Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: JoBru

Eu não tenho a certeza do que vou dizer, mas penso que já há placas de lã de rocha rigidas. Fazendo uma rápida pesquisa pelo google encontro,por exemplo:

Placa Lã de Rocha 3cm 175Kg Placogesso:
    Espessura: 30 mm
    Densidade: 175Kg
    Largura: 1000 mm
    Comprimento: 1200 mm

Caro Jobru, confirma-se. Nada como acompanhar a evolução dos materiais!

Cumprimentos.
  2.  # 22

Colocado por: JoBru- falta de "absoluta confiança" nos sistemas de coberturas planas, nomeadamente pelo facto da água "andar" entre as diferentes camadas da solução e, também, pelo facto da manutenção do sistema (limpeza, eventual correcção de problemas) ser muito mais complexo.

Concordo, numa moradia minha (que os deuses me livrem de ter tal ideia) nunca colocaria uma cobertura plana

Colocado por: JoBru- Parece a solução com melhor relação custo/qualidade.
    (Aínda estamos à espera de um orçamento da Onduline para implementar a solução sub-telha mas, pelo que nos foi dado a perceber enquanto falávamos com a pessoa que nos vai dar o orçamento, ficamos com a ideia que o orçamento irá ser elevado e bastante superior à solução Sandwich).

Será uma solução Ondutherm + Subtelha e só o Ondutherm é mais caro que a o painel Sandwich

Colocado por: JoBruSe as platibandas em vez de serem forradas com chapa lacada forem forradas com chapa de zinco puro 0.65 acresce ao orçamento 1250.00€ + IVA.

zinco puro não existe no mercado, é uma liga de zinco. 0.65 corresponde ao Zinco nº 12. Não vejo vantagens nesta soluções para além de ser bem mais cara. Podem e devem forrar as caleiras e platibandas com isolamento térmico

Colocado por: JoBruA armação será feita em calha galvanizada 80X40X30.

Já respondido anteriormente

Colocado por: JoBru- Será coberto em painel sanduíche de 30 mm 3 canos Bordo/Branco ou Branco/Branco.

Preferiria de 5 ondas e muita atenção ao tipo de isolamento. existem com isolamento em lã de rocha, poliuretano e eps
    http://www.mundiperfil.pt/v4/index.php?pag=dpainelpur

Colocado por: JoBru- As caleiras serão feitas em chapa de inox de 1 mm na qualidade 304.

Não entendo porque estão a misturar materiais diferentes e 1mm é muito fino, Essa espessura costuma ser aplicada a forrar portas

O resto não consigo comentar dado as citações estarem mal feitas e ser difícil de entender o que é pergunta e o que é resposta
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoBru
  3.  # 23

então uma questão... em quanto poderá ficar o m2 para isolamento de uma cobertura com sistema de telas que irá levar painel sanduich?
  4.  # 24

Colocado por: sergyioentão uma questão... em quanto poderá ficar o m2 para isolamento de uma cobertura com sistema de telas que irá levar painel sanduich?

Porquê juntar os dois?
  5.  # 25

então... com painel sanduich não é necessário isolar a cobertura?
  6.  # 26

Em termos de impermeabilização, não, a menos que queira um sistema de backup.
  7.  # 27

então vamos partir do principio que não vai haver infiltrações pela cobertura?
  8.  # 28

Mal estaremos se assumirmos que uma cobertura em painel sandwich vai meter água
  9.  # 29

pois... sei la... mas por exemplo a zona das platibandas e caleiras n cobertura, essas sim, terão que levar isolamento...
  10.  # 30

moi disse:

Colocado por: PauloCorreiaPodem e devem forrar as caleiras e platibandas com isolamento térmico
  11.  # 31

Boa Noite PauloCorreia

Colocado por: PauloCorreiamoi disse:

Quando diz as caleiras, está a referir-se às:

- caleiras propriamente ditas (tipo: "envolver" as caleiras em si com um isolante térmico)
    ou
    à zona das caleiras (na zona por baixo da caleira e por cima da laje) e (ao lado da caleira na parte interior da platibanda onde a caleira vai "encostar")?

- Então, deduzo , que não acha necessário (com cobertura sandwich) nenhum dos seguintes aspectos:

- Isolar termicamente toda a laje de esteira?
    nem
    - Na zona das caleiras colocar qualquer tipo de impermeabilização?

