Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 61

Colocado por: Pedro FernandesEntão pq não se constroi com tijolo de 7 sem xps e caixas de ar com 20cm?

porque existem níveis de eficiência, uma receita não se faz só com um ingrediente.
    São vários e com determinadas gramas e unidades.
    Cumps
  2.  # 62

Colocado por: Pedro Fernandes
    Então pq não se constroi com tijolo de 7 sem xps e caixas de ar com 20cm?

Tal como explicou o F.Gabriel.
    Caso contrário, faríamos paredes só em «ar». :-)

Também não fazemos as paredes exteriores só em xps, nem só em cortiça.

É que não há só o isolamento térmico a ter em conta... uma boa ventania atira ao chão uma parede de tijolo de 7.

Nota: o ar só isola se estiver PARADO (e não em movimento, a fazer trocas térmicas com as faces das paredes exterior e interior e em permanente movimento).
    - Por isso é que não percebo a lógica das caixas de ar «ventiladas» (que NÃO É o mesmo que caixas de ar com um tubinho para drenagem).
    - Por isso é que os melhores isolamentos térmicos são «levezinhos»: estão cheios de bolhas de ar.
  3.  # 63

estou confuso, então não deve existir caixas de ar? ou devem existir, mas sei respiração para o exterior? e quando se trata de isolamento com puliuretano projectado?
  4.  # 64

Boas

estou confuso, então não deve existir caixas de ar? ou devem existir, mas sei respiração para o exterior? e quando se trata de isolamento com puliuretano projectado?

1 - Deve existir caixa de ar com meia cana no fundo para drenagem da humidade (prever a respectiva saída).
    2 - A vantagem da caixa de ar é independente do tipo de isolamento.

cumps
    José Cardoso
  5.  # 65

Colocado por: Fernando Gabriel arq
    porque existem níveis de eficiência, uma receita não se faz só com um ingrediente.
    São vários e com determinadas gramas e unidades.
    Cumps

Então, sendo tecnicamente inviável aplicá-lo sem outro "ingridiente", não é o melhor isolante termico...é um bom isolante termico...desde que "parado"...

- Por isso é que não percebo a lógica das caixas de ar «ventiladas» (que NÃO É o mesmo que caixas de ar com um tubinho para drenagem).

Não é um tubinho que é aplicado por ex na fachada norte que vai deixar sair água resultante de uma condensação alguras na fachada sul...até lá a água evapora e/ou infiltra-se...Agora se forem muitos tubinhos á volta da casa...acredito...mas aí, já é uma caixa de ar ventilada...e assim, o ar já não é bom isolante termico...

Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Jorge Santos - Faro
  6.  # 66

Colocado por: Pedro FernandesNão é um tubinho que é aplicado por ex na fachada norte que vai deixar sair água resultante de uma condensação alguras na fachada sul...até lá a água evapora e/ou infiltra-se...Agora se forem muitos tubinhos á volta da casa...acredito...mas aí, já é uma caixa de ar ventilada...e assim, o ar já não é bom isolante termico...
    :-)
    Claro que não. :-)
    É UM tubinho para cada pano de parede exterior com caixa de ar (podem ser vários em cada fachada).

E é muito difícil que uma caixa de ar de uma fachada norte esteja ligada a uma caixa de ar de uma fachada norte. Era preciso não haver pilares, vãos de sacada, etc...;-)
  7.  # 67

Claro...:-(...exagerei no ex...mas assim existe ventilação (movimento de ar)...

Abraço, Pedro
  8.  # 68

Advêm daqui uma das vantagens por exemplo do isolamento térmico pelo exterior. Este fenómeno não se coloca tanto já que o ponto de condensação estará no pior cenário no isolamento. Este mantendo os níveis de permeabiliadade ao vapor adequado facilmente será "atravessado" pelo fluxo de vapor.

Assim seria só trocar o xps por eps e a construcção parede dupla tinha tb o problema resolvido...Sendo que a espessura e densidade do eps pode variar, há alguma tabela de condensações/eps/permeabilidade que sustenha um pouco essa teoria e indique a espessura e densidade ideal para aplicação?...

