Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva!

Em 2007 renovei a casa por completo, incluíndo o telhado que estava em fibrocimento com vigas de madeira, para vigas de cimento e telha lusa.

A estrutura actual é telha, vigas, placa horizontal, tectos falsos.

Os tectos falsos, principalmente das áreas da casa viradas a norte, estão a ganhar manchas de bolor (pretas e amarelas) e tenho pequenos mosquitos no tecto...

Tenho visto diversos tópicos no forum sobre isolamento e diferenças termicas, a casa é junto ao mar, logo, humidade é o que não falta.

O que devo fazer para resolver o problema das manchas nos tectos falsos? Tenho vindo insistentemente a limpar com lixivia, mas voltam a aparecer.

Obrigado,

AS
  2.  # 2

Anexo fotos
    De Casa

De Casa
  3.  # 3

E fotos das manchas, não tem?
    Presume-se que o sotão fique sobre o tecto falso onde estão as manchas, correcto?
    Esse sotão é acessível?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexsilva_pt
  4.  # 4

Obrigado pela sua resposta.

Uma vez que ainda ontem limpei o tecto com lixivia, só tenho umas pequenas manchas castanhas, espero que dê para perceber pelas fotos (do telemóvel)...

Tenho tecto falso, placa horizontal (das primeiras imagens), vigas e telha; sim, ficam por cima do tecto falso, mas só tenho este problema no lado norte da casa, onde apanha menos sol.

O sotão só é acessível levantando telhas...

De Casa

De Casa

AS
  5.  # 5

Será uma solução, levantar todo o telhado, aplicar roofmate por cima das vigas, e voltar a assentar a telha? Ficando a mesma cravada no roofmate?

AS
  6.  # 6

A que distancia estão os tectos falsos da placa?...Tem isolamento(xps ou manta) logo por cima do pladur)...Se não tem isolamento entre a placa (lage) e o pladur (tecto falso), deverá ser esse o problema...condensação...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: alexsilva_pt
  7.  # 7

Os tectos falsos estão a cerca de 15cm da placa, não tem nenhum isolamento.

De que forma posso corrigir esta situação?
  8.  # 8

Obrigado pelos contibutos...

Retirar os tectos falsos está fora de hipotese... vou esperar pela primavera e pedir orçamentos para levantar a telha e aplicar roofmate em todo o telhado, com a salvaguarda que faz sobre as telhas de respiro.

Para um telhado de 200m2, qual o custo que poderá ter uma operação destas??

Sendo que o roofmate tem 3cm de altura, não será necessário subir toda a estrutura lateral do telhado?

AS
  9.  # 9

Alexandre,
    Em primeiro lugar, pela descrição das manchas, eu também apontaria em primeiro lugar para CONDENSAÇÃO devido a excesso de humidade no interior da casa, e aos tectos estarem à temperatura adequada (frios).

Se ao raspar as manchas, elas estão à superfície, e tanto a placa de gesso cartonado como a tinta não aparentam ter defeitos provocados por humidade vinda do exterior (infiltrações), tudo bem... Deverão ser manchas de bolor derivadas de condensação.

Se você pretende isolar térmicamente o tecto da casa, não se limite a roofmate com 3cm. Meta DUAS camadas cruzadas de 3 ou 4cm de espessura.

MAS como os tectos são "falsos" (estão 15cm abaixo da placa), mesmo sem isolamento térmico, tenho dúvidas que seja essa a causa (falta de isolamento térmico sobre a placa). A caixa de ar entre a placa e o tecto já devia fazer algum isolamento térmico.

Portanto, suspeito que Você, para além de não abrir as janelas para ventilar, também não aquece a casa. :-)

Já agora:
    Ao olhar para a primeira fotografia (o telhado visto pelo interior), vê-se claramente a luz do céu pelo intervalo das telhas.
    Eu sei que há quem acredite que um monte de buracos rodeado de pedaços de cerâmica, isto é, que um "telhado" é impermeável. Mas se entram raios de sol, nada impede que a água também entre.
    No seu lugar, eu investiria não só no isolamento térmico da casa mas também na IMPERMEABILIZAÇÃO da placa.

0.0165 seg. NEW