Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 41

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Claro...
    A minha máquina fica colocada bem longe de algum sítio que posso incomodar.
    Depois é só o "barulho" do ar nas grelhas, que é completamente imperceptivel...

A máquina fica no interior ou exterior? Cobertura?
    As tubagens que diametro têm e que tipo de tubos são? É a empresa que instala a máquina que o faz?
  2.  # 42

Pois, mas com as janelas abertas no inverno, a humidade relativa do ar dentro duma casa não anda nos 50%, mas sim perto dos 100%...e aí, quando se aquece o objecto/superficie, o dewpoint (ponto orvalho) é atingido mais cedo. Antes de eu ter ac, a humidade dentro da minha casa no inverno andava nos 75% ( e eu não abria janelas) e agora com os acs ligados 24h/ dia, anda nos 50%...isto para uma temperatura ambiente de 22/23º e de 18/19º nas superficies (paredes interiores) com possibilidade de condensação.

Volto a dizer que o meu raciocinio é direcionado para quem pretende ter a casa quente. Neste sentido de orientação, não tem lógica abrir as janelas para => 1-arrefecer o ar ambiente, 2-arrefecer os objectos/superficies(paredes, etc) e 3-aumentar a humidade relativa do ar no interior da casa...para depois, ao fim do dia, irmos aquecer o ar ambiente que em contacto com as paredes frias e com uma humidade relativa altissima, vai obviamente proporcionar as condensações...isso era como se vivia á 30 anos...

Abraço, Pedro
  3.  # 43

Colocado por: LuisPereiraA máquina fica no interior ou exterior? Cobertura?

No meu caso no interior, numa casa de máquinas.

Colocado por: LuisPereiraAs tubagens que diametro têm e que tipo de tubos são? É a empresa que instala a máquina que o faz?

Tuabagem spiro 150, e depois mais pequena
  4.  # 44

Colocado por: Pedro FernandesVolto a dizer que o meu raciocinio é direcionado para quem pretende ter a casa quente. Neste sentido de orientação, não tem lógica abrir as janelas

Volto a lhe perguntar como renova então o ar da casa?
    Ou acha que consegue ter qualidade de ar numa casa muito fechada?
  5.  # 45

Volto a lhe perguntar como renova então o ar da casa?
    Ou acha que consegue ter qualidade de ar numa casa muito fechada?

Não é muito fechada...até tenho as janelas de correr e os estores para ajudar...
    Abro duas janelas em lados opostos da casa e em 5/10 min renovo o ar...se houver corrente de ar basta 1 minuto...isto quase sempre ao sabado...durante a semana já basta as portas abertas e o entra e sai do filho...

Agora,... "arejar" uma casa completa como se fazia antigamente e rapar frio como antigamente (o que eu rapei em casa dos meus pais)...onde só estava quente 2 metros á volta da lareira e o que me safava era o saco da água quente para os pézitos...Não, Obrigado...Hoje em dia, quem quiser aquecer e manter quente uma casa (aquecimento central), não a "areja" no inverno...mas é só a minha opinião...:-)

Abraço, Pedro
  6.  # 46

Colocado por: Pedro FernandesHoje em dia, quem quiseraquecer e manter quenteuma casa (aquecimento central), não a "areja" no inverno..

Ou coloca sistemas de ventilação mecânica controlada...
  7.  # 47

Boas

Ventilação natural em edifícios de habitação

(especial atenção às pg. 95 e 96)

cumps
    José Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dutilleul
  8.  # 48

Ou coloca sistemas de ventilação mecânica controlada...

Pelo que já vou lendo...sim, parece ser uma boa opcção/solução...nada a ver com "arejamentos"...

Abraço, Pedro
    •  
      FD
    • 29 outubro 2010

# 49

Colocado por: j cardosoVentilação natural em edifícios de habitação

Gostei, vou colocar aqui para a posteridade. :)
  9.  # 50

Colocado por: Pedro Fernandes

Não é muito fechada...até tenho as janelas de correr e os estores para ajudar...
    Abro duas janelas em lados opostos da casa e em 5/10 min renovo o ar...se houver corrente de ar basta 1 minuto...isto quase sempre ao sabado...durante a semana já basta as portas abertas e o entra e sai do filho...

