Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    A plantação de eucaliptos em terrenos que são secos ou que são muito pobres em relação a Lençois freáticos e ,estou-me a referir concretamente à zona do alentejo devia de ser simplesmente proibido, pois as raizes desta especie tem a capacidade de ir buscar água a muitas dezenas de metros de profundidade, "secando" quase por completo a possibilidade de outras especies crescerem à sua volta.

    Agora tambem creio que em zonas em que os terrenos tem água em abundância, a pluviosidade é constante, não vejo qualquer problema na sua plantação, apesar do eucalipto se dar melhor em zonas secas.

    Uma pergunta, a plantação de pinheiros está ou não proibida devido à "doença dos Pinheiros"?

    um abraço
  2.  # 22

    Colocado por: Mac
    Colocado por: Parreira
    Fala com conhecimento de causa?É que esse argumento é de alguem que não tem conhecimento do que fala.

    Claro que sei do que estou a falar.
    Repare que na minha intervenção dei a minha opinião sobre o que penso dos eucaliptos no nosso país sem nunca ter sugerido que o Sr fala sem "conhecimento do que fala".
    Repare ainda que foi o Sr quem abriu este tópico e, logo no início pediu comentários sobre este assunto, logo devem ser respeitados e não deve ser posta em causa a idoneidade de quem os produziu.
    Mas já que tocou no assunto:

    Colocado por: Parreira
    Não sei se sabe, mas os terrenos abandonados poderão até ser alvo de multa por parte da autarquia, se constituirem perigo de incendio.


    Sei a que se refere. Refere-se ao Dec-Lei 124/2006 que prevê uma série de medidas e restrições com vista á prevenção de incêndios florestais. Só que não basta aos terrenos estarem abandonados e, por isso, constituirem risco de incêndio para poderem ser alvo de coima (e não multa como disse) por parte das autarquias. Para serem objecto de coima têm de constituir risco de incêndio e estarem a menos de 50 metros das habitações, ou a menos de 100 metros dos aglorados urbanos.... entre outras.
    Se for ler o diploma verá, facilmente, que sei do que falo.
    Cumprimentos


    Mas eu apenas lhe perguntei se tem conhecimento, não o coloquei em causa. Quanto á coima ou multa, apenas é uma questão terminologia.

    Sim, de facto perguntei, e é precisamente de opiniões contrárias, que surge o debate.

    Cumps
  3.  # 23

    Anónimo disse:
    Afinal em que ficamos?

    Os eucaliptos são bons para o ambiente? ou não?

    Por mim nada melhor que um aqua plantado, com uns belos Carnegiella strigata e uns Gourami. É um relax...
  4.  # 24

    Domingo, 9 de Dezembro de 2007

    Sou um grande admirador dos eucaliptos: árvores imponentes, de crescimento rápido, com um aroma característico. Os ecologistas detestam os eucaliptos: dão cabo dos solos, consomem muita água e afuguentam os animais.

    Mas isto está a mudar. Começa a haver algum consenso de que o eucalipto é uma das árvores mais bem posicionadas no combate ao aquecimento global, se este fôr causado pelas emissões de dióxido de carbono. O que dantes era detestado pelos ecologistas é agora um bem: a maior capacidade do eucalipto efectuar a fotossíntese:

    6 CO2 + 12 H2O → C6H12O6 + 6 O2 + 6 H2O




    Eucalipto retém mais CO2 da atmosfera

    A árvore "campeã" no combate aos poluentes responsabilizados pelas alterações climáticas é, em Portugal, o eucalipto, de acordo com a agência Lusa, que cita estudos com três tipos diferentes de coberto vegetal - eucaliptal, montado de sobro e pastagens.

    De acordo com dados avançados pelo presidente do Conselho Científico do Instituto Superior de Agronomia, em Lisboa, João Santos Pereira, medições que vêm sendo realizadas numa plantação de eucaliptos perto de Pegões, concelho de Setúbal, indicam que aquela árvore, de crescimento rápido, é a que retém da atmosfera mais dióxido de carbono, considerado o principal responsável pelo aquecimento global (7,45 toneladas de carbono por hectare e por ano, em 2003, e 4,77 toneladas em 2006).

    O resultado efectivo da retenção é obtido através da subtracção ao total de dióxido de carbono absorvido durante o dia, quando exposta à luz solar, da chamada respiração, que a árvore realiza durante a noite, com a ausência de luz, em que devolve à atmosfera parte do gás poluente retido com a iluminação natural. Para o montado de sobro, os valores foram de 0,47 toneladas por hectare/ano em 2003 e de 1,8 toneladas em 2006. Os números para as pastagens são semelhantes aos dos sobreiros.

