Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Pretendo reconstruir uma moradia antiga, paredes exteriores em pedra, e interiores em madeira, estando o soalho e tecto de madeira bastante degradados.
    Como o orçamento é um pouco limitado, a solução apresentada pelo projectista passa pela demolição de todo o interior, deixando apenas as paredes exteriores e reconstruir com placas em cimento e divisórias em pladur/gesso por ser segundo ele uma solução mais barata que o tijolo, melhor para climatização da habitação, etc.. A minha dúvida é relativamente à segurança, por exemplo em caso de incêndio ou durabilidade do material! Será que esta solução é melhor do que o uso de tijolo?
    Já agora, uma dúvida, informaram-me que por se tratar de uma reconstrução de uma habitação, o I.V.A. seria mais reduzido que os actuais 21%, é verdade?
    Desde já, agradeço as vossas respostas às minhas dúvidas.
  2.  # 2

    parede em pladur e um parede falso
    se quer fazer uma casa falsa?.............
  3.  # 3

    No caso de reconstrução, a taxa do IVA sobre a Mão-de-Obra é de 6%.

    E a mão-de-obra é uma percentagem muito grande do trabalho (nas demolições é quase 100%).

    Quanto às divisórias de pladur... em caso de incêndio, poderá até fugir através das paredes :-)
    Concordam com este comentário: moealmas
  4.  # 4

    Curioso, estou na mesma situação e também me recomendaram o mesmo, á excessão da placa em cimento, a mim recomendaram-me ficar o chão do 1piso em madeira, (estou a estudar as vigas Finnforest_Finnframe) da jular.
    Deixar as paredes exteriores mais as paredes mestras de dentro e deitar o resto abaixo.
    A casa tem dois pisos, o r\c fica com paredes em cimento e o 1piso com paredes em pladur(só quartos e uma casa de banho). Faz sentido!!!! acho eu
    e tambem estou com o orçamento limitado.!!!
  5.  # 5

    ah, as demolições estou a pensar fazer eu, faz bem ao cabedal e á carteira.
  6.  # 6

    Boas

    as demolições estou a pensar fazer eu, faz bem ao cabedal ..


    Mulher morreu esmagada por uma placa quando demolia anexo de casa

    cumps
    José Cardoso
  7.  # 7

    paredes em pladur, a insonorização é nula. é a opinião que tenho. agora rápido e barato de dividir o interior de uma casa isso é verdade...
  8.  # 8

    tem a certeza sobre o o 1º paragrafo???
  9.  # 9

    Mulher morreu esmagada por uma placa quando demolia anexo de casa

    queres ver que os "profissionais "das obras não têm acidentes, até morrem e tudo!
    E não são mulheres!
  10.  # 10

    Falando agora de assuntos sobre o tópico, alguém tem um conhecimento mais profundo sobre o som e o pladur.
  11.  # 11

    Tenho trabalhado em algumas reconstruções e apartamentos de raiz em que todos os interiores são tudo em pladur e aconselho. Com la de rocha no interior das placas e com 2 placas de cada lado fica tão bom ou melhor que com tijolo. Em termos de isolamento acústico não se ouve nada de uma parede para a outra. Na reconstrução da minha moradia e tudo em pladur e não quero outra coisa mas isto e a minha opinião.
  12.  # 12

    obrigado fvbranco. só a questão do preço, mesmo com duas de cada lado fica mais em conta, suponho?
  13.  # 13

    Em termos de custo não sei porque não e a minha área mas na soma de tudo deve ficar um pouco mais em conta. Na minha moradia nem pedi orçamento em tijolo porque não gosto. Fico melhor servido com paredes em pladur.
    •  
      FD
    • 6 outubro 2010

     # 14

    Colocado por: zezecondequeres ver que os "profissionais "das obras não têm acidentes, até morrem e tudo!
    E não são mulheres!

