Iniciar sessão ou registar-se
    • JoBru
    • 10 outubro 2010 editado

     # 1

    Boa Tarde

    No seguimento do tópico "mais geral", por nós criado:

    A nossa moradia - dúvidas e esclarecimentos sobre ETICS, impermeabilizações, coberturas

    decidimos criar um tópico apenas relacionado com a cobertura.

    A nossa descisão prende-se com 3 motivos essenciais:

    - não criar "muita confusão" num único tópico ao falar de coisas distintas e "deixar" o tópico "original" para as questões relacionadas com Etics e para assuntos mais generalistas.

    - a Cobertura é a parte que nos está a "dar" mais "dores de cabeça".

    - e, pelo que tenho lido aqui no fórum, é pela Cobertura que ocorrem grande parte das trocas térmicas.
    Por isso, o nosso "medo" com as consequências de não fazer a Cobertura da forma mais correcta.

    Cumprimentos
  1.  # 2

    Olá novamente

    Antes de mais vou colocar a planta de cobertura.

    Penso que seja útil para analisar a situação/solução.
      planta_cobertura.JPG
  2.  # 3

    A nossa solução inicial

    As nossas únicas "exigências" são:

    - cobertura "escondida" pelas platibandas.
    - boa relação custo/qualidade.
    - e, obviamente, que a solução para a Cobertura cumpra a sua função: isolamento termico e acústico, que não condense e que não "deixe entrar água".

    Depois de falarmos com engenheiros e técnicos chegamos à nossa solução:

    Cobertura em painel Sandwich .

    A nossa "decisão" deveu-se, entre outros, essencialmente aos seguintes factores:

    - falta de "absoluta confiança" nos sistemas de coberturas planas, nomeadamente pelo facto da água "andar" entre as diferentes camadas da solução e, também, pelo facto da manutenção do sistema (limpeza, eventual correcção de problemas) ser muito mais complexo.

    - termos altura de platibandas suficiente para implementar a estrutura metálica de suporte ao painel sandwich e assim escondê-lo.

    - Parece a solução com melhor relação custo/qualidade.
    (Aínda estamos à espera de um orçamento da Onduline para implementar a solução sub-telha mas, pelo que nos foi dado a perceber enquanto falávamos com a pessoa que nos vai dar o orçamento, ficamos com a ideia que o orçamento irá ser elevado e bastante superior à solução Sandwich).

    Nota: não temos qualquer tipo de "fetiche" pelo Painel Sandwich (nem por qualquer outra solução) e estamos abertos a outras soluções propostas pelos colegas do fórum.
    Pedíamos, no entanto, que ao darem as vossas sugestões/comentários não se esquecessem de uma questão essencial: o custo.
    Sabemos que existem soluções melhores que o "Painel Sandwich", mas o custo dessas soluções são incomportáveis financeiramente para nós.

    Cumprimentos
  3.  # 4

    Que preço por m2 têm para a solução de paineis sandwich?
  4.  # 5

    Olá Pedro

    Colocado por: Pedro Azevedo78Que preço por m2 têm para a solução de paineis sandwich?


    Os preços dos 3 orçamentos que tenho variam 42€ os os 50€.

    De seguida, vou descriminar os 2 orçamentos que tenho.
    Isto porque o 3º (por sinal, o mais barato) fez um orçamento de 2 linhas em que quase nada é especificado.

    Cumprimentos
  5.  # 6

    Orçamento 1

    - Cobertura de moradia com +- 240 m2.
    - A armação será feita em calha galvanizada 80X40X30.
    - Será coberto em painel sanduíche de 30 mm 3 canos Bordo/Branco ou Branco/Branco.
    - As caleiras serão feitas em chapa de inox de 1 mm na qualidade 304.
    - Emendas das caleiras, topos e saídas de água serão soldados a tig.
    - Forragem das paredes das platibandas pela parte de dentro com chapa lacada, cor a definir em obra.

    Total (sem IVA): 12000.00 Euros

    Nota: Se as platibandas em vez de serem forradas com chapa lacada forem forradas com chapa de zinco puro 0.65 acresce ao orçamento 1250.00€ + IVA.
  6.  # 7

    Orçamento 2

    - Orçamento para cobrir uma moradia:
    - Chapa sanduíche de 30 mm de 3 ondas.
    - Armação em tubo galvanizado 80X40.
    - Chapa lacada nas platibandas interiores.
    - Caleiras e rufos em chapa lacada.

