Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Olá colegas de forum.
    Pretendo comprar um terreno urbano para lá desenvolver a ideia peregrina e maluca de construir um casa a meu gosto.
    Já vi o terreno, e o dono mostrou-me os documentos do mesmo, nº de lote, areas de implantaçao e construçao.
    Mas parece-me pouca informação para um investimento tão grande.
    Já li inumeros posts, aos quais desde já deixo um enorme elogio a quem prontamente esclarece os mais incautos, mas ainda assim sobram duvidas, que se calhar nascem da minha profunda ignorancia neste ambito.

    Estou no primeiro degrau desta aventura e não queria tropeçar ja no inicio.
    Gostaria de saber se o documento que me apresentou ( devia ser o PIP) é suficiente, ou se deveria por exemplo pedir a um arquitecto que me execute um projecto simplista e apresenta-lo na camara como pre-projecto.
    Já procurei PDM , vi e revi cartografia, mas a info é parca e inespecifica.
    Nos lotes adjacentes existem casas edificadas, com o design que prentendo e outras que não.


    No fundo e para terminar gostaria de saber quais os dados essenciais que devo pedir ao dono do terreno, para me informar CONCRETAMENTE nos locais exactos sobre a minha pretenção de edificação.

    Perdão pelo testamento atabalhoado e grato pela atenção.
    JS
  2.  # 2

    Se o que o Dono do terreno lhe apresentou foi um PIP veja qual a data em que foi apresentado e se o mesmo teve aprovação por parte da câmara.
    Os PIP`s por norma tem validade de 1 ano. Passado este tempo as coisas podem mudar todas e geralmente mudam para pior.
    •  
      FD
    • 6 outubro 2010 editado

     # 3

    Colocado por: casaetudoquais os dados essenciais que devo pedir ao dono do terreno

    Certidão predial permanente e caderneta predial, com esses dois documentos tem a identificação do terreno.
    A partir daí, vê no PDM o limite da implantação.
    Se quiser, informalmente, reunir com alguém do departamento de urbanismo para conversar sobre o que é ou não possível fazer no terreno, deve telefonar para saber qual o procedimento correcto para isso na câmara.
    Depois, (contacta um arquitecto para) faz um novo PIP se não estiver satisfeito com o apresentado.

    Já agora: O que fazer antes de comprar terreno?
  3.  # 4

    Obrigado ao dois!!!!
    Logo pedirei ao dono o alvara de loteamento, a certidão e a caderneta predial para me assegurar que estou no caminho certo e que não existem surpresas.
    E a reunião tb me parece uma atitude lucida, embora o pip apresentado chegue para o que pretendo construir.
    Eu só quero ter a certeza (quase absoluta) que o projecto que tenho na cabeça( e nao é nada de megalomano, simples até), não é barrado por preciosismos burocratico-administrativos que por ignorancia nao investiguei, ficando com um pedaço de terra para criar arbustos.

    Grato
  4.  # 5

    Vá à câmara e pergunte as condições do terreno, pdm,loteamento, índices de construção etc etc
  5.  # 6

    Boa tarde, sou completamente leiga neste assunto mas gostava de saber o que é o PIP?
    Obrigada
    FS
  6.  # 7

    Pedido de Informaçao Previo, também conhecido como "Posso Ir Prá-frente?"

    A resposta do FD é a mais correcta
  7.  # 8

    Bom... se vai comprar um Lote inserido num Loteamento, PODE construir de certeza... não tenha medo que não fica com um terreno só para plantar batatas.

    O projecto tem é que respeitar áreas, afastamentos e volumetrias preconizadas no Alvará que citou, e tem que se assegurar que o Loteamento não tem nenhum problema (pode pedir na Câmara para consultar o processo que na pasta que lá têm está a informação toda).

    Só precisa de novo PIP se não lhe agradar a implantação da casa e a quiser alterar, o que é procedimento (mais ou menos) comum. De resto, peça os documentos que citou o FD.

    Cumprimentos
 
0.0115 seg. NEW