    É como os pilotos de avião. Quem tem brevet morre tanto quanto quem não tem.
  14.  # 15

    É como diz o povo:
    "Quem anda há chuva molha-se"
    Para isso é que inventaram os guarda-chuvas...
  15.  # 16

    Em primeiro lugar, peço desculpa por não ter dado mais resposta ao tópico que eu próprio abri e desde já agradeço todas as respostas às questões colocadas.
    Já tenho mais alguns desenvolvimentos sobre a reconstrução! O meu problema (e penso que de muitos portugueses :-) é mesmo o orçamento limitado e daí a opção por materiais "mais baratos", mas que não comprometam o conforto e habitabilidade da casa. Vou avançar com a demolição total das paredes interiores, deixando apenas as exteriores e vou deixar isto a cargo do empreiteiro, porque como já aqui comentaram, são trabalhos que às vezes dão para o "torto", é necessário transportar os materiais velhos para sítios próprios e se alguma coisa correr mal e afectar as paredes exteriores, o empreiteiro iliba-se de responsabilidades, etc. etc..
    Sobre as paredes em pladur, convenceram-me que não é boa opção e que a poupança relativamente ao tijolo não é assim tão significativa.
    Agora estou à espera dum pré-caderno de encargos para pedir orçamentos e depois farei os ajustes conforme o que há e o que pedem.
    PS: Tenho recebido alguns "sussuros" de pessoas a oferecerem-se para dar orçamentos, o que agradeço, mas a obra é em Tondela e deste modo não faz muito sentido pedir orçamentos a empreiteiros que não sejam da região!
  16.  # 17

    Colocado por: NetScorpium

    Sobre as paredes em pladur, convenceram-me que não é boa opção e que a poupança relativamente ao tijolo não é assim tão significativa.


    Foi mal informado, as paredes em pladur são a melhor solução, tem que ter placa dupla de 13mmm de cada lado (4 placas) e lã mineral no interior, só que é muito mais caro do que uma parede de tijolo estucada em ambos os lados.
    •  
      alv
    • 13 janeiro 2011 editado

     # 18

    Vivam!
    E eu a deixar escapar esta discussão! É Pladur e eu sem botar faladura. Nem parece coisa minha, mas adiante que já vai havendo participantes com conhecimentos a opinar.
    Claro que nestas coisas há vários tipos de "conhecedores", a saber:
    Os que sabem fazer porque é a profissão deles e fazem porque alguém lhes disse que era assim, e fazendo umas vezes bem outras mal, sabem de fazer.
    Os teóricos, e acreditem que há muitos, que lêem umas coisas, vêm outras e já deduziram tudo;
    Os académicos que sabem tudo do que estudaram, leram, por vezes até já viram uma placa, mas nunca tocaram nelas, até porque aquilo pesa, ou suja, etc.
    Os caroqueiros, que vão a todas, que vêm uns esquemas ou outros a aplicar e aqui vai disto, bitate para aqui, bitate para ali e a coisa depois de pintada é igual.
    Outros que fazem tudo isso, que instalam, são teóricos, académicos e caroqueiros; Esses são raros, mas que os há, há.
    E há os outros.

    Penso que em todas as profissões e artes existem estes tipos todos, mas aqui a coisa é mais evidente.

    Agora ao que interessa.

    Relativamente ao som, meus amigos, se bem feita, mesmo a solução mais simples tem melhores características técnicas em termos de isolamento térmico e acústico que uma solução em alvenaria de tijolo com o dobro da espessura. Em termos de resistência ao fogo, todos os materiais destes sistemas são ignifogos, fazendo com que os sistemas sejam classificados como orta fogo, outros pára chamas,em função da sua composição específica.


    Quanto a preços, voltamos á dicussão do sexo dos anjos. Em termos de revenda, deve ser difícil que um construtor possa fazer uma parede de alvenaria simples ao preço de uma mesma parede simples nos SCPGL, mas se compararmos paredes com as mesmas características de isolamento térmico ou acústico, então não vão lá.
    Há ainda que considerar os valores que se economizam em relação à rapidez, construção a seco, abertura de roços, transporte e tratamento de entulhos, etc, etc.


    Por agora chega, que falem os orçamentistas com aquelas tabelas maravilhosas.

    "Fassam" parte.
  17.  # 19

    Boa noite,

    Exite também uma solução ao nivel de estrutura, estrutura metálica e laje colaborante. é vantajoso em termos de maõ de obra e seguro. tratando-se de uma recuperação, tenha em conta num bom isolamento nos panos de paredes exteriores, visto ser alvo de posteriores patologias após a má (poupança económica) construção.

    Cumprimentos,
    André David, arq
    www.adarq.net
  18.  # 20

    Bom dia!

    Estou disposta a ajudá-lo na realização do Projecto de Arquitectura.

    Com os melhores cumprimentos,

    Sofia Lago
    Arquitecta - 964447611
    www.sofialago.com
 
0.0220 seg. NEW