Cumprimentos
  12.  # 32

Ola Novamente

Colocado por: PauloCorreiaO resto não consigo comentar dado as citações estarem mal feitas e ser difícil de entender o que é pergunta e o que é resposta

As minhas dúvidas prendem-se com o seguinte: o que é uma "boa" caleira, tanto em termos de tamanho (largura e altura), como em termos de qualidade (tipo do material):

Por exemplo:
    Se fosse para vocês, se tivessem um telhado com 240 m2, colocavam caleiras com que características:

Em relação ao tamanho:
    - caleira arredondada, com 10 cm de largura
    ou
    - caleira em forma de V, de 14X14 cm
    ou
    - caleira de forma quadrada com 10 cm2
    ou
    -outra

Em relação à qualidade do material:
    - caleiras em chapa de inox de 1 mm na qualidade 304
    ou
    - caleiras em chapa lacada com 2mm
    ou
    -outra

Em resumo, o que eu queria saber é: se fosse para a vossa moradia, que tipo de caleiras colocariam em vossa casa

Cumprimentos
  13.  # 33

... E qual o sistema de cobertura proposto no PROJECTO?
    O sistema de isolamento termico é invertido ou tradicional?

Se vai aplicar painel sandwish, vai estar a duplicar o isolamento termico, pois o mesmo terá de estar aplicado directamente sobre a laje.

Para mim, o melhor sistema para impermeabilização de coberturas planas é a solução com TELAS DE PVC( nas zonas encerradas por platibandas) + solução de impermeabilização contínua, de base cimenticia ou de borracha clorada (zonas de palas), pode encontrar ambos as soluções no site da SIKA.

De qq maneira a melhor solução deverá ser a encontrada com a sua equipe de Projecto. Tendo em conta as condicionantes construtivas da sua obra, tipo de maõ-de-obra e custos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoBru
  14.  # 34

Boa Noite Pedro Barradas

Antes de mais obrigado pela sua disponibilade para participar neste tópico...

Colocado por: Pedro Barradas... E qual o sistema de cobertura proposto no PROJECTO?
    O sistema de isolamento termico é invertido ou tradicional?

O sistema inicial era para ser cobertura plana invertida, mas devido aos receios que tenho relativamente a esta solução, decidimos ,em fase posterior, optar por um sistema de cobertura baseado no Painel Sandwich em estrutura metálica. (ver post #3 deste tópico).

No entanto, depois de ouvir diversas opiniões, entre as quais ao opiniões lidas aqui no fórum, começamos a tomar consciência (eu, e depois, por inerência, os meus técnicos) dos problemas que este tipo de solução (Painel Sandwich) pode acarretar (ver post #12).

Aliás, foi graças às opiniões do "colega" de fórum Pedro Barradas (juntamente com outros super-users deste fórum como PauloCorreia, alv, PisoRadiante, entre outros (perdoem-me aqueles que estou não estou a mencionar, mas,felizmente, são muitos)), que tomei "consciência" da opção que deveria seguir.

Por exemplo, o tópico "Cobertura tipo sandwich - como isolar", foi o primeiro de muitos tópicos que li sobre painel sandwich. Permita-me a liberdade, uma vez que é público, as citações que já fez em 2008, àcerca do Painel Sandwich:

Pedro Barradas 22 Dezembro 2008 editado

Deve colocar isolamento, pelo menos sob as caleiras...
    Se está a utilizar Sandwish... está incorrecto. Porque o isolamento térmico, no seu caso, deverá ser colocado sobre a laje de esteira.
    PS: Em vez se sandwich.. coloque chapa simples, para efectuar a pendente (3 a 5%) e o isolamento em roofmate (XPS) sobre a laje horizontal.

Pedro Barradas22 Dezembro 2008
    O importante é isolar directamente sobre a envolvente que fará as trocas térmicas, neste caso é a laje horizontal.
    O desvão não util.. não interessa.

Tudo isto, e muito mais, fez com que revíssemos a nossa solução inicial baseada somente no Painel Sandwich.

Por isso, e repondendo, finalmente, à sua pergunta, a solução geral que optamos foi (ver post #12):

Solução: isolar "directamente" por cima da laje com um isolamento térmico (XPS, Lã de Rocha,etc) e, mantendo a restante estrutura metálica, tenho 2 hipóteses:
    - Trocar o Painel Sandwich por um Painel simples de uma só chapa.
    - Manter o Painel Sandwich para um melhor "acondicionamento" da estrutura.

