isso dependerá claramente da configuração da cave. Pretende a cave em todo o limite de implantação, metade, 1/3? Mas talvez tentaria ajustar as escadas do lado da cozinha com a zona de distribuição(hall).
Depois de colocar aí a planta do loteamento já percebo melhor... A questão é esta: REGRA GERAL (salvo interpretações livres dadas por cada município, mas vai chegar a todos) nos projectos de loteamento, há que cumprir com rigor a mancha de implantação, número de pisos, cotas de soleira, etc. Isto vale para ambos os casos; ter mancha de implantação maior ou menor. Em algumas Câmaras, AINDA não chateiam se a área de implantação for menor. Não deve ser o seu caso. Se reparar na mancha de implantação da casa e na mancha de implantação do loteamento, verá que não são iguais, e pode bem estar aí o "gato". Passei por uma situação parecida há cerca de 2 meses, em que tive que recorrer a um estratagema para aumentar a área de implantação para que a Comunicação Prévia fosse admitida, apesar de, no mesmo loteamento, há um ano atrás me ser admitido um projecto onde isso não se cumpria, e PELO MESMO TÉCNICO. A justificação foi que, numa das auditorias que tiveram da Administração Central, lhes foi imposta essa condição. Faz algum sentido, porque se o procedimento de Comunicação Prévia pressupõe ter os parâmetros urbanísticos todos definidos (a tal mancha de implantação, volumetria, etc.) então modificá-los estará sujeito a prévia autorização das entidades competentes. Isso vale se não tiver cave no projecto de loteamento e a quiser pôr, como em ter cave no projecto de loteamento e a não quiser. Seja cave, seja o número de pisos, seja a implantação. O que estiver no Alvará de Loteamento é para cumprir com rigor. Se muda os parâmetros, tem que alterar o Alvará. E isso, antes de submeter o projecto, porque o a alteração tem que ser aprovada, publicada em Alvará, e só depois pode submeter à apreciação a Comunicação Prévia. Sem mais dados é o que suponho ter acontecido. O seu arquitecto não lhe deu explicação nenhuma? O que lhe disse o chefe do departamento? Se assim for não tem outro remédio senão alterar o Alvará. Faça isso o quanto antes porque isso ainda demora um mesito, e depois ainda têm que despachar o projecto.
boas, fui exatamente o que me fui dito, e já estou a tratar do aditamento ao alvará e ao projecto, e será um mês pelo que disse o sr na câmara. cumprimento.