Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

    Boas..

    A caixa de ar, embora não seja "obrigatória" é sempre uma mais valia nomeadamente em termos térmicos, humidades, infiltrações,etc.. Pois ajudam a diminuir consideravelmente os níveis de condutibilidade térmica.

    Nas paredes duplas o isolamento deve ser colocado na caixa de ar junto do pano interior, não devendo preencher a totalidade da espessura da caixa de ar, sendo aconselhável a permanência de um espaço de ar junto ao pano exterior da parede, que tem por função contribuir para a secagem e drenagem de humidades que podem eventualmente existir nesse espaço, as quais podem ter origem em infiltrações pelo pano exterior ou em condensações do fluxo de vapor interior-exterior. Para cumprir o seu objectivo, este espaço deve estar drenado, ventilado e limpo, não devendo constituir depósito de argamassa ou de quaisquer outros detritos.
    Fonte: http://ure.aream.pt/main.php/aream/ure/hoteleiro/recomendacoes/comportamentotermico.html
  2.  # 22

    Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!
    Algo importante para a saúde dos ocupantes e da própria casa, sistemáticamente esquecido, ou com a ilusão que abrem as janelas para ventilar.
    Depois vem o inverno, o frio de rachar, a casa quentinha, e era o abrias a janela...
  3.  # 23

    Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!
    Será que os arquitectos estão sensibilizados para isso?
  4.  # 24

    Se não estão deveriam estar... Até porque está na lei qq coisa sobre determinado numero de renovações de ar por hora.
    Não percebo como fazem cumprir isto.
    Ou não fazem?!
  5.  # 25

    Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!


    o que é que recomendaria?
    Um comercial da Rehau já me havia recomendado trocar a opção de desumidifcadores, por extractores de ar (penso que era este o nome), na implementação do PRH.
  6.  # 26

    Por acaso já tinha reparado nisso, quem está a construir sobre tudo moradias é tudo à base de capoto, raramente se vê fachadas granpeadas, por exemplo, o que também é bastante bom, só não sei se em termos de valor é bom :-D

    mafgod,
    Quando falou em ventilação mecânica refere-se aos extractores geralmente usado no wc e cozinha?
  7.  # 27

    Falo de sistemas:
    1- Extracção de ar, e deixar grelhas de entrada de ar para compensar essa extracção.
    Melhor que nada, mas muito mau em termos térmicos. Sai ar quentinho e entra o frio..
    Por exemplo:
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/port_ozeo_h_fid4344.pdf
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/venturiae_fid2962.pdf
    2- Extracção de ar e insuflação de ar, através de recuperadores de fluxos cruzados.
    Faz extracção de todas a zonas "húmidas" da casa (WCs, cozinha, lavandaria, etc) e insuflação nos quartos e salas, mas em que há um aproveitamento grande da energia do ar que é removido, para aquecer o que está a entrar.
    Destas máquinas há para todos os gostos e carteiras. Quanto melhores, mais caras...
    Por ex: (há de muitas e conceituadas marcas de climatização)
    http://www.ventilnorte.com/vortice/domestico_4_prometeo.htm
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_581_999_ideo_fid4464.pdf
    E muitos outros, provavelmente bem melhores e mais caros...

    Meu caso:
    Prometeo HR400, a fazer extracção em 3 Wcs + cozinha + lavandaria e insuflação em 4 quartos e sala = 2250€ + IVA
  8.  # 28

    devia ter feito caixa de ar...cuidado com as condensações interiores.

    A minha casa está com tijolo de 15/xps-3/tijolo de 11 , sem caixa de ar, com colunas de 30x30 e muitas pontes termicas...e os unicos sitios onde condensava (manchas amarelas) era no topo das paredes (vigas) e no tecto (lage)...nas paredes com o xps nunca condensava...Podia ter posto tectos falsos c/ isolamento para resolver, mas como a casa já estava habitada e era uma obra muito suja, resolvi com ac...

    abra de vez em quando as janelas, para fazer circular o ar, e evitar condensações principalmente no inverno.

    Abrir janelas no inverno pode servir para tudo menos para evitar condensações...no inverno a humidade do ar exterior ronda os 100%...

    Para haver condensação é necessário a conjugação de 3 factores:

    -Temperatura do ar ambiente
    -Humidade relativa do ar
    -Temperatura do objecto/superficie a condensar

    Ora, sempre que abrir-mos as janelas no Inverno, estamos a promover o aumento da humidade relativa interior e as condensações...
    Não digo que a caixa de ar não traga outros beneficios, mas para evitar condensações, na minha opinião e experiência própria, não ajuda...

    Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Viegas
  9.  # 29

    Boas, obrigado a todos pelos vossos comentários, já reparei que à muitas opiniões sobre este tema, à algum forista que tenha numa moradia nova paredes de uma moradia nova que possa dar o seu contributo.
  10.  # 30

    Colocado por: Pedro Azevedo78Ninguém coloca sistemas de ventilação mecânica nas casas. É impressionante!
    Algo importante para a saúde dos ocupantes e da própria casa, sistemáticamente esquecido, ou com a ilusão que abrem as janelas para ventilar.
    Depois vem o inverno, o frio de rachar, a casa quentinha, e era o abrias a janela...