    Não se conhecendo o total de carbono retido pela floresta portuguesa, admite-se, a título de exemplo, que os 700 mil hectares de montado de sobro existentes no País conseguiriam retirar da atmosfera 1,26 milhões de toneladas de carbono, o que não chega a 2% das 88,44 milhões de toneladas libertadas para a atmosfera em Portugal, no ano passado, de acordo com dados do Instituto do Ambiente.|
  5.  # 25

    Anónimo disse:
    Puxa!!!

    De facto!!!

    Contra factos não há argumentos...

    Está decidido.

    Vou plantar uns eucaliptozitos no meu quintal...
  6.  # 26

    Anónimo disse:
    Tenho alguns terrenos autorizados para eucaliptos. Zona da Mealhada.
    O meu contacto: 966809708 ou [email protected].

    1 abraço,
  7.  # 27

    ...Cada um come do que gosta,meus amigos.Eu cá contento-me com o q.por aqui se dá...oliveiras,castanheiros,carvalhos...se até há uma localidade chamada de Carvalhal.E os belos carvalhos que eu tenho aqui na minha quinta(terão 100 anos alguns ?).É lá que cantam as rolas selvagens e outras aves que gostam do pinheiro manso que por lá nasceu e que eu acarinhei até à idade adulta (já dá pinhões pelo Natal,haja paciência para os apanhar e partir).É tão bom comprá-los já prontos a ser comidos...
    Cumprimentos
  8.  # 28

    Não percebo o dilema, se está tão bem informado,
    pelos vistos, quando era miuda, os meus pais tinham um eucalipto ao pé de um poço, e a verdade é que a agua desaparecia, bem, talvez tivesse algum animal tipo desconhecido, a secar o poço.
  9.  # 29

    Colocado por: mjmssNão percebo o dilema, se está tão bem informado,
    pelos vistos, quando era miuda, os meus pais tinham um eucalipto ao pé de um poço, e a verdade é que a agua desaparecia, bem, talvez tivesse algum animal tipo desconhecido, a secar o poço.


    Seria esse poço no Entroncamento?
  10.  # 30

    Anónimo disse:
    Possivelmente foi mais um fenómeno da natureza 'in Entroncamento' !!!

    Ou será que não?
  11.  # 31

    Não sei qual a utilidade deste tópico, pois todas as opiniões contrárias à do criador do tópico, foram sempre descredibilizadas pelo próprio.
  12.  # 32

    Colocado por: R3volutionNão sei qual a utilidade deste tópico, pois todas as opiniões contrárias à do criador do tópico, foram sempre descredibilizadas pelo próprio.


    A utilidade é debater ideias, que apesar de as terem, nao as fundamentam. São ideias pré-concebidas, sem suporte. Ou então coloquem aqui suporte. Afinal o unico que o fez, fui eu!
    • xana
    • 9 outubro 2008

     # 33

    Sr. Parreira,

    Vou revelar uma coisa que até já deve ter conhecimento. Apresentar suporte para os argumentos, como disse, é uma atitude bastante boa. Em ciência é isso que se faz. Mas o mais engraçado é que se pesquisar um tema exaustivamente vai encontrar de certeza artigos científicos que dizem bem de eucaliptos e outros que dizem mal. É como ir ao médico, há um que diz uma coisa e outro que diz outra…

    Vou dar um exemplo que me é familiar: Aquecimento global. Existem artigos de revistas conceituadas que apoiam teorias contrárias. Teoria I – O aquecimento global é provocado pelas emissões de CO2; Teoria II – O aquecimento global é um fenómeno natural, que já ocorreu em vários períodos da história da Terra, provocado por alterações solares. Todos os estudos apresentam uma metodologia credível. Portanto em que ficamos?? Também gostava de saber a resposta….:-))

    Portanto considero que não vale a pena pôr aqui referências para apoiar a minha opinião. Pois, você facilmente arranjava um estudo qualquer que afirma o contrário.

    O Eucalipto é uma espécie australiana, não fazia parte da nossa flora. A introdução de espécies exóticas tem sempre impactos negativos, apesar da ideia inicial de introduzir essas espécies seja quase sempre legítima. Por exemplo: O Lagostim vermelho foi introduzido por ser uma espécie de interesse comercial, hoje é uma praga que provoca estragos consideráveis nas culturas de arroz; Gambúsia (peixe) foi introduzida com o intuito de reduzir a quantidade de mosquitos responsáveis pela malária no sec. XIX. Hoje é uma espécie extremamente invasiva. Encontra-se em quase todas as Bacias Hidrográficas competindo com as espécies autóctones. E, infelizmente, existem muitas mais espécies que foram introduzidas, e todas elas causaram estragos não só ambientais como económicos.

