Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Colocado por: becas

Se vivo num frigorífico? Bem, depende da temperatura a que estiver o frigorífico...mas se estiver a 5ºC, em muitas semanas de Inverno estará mais frio na rua que no meu frigorífico. Quando tenho o frigorífico cheio já cheguei a deixar as coisas na varanda, mas é chato porque de noite congelam...portanto, respondendo à sua pergunta, às vezes vivo num frigorífico, às vezes num congelador.
    Vidro que sirva para quê? Para dispensar o aquecimento com temperaturas destas.? Se conhece algum, diga-me. Existe vidro que serve para minorar as necessidades de aquecimento, e foi uma preocupação minha na construção da casa. Ajuda. Não faz milagres.

Ó Becas...
    Ninguém diz que o vidro faz milagres!
    O que digo é que em muitas habitações ao ser colocado um vidro duplo sem qualquer teor de retenção de energia;a pouca que é produzida no interior atravessa os envidraçados mais fàcilmente,e se estes forem grandes,maiores percas existem,consequentemente muito menos eficácia nos aquecimentos,pois estes têm que estar ligados a toda a hora porque a energia foge na maior parte pelos envidraçados.
  2.  # 22

Colocado por: Pedro Azevedo78Sr. Jorge Rocha, essa afirmação é descabida...
    Não há vidro nenhum no mundo, nem isolamento nenhum no mundo que consigam por si eliminar as necessidades de climatização!!

Isto não é verdade...
    Depende das características de cada habitação...se tiver uma habitação de classe A em toda a alvenaria,e colocar vidro duplo normal sem qualquer ruptura térmica,aí irá sentir a necessidade de aquecimento frequente porque o calor vindo do interior da habitação foge pelo envidraçado,e se nas circunstâncias que referi colocar vidros com grande capacidade de retenção de energia,muitas vezes nem sequer é necessário aquecimento...
    Devo lembrar que depende de quantas pessoas vivem no apartamento,pois gera-se calor muitas vezes apenas com a própria respiração,cosinha,etc...muitos casos em que os apartamentos de classe A onde arquitectónicamente e com a engenharia a trabalhar bem posicionando as janelas para e vertentes susceptíveis de entrar frio contrariando a mãe natureza,deste modo não é necessário sequer aquecimento...
    Há algum tempo coloquei caixilhos(de correr)veja bem com ruptura térmica e bem grandes apenas com vidro 6mm.solarlux cx.14 e 4 float(o caixilho não permitia mais)numa habitação enorme em Queluz de baixo(Laveiras)...mas esta com classe A nas alvenarias,o cliente apetrechou-se com ares condicionados,e lareiras...afinal para nada,nunca os usou porque a casa consegue ser quente apenas com a vivência dos utentes.
    Muitas vezes nem sequer é necessário classe A,apenas aquecer um pouco quando se chega a casa,e depois é apagar o aquecimento,que a casa fica confortável por muito tempo.
  3.  # 23

Desculpem -se estou a dizxer asneira, mas quando mudei os meus vidros dissram-me que a diferença entre o vidro normal e o dito "termico" seria basicamente no verão, contra frio não faz muito!

Assim meti apenas vidro "termico" nas kjanelas mais expostas a sol directo (SUL e OESTE)

Mas pela vossa converça parece não ser assim..

Podem esclarecer?

