Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 121

... contenção nos modos!!!
    E ninguém foi capaz de dar um orçamento ao pobre do homem...
  2.  # 122

Boas. Nos pretendiamos colocar um vidro que resolvesse bem acustica e termicamente falando. A moradia situa-se no Alto Minho e o maior envidrassado que tem mede 2.7*2.00... Nos nao pretendemos controlo solar porque(espero nao dizer asneira) no inverno "impede" o sol de entrar na casa... Pretendemos uma serie em aluminio com ruptura termica e vidro duplo baixo emissivo 6-16-4... Que serie nos aconselham...e que vidro será melhor!!? Obrigada, Sofia
  3.  # 123

Colocado por: SargomesBoas. Nos pretendiamos colocar um vidro que resolvesse bem acustica e termicamente falando. A moradia situa-se no Alto Minho e o maior envidrassado que tem mede 2.7*2.00... Nos nao pretendemos controlo solar porque(espero nao dizer asneira) no inverno "impede" o sol de entrar na casa... Pretendemos uma serie em aluminio com ruptura termica e vidro duplo baixo emissivo 6-16-4... Que serie nos aconselham...e que vidro será melhor!!? Obrigada, Sofia

para acustica tem o laminado akustex, para poupança de energia tem o neutralux, de salientar que não se deve colocar vidros de espessuras iguais.

o baixo emissivo é uma boa opção para manter a temperatura no interior o mais tempo possível, tem mto menos perdas de energia.
    se tiver vãos que apanhem mto sol, deverá colocar baixo emissivo com controle solar, por exemplo o solarlux 70/40, que ao contrário do que o sr. disse, não impede que o sol entre em casa, mas sim, permite que entre 70% da luz solar, existe outro que permite apenas metade, depende do que pretende.

o solarlux como o sr. rocha disse atrás é conhecido por vidro 4 estações, no entanto se os vãos não estiverem mto expostos ao sol, pode colocar apenas o baixo emissivo.

veja as coisas assim, se o vão estiver mto exposto ao sol e o vidro não fizer controle solar, lembre-se que tem um baixo emissivo que faz com que uma casa quente retenha o calor durante mais tempo, ou seja, se o sol entrar e a casa ficar excessivamente quente, irá ficar assim por muito mais quente. isto pode ser mto bom no inverno, mas no verão nem por isso, é preciso um equilibrio.
  4.  # 124

Muito obrigada, Sr. Two-rok. Portanto seria aconselhavel um vidro neutralux6mm+cx16mm+4.4akustex? Já agora, estes tipos de vidros sao comercializados por todas as marcas? Cumps, Sofia
  5.  # 125

Colocado por: SargomesMuito obrigada, Sr. Two-rok. Portanto seria aconselhavel um vidro neutralux6mm+cx16mm+4.4akustex? Já agora, estes tipos de vidros sao comercializados por todas as marcas? Cumps, Sofia

não, essas designações são da marca vitro
    para vidros climalit é planitherm6mm+cx16mm+4.4stadip silence

são as duas marcas mais comuns em portugal, ambas de boa qualidade e confiança.

edit: sim essa configuração está correcta, o planitherm sempre no interior :)
  6.  # 126

Então segundo me parece, o que o senhor rocha me disse não será o mais indicado para as duas janelas que eu referi, pois essas janelas quase nunca apanham sol directo, logo deveria ser um baixo emissivo do que o solarlux?!?!? que dizem do baixo emissivo light blue 68 e das séries da Sapa e da série RT 90 da Alunik seria 6mm baixo emissivo 68 : caixa de 16 : e float 4mm ??? ficaria bem servido assim ou não?
  7.  # 127

há bocado estava à pressa, é o light blue 63 acho eu da sunguardian de 6mm : caixa de 16 : float de 4mm com uma série da sapa e há outros que me vendem da alunix rt90... Que me podem dizer acerca disto?
  8.  # 128

Mais uma achega... a série que me aconselharam da SAPA é a CXI
  9.  # 129

Colocado por: two-rok

não, essas designações são da marca vitro
    para vidros climalit é planitherm6mm+cx16mm+4.4stadip silence

são as duas marcas mais comuns em portugal, ambas de boa qualidade e confiança.

edit: sim essa configuração está correcta, o planitherm sempre no interior :)

boas peço desculpa mas agora fiquei confusa... o vidro de indice baixo emissivo é colocado sempre no interior...até aí tudo ok! mas entao onde entra o neutralux e o akustex! Nao percebi se realmente a hipotese por mim colocada em cima era viavel!! E já agora isso de "float" refere-se a quê??
  10.  # 130

então ninguém me diz nada :(
  11.  # 131

Falaram-me em colocar vidro temperado porque houve:

Vidros que partiram porque parte do vidro estava à sombra e outra parte ao sol...

Já alguém ouviu algum caso destes?
  12.  # 132

Colocado por: cargadetrabalhosFalaram-me em colocar vidro temperado porque houve:

Vidros que partiram porque parte do vidro estava à sombra e outra parte ao sol...