Agora,... "arejar" uma casa completa como se fazia antigamente e rapar frio como antigamente (o que eu rapei em casa dos meus pais)...onde só estava quente 2 metros á volta da lareira e o que me safava era o saco da água quente para os pézitos...Não, Obrigado...Hoje em dia, quem quiseraquecer e manter quenteuma casa (aquecimento central), não a "areja" no inverno...mas é só a minha opinião...:-)

Abraço, Pedro

mesmo com ventilação forçada comum(wc e cozinha), deve-se arejar sempre a casa no inverno (renovar ar - como quiser), claro que não vai deixar abertas portas e janelas o dia todo.
    estamos aqui a falar de um caso especifico, de alvenaria sem caixa de ar, sem ventilação nem coretes, o user não mencionou isso, logo arejar a casa é uma solução, assim como prever ventilação.
    a humidade interior no inverno, é maior quase sempre, se não sempre em condições normais de construção.
    deve aceitar que errou em fazer a anotação da humidade.
  10.  # 51

a humidade interior no inverno, é maior quase sempre, se não sempre em condições normais de construção.
    deve aceitar que errou em fazer a anotação da humidade.

Inicialmente penas referi a humidade pq as outras duas eram obvias...aliás, imediatamente esclarecido/completado a seu pedido...sabe quem errou?...o gabinete de projectos que projectou a minha casa...

claro que não vai deixar abertas portas e janelas o dia todo.

Regra geral (maioria das pessoas)...ou abre muitas horas ou não abre...a não ser que não trabalhem ou saiam do trabalho a meio da manha/tarde para as ir fechar...ou tenham alguem em casa...eu pelo menos, vejo as pessoas associarem o termo "arejar" a algumas horas...

Ah... e não esquecer...tal como eu já disse atras, a minha casa não tem caixa de ar, nunca pratiquei o "arejamento" da mesma (a não ser a renovação de poucos min e de vez em quando) e nunca tive condensações nas paredes com xps. Apenas condensavam ( e bem) as vigas e lages.

Abraço, Pedro
  11.  # 52

Colocado por: Pedro Fernandessabe quem errou?...o gabinete de projectos que projectou a minha casa...

Então?
    Erraram em algum pormenor técnico? Não fizeram ventilação? Nem a comum, cozinha/wc?
    Arejar basta 5/10 minutos no inverno, em divisões normais até 40 m² por exemplo, mais vai perder demasiada energia, aí sim é já desperdício, desde que renove o ar e diminua alguma humidade chega.
    Cumps
  12.  # 53

Erraram em algum pormenor técnico? Não fizeram ventilação? Nem a comum, cozinha/wc?

Erraram na arquitectura (por ex caixa de chaminé r/c quase a meio de um quarto 1º andar) e engenharia (muitas pontes termicas-vigas e colunas e lages sem isolamento)...isto num gabinete com 10/12 anos no activo e projecto de 2006...

...cozinha, despensa e wc têm ventilação...

Abraço, Pedro
  13.  # 54

Colocado por: Pedro FernandesErraram na arquitectura (por ex caixa de chaminé r/c quase a meio de um quarto 1º andar)

se isso é assim, é mesmo um erro grave.

Colocado por: Pedro Fernandese engenharia (muitas pontes termicas-vigas e colunas e lages sem isolamento)...isto num gabinete com 10/12 anos no activo e projecto de 2006...

não vinha referencia no projecto termico sobre isso?
    por vezes é culpa mesmo do construtor que se esquece desses grandes pormenores.
    se não vinha no projecto, também é grave.
  14.  # 55

Colocado por: ViegasBoas, relativamente à caixa de ar já vi que muitos concordam que deve levar, para o rofmate não ficar junto aos dois panos de tijolo. No meu caso tenho bloco térmico rofmate e tijolo, como está na foto no inicio da discussão, mas sem caixa de ar.
    Agora pergunto eu!
    E o sistema de capotto, o isolamento está colocado pelo exterior e também está em contacto com o tijolo e não àcaixa de are todo o pessoal diz que é omelhor isolamento!
    Então ai já não se preocupam com a humidade?

