Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

    Anónimo disse:
    boa tarde
    tenho algumas propriedades que lhe podem ter algum interesse.
    contacto :[email protected]
    • R.C.
    • 12 fevereiro 2009

     # 42

    Sr. Pereira:

    Estudos comprovam que o Eucalipto consome pelo menos 200 litros de água por dia. Como, em um hectare, costumam ser plantadas 1.100 árvores, 220.000 litros de água serão consumidos por dia.
    (www.accionecologica.org)

    Ok, agora pode argumentar que eu não observo directamente este facto, mas duvido que o Sr. passe o seu tempo a olhar para as folhas a ver a quantidade de CO2 que o eucalipto transforma em O2. No entanto utiliza esse argumento a favor do eucalipto.


    Cumprimentos,
    R.C.
  2.  # 43

    Colocado por: R.C.Sr. Pereira:

    Estudos comprovam que o Eucalipto consome pelo menos 200 litros de água por dia. Como, em um hectare, costumam ser plantadas 1.100 árvores, 220.000 litros de água serão consumidos por dia.
    (www.accionecologica.org)

    Ok, agora pode argumentar que eu não observo directamente este facto, mas duvido que o Sr. passe o seu tempo a olhar para as folhas a ver a quantidade de CO2 que o eucalipto transforma em O2. No entanto utiliza esse argumento a favor do eucalipto.


    Cumprimentos,
    R.C.


    Caro:

    Eu não sou ambientalista, nem entendido na materia. O que eu sei, e qq um pode ver, é que num local onde existem milhares de eucaliptos, a agua corre pelo chão numa pequena linha de agua, e os vários poços existentes num local, muito antigos, estão cheios de agua, que é visivel. Também um furo existente, tem agua.

    E isto não é nenhum argumento, é uma constatação. Quem não gosta dos eucaliptos, não olhe para eles. Agora que muitas propriedades estão melhores com essas arvores, que abandonadas, isso é inquestionavel. Por outro lado, os proprietários desde que tenham licença para os plantar, estão tanto no seu direito como qq um de nós fazer ou não, num terreno seu, uma casa.
    Se pode, é uma opção dele.

    Aproveito também para referir, que geralmente, quem é contra é quase sempre quem não tem onde os plantar. Nem sempre, mas quase. Mera coincidencia?
  3.  # 44

    Sr Parreira,
    não sei se ainda procura os tais terrenos de eucaliptos. Eu possuo 2 hectares no norte. Interessa-lhe a compra, aluguer ou corte? Nunca houve grande proveito nessa "madeira", as únicas vezes que foi vendida foi depois de incêndios.
    O terreno fica numa encosta de serra ao lado de uma estrada municipal.
    Deixe forma de contacto.
    Obrigado.
  4.  # 45

    Bom, não sou propriamente entendido nesta matéria mas tenho uma propriedade com cerca de 2 hectares onde convivem alegremente eucaliptos, acácias, medronheiros, pinheiros, sobreiros, carvalhos, castanheiros, laranjeiras, figueiras, nespereiras, romanzeiras, cerejeiras...e mais umas quantas, e até ver tudo cresce e tudo dá fruto e água foi coisa que até à data ainda não faltou. Esta situação de árvores já é mais velha do que eu, por isso estamos a falar de uma propriedade em que estes vários cultivos arvenses já têm mais de 30 anos.
    O eucalipto efectivamente é conhecido por sugar muita água mas acho que pior são por exemplos os choupos, essas sim. Tenho um vizinho que plantou um numa propriedade ao lado da minha e já tenho raizes a invadir-me um dos poços.
    O eucalitpo é preciso, assim como as outras espécies de árvores. Nos últimos anos efectivamente houve um grande crescimento de eucaliptais pelo facto das pessoas cada vez mais deixarem a agricultura doméstica. Mal por mal mais vale plantar eucaliptos do que mato, sempre se contribui para o crescimento da actividade económica.
    Estamos a falar de um país em que o Estado planta jardins nas rotundas e nos separadores das autoestradas e que rega diariamente, mesmo quando está a chover....por isso criticar quem planta eucaliptos por gastarem água não me parece muito sensato. Pelo menos o papel que utilizamos é feito com recursos nacionais e só por isso há que preserva-lo com conta peso e medida, como aliás se devia fazer a todas as espécies.
  5.  # 46

    Então e porque é que não aproveita esse terreno todo e planta oliveiras? Há muitos apoios para isso, além do azeite ter actualmente uma alta capacidade exportadora e ser uma coisa com pouca manutenção.