Colocado por: Jorge Rocha
    Isto não é verdade...
    Depende das características de cada habitação...se tiver uma habitação de classe A em toda a alvenaria,e colocar vidro duplo normal sem qualquer ruptura térmica,aí irá sentir a necessidade de aquecimento frequente porque o calor vindo do interior da habitação foge pelo envidraçado,e se nas circunstâncias que referi colocar vidros com grande capacidade de retenção de energia,muitas vezes nem sequer é necessário aquecimento...
    Devo lembrar que depende de quantas pessoas vivem no apartamento,pois gera-se calor muitas vezes apenas com a própria respiração,cosinha,etc...muitos casos em que os apartamentos de classe A onde arquitectónicamente e com a engenharia a trabalhar bem posicionando as janelas para e vertentes susceptíveis de entrar frio contrariando a mãe natureza,deste modo não é necessário sequer aquecimento...
    Há algum tempo coloquei caixilhos(de correr)veja bem com ruptura térmica e bem grandes apenas com vidro 6mm.solarlux cx.14 e 4 float(o caixilho não permitia mais)numa habitação enorme em Queluz de baixo(Laveiras)...mas esta com classe A nas alvenarias,o cliente apetrechou-se com ares condicionados,e lareiras...afinal para nada,nunca os usou porque a casa consegue ser quente apenas com a vivência dos utentes.
    Muitas vezes nem sequer é necessário classe A,apenas aquecer um pouco quando se chega a casa,e depois é apagar o aquecimento,que a casa fica confortável por muito tempo.
  4.  # 24

Colocado por: jrosaAqui está:
    Vidro duplo, exterior float incolor de 5mm, interior float incolor de 4mm e câmara de 14mm.

Sabe o que me fez lembrar com esse vidro?
    Um tipo ir a um casamento muito bem vestido com os sapatos cheios de porcaria...(desculpe lá a expressão)claro que neste seu caso é necessário recorrer a mais alternativas porque os caixilhos ficaram incompletos...deveria sim começar pelos vidros antes de tomar iniciativas em alternativas que gastam dinheiro e estragam a atmosfera.
    Quando as janelas são em PVC,e o vidro é normal,pouco ou quase nada resolveu térmicamente.
  5.  # 25

Colocado por: system32Assim meti apenas vidro "termico" nas kjanelas mais expostas a sol directo (SUL e OESTE)

Que vidro colocou?
  6.  # 26

Por acaso, comigo foi o mesmo. O que me disseram é que vidros térmicos fazem mais diferença com o calor do que com o frio.
  7.  # 27

Colocado por: system32Desculpem -se estou a dizxer asneira, mas quando mudei os meus vidros dissram-me que a diferença entre o vidro normal e o dito "termico" seria basicamente no verão, contra frio não faz muito!

Há vidros com características absolutamente diferentes,para cada caso um caso.
  8.  # 28

Se colocarem vidro errado no lugar errado,claro que o resultado é evidente,os vidros chamados de índice baixo emissivo são apenas para reter energia de dentro da habitação...quando se pretende usar aquecimento e que este fuja o mínimo possível pelos envidraçados.Dentros destas gamas existem várias categorias e capacidades.
  9.  # 29

Sabe o que me fez lembrar com esse vidro?
    Um tipo ir a um casamento muito bem vestido com os sapatos cheios de porcaria...(desculpe lá a expressão)claro que neste seu caso é necessário recorrer a mais alternativas porque os caixilhos ficaram incompletos...deveria sim começar pelos vidros antes de tomar iniciativas em alternativas que gastam dinheiro e estragam a atmosfera.
    Quando as janelas são em PVC,e o vidro é normal,pouco ou quase nada resolveu térmicamente.

Sinceramente, os vidros estão a satisfazer o que se pretendia.
    Na minha opinião, acho muito mais importante os caixilhos que o restante.
  10.  # 30

Sr. Rocha, uma moradia, fantásticamente bem isolada, aqui na minha zona (minho), PRECISA de alguma forma de aquecimento durante o inverno.
    É ponto assente. A não ser que se considerem temperaturas de conforto 16 e 17ºC...
    Agora gasta muito menos com esse aquecimento? Sem dúvida nenhuma!
    Não estou minimamente a desvalorizar o isolamento (incluíndo vidros e caixilharias). Mas para temperaturas de conforto no inverno por aqui, não basta.