Hora aqui está uma boa dedução.
    A moda agora colocar caixas com furos para entrar a humidade e dizem que é para sair...

È evidente que se a casa estiver toda rachada se tiver um canal por baixo da mesma a agua escorre como se fosse um rio :-)

Era bom quem diz que existem condensações no interior das paredes vir um dia comigo partir uma ficava logo a saber e verdade.

Viegas, ninguem leh disse mas esse tela se for tela asfaltica ou do genero não é a indicada para suportar as paredes.
    Tem uns 5 mm de espessura e quando encolher a parede vai descer (mas eu já vi um eng mandar colocar cortiça por baixo por causa do som... anda tudo louco.

O que deveria colocar é aquele material que tem uns alveolar usado nas caves. Esse sim é que é indicado pare esse fim, e devera ter sido colocado antes do isolamente e não depois, ou seja a subir pela parede interior.
    Quanto ao isolamento... mostre ai como está junto à laje, mostre como cortam as pontes termicas das vigas e pilares, quase que aposto que está mal feito como 95 % do que vejo.

Depois veja o pormenor no projecto sobre esse corte térmico. Olhe que muito técnicos fotocopiam esses pormenores e na obra nem vê-los.
    No fim pinte a casa com uma boa tinta pois só assim evita a entrada de agua pelas paredes. Eu prefiro tinta emborrachada mas a malta não gosta... dizem que não deixa respirar as paredes :-)

Mas quando fazem em capotto já se esquecem desse pormenor.

A caixa de ar no meio das paredes de pouco ou nada serve. Quando se quer aumentar o isolamento metesse uma espessura maior.

Bem mas mostra lá ai como fazem junto ás vigas e confira esse pormenor no projecto.

Atentamente

Jorge Santos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Pedro Fernandes
    • kami
    • 1 novembro 2010

# 56

Boas

Pedro...

...em relação à renovação de ar... que vai colocar... como é que vai fazer a limpeza das condutas?

Cumps
  15.  # 57

Colocado por: Pedro Fernandes Não digo que a caixa de ar não traga outros beneficios, mas para evitar condensações, na minha opinião e experiência própria, não ajuda...

Ajuda, ajuda...
    1. Suponha que tem uma temperatura de 20ºC dentro de casa, e uma temperatura de -5ºC no exterior (e humidade elevada: chuva no exterior; banhos e panelas ao lume no interior).
    A temperatura da parede irá diminuindo (dentro da sua espessura) do interior para o exterior. O ponto de condensação estará algures NO INTERIOR da parede.
    Se não houver uma caixa de ar (drenada, conforme já assinalado em cima) aparecerão manchas de água nos rodapés.
    Isto é: a caixa de ar não evita a condensação no interior das paredes, mas evita os problemas que daí possam advir.

2. O «ar» é melhor isolante térmico que qualquer dos outros materiais aplicados na parede. E mais barato! :-)
    Com caixa de AR terá menos hipóteses de ter a face interior das paredes exteriores frias e, por isso, menos possibilidade de condensação no interior.

Colocado por: Jorge Santos - Faro Era bom quem diz que existem condensações no interior das paredes vir um dia comigo partir uma ficava logo a saber e verdade.
    E qual é a verdade, Jorge S.? :-)

Eu VI uma mancha de água formar-se no meio de uma parede exterior de uma sala onde não passavam canos, num dia sem chuva.
    Aquilo ESCORRIA água para dentro de casa como se houvesse ali um cano roto.
    Foi num 4.º ou 5.º andar de um prédio de apartamentos na Bélgica.
    É que nem todos têm o clima algarvio... ;-)
  16.  # 58

O «ar» é melhor isolante térmico que qualquer dos outros materiais aplicados na parede. E mais barato! :-)

Então pq não se constroi com tijolo de 7 sem xps e caixas de ar com 20cm?

Abraço, Pedro
  17.  # 59

Luis K. W.
    Sim o ar é o melhor isolante térmico se não tiver convecção (Está nos livros IST)
    Por isso nos vidros não se pode colocar mais que 15 mm (penso eu) de caixa de ar.