    Dê uma voltinha a Pias e veja lá o que os espanhóis lá fizeram, que os tugas nunca quiseram fazer... é lindo de se ver!
  6.  # 47

    Passados quase 4 anos, aqui temos um perfeito manual de manipulação, distorção dos factos e adulteração feito por este Parreira. Delirante como ele começa o dialogo...quer comprar o não sei o quê, mas insiste para que os outros digam o que pensam dos eucaliptos. Ele precisa de uma deixa para despejar a cassete eucalipto.Chega a ser brilhante! Brilhante mas previsivel e idiota . Será que não age sob anonimato e não será o Miguel Relvas???

    R Cardoso que não se deixa engrominar com demagogos.
  7.  # 48

    e o Parreira diz " ... O que eu sei, e qq um pode ver, é que num local onde existem milhares de eucaliptos, a agua corre pelo chão numa pequena linha de agua, e os vários poços existentes num local, muito antigos, estão cheios de agua, que é visivel. Também um furo existente, tem agua." Mas isto parece mais uma história para miudos estupidos.Este Parreira deve achar é que todo o pessoal é burro e troglodita como ele....Parreira põe as cartas na mesa e diz quem te paga para vires com essas ideias idiotas.

    R Cardoso
    Concordam com este comentário: raulschone
  8.  # 49

    Colocado por: vavafigEntão e porque é que não aproveita esse terreno todo e planta oliveiras? Há muitos apoios para isso, além do azeite ter actualmente uma alta capacidade exportadora e ser uma coisa com pouca manutenção.

    Dê uma voltinha a Pias e veja lá o que os espanhóis lá fizeram, que os tugas nunca quiseram fazer... é lindo de se ver!



    O azeite tem uma alta capacidade exportadora, principalmente e neste momento para o Brasil, pois é muito apreciado pelos brasileiros e o custo de exportação diminui ao serem realizados, em Portugal, os testes de qualidade. Mas, não pense que é "ovos de oiro". O preço do azeite está a descer imenso! Em relação à plantação intensiva e super intensiva de oliveiras: realmente é um espectaculo assistir ao processo todo. Mas, um azeite "intensivo" não é tão bom como um azeite português feito em regime extensivo. Claro que isto é uma opinião. Num curso realizado há um mês de provas de azeites, ministrado por espanhois, já sabia que quando provavamos um azeite portugues feito com grande percentagem de baga galega sabia-lhes a ranço. Eu o contrario, achava os azeites espanhóis exageradamente condimentados. Eles admiravam-se imenso, como o nosso azeite era muito vendido :-). Outra coisa, o regime muito intensivo, além de muitos mais produtos que se têm que aplicar, as oliveiras têm curto espaço de vida e as terras ficam estragadas. Muitas são arrendadas.....Eu claro, adoro o regime mais extensivo, ninguém me tira da cabeça que o azeite é mil vezes superior. Opiniões...
  9.  # 50

    :-)
    Concordam com este comentário: joao paulo
      481976_425735334135685_59314526_n[1].jpg
  10.  # 51

    Se alguem quiser visitar a quinta, estejam á vontade. Até passo factura.

    E fica desde já aqui um convite, a esse frustrado, que precisou de criar um novo username, para "pensar" que não lhe descobrimos a careca. ( É lixada a dor de corno!)