    Total (sem IVA): 11000.00 Euros
  7.  # 8

    Comparação

    Qual acham, no geral, o melhor?
  8.  # 9

    Comparação mais promenorizada

    E comparando os 2 qual é melhor em relação a cada ponto especifico:

    - Cobertura: painel sanduíche de 30 mm 3 canos ou Chapa sanduíche de 30 mm de 3 ondas?

    - Armação: calha galvanizada 80X40X30 ou tubo galvanizado 80X40 ?

    - Platibandas interiores: Chapa lacada (igual nos dois)

    - Caleiras: chapa de inox de 1 mm na qualidade 304 ou chapa lacada ?

    - Diferenças:
    Emendas das caleiras, topos e saídas de água serão soldados a tig (não fala em rufos, acho eu :) ) - orçamento 1
    Rufos em chapa lacada (não menciona emendas, topos, saídas, nem soldagem) - orçamento 2.

    Existem elementos omissos que deveriam constar nos orçamentos?

    O Orçamento 1 parece-me mais discriminado, mas não fala em rufos.
    O que são rufos?

    O Orçamento 2 não fala soldagem das emendas das caleiras, topos e saídas de água.
    O que são estes "pormenores" (emendas das caleiras, topos e saídas de água)?

    Cumprimentos
  9.  # 10

    Veja este tópico: (é grande mas vale a pena)
    https://forumdacasa.com/discussion/1153/1/impermeabilizacao-cobertura-plana/
    Isolamento 5cm de Poliuretano (+/- = a 8cm de XPS) + impermeabilização com poliureia = 30€/m2
  10.  # 11

    Boa Noite

    Colocado por: Pedro Azevedo78Veja este tópico: (é grande mas vale a pena)


    Depois de ler o tópico por si mencionado (por acaso aínda não o tinha lido) e depois, também, de ler outros tópicos interessantes (preocupantes), nomeadamente:

    - Cobertura em painel de sandwich condensacao e infiltracao

    - Isolamento da placa do telhado

    - Cobertura tipo sandwich - como isolar

    fez com que revíssemos a nossa solução inicial.

    Vou tentar explicar, mais ou menos, aquilo que depreendi dos outros tópicos e espero que me corrijam, caso esteja enganado.

    1º - Ao colocar Cobertura em Painel Sandwich "corro" o risco de haver condensações na parte inferior do painel.

    2º - A solução será ventilar entre a parte superior da laje e o Painel Sandwich, o que origina um problema: "Quebra" do isolamento térmico.

    Solução: isolar "directamente" por cima da laje com um isolamento térmico (XPS, Lã de Rocha,etc) e, mantendo a restante estrutura metálica, tenho 2 hipóteses:
    - Trocar o Painel Sandwich por um Painel simples de uma só chapa.
    - Manter o Painel Sandwich para um melhor "acondicionamento" da estrutura.

    Sendo assim, levantam-se outras questões, que gostaria que os caros colegas do fórum me ajudassem, caso tenham disponibilidade para tal e que vou colocar nos seguintes posts.

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
  11.  # 12

    Solução Final:

    Dúvida 1: Interligação entre a estrutura metálica com o isolamento térmico

    Nota1: quando me referir a XPS, não estou a "condicionar a solução" ao XPS, mas sim, a referir-me a um isolante térmico "rigido" (se calhar placas de lã de rocha até seriam uma melhor solução) , uma vez que não estou muito inclinado para soluções projectadas

    Se não levasse isolamento térmico directamente sobre a laje, a estrutura metálica seria "fixada" directamente ao betão da laje.

    Levando o isolamento térmico, qual acham que é a melhor solução (ou qual a possível) :


    1ª Solução - Fazer 1º a estrutura metálica e "fixá-la" directamente ao betão da laje e, depois, colocar as placas XPS (mesmo sabendo que nos sítios onde leva os tubos da estrutura têem de ser muito bem "arrematados").

    2ª Solução - Isolar 1º continuamente com XPS e, depois, "agarrar" a estrutura ao XPS ou XPS+argamassa.

    Mas, para implementar esta solução, teria de colocar uma argamassa por cima do XPS para segurar a estrutura, certo?
    Senão os tubos da estrutura teriam de perfurar o XPS ou "pousar" em cima dele (se é que isso é possível).
    E, que tipo de argamassa (ou outra solução para "conjugar" com o XPS) aconselham?


