Iniciar sessão ou registar-se
    • Fab
    • 12 outubro 2010

# 1

Boa noite.

Vou arrendar um apartamento mas ainda não assinei contrato. Já fui ver a casa e como gostei, ficou acordado que ficava com a casa só que ainda sou inexperiente nesta questão de arrendar casa, então eu antes de assinar contrato queria questionar a imobiliaria e o senhorio sobre certas condições.

Por exemplo:
    - se houver algum problema com os electrodomésticos quem os resolve?
    - Dou o dinheiro da 1ª renda + caução antes ou depois de assinar contrato?
    - Não quero pagar condominio nem ir ás reuniões do prédio,pode haver uma clausula no contrato acerca deste assunto?
    - Ainda não testei as máquinas de lavar loiça, roupa, forno ou ver se o chuveiro funciona bem porque tanto a água como a luz estão cortadas e vou ter que fazer um contrato em meu nome. Se alguma coisa falhar logo á partida o que aconselham a fazer, caso o proprietário haja de má fé e não se queira mexer?
    - Devo pedir para por uma clausula que responsabilize o proprietário a arranjar fechaduras caso sejam assaltadas?
    - Já me disseram que a caução serve para pagar alguns danos que o inquilino tenho feito na casa mas também me dizem que é devolvida no ultimo mês da estadia do inquilino.

Se me puderem aconselhar em mais coisas agradecia porque é o 1º contrato de arrendamento que estou a fazer e queria que corresse tudo bem.
    •  
      FD
    • 13 outubro 2010

# 2

Colocado por: Fab- se houver algum problema com os electrodomésticos quem os resolve?

Preveja isso no contrato senão depois é um ver se te avias... chegue a acordo com o senhorio e inscrevam uma cláusula no contrato que estipule o que é responsabilidade de quem.

Colocado por: Fab- Dou o dinheiro da 1ª renda + caução antes ou depois de assinar contrato?

No momento da assinatura do contrato.

Colocado por: Fab- Não quero pagar condominio nem ir ás reuniões do prédio,pode haver uma clausula no contrato acerca deste assunto?

Só é sua responsabilidade se estiver no contrato, se não estiver, não tem que fazer nada disso.

Colocado por: Fab- Ainda não testei as máquinas de lavar loiça, roupa, forno ou ver se o chuveiro funciona bem porque tanto a água como a luz estão cortadas e vou ter que fazer um contrato em meu nome. Se alguma coisa falhar logo á partida o que aconselham a fazer, caso o proprietário haja de má fé e não se queira mexer?

Inclua uma cláusula no contrato onde diz que todos os equipamentos e funções da casa estão sujeitos a período experimental de 30 dias de forma a ver se funcionam correctamente ou não. Preveja também a possibilidade de reparar o que estiver mal por sua conta, descontando o respectivo valor na renda seguinte.

Colocado por: Fab- Devo pedir para por uma clausula que responsabilize o proprietário a arranjar fechaduras caso sejam assaltadas?

É algo pouco comum mas, se sente melhor com isso, faça-o.

Colocado por: Fab- Já me disseram que a caução serve para pagar alguns danos que o inquilino tenho feito na casa mas também me dizem que é devolvida no ultimo mês da estadia do inquilino.

A caução pode ter o fim que se lhe der, pode ser para garantir o pagamento da última renda, evitando que o arrendatário fuja sem a pagar, como pode ser para garantir o bom estado do imóvel.
    No contrato deve estar perfeitamente indicada a finalidade da caução.

Colocado por: FabSe me puderem aconselhar em mais coisas agradecia porque é o 1º contrato de arrendamento que estou a fazer e queria que corresse tudo bem.

Tire fotos do que existe e do estado em que está. Anexe-as ao contrato e anote também todos os defeitos que a casa tem - faça o senhorio rubricar e datar esse relatório em como concorda com ele.
    Dessa forma, evita que de futuro haja problemas quanto ao estado da casa.

0.0097 seg. NEW