Colocado por: jcrsb3Carissimos
Acabei saber da morte do meu pai, e, dado que nunca me preocupei com o "chamado dinheiro de família" quero:
1. Proteger a minha mãe (não tem a noção do que é dinheiro, felizmente) *** mais importante****
2. Pugnar pelos meus direitos
Herdeiros: além da minha mãe, eu e dois irmãos (não falamos há mais de 20 anos)
1.Valor global da Herança:
Três imóveis que foram doados (há cerca de 25 anos)
1.1. A mim: um terreno rústico (ainda guardo toda a documentação)
1.2. ao meu irmão mais velho: um terreno urbanizado
1.3. ao meu irmão mais novo: um T4
(a proporção numa escala de 1 a 10, terá sido, respectivamente, "2" para mim, "4" para meu irmão mais velho, e "10" para o meu irmão mais novo)
2. Herança dos meus avós
De facto não faço uma ideia correcta do que existe, além de (já conhecia) - estou convencido que haverá mais:
2.1. Um prédio com 3 andares
2.2. Um terreno avaliado em 1988, por 188.000 cts
2.3. A casa onde a minha mãe reside (*1)
2.4. Depósitos e ouro em valor significativo (um dos meus tios-avós tinha uma farmácia que vendeu em 1986 por 95.000cts)
(*1) "vendida" ao irmão da minha cunhada por um valor simbólico, conforme soube há pouco tempo, e relacionado com o o abaixo citado com, também "(*1)"
3. Potencial litigioso:
Do que eu sei, por "alto":
3.1. A conta dos meus pais teve em conjunto com, primeiro, meu irmão mais novo, depois, com o meu irmão mais velho (eu recusei, uma tardia oferta, pois sempre fui independente e era fácil adivinhar a confusão que iria haver) ; não faço a mínima ideia de quanto gastaram mas, dado que nenhum fez nada de útil na vida, é fácil adivinhar que terão gasto bastante.
3.2. O meu irmão mais velho, decidiu meter-se num negócio de um bar, e o meu pai decidiu comprar o prédio (se o negócio falhasse, o investimento imobiliário ficaria) ; em 2002, veio no jornal um processo de falência que implicou, que eu saiba, e no mínimo: a perca do negócio, a perca do prédio, a perca de um montante significativo de dinheiro ; actualmente o meu irmão mais velho não pode ter nada em nome dele e da mulher (*1), e estão a pagar uma divida às finanças, com processo a decorrer em tribunal.
Conforme afirmei, de início, quero:
1. Proteger a minha mãe (não tem a noção do que é dinheiro, felizmente) *** mais importante****
A minha mãe vai ser literalmente assaltada pelos meus irmãos ; dado o mencionado em (*1), a minha mãe está sujeita a que a ponham na rua, e são bem capazes disso ; em ultima instância, e caso hajam bens que o justifiquem, estaria disposto a fazer pressão sobre os meus irmãos para inabilitar a minha mãe, constituindo um fundo (além das pensões que recebe), mas inibi-la de dar fosse o que fosse, seja a quem fosse.
2. Pugnar pelos meus direitos
2.1. Receber o que me é devido por "tornas" / compensações
2.2. Numa óptica de custo / benefício, pedir contas pelos danos causados ao valor global da herança, aos que são passíveis de ser provados
A juntar ao exposto, não sou rico, nem tenho dinheiro para sustentar um processo infindável
Sugestões, e urgentes, sff:))