    Na minha opinião de leigo, parece-me que a 1ª solução tem vantagem ao nivel da segurança da fixação da estrutura metálica mas tem a desvantagem de o XPS não ser continuo e ser mais dificil os "arremates" junto aos tubos da estrutura.

    A 2º solução parece-me que tem a vantagem de ter o isolamento contínuo, mas tenho dúvidas (e nem sei se é possivel), em relação à forma de fixar os tubos da estrutura (perfurar XPS, pousar sobre XPS ou colocar uma argamassa para fixar os tubos).

    Peço que tenham também em atenção (não sei se é relevante) à altura que o XPS (ou XPS + argamassa) vai "roubar". Isto porque, ao subir a altura, a estrutura ficará também mais alta e tenho de ter em conta a altura das platibandas, por causa das pendentes.

    O que aconselham?

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
  12.  # 13

    Solução Final:

    Dúvida 2: Ventilação

    Em que "local" deve ser feita a ventilação:

    - Aberturas nas platibandas? O que obriga a "rasgar" as platibandas (que são em betão armado) e a colocar grelhas.
    ou
    - Aberturas no próprio painel de cobertura? Levando depois um protecção tipo chaminé.

    Ventos predominantes

    Segundo o que "aprendi" aqui neste fórum, tenho de ventilar conforme os ventos predominantes.

    Como é que eu consigo saber quais são os ventos predominantes?

    Através da disposição da casa em relação à orientação polar?

    Ou são "calculados" de outra forma?

    Quantidade e Disposição das aberturas para ventilação

    Existe uma média aconselhável de quantas aberturas para ventilação são precisas, por exemplo, de X em X metros?

    Senão, qual a melhor forma de "calcular"?

    Existe alguma recomendação em relação à disposição das aberturas?
    Tipo, se tenho uma abertura na posição X numa platibanda, devo fazer uma outra abertura na platibanda do lado oposto nessa mesma posição X?

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
  13.  # 14

    Jobru

    "voçê" parece mais o construtor do que o dono de obra,

    há coisas que o construtor e os técnicos tem a solução para elas e o Jobru já anda com dores de cabeça.
    por exemplo considere uma 3ª hipotese que é de fixar a estrutura a uns pequenos maciços em betão e ai sim isolar a laje e depois "subir" com esses isolamentos ( térmico e impermeabilização ) de forma a cobrir esses maciços. garante assim a integridade da laje.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoBru
  14.  # 15

    Solução Final:

    Dúvida 3: Impermeabilização das paredes das platibandas pela parte de dentro

    Tendo em conta que:

    - As platibandas são em betão armado
    - As platibandas vão ser revestidas, pela parte exterior, com EPS 100 de 50 mm
    e que
    - Segundo os orçamentos apresentados,a forragem das paredes das platibandas pela parte de dentro será em chapa lacada ou zinco puro.
    - Vai ser colocado um "capacete" em inox por cima da platibanda

    Aconselham a colocar algum impermeabilizante (ou outro tipo de material) entre a platibanda (parte interior) e a chapa lacada (ou zinco) ?

    Pergunto isto porque não sei se, a chapa (ou zinco) de forragem, ao apanhar chuva, deixa "passar" água ou vapores para a platibanda, ou seja, a chapa (ou zinco) não é impermeabilizante, pois não?

    Para além disso, são dois materiais que "trabalham", tanto a chapa (aínda por cima com soldadura) como o betão.

    Resumindo, aconselham a colocar algum material, entre estes 2 elementos?

    Cumprimentos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rborges
  15.  # 16

    Ola marco1

    Colocado por: marco1há coisas que o construtor e os técnicos tem a solução para elas e o Jobru já anda com dores de cabeça.


    Realmente é verdade.
    Mas, como eu disse num outro tópico, para uma questão/problema, pode existir, e quase sempre existe, mais que uma boa solução.
    É óbvio que os "meus" técnicos e construtor dão-me sempre soluções e ideias.
    Mas, a minha intenção ao participar neste fórum, é obter ainda mais ideias (soluções) para assim debate-las com eles.
    Aínda para mais, temos abdicado de muita coisa a nível pessoal e financeiro para investir neste nosso "sonho" de ter a "nossa casa", por isso é natural que queirá-mos que tudo seja perfeito (ou perto disso...).
    Espero que compreendam e nos ajudem....
    No entanto, compreendo, e entendo, que algumas questões por nós aqui colocádas, sejam consideradas "ridiculas" ou "sem nexo" por quem percebe alguma coisa da matéria.
    Por isso, mais uma vez, peço desculpa quando colocar dúvidas desse tipo.