    O problema do eucalipto em relação ao consumo de água já foi dito aqui. E é um argumento válido. Cada espécie tem os seus requisitos de água. Por isso é que a vegetação vai mudando de zona para zona geográfica.

    Acho que toda a gente sabe que enfrentamos um grave problema de desertificação, causado em parte pelo uso do solo. Plantar arvores que requerem muita água como o eucalipto, plantar jardins com flora que não está adaptada ao clima mediterrâneo, e por isso vai requerer mais água, campos de golfe ás centenas no sul de Portugal, etc…só vai piorar a situação. Isto tudo é um facto. Penso que ninguém vai contra argumentar. Mas no meio disto tudo existe sempre o aspecto económico que também tem de ser considerado. E entramos assim no campo da Gestão. Ambos os interesses têm de ser geridos, os ambientais e os económicos. Neste momento em Portugal não me parece que haja gestão, o interesse económico ganha quase sempre.

    Falando agora da “floresta” portuguesa… Eu pergunto: “Qual floresta?” Há Floresta em Portugal? Eu só vejo monoculturas de Eucaliptos e Pinheiro. O único sítio onde ainda existe Bosque Mediterrâneo é na Serra da Arrábida. Quem olha para esse bosque, ou olha para a Floresta Negra na Alemanha, ou os Vosges em França, ou a Floresta na Escandinávia sabe que em Portugal não existe praticamente Floresta. E isso é triste…
    É claro que os proprietários de terrenos florestais não têm a responsabilidade total disto, o Governo é que há muitos anos deixou que a Floresta fosse extinta. Mais uma vez por interesses económicos. Cortar as arvores todas e plantar uma só espécie de crescimento rápido é mais rentável para o proprietário do que manter a Flora local. Agora que sabemos as consequências deste tipo de monocultura, tanto ambientais como também do risco de incêndio, é difícil mudar. Um carvalho demora muito tempo a crescer. Implementar o conceito de “Gestão Florestal”, como há nos países escandinavos, é difícil quando tem de se começar do zero.

    Como disse o aspecto económico de qualquer problema ambiental não pode ser ignorado, para não correr o risco de uma solução proposta não ser aceite. A Economia portuguesa neste momento precisa que existam plantações de Eucaliptos. Proibir simplesmente a plantação desta espécie é algo que não seria viável. No entanto existem sempre medidas de minimização do impacto negativo desta monocultura. Redução da área plantada com esta arvores, incentivos á plantação de arvores autóctones, incentivos á plantação de eucaliptos associadas a outras espécies (que consigam competir com o eucalipto) de modo a prevenir os incêndios e a criar um habitat mais propicio ás outras espécies, etc

    Cumprimentos,
    Xana
    Concordam com este comentário: raulschone, ruiga
  13.  # 34

    Finalmente um comentário com principio meio e fim. Aínda existem pessoas com alguma sapiencia. Não concordando com tudo, gostei do seu comentário, xana.

    Cumprimentos

    NOTA: Por exemplo num projecto de reflorestação, não é possivel fazer uma "monocultura". É obrigatorio existirem várias especies. O meu projecto, foi aprovado com essas permissas.A plantaçao destas arvores, tem tb, uma limitação. Não é simplesmente plantar. Existem quotas.

    Cumprimentos
  14.  # 35

    Sr Parreira, só tenho a dizer que para mim o senhor veio para aqui com uma atitude muito agressiva e a tentar arranjar uma discussão que ninguém está interessado em ter consigo. Vá para um fórum de desporto e fale mal do SLB que de certeza que conseguirá o que pretende.

    Cumprimentos,

    Rui silva
  15.  # 36

    Anónimo disse:
    também concordo... Rui Silva...
    ...mas, ...vendo melhor as coisas...
    ...talvez, ...seja melhor ficar...
    ...tal como está...

    Volte, que da minha parte está perdoado.

    BFS
  16.  # 37

    Colocado por: xanaSr. Parreira,

    Falando agora da “floresta” portuguesa… Eu pergunto: “Qual floresta?” Há Floresta em Portugal? Eu só vejo monoculturas de Eucaliptos e Pinheiro. O único sítio onde ainda existe Bosque Mediterrâneo é na Serra da Arrábida. Quem olha para esse bosque, ou olha para a Floresta Negra na Alemanha, ou os Vosges em França, ou a Floresta na Escandinávia sabe que em Portugal não existe praticamente Floresta. E isso é triste…
    É claro que os proprietários de terrenos florestais não têm a responsabilidade total disto, o Governo é que há muitos anos deixou que a Floresta fosse extinta. Mais uma vez por interesses económicos. Cortar as arvores todas e plantar uma só espécie de crescimento rápido é mais rentável para o proprietário do que manter a Flora local. Agora que sabemos as consequências deste tipo de monocultura, tanto ambientais como também do risco de incêndio, é difícil mudar. Um carvalho demora muito tempo a crescer. Implementar o conceito de “Gestão Florestal”, como há nos países escandinavos, é difícil quando tem de se começar do zero.