Deu exemplos de apartamentos. São situações bem diferentes...
  11.  # 31

Colocado por: jrosa

Sinceramente, os vidros estão a satisfazer o que se pretendia.

'Tá bem...
    Já não está cá mais quem falou.
  12.  # 32

Colocado por: jrosaSinceramente, os vidros estão a satisfazer o que se pretendia.

Acha?
    Então tem uma área de Xm2 de vidros. De caixilharia tem cerca de 5% dessa área, e acha que os vidros não têm tanta importância??!! Pense bem...
  13.  # 33

Colocado por: Pedro Azevedo78Sr. Rocha, uma moradia, fantásticamente bem isolada, aqui na minha zona (minho), PRECISA de alguma forma de aquecimento durante o inverno.
    É ponto assente. A não ser que se considerem temperaturas de conforto 16 e 17ºC...
    Agora gasta muito menos com esse aquecimento? Sem dúvida nenhuma!
    Não estou minimamente a desvalorizar o isolamento (incluíndo vidros e caixilharias). Mas para temperaturas de conforto no inverno por aqui, não basta.

Deu exemplos de apartamentos. São situações bem diferentes...

Dei um exemplo de uma moradia com divisões amplas.
  14.  # 34

Colocado por: Jorge RochaDei um exemplo de uma moradia com divisões amplas.

Localizada aonde?
  15.  # 35

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Localizada aonde?

(Laveiras)Queluz de Baixo...junto ao viaduto da autoestrada lá no alto indo pela estrada antiga que vem da fábrica da pólvora até ao forte de Caxias.
  16.  # 36

Colocado por: Pedro Azevedo78
    Acha?
    Então tem uma área de Xm2 de vidros. De caixilharia tem cerca de 5% dessa área, e acha que os vidros não têm tanta importância??!! Pense bem...

Mas afinal o que é mais importante?
    É a área ou a passagem termica*area que deixa passar?
  17.  # 37

Colocado por: jrosa

Mas afinal o que é mais importante?
    É a área ou a passagem termica*area que deixa passar?

A mais importante de todas é o vidro...estamos a falar de questões térmicas e não de estanquidades.Como disse e bem o Azevedo78,a maior área é precisamente o vidro,e daí depreende-se que é determinante o tipo de vidro para se conseguir obter maior conforto com menos energia...claro que caixilhos em PVC com vidro rasca ficam mais baratos né?
  18.  # 38

Muito obrigada pelas vossas opiniões, que em muito ajudaram na escolha. Está decidido, vou optar pelas janelas/portas oscilo-batente com ruptura térmica, só ainda não sei qual a espessura do vidro e caixa de ar.

Acabei de receber outro orçamento cerca de 400 euros mais caro que o 1º, mas onde me aconselham vidro com ruptura térmica 4x10x6, como sendo o melhor sistema isolante. Será? ou 4x12x4 já me proporcionava um bom isolamento térmico?

Relativamente ao modo de aquecimento usado, tenho a informar que usei um simples aquecedor, mas que tinha de estar sempre ligado.
  19.  # 39

Agradeço a sua disponibilidade, mas acha que me conseguia dar um orçamento melhor do que o 1º? Se sim óptimo.
    Janelas de abrir com corte térmico (4x12x4): € 1.825,00 (c/ montagem)
    Janelas oscilo-batente: + € 40,00 cada janela

Dispender desta quantia já vai ser um esforço enorme, mais caro será concerteza impossível.

Quer que lhe vá observar as janelas no seu apartamento para lhe dar uma opinião válida e orçamento?

Estas pessoas agradeceram este comentário:SCoiteiro

20.  # 40

Colocado por: SCoiteiro
    Relativamente ao modo de aquecimento usado, tenho a informar que usei um simples aquecedor, mas que tinha de estar sempre ligado.

Amigo, mais tarde ou mais cedo, vais parar a um AC, por isso mais vale investires ja num de classe A, e poupas mais que num aquecedor.

0.0364 seg. NEW