    Colocado por: marco1que é de fixar a estrutura a uns pequenos maciços em betão e ai sim isolar a laje e depois "subir" com esses isolamentos ( térmico e impermeabilização ) de forma a cobrir esses maciços. garante assim a integridade da laje.


    Muito obrigado pela sua sugestão.
  16.  # 17

    Caro Jobru, acho que está confundido em relação à "rigidez" da lã de rocha. Lá por que tem em parte do nome "rocha", este material é bem menos denso que o Xps.


    Colocado por: JoBru

    Nota1: quando me referir a XPS, não estou a "condicionar a solução" ao XPS, mas sim, a referir-me a um isolante térmico "rigido" (se calhar placas de lã de rocha até seriam uma melhor solução) , uma vez que não estou muito inclinado para soluções projectadas



    Cumprimentos.
  17.  # 18

    Solução Final:

    Dúvida 4: Impermeabilização das caleiras

    Que tipo de material aconselham para impermeabilizar e/ou isolar as caleiras nos seguintes locais?

    - Por baixo das caleiras( por cima da laje + XPS)?

    - Na parte interior da platibanda (no sitio onde encostam as caleiras)?

    - Aconselham a revestir com algum isolante as "caleiras em si", tipo "envolver" as caleiras?

    Cumprimentos
  18.  # 19

    Solução Final:

    Dúvida 5 - Útima (espero eu): Tipo/Qualidade dos materiais

    Nota: Vou tomar a "liberdade" de postar aqui comentários de outros colegas do fórum.
    Peço desculpa ao(s) autor(es) dos comentários se acharem incorrecto e, desde já, peço aos colegas em questão para dizerem-me para retirar as citações (que farei logo que mo digam) ou aos "moderadores" para apagarem imediatamente os posts.


    Como já disse anteriormente, por dificuldades técnicas, não consigo analisar correctamente os orçamentos nem "ver" se faltam elementos necessários (nos orçamentos) para uma correcta análise.

    Peço aos colegas do fórum que me ajudem neste aspecto, tendo em conta: os orçamentos que postei, em cima, neste tópico e as expressões que fui lendo noutros tópicos

    Por exemplo, ao ler outros tópicos relacionados com coberturas, vi expressões do tipo:

    Citando user alv: "...Seja também generoso na entrega da caleira...."

    Ser generoso nas caleiras refere-se a quê:

    - Qualidade e espessura do material??
    Num orçamento tenho: "caleiras serão feitas em chapa de inox de 1 mm na qualidade 304" e noutro tenho "Caleiras e rufos em chapa lacada". Algum destes é "generoso"?

    - Tamanho das caleiras?
    -O que é que pode ser considerado um bom "tamanho para as caleiras"?
    Nos meus orçamentos não menciona tamanho das caleiras. Deveria mencionar??

    Ou seja, o que é uma "caleira generosa"???

    Citando user alv: "...deixar nos topos das caleiras umas valentes "gárgulas", ou escoadores superficiais, que fazem com que a água se escape quando há uma tromba ou quando as caleiras se queixarem da falta de manutenção, evitando que a água extravaze para o interior da casa...."

    O que são "gárgulas" e o que é necessário para serem "valentes"?
    Eu penso que os meus orçamentos não falam disso, pois não??

    Desculpem a "confusão" e eventuais perguntas "sem nexo", mas já estou com a "cabeça à roda" por causa da cobertura. E o Inverno aproxima-se.
    Peço, por favor, aos colegas do fórum que me ajudem na melhor solução para a minha cobertura


    Cumprimentos
  19.  # 20

    Boa Noite rui moreira

    Colocado por: rui moreiraCaro Jobru, acho que está confundido em relação à "rigidez" da lã de rocha. Lá por que tem em parte do nome "rocha", este material é bem menos denso que o Xps.


    Eu não tenho a certeza do que vou dizer, mas penso que já há placas de lã de rocha rigidas. Fazendo uma rápida pesquisa pelo google encontro,por exemplo:

    Placa Lã de Rocha 3cm 175Kg Placogesso:
    Espessura: 30 mm
    Densidade: 175Kg
    Largura: 1000 mm
    Comprimento: 1200 mm

    Agora, se tem ou não rigidez suficiente, confesso que sou completamente leigo. Mas a rigidez não tem a ver com a densidade?
    Se assim for 175 kg não é uma boa densidade para ser "rigida"?

    Cumprimentos
 
0.0240 seg. NEW