    Cumprimentos,
    Xana


    Xana lamento mas não concordo quando diz "Eu só vejo monoculturas de Eucaliptos e Pinheiro"... está a esquecer que 1/3 da area florestal é o montado (convido-a apreciar os belos montados alentejanos na altura da primavera, principalmente nos distritos de Portalegre e Évora), que inclui os Sobreiros e as Azinheiras, claro q esta duas especies tem vindo a perder terrenos nos ultimos anos, pelo facto de ter havido alguns arranques, apesar de especie protegida e também uma doença que seca por completo os sobreiros levando-os à morte.

    Alguns sites interessantes (dados de 2001):

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa
    http://www.celpa.pt/images/articles/199/ciclo_floresta.pdf

    um abraço
    • Jonh
    • 10 outubro 2008 editado

     # 38

    Xana lamento mas não concordo quando diz "Eu só vejo monoculturas de Eucaliptos e Pinheiro"... está a esquecer que 1/3 da area florestal é o montado (convido-a apreciar os belos montados alentejanos na altura da primavera, principalmente nos distritos de Portalegre e Évora), que inclui os Sobreiros e as Azinheiras, claro q esta duas especies tem vindo a perder terrenos nos ultimos anos, pelo facto de ter havido alguns arranques, apesar de especie protegida e também uma doença que seca por completo os sobreiros levando-os à morte.

    Alguns sites interessantes (dados de 2001):

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Floresta_portuguesa
    http://www.celpa.pt/images/articles/199/ciclo_floresta.pdf

    um abraço


    Ora nem mais...
    Ja ouviram falar da produção de cortiça? ;)
    • xana
    • 10 outubro 2008

     # 39

    afsantos, conheço bem o Alentejo e o montado. E sei bem a importância deste habitat que é protegido pela Directiva comunitária Habitats.

    Mas o montado, para mim nao é comparável a uma Floresta, por exemplo, da Escandinávia, onde a biodiversidade é muito maior. Para mim uma floresta é uma mancha verde densa onde é dificil distinguir as várias espécies existentes. Na Suécia, por exemplo, as árvores agora têm diferentes tonalidades de verdes, amarelos e castanhos, dependendo da espécie. Só mesmo vendo estas florestas é que se percebe a grande diferença que existe.

    O montado de sobreiro e azinheira é uma exploraçao humana, o terreno á volta dos sobreiros é limpo de modo a ser possivel a existência de gado, etc etc.. Existe muita intervençao humana nos montados. A paisagem alentejana é linda no Inverno e Primavera, mas no Verão perde um pouco da sua beleza. O verde desaparece e dá lugar a uma paisagem seca e árida. Existem zonas no Alentejo em que a densidade de sobreiro e azinheira é grande, onde as copas das arvores se tocam e confundem, onde o gado nao chega e nao destroi a vegetaçao arbustiva. Nestas zonas a beleza nas desvanece no Verão. O verde mantém-se.

    No lugar do montado existia, ha uns seculos, bosque mediterrâneo. Semelhante ao que existe na Arrábida. O bosque despareceu por intervençao humana. Quando digo que nao existe Floresta em Portugal, estou a dizer que da paisagem natural ja existe muito pouco em Portugal. Restam apenas alguns cantinhos, na Árrabida e Geres, onde ainda se pode ver Bosque e Floresta. Toda a area restante está demasiado intervencionada.

    Sobreiros e Azinheiras todas alinhadas, Eucaliptos e Pinheiros todos alinhados nao é Floresta, essa é a minha opiniao.

    Xana
    Concordam com este comentário: raulschone, ruiga
    • tg
    • 22 outubro 2008 editado

     # 40

    Colocado por: ParreiraProcuro propriedades com eucaliptos, a nivel nacional. preferencialmente grandes áreas. Para vender ou arrendar. Quem tiver ou souber alguma coisa, por favor contacte-me ou deixe aqui comentário.

    Obrigado

    Aproveito para perguntar qual a vossa opinião sobre os eucaliptos?E porquê?


    Boa noite caro sr Parreira,
    Tenho um terreno na zona de Sintra com cerca de 10.000m2, que penso, se enquadra naquilo que procura.
    Caso seja esteja interessado, estarei disponivel para contacto através do e-mail, [email protected].
    tg
 
0.0222 seg. NEW