as ideias e pedi para a concretizar com a opinião dele, mas as minhas ideias são sagradas, para as retirar ele diz-me a razão pela qual terão de ser alteradas, eles por norma sabem, e assim acho que tenho a casa dos meus sonhos (pelo menos no papel) para já."

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: A123
    • A123
    • 7 agosto 2008

     # 46

    Colocado por: jorgemc Para mim, fazer arquitectura é muito mais que isso; é ter um sítio, é ter uma cultura, é ter um clima; é ter uma legislação específica; é ter uma limitação financeira; é ter uma tecnologia; é ter depois uma ideia, ou seja um conceito que se vai materializar numa forma onde alguém vai viver. E é precisamente esse alguém, o cliente, que é o elemento mais importante de todo o processo criativo. É o cliente que sabe como quer viver, é ele que sabe do que precisa..
    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário:xanav


    SE bem k leiga nesta matéria devo-lhe dizer q concordo consigo no ponto acima decsrito, no entanto tal com o RJ, tb eu tenho ideias concebidas, agora o k fazer qdo dps de as expor o resultado é uma coisa com a qual eu n me identico minimamente!??! O problema é de quem idealizou uma coisa inconcebivél (neste caso eu) ou por outrro lado o problema é de quem a passou pra o papel q n estava em sintonia cmg? Qdo coloquei a planta online ponderei se o deveria fazer ou n.. mas tb k mal fazia!?!? O pior q me puderia acontecer era dizerem k estava tudo bem e era uma planta perfeita o q n ia ao encontro dakilo q eu acho e nesse caso teria de me render á minha própria ignorância.
    Agora... SE pra o jorgemc arquitectura é mais que uma planta, devo-lhe dizer q pra mim tb o é!! No entanto pra outros seus colegas (e n querendo diminuir ninguem) n é assim. Ou acha por acaso q me foram dados outros elemnetos?!?! Alçados, orientação solar, Valores orçamentativos?? NADA!! SE eu lhe disser q estipulei um valor máximo pra a minha construção e o seu colega dps de me apresentar o projecto n sabia qta area tinha a construçaõ nem tao pc sabia q valores iria atingir, continua a achar q o problema é meu e sou eu k n sei o k kro!?!?
    Lamento mas mm q lhe custe terá de admitir q existem e continuaram a existir maus profissionais nesta área... Foi uma má opção minha.. ok! Agora assumo os meus erros, mas sei bem o k kro e por isso mm postei a planta, pk das duas: uma! Ou eu ando a leste do paraíso ou outra pessoa anda!!

    Espero k n se sinta maçado nem ofendido, pk mais uma vez repito n estou chateada, mas acho k as coisas tomaram umas dimensões q eu n imaginava, e no fundo só qria saber a opinião das outras pessoas, se era só eu q achava ou se o prjecto estava mm mal projectado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: carlosmcd
  4.  # 47

    cao disse:
    ate ja houve afirmações em topicos, em que colocaram o link do mail do provedor pra fazerem queixinhas por causa do preço praticado por outro colega...por ai se ve o estado das coisas neste pais
    •  
      FD
    • 8 agosto 2008

     # 48

    xanav,

    Só lhe peço uma coisa: não escreva abreviado. Não sei como é com o resto dos leitores, mas a mim custa-me muito ler textos abreviados e muitas das vezes ignoro-os. E gostava de continuar a ler as suas mensagens... ;)
    •  
      FD
    • 8 agosto 2008

     # 49

    Colocado por: Anónimocao disse:
    ate ja houve afirmações em topicos, em que colocaram o link do mail do provedor pra fazerem queixinhas por causa do preço praticado por outro colega...por ai se ve o estado das coisas neste pais

    A fogueira estava apagada e vem o cao deitar gasolina? Ai ai ai...
 
0.0198 seg. NEW