    Eu tenho projectado ventilação em todas as casas de banho, garagem, dispensa e quadro electrico/bastidor.
    Mas já tive comentários do género " se a sua casa estiver bem projectada não necessita de ventilação..."
  11.  # 31

    Colocado por: Pedro Azevedo78Falo de sistemas:
    1- Extracção de ar, e deixar grelhas de entrada de ar para compensar essa extracção.
    Melhor que nada, mas muito mau em termos térmicos. Sai ar quentinho e entra o frio..
    Por exemplo:
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/port_ozeo_h_fid4344.pdf
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/venturiae_fid2962.pdf
    2- Extracção de ar e insuflação de ar, através de recuperadores de fluxos cruzados.
    Faz extracção de todas a zonas "húmidas" da casa (WCs, cozinha, lavandaria, etc) e insuflação nos quartos e salas, mas em que há um aproveitamento grande da energia do ar que é removido, para aquecer o que está a entrar.
    Destas máquinas há para todos os gostos e carteiras. Quanto melhores, mais caras...
    Por ex: (há de muitas e conceituadas marcas de climatização)
    http://www.ventilnorte.com/vortice/domestico_4_prometeo.htm
    http://www.solerpalau.pt/docs/catalogo_general/pt_581_999_ideo_fid4464.pdf
    E muitos outros, provavelmente bem melhores e mais caros...

    Meu caso:
    Prometeo HR400, a fazer extracção em 3 Wcs + cozinha + lavandaria e insuflação em 4 quartos e sala = 2250€ + IVA


    Estes equipamentos não fazem ruido?
  12.  # 32

    Colocado por: Pedro FernandesAbrir janelas no inverno pode servir para tudo menos para evitar condensações...no inverno a humidade do ar exterior ronda os 100%...

    Para haver condensação é necessário a conjugação de 3 factores:

    -Temperatura do ar ambiente
    -Humidade relativa do ar
    -Temperatura do objecto/superficie a condensar

    Ora, sempre que abrir-mos as janelas no Inverno, estamos a promover o aumento da humidade relativa interior e as condensações...
    Não digo que a caixa de ar não traga outros beneficios, mas para evitar condensações, na minha opinião e experiência própria, não ajuda...


    diz que são três factores e depois conclui que a condensação é feita só por humidade é isso?
    não se está a esquecer do ponto principal?
    ao abrir a janela o que baixa no interior? diga lá?
    atenção às respostas no fórum, não deve induzir em erro.
    •  
      FD
    • 28 outubro 2010

     # 33

    Colocado por: Fernando Gabriel arqao abrir a janela o que baixa no interior? diga lá?

    A temperatura?
  13.  # 34

    Colocado por: FD
    A temperatura?


    sim FD
    • Viegas
    • 28 outubro 2010 editado

     # 35

    Boas, relativamente à caixa de ar já vi que muitos concordam que deve levar, para o rofmate não ficar junto aos dois panos de tijolo. No meu caso tenho bloco térmico rofmate e tijolo, como está na foto no inicio da discussão, mas sem caixa de ar.
    Agora pergunto eu!
    E o sistema de capotto, o isolamento está colocado pelo exterior e também está em contacto com o tijolo e não à caixa de ar e todo o pessoal diz que é o melhor isolamento!
    Então ai já não se preocupam com a humidade?
  14.  # 36

    Boas, relativamente à caixa de ar já vi que muitos concordam que deve levar, para o rofmate não ficar junto aos dois panos de tijolo. No meu caso tenho bloco térmico rofmate e tijolo, como está na foto no inicio da discussão, mas sem caixa de ar.
    Agora pergunto eu!
    E o sistema de capotto, o isolamento está colocado pelo exterior e também está em contacto com o tijolo e não à caixa de ar e todo o pessoal diz que é o melhor isolamento!
    Então ai já não se preocupam com a humidade?


    Ora aí está, como "supostamente" existe a caixa de ar já não tanto problema na colocação do capotto, porque a dita caixa de ar "aguenta" as condesações da fachada.. Um bom revestimento ajuda sempre..
  15.  # 37

    Colocado por: LuisPereiraEstes equipamentos não fazem ruido?

    Claro...
    A minha máquina fica colocada bem longe de algum sítio que posso incomodar.
    Depois é só o "barulho" do ar nas grelhas, que é completamente imperceptivel...
  16.  # 38

    diz que são três factores e depois conclui que a condensação é feita só por humidade é isso?
    não se está a esquecer do ponto principal?
    ao abrir a janela o que baixa no interior? diga lá?
    atenção às respostas no fórum, não deve induzir em erro.


    Além de aumentar a humidade relativa interior, baixa a temperatura do objecto/superficie a condensar, o que promove ainda mais a condensação. É claro que tb baixa a temperatura do ar ambiente...mas quando a quiser subir ( e eu parto do principio que as pessoas querem a casa quente no inverno) vai ter os 3 factores conjugados da pior maneira para haver condensação...para não falar do que vai gastar a mais para aquecer...

    Abrir janelas é 5/10 min duas janelas (para fazer corrente) para renovar o ar...mais do que isso é desnecessário e por dinheiro fora.

    A minha opinião/ideia é para quem quer a casa quente no inverno...para quem não quer, aí é fácil...janelas sempre abertas, muito frio e zero condensações...

    Abraço, Pedro
  17.  # 39

    logo o fluxo será sempre do interior para o exterior.

    ...tem lógica, mas é um pouco teoria...basta haver vento e isso já não acontece...

    ...o problema é que no inverno poucos utilizadores ventilam adequadamente as casas. Aquecer e depois ventilar???

    ...ora nem mais...é por dinheiro fora. O melhor é zero pontes termicas, 5/10 min de renovação do ar e a casa sempre quentinha...

    Abraço, Pedro
  18.  # 40

    vai ai uma grande confusão entre a relação temperatura/humidade...e você continua a dizer o contrario.
    um gráfico mais simples
 
0.0262 seg. NEW