    Ah, os Eucaliptos estao optimos e recomendam-se. Continuo comprador.
  11.  # 52

    E um terreninho pequeno de uns 500m2 com uns pinheiritos, não vai? ;) despachava já o terreno da sogra! :)
  12.  # 53

    Acho que há algo importante que ficou por debater aqui, qual a alternativa a plantar eucaliptos?

    Se tiver um terreno que queira rentabilizar, claro que o mais comum é falar-se em plantar eucaliptos porque o seu é crescimento rápido e num prazo de 8/10 anos uma pessoa consegue tirar um bom lucro.

    Existe alternativa a quem queria tirar algum lucro sem causar os supostos danos que o eucalipto causa?
  13.  # 54

    Este foi o meu primeiro comentário colocado neste forum : Não querendo alimentar ainda mais o lobby do betão que reina em Portugal desde a minha infância, entendi construir uma casa sem telhas, tijolos, cimento, beirados, cantarias e afins. Optei pelo modelo flor no sistem post&beam da rusticasa. Trata-se de uma casa com uma arquitectura que não considero comum, tradicional ou conservadora mas também não a classifico como moderna, futurista ou por muitos denominada de "casa de arquitecto". Nos países do centro e norte da europa, estados unidos, canadá, nova zelândia, austrália, etc.(em suma os países mais ricos e desenvolvidos) a madeira foi, é e continuará a ser a matéria prima base da estrutura duma moradia. Desde a década de oitenta, com a entrada na CEE e com a necessidade de construir depressa e barato, em Portugal, Espanha e Grécia habituámo-nos ao cimento e ferro como materia prima base. O meu avó Domingos Pereira Machado (eng.º agrónomo e silvicultor, director geral das florestas e professor do engº Sousa Veloso (sim, o do tv rural) dizia na década de 50 ao meu pai: vais ver o que vai acontecer ao parque florestal do país se continuam apenas a plantar monoculturas de eucaliptos para a pasta de papel e sobreiros para a cortiça. Deixando de plantar árvores para a construção de barcos e casas, tendo substituído a matéria prima madeira pelo ferro, cimento derivados do petróleo etc. temos hoje o país de toda a europa com a maior crescimento e concentração de betão e surpreendentemente para muitos, de km de alcatrão/auto estradas. Temos um governo central (1) nas mãos dos gigantes cimpor, teixeira duarte, engil, etc. e os governos locais (308) nas mãos dos construtores regionais ou municipais e foi necessário chegarem directrizes de bruxelas (ex. certificação energética, etc.) para "espantar" os gigantes para os países em início de crescimento rápido (atenção que não chamei de desenvolvimento!) do emisfério sul como os exemplos, para nós mais "atractivos" Angola ou Brasil... Se a Finlândia (maior exportador de pinho mundial) abate diariamente àrvores de grande porte que ocupam uma área equivalente a por exemplo 10 campos de futebol, também é verdade que plantam diariamente árvores que ocupam uma área equivalente a 30 campos de futebol. Em suma, se não comêssemos carne de vaca e bebêssemos leite, hoje só havia vacas no jardim zoológico....
    Porque será que hoje em dia os engº nas câmaras municipais não gostam de projectos de estabilidade de casas com estrutura de madeira ? Não será porque só aprenderam a lidar com cálculos de betão e ferro!!!
    Concordam com este comentário: ruiga
    • dato
    • 18 agosto 2012

     # 55

    os lobby existem em todo o lado...aqui é o do cimento lá fora é da madeira(estados unidos)
    o problema é q quem manda é sempre quem está do lado dos euros
  14.  # 56

    Boa tarde a todos,

    Adquiri lote de terreno com 4500 m2 que já tinha alguns eucaliptos e eu pretendo iniciar nova plantação.
    Preciso de comunicar a rearborização de pedir autorização?

    Obrigado
  15.  # 57

    Colocado por: ParreiraAh, os Eucaliptos estao optimos e recomendam-se. Continuo comprador.


    Vila Velha de Rodão, em terreno com 2,9 ha de CA e 0,57 ha Olival , com plantação de eucaliptos ao lado, poderá interessar ?
    Obrigado
 
0.0226 seg. NEW