Sim, Numa moradia uns 6 anos atrás nem sem ao certo eu já vi com os meus olhos. aliás assisti a uma cena "linda"

Eram os melhores vidros do mercado que a rapariga colocou... Um dia estalou um enorme... Veio o "tecnico" (leia-se Técnico de vendas)

Descobriu que o pintor tinha forrado com jornal o vidro pelo interior para não o sujar... Deu cabo da cabeça ao homem e ate até já ia pagar o vidro, eu na altura disse que toda a vida vi vidros tapados nunca vi um rachado...

Só que na semana seguinte apareceu outro no 1º piso rachado de alto a baixo e depois mais outro. Em 6 vidros 4 partiram, e o pintor lá se safou...

Uns 2 anos depois soube eu que num prédio em Quarteia ou Albufeira já não sei bem toda a fachada estalou e foi aí que me contarem que viram o estudiosos da Alemanha e descobriram que com metade ao sol dilatava só uma parte e partiram.

Acho que era um vidro com Árgon. Mas não sei por nem percebo nada de vidros só sei usar o termómetro para medir as temperaturas :-)

E argon só uso para soldar inox, mas como tem um nome bonito devia ser um bom vidro ...
    Aliás devia ter um isolamento MUITO superior talvez uns, 0,00001 % o que é muito.

Um dia destes coloco fotos.

Agora o forista two-rok que me parece ser uma pessoa ponderada educada e que percebe de vidros é que deva saber bem o que se passou e o que alteraram depois dessa barraca
  13.  # 133

Sr. jorge, Obrigado pelo contributo.

Vamos esperar por outros comentários sobre esta questão.

Cumprimentos.
  14.  # 134

Colocado por: FDNunca é demais relembrar, diz oGuia de participação no Fórum da Casa(que leram ou deveriam ter lido):

Concordo perfeitamente e não percebo como é que foristas com muito tempo de navegação por aqui dizem isto:

Colocado por: Jorge Rocha
    Notam-se bem os teimosos ignorantes.Observe as torres de Lisboa...experimente entrar lá dentro de Verão e venha para aqui dizer que são fornos solares

Colocado por: Jorge Santos - Faro

Quem é o sr. para chamar burro a alguém ? burros são as pessoas que se deixam enganar por si.
    Quanto a si nem vou emitir opinião pois não sei o que o sr. é nem quero saber !

Pela minha parte acho que cumpri as regras não apenas do forum mas da boa educação pois uma pessoa bem educada nem precisa ler as regras :-)

Agora há pessoas que não sabem lidar com as opiniões do outros, e aí perdem o verniz. Pela minha parte e como gosto de argumentar nunca baixo o nível e muito menos num fórum em que os proprietários pretendem manter a classe.

Tocando de novo no tema "cuidados a ter com os grandes envidraçados com vidros maravilha" ... Quem quiser pode observar fachada sul do Teatro de Faro, feito com a massa de todos nós...

Lá dentro não está muito fresco pois não ? teatro

Em breve vou procurar as fotos em que fiz medições numa moradia, onde se pode ver bem a categoria da caixilharia e dos vidros e mesmo assim o calor na face interior.

Colocado por: two-rok500watts em quanto tempo?
    e quantos watts deixaria passar no mesmo intervalo de tempo se não tivesse características de controle solar?

500 Watts por hora e por metro quadrado é o que passa se o vidro cortar 50%, mas isto é o máximo e com o sol no pico da potencia.

È evidente que com vidro normal passa o dobro, mas como voçê e eu defendemos os vidros protegidos pois sabemos que não há milagres nesse caso quase não passa calor.

Agora note bem que por exemplo chamar "aldrabão" a quem engana as pessoas não tem que ter relação com o fórum, ou com as pessoas do forum.
    Nunca me leu a chamar directamente nomes ao seu colega, nem nunca o faria.
    Agora eu só por sugerir a um forista tapar a janela do seu quarto pelo interior com wallmate para verificar se o seu problema era apenas da janela fui logo chamado de Tolo e não vim ninguém reclamar com a falta de educação.
    Eu por exemplo em minha casa em tempos tapei todas as janelas quarto a quarto, fiz as comparações e descobri que antes de gastar uma fortuna em caixilharia nova era preferível melhorar o isolamento e assim o fiz..
    Chamar de tolo que dá uma ideia sem interesses comerciais deveria ser logo repreendido.

Por exemplo no caso do Teatro de Faro se reparar bem o arquitecto não fui burro, pois como pode ver na parte superior tem um resto de uns estores que eram supostamente para estar em todo o envidraçado.
    Com pode ver o material usado é de má qualidade e partiu-se todo. Agora que deixou colocar esta porcaria no MEU , no NOSSO Teatro de Faro é que devia estar preso pois deve ter roubado a massa.
    A empresa que fez a obra devei ter reparado e não o fez no 5 anos da garantia porque obviamente deve ter dado luvas a toda a gente.