Abraço, Pedro
  9.  # 69

Colocado por: Pedro FernandesClaro...:-(...exagerei no ex...mas assim existe ventilação (movimento de ar)...

Abraço, Pedro

Hora aí está o que muitos não entendem....

Com furos o ar circula e não isola nada, e mal das paredes que precisem desses furos que só servem para deixar entrar bichos e humidade.

Sou totalmente contra a qualquer furo numa parede. Cada um tem a sua opinião mas deviam observar mais antes de falar ! Vão ver as casas antigas e investiguem bem, não se limitem a copiar as novas modas. SIM novas!
  10.  # 70

Vocês estão todos quase lá, mas por favor, prestem atenção:

Nunca tarde demais para aprender ;-)

A condensação ocorre quando o ar (a qualquer temperatura e a qualquer %RH umidade) atinge uma "área" ou "superfície" mais fria.

Isto é exatamente o que acontece quando seguramos uma bebida fria ou quando as nossas janelas (vidro simples) se molham por dentro, isto acontece quando esta mais frio la fora do que dentro.

Na ciência da psicorometria há um conceito chamado ponto de orbalho (DewPoint) que explica este fenomeno.
    O ponto de orbalho é a temperatura para a qual o ar deve ser resfriado para ficar saturado com vapor de água. isso é (a qualquer temperatura e a qualquer %RH umidade)

Não importa quão frio ou quente ou úmido o ar está, a condensação sempre pode acontecer.

Este gráfico demonstra que a condensação pode ocorrer mesmo para uma umidade relativamente baixa e baixa temperatura do ar, e vice-versa.

null

por exemplo, se a temperatura dentro é de 25 graus e a umidade dentro é de 20% RH, podemos ver condensação na janela (simples) quando está 1 grau la fora. o mesmo acontece quando é muito úmido dentro 90 %RH e frio 5 graus (por exemplo, banheiro) e a temperatura lá fora é de 4 graus, apenas um grau mais baixo.

Em outras palavras, este fenômeno é complexo, mas ao mesmo tempo é simples :-)

Do ponto de vista prático, se quisermos evitar a condensação, tudo o que precisamos fazer é manter as paredes, teto, piso e janelas o mais próximos possível da temperatura ambiente no interior, sem se preocupar com o %RH, mas se a umidade interna é muito alta, então devemos usar ventilação ou desumidizador para reduzir a umidade,

Mas o mesmo pode acontecer no exterior se as condições ocorrerem, como acontece no verão em climas úmidos, o ar quente atinge as paredes externas frias e a condensação acontece. Não é à toa que a maioria das paredes externas em Portugal, China e muitos outros países têm molde preto :-)

Assim que, a minha resposta à pergunta inicial é: a parede esta razoavelmente projetada para o inverno, mas não para o verão, uma caixa de ar exterior é necessária para ventilação e drenagem de condensação, mas deve incluir aberturas na parte inferior e superior para circulação de ar.

As paredes interiores são mais importantes do que o exterior para evitar a condensação e eu faria como a maioria dos ingleses fazem e usar madeira ou gesso para evitar uma parede fria.

Mas não se esqueçam do teto e do chão ;-) isolamento é importante, mas o material da parede (ou superficie) usado é ainda mais importante.

Bem, mas há muito mais a dizer do que isso, para fazer uma casa eficiente em energia e sem condensação.

Quem sou eu para dizer tudo isto? Eu sou um engenheiro com muitos anos de experiência em sistemas de gestão energetica. Trabalhei para a Honeywell mais de 10 anos (sim, aqueles que inventaram o termostato) e vivi nos EUA, Canadá, Austrália, Venezuela, China e outros países... ah e, claro, em Portugal também :-)

casas melhor construídas = (Castelos) Portugueses :-)

casas menos eficientes energeticamente = (Castelos) Portugueses :-(
  11.  # 71

Desculpem, este é o gráfico que eu mencionei
      Dewpoint-RH.png
  12.  # 72

Ola caro Nobody,

Muito obrigado pela sua resposta.