Essa da condensação no interior das paredes não me convence, a não ser que isso se passe numa zona de neve, mas se assim fosse eu tinha visto fazerem caixas de ar aqui ao lado na serra nevada e estive a ver bem e estão nas novas casas a isolar tudo por dentro.
    Eu sei que essa teoria recente anda por aí... :-)
    E sei que a moda do furos nas paredes tb anda por aí. Já agora.. concorda que se encham as paredes com furos ?
    Mas se diz que viu eu acredito só que eu nunca vi humidades dentro de paredes a não ser que tenham caixa de ar e furos para a humidade entrar.
    Se for uma parede maciça como pode ter condensações se não tem ar no meio ? É que para existirem tem que haver ar.

Praticamente todas as semanas fazemos buracos aí com 30x40 ou 15x15 em paredes em casas novas e antigas e eu juro que nunca vi um único escorrimento.
    O único que vi numa numa casa e foi porque me quiseram pedir uma opinião. Era uma casa com poliuretano projectado e tinha uma enorme caixa de ar e no fundo um canal com um isolante betuminoso. Com tinha montes de furos entrava por ai humidade.

Pode ser útil partilharmos as nossas experiencias.

Eu sei que aqui o clima é diferente mas no caso dessa parede na Belgica podia ser um tubo roto :-)

Bem, mas eu vi uma coisa pior, pena não ter fotos. Um prédio em Faro de 10 pisos começo a abrir ao meio ai entre o 4º e 5 piso... Umas fissuras aí com uns 5 cm cortava o prédio a meio "pilares" e tudo.
    Nem imagina evacuaram tudo em volta, pois o prédio iria cair..

Sabe o que aconteceu ? Era a parede que estava a descolar pois tinha sido feita por fora dos pilares e vigas para tapar as pontes térmicas e tinha caixa de ar, mas deve ter medo de colocar os ferros a fixar a parede :-)
    Foi reparado mas eu não passo por baixo não...
  18.  # 60

Colocado por: Jorge Santos - FaroPode ser útil partilharmos as nossas experiencias.
    Óptimo.
    É isso que passo aqui a fazer... ;-)

Eu sei que essa teoria recente anda por aí... :-)
    Eu sei que aqui o clima é diferente mas no caso dessa parede na Belgica podia ser um tubo roto :-)
    Não sei se a teoria - de poder haver condensação dentro da espessura da parede, devido ao gradiente de temperatura - é "recente". Eu já a conhecia há quase 35 anos e o fenómeno a que assisti - parecia uma nascente no meio de uma parede, a cerca 1,70m de altura - foi há uns 30.

eu nunca vi humidades dentro de paredes a não ser que tenham caixa de ar e furos para a humidade entrar.
    Se for uma parede maciça como pode ter condensações se não tem ar no meio ? É que para existirem tem que haver ar.
    Tem de ver a coisa ao nível microscópico.
    Os materiais que constituem uma parede são todos porosos: tijolo, reboco, estuque, tinta de água. Portanto, todos TÊM AR no seu interior. Tirando algumas excepções (tinta membrana, pára-vapor, fleet-coat,...), garanto-lhe que se regar uma parede exterior durante tempo suficiente, a água atravessará a parede.
    Com o vapor é o mesmo.
    Se houver humidade no interior e no exterior da casa, também haverá humidade no interior. Para haver condensação no interior da parede basta que as condições de temperatura e pressão sejam as adequadas.

... caixa de ar e furos para a humidade entrar.
    ... e tinha uma enorme caixa de ar e no fundo um canal com um isolante betuminoso. Com tinha montes de furos entrava por ai humidade.
    Esse canal impermeabilizado na base dessas caixas de ar é, não só para apanhar a água que possa aparecer por condensação, mas para ESCOAR a água que se admite que se possa infiltrar pelo pano exterior.
    A humidade entra por todos os poros (por TODA a parede), e não por um único furo na parte inferior de uma caixa de ar.
    Esses furos (um furo em cada pano) não servem portanto para «ventilar», mas apenas para escoar.

Claro que no Al-Gharb haverá outro tipo de preocupações... ;-)

0.0297 seg. NEW