Lá dentro está fresco como nas torres de Lisboa, mas como este edifício é publico todos nós pagamos a conta, por isso nos devemos preocupar. Ou não ?
  15.  # 135

Colocado por: Sargomesboas peço desculpa mas agora fiquei confusa... o vidro de indice baixo emissivo é colocado sempre no interior...até aí tudo ok! mas entao onde entra o neutralux e o akustex! Nao percebi se realmente a hipotese por mim colocada em cima era viavel!! E já agora isso de "float" refere-se a quê??

os vidros baixo emissivos colocam-se sempre no interior, seja planitherm ou neutralux, se for controle solar já se coloca no exterior.

sim é viável, mas talvez seja mais importante isolar bem a caixa de estore do que investir num laminado acustico, antes de trocar as janelas isole bem a caixa de estore e veja a diferença, se achar que ainda ouve muito barulho então invista num laminado acustico, senao coloque um vidro normal com o baixo emissivo ou com o de controle solar (depende de qual escolher), pq se a caixa estiver mal isolada e colocar laminado acustico, o laminado acustico pouco ou nada faz, entende?

float é vidro incolor normal, por exemplo solarlux 6mm + cx16 + float 4mm
  16.  # 136

Colocado por: hugocEntão segundo me parece, o que o senhor rocha me disse não será o mais indicado para as duas janelas que eu referi, pois essas janelas quase nunca apanham sol directo, logo deveria ser um baixo emissivo do que o solarlux?!?!? que dizem do baixo emissivo light blue 68 e das séries da Sapa e da série RT 90 da Alunik seria 6mm baixo emissivo 68 : caixa de 16 : e float 4mm ??? ficaria bem servido assim ou não?

sim, deverá optar por um baixo emissivo, esse que falou não lhe posso dizer bem nem mal, pois não trabalho com a guardian. apenas com a vitro e com a climalit, em relação aos alumínios tem melhores soluções (qualidade/preço) e deveria optar por um sistema de abrir com oscilo-batente e não de correr.
  17.  # 137

Colocado por: cargadetrabalhosFalaram-me em colocar vidro temperado porque houve:

sim, pode acontecer, principalmente em vidros não incolores, e nesse caso devem ser temperados.
  18.  # 138

boas e obrigada pela ajuda. A casa esta a ser construida, logo nao vai haver problemas de caixa de estore mal isolada... Já agora, esquecendo um poco o vidro acustico acha viavel esta soluçao?? Caixilharia da Cortizzo serie 60 com vidro planitherm6mm+cx16mm+float4mm?? obrigada mais uma vez pela atençao dispensada!! Cumps, Sofia
  19.  # 139

Colocado por: Jorge Santos - Faro500 Watts por hora e por metro quadrado é o que passa se o vidro cortar 50%, mas isto é o máximo e com o sol no pico da potencia.

vidro solarlux supernatural 70/40 6mm + cx16 + float 4mm: 1,3 W/(m2.K) segundo ficha técnica do fabricante
    não é um vidro topo de gama nem nada que se pareça. existe melhor do que isto.

esses 500 watts cheira-me a barrete engano nos vidros (tipo gato por lebre), mas mesmo assim acho facilmente climatizável (essa situação), agora imagine um vão com vidro float 6mm + cx16 + float 4mm e faça o mesmo teste.

se houvesse um vidro milagroso, vendia-se, não acha? e eu escusava de ser desmancha prazeres qdo digo aos clientes que deviam pôr algum sombreamento nos vãos que eles querem só vidro

Colocado por: Jorge Santos - FaroPor exemplo no caso do Teatro de Faro se reparar bem o arquitecto não fui burro, pois como pode ver na parte superior tem um resto de uns estores que eram supostamente para estar em todo o envidraçado.
    Com pode ver o material usado é de má qualidade e partiu-se todo. Agora que deixou colocar esta porcaria no MEU , no NOSSO Teatro de Faro é que devia estar preso pois deve ter roubado a massa.
    A empresa que fez a obra devei ter reparado e não o fez no 5 anos da garantia porque obviamente deve ter dado luvas a toda a gente.

Lá dentro está fresco como nas torres de Lisboa, mas como este edifício é publico todos nós pagamos a conta, por isso nos devemos preocupar. Ou não ?

Eu até apostava que esses estores não são apropriados para o exterior, mas isso sou eu a ver uma foto tirada a umas dezenas de metros, mas se calhar aposto na mesma... LOL.
    O ideal aí era umas lâminas pára-sol, mas depois as luvas tinham de ser mais modestas entende?

Quanto ao resto, vá-se acostumando. Ou não leu o tópico da Casa Pia e o das Soluções para resolver a crise? E o tópico "Alúminio ou PVC?" também não leu?
  20.  # 140

Colocado por: Sargomesboas e obrigada pela ajuda. A casa esta a ser construida, logo nao vai haver problemas de caixa de estore mal isolada... Já agora, esquecendo um poco o vidro acustico acha viavel esta soluçao?? Caixilharia da Cortizzo serie 60 com vidro planitherm6mm+cx16mm+float4mm?? obrigada mais uma vez pela atençao dispensada!! Cumps, Sofia

peço desculpa, mas estava a confundir o seu caso com outro :) (acontece-me muito quando não estou frente a frente com as pessoas pq nunca fui bom com nomes) :P

sim, essa solução parece-me viável

0.0514 seg. NEW