Eu disse que era complexo, nao disse? Sinto muito se causou alguma confusão eu só tentei explicá-lo em termos simples.

Você tem muita razão, eu deveria ter dito que a condensação pode ocorrer a qualquer combinação de temperatura e %RH. o que importa aqui é a diferença (ou Delta) entre a temperatura ambiente no interior e a temperatura na superfície, mas a parte complexa é que cada % RH tem a sua propia delta e esta delta é sempre diferente. Além disso, esta delta não é muito constante (mas para fins práticos podemos assumir que é constante para cada %RH)

Por exemplo: para uma umidade de 90% o delta é de 1-2 graus, e para uma umidade de 20% o delta é de 25-28 graus, dentro da nossa zona de conforto ambiental.

Mas afinal a HR é um factor determinante ou não na probabilidade de condensação?

Não, não é. A umidade não é o que causa condensação, o que causa condensação é o "delta". como eu demonstrei anteriormente, "condensação" pode acontecer em um %RH muito alto ou a um %RH muito baixo..... exatamente por isso eu disse, por favor prestem muita atenção.

Claro está, que podemos fazer malabarismos com este delta e com a umidade. Se não podemos reduzir o delta da temperatura, então podemos reduzir a %RH, através de ventilação, etc. Estas são as duas únicas variáveis que podemos manipular (porque o delta da pressão é insignificante).

Em resumidas contas e sem tantas explicações científicas, o que todos nós precisamos em qualquer lugar do mundo, seja em países frios e secos, em países quentes e úmidos ou algo no meio como em Portugal, é: paredes, piso e teto com isolamento, qualquer isolação, mesmo o ar é melhor do que nada, janelas com vidro duplo (triplo é um desperdício de dinheiro). Isto atrasará a transferência de calor e manterá a superfície interna perto da temperatura ambiente interna, por algumas horas, até que a casa aqueça ou esfrie novamente. Além disso, recomendo o uso de ventilação natural ou forçada em lugares como banheiros e cozinhas.

A caixa de ar??, não tem nada (ou muito pouco) a ver com condensação dentro de casa, é mais útil durante o verão, mas isto também depende da exposição da parede ao sol, etc.

Vou-lhes contar o segredo. O mais importante de tudo isto é o revestimento das paredes interiores e uma ventilação interior adequada.

Vocês se lembram da casa da avó ou dos palácios dos viscondes com paredes todas revestidas em madeira, tapete nas paredes e papel. Talves, não tanto das avós e viscondes Portugueses, mas muito mais comum nos países nórdicos como na Rússia, etc. Isto não foi feito apenas para decoração, na verdade eles ainda usam isto hoje em dia. E que tal a lareira que cria um fluxo de ar contínuo e extração de ar úmido. A casa da minha avó nunca teve condensação no interior durante o inverno porque tínhamos uma lareira grande, a condensação só acontecia no verão porque algumas das paredes estavam cobertas de azulejo. Os Assírios inventaram o azulejo para decoração, mas os Portugueses descobriram que também faz as paredes frias e deixa a água correr :-)

A casa de "pobre" onde eu moro é feita de tijolos sólidos com estrutura interna de madeira e placas de gesso nas paredes internas e teto, tem uma caixa de ar com buracos la fora nos tijolos para ventilação, e SEM qualquer outro isolamento, a única coisa que falta é a lareira :-)

A temperatura no inverno chega abaixo de zero e no verão perto de 50 graus celcius. Tenho um ar condicionado portátil e um aquecedor elétrico portátil e raramente os uso. Eu não tenho nenhuma condensação nas paredes internas ou externas, o único problema é que o chão é muito frio no inverno porque está coberto com azulejo :-)

Cumprimentos

Estou a poupar dinheiro para que um dia eu possa construir a casa dos meus sonhos em Portugal... uma caverna com as paredes e chão coberto com peles de animais selvagens. Agradeço qualquer tipo de ajuda :-)

0.0226 seg. NEW