Esta é a solução que queremos e decidimos, e por isso nos posts seguintes coloquei dúvidas relacionadas com a solução final, para saber a vossa opinião. Mais concretamente:

- Dúvida 2: Ventilação e Ventos predominantes(ver post #14)
    - Dúvida 3: Impermeabilização das paredes das platibandas pela parte de dentro (ver post #16)
    - Dúvida 4: Impermeabilização das caleiras (ver post #19)
    - Dúvida 5: Tipo/Qualidade dos materiais (ver post #20).

Nota Importante: As dúvidas por mim aqui colocadas não são, de forma alguma, nem quero que sejam encaradas como tal, um "atestado de imcompetência" aos meus técnicos.
    Mas, como já disse por 2 vezes neste fórum e volto a repeti-lo:
    Para uma questão/problema, pode existir, e quase sempre existe, mais que uma boa solução.
    Os "meus" técnicos dão-me sempre soluções e ideias.
    Mas, a minha intenção ao participar neste fórum, é obter ainda mais ideias (soluções) para assim debate-las com eles.
    Por exemplo, a proposta inicial dos meus técnicos era a cobertura plana invertida e penso que ninguém pode dizer (acho eu) que é uma solução "incompetente".
    Mas, depois de eu debater este tipo de assuntos com eles, chegamos à conclusão que esta era a melhor solução.

Por isso, peço a vossa ajuda e opinião, para ter mais ideias para debater com os meus técnicos.

Cumprimentos
  15.  # 35

Colocado por: Pedro Barradas
    Para mim, o melhor sistema para impermeabilização de coberturas planas é a solução com TELAS DE PVC( nas zonas encerradas por platibandas)

Em relação á cobertura estamos a pensar o seguinte:

1- Regularização da totalidade laje horizontal

2- Aplicação de Isolamento Térmico (estamos inclinados para o XPS 80 mm) contínuo sobre a totatalidade da laje horizontal

3- Aplicação de Isolamento Térmico (tambem XPS mas de 20 mm) na totalidade das platibandas interiores

4- Eventual camada de separação entre Isolamento Térmico e Tela

5- Aplicação de tela impermeabilizante na totalidade das platibandas interiores a dobrar para a zona da laje horizontal (até às zonas onde terminan as caleiras (em extensão) )

6- Eventual camada de separação entre Tela e zinco

7- Forragem das platibandas com zinco

8- Cobertura em chapa lacada normal (Não Sandwich)

-Ventilação com aberturas nas platibandas ou ventilação tipo "chaminé" na própria chapa.

O que acham do sistema "geral"?

E, mais especificamente, o que acham que devo colocar (se acharem que devo colocar) nas camadas de separação?

E, em relação às telas, o que acham da Sika Multiseal para o ponto 5 (telas de impermeabilização)? São estas as telas de PVC que recomendam?

Cumprimentos
  16.  # 36

Será que durante uma grande chuvada ou granizada, não vai ter um barulhinho extra?
  17.  # 37

em vez de XPS 80 mm porque não usar poliuretano projectado? não faz a mesma função?
  18.  # 38

Ola marco1

Colocado por: marco1Será que durante uma grande chuvada ou granizada, não vai ter um barulhinho extra?

Talvez, por isso é que aínda estou a ponderar entre uma de 2 hipóteses:
    - manter a chapa sandwich, uma vez que, pelo que tenho lido de quem já tem esta solução, funciona também como "acondicionador" acústico
    ou
    - colocar uma camada de lã de rocha por cima da camada do XPS.

Cumprimentos
  19.  # 39

Ola sergyio

Colocado por: sergyioem vez de XPS 80 mm porque não usar poliuretano projectado? não faz a mesma função?

Pelo que tenho lido aqui no fórum, existem 2 desvantagens ao colocar poliuretano projectado, e peço que me corrijam caso esteja enganado:

- Durabilidade
    e
    - A possibilidade de comprarmos "gato por lebre", ou seja, contratarmos poliuretano de determinadas características e projectarem com características inferiores.

Cumprimentos
  20.  # 40

Colocado por: JoBruA possibilidade de comprarmos "gato por lebre", ou seja, contratarmos poliuretano de determinadas características e projectarem com características inferiores.

O maior problema é a espessura e lá colocam

0.0256 seg. NEW