Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 201

    Ninguém me pode dizer qual as medidas interiores deste recuperador?

    Preciso decidir entre Acqua, Mytho, Ecofogo....ou então o Hergon H-22

    cumps
  2.  # 202

    boa tarde
    instalei à 3 semanas um recuperador modelo Acqua e não estou muito satisfeita....cada vez que abro a porta para por lenha o fumo sai todo para fora.Quando abrimos a porta o trico da borboleta tranca e temos de o estar sempre a puxar.....não é sistema, pois fico com a casa cheia de fumo.Apesar de dar muito calor tem este defeito....fico desiludida nem vontade tenho para acender o lume.
  3.  # 203

    São estes problemas que tem a Ana Silva, que a fabrica Solzaima devia de evitar.

    E o vidro como se porta suja-se muito ?
  4.  # 204

    Começo a ficar sem saber o que aconselhar lá aos meus sogros...lol. Eles dizem que não percebem nada e pedem-me para eu tentar ver a melhor solução.

    No Hergon H-22 dos meus pais aqui em casa, colocando a lenha paralela ao vidro, acaba por não sujar tanto.

    Mesmo assim de dois em dois dias limpo o vidro, gosto de ver a lenha arder.
  5.  # 205

    Procure um modelo da Edilkamin, suja muito menis o vidro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: dsoeira
  6.  # 206

    Colocado por: MartaGTenho Acqua a trabalha á minha frente neste momento! :D

    (...)

    Não aconselho, mesmo nada, este recuperador para espaços pequenos, pois manda um calor incrível!!
    É bom para espaços/áreas grandes!


    Pois... também ando à procura de um recuperador ... mas para espaços pequenos; para aquecer 95 elementos radiadores + 200L AQS..
  7.  # 207

    Colocado por: MartaGTenho Acqua a trabalha á minha frente neste momento! :D

    Olhe, a porta do recuperado foi trocada, quase hà 2 anos, por causa do vidro que ficava preto.... desde então... só posso dizer maravilhas!! :)

    Iniciei o aquecimento meio de Outubro... estamos em Janeiro e ainda só limpei o vidro UMA vez!

    Lenha que estou a usar: sobro e oliveira

    Não aconselho, mesmo nada, este recuperador para espaços pequenos, pois manda um calor incrível!!
    É bom para espaços/áreas grandes!
    Estas pessoas agradeceram este comentário:dsoeira


    Realmente esse recuperador envia muito calor para o espaço envolvente por radiação do vidro. Agora uma coisa é certa, isso para comer lenha, vai lá vai... convivo muito frequentemente com um e aquilo a devorar lenha, bem podem vir rolos de madeira que aquilo papa tudo eheheh mas realmente aquece muito o local onde está instalado. Já a capacidade de transferencia para a agua parece-me baixa, pois está a aquecer cerca de 80 elementos e gasta muita lenha...

    JC
  8.  # 208

    Colocado por: dsoeiraNinguém me pode dizer qual as medidas interiores deste recuperador?

    Preciso decidir entre Acqua, Mytho, Ecofogo....ou então o Hergon H-22

    cumps


    Medidas, não sei, mas que tem uma fornalha interior ennorme, lá isso tem, pelo menos quando comparado com o meu Rocal Termogar. O meu parece minusculo quando comparado com o acqua. Agora uma coisa que não aprecio no Acqua é ter muito pouca capacidade de agua, acho que 35 ou 40L, é bom para o arranque inicial, mas depois a temperatura da agua varia muito depressa consoante a carga que está ser solicitada obrigado o regulador de combustão a estar sempre a abrir e fachar o que se traduz num aumento de consumo de lenha significativo. Acho que os equipamentos com maior volume de agua, conseguem ter uma estabilidade muito superior. Pessoalmente, acho que este equipamento foi feito a pensar mais na vertente de design do que propriamente no resto...

    JC
    • meco
    • 29 janeiro 2014

     # 209

    Eu tenho um ares da Zantia, mas os recuperadores são da solzaima.
    No meu caso para uma moradia de 200 m2 e dois pisos é mais que suficiente e aquece 200 litros de água.
    O acqua da solzaima é o oceanus da zantia, são iguais, mas para além dos problemas do vidro na altura, que penso estarem resolvidos agora, o acqua era muito grande e iria ocupar muito espaço. É bonito mas tb enorme.

    Eu posso dizer que no meu caso só o ligo à noite 19.30, meto uma carga quase cheio e depois meto mais 4 ou 5 bons toros e dura até de madrugada cerca das 3 a 4 da manhã.
    Ao fim de semana ligo mais cedo mas o calor lá em cima por vezes é demasiado e deixo ventilar uns 2 minutos com a janela aberta.
    Já não limpo o meu vidro desde meados de Dezembro e ainda vejo a chama. :-)

    Estou muito satisfeito com o meu.
    Atenção a quem deixam instalar essa coisa. A instalação é o mais importante. Se precisarem de um excelente técnico para vos fazer isso eu indico na área do Porto.
  9.  # 210

    meco
    Quando o Jcaiado se refere "acho muita pouca capacidade de água, acho que 35 ou 40 Litros..." refere-se á capacidade da caldeira . e não a capacidade de aquecer o deposito de AQS. ( 200 litros)
    Concordam com este comentário: jcaiado
    • meco
    • 29 janeiro 2014

     # 211

    Colocado por: leiriameco
    Quando o Jcaiado se refere "acho muita pouca capacidade de água, acho que 35 ou 40 Litros..." refere-se á capacidade da caldeira . e não a capacidade de aquecer o deposito de AQS. ( 200 litros)


    Sim eu percebi. Eu só referi o tamanho do meu depósito de AQS
    Concordam com este comentário: jcaiado
  10.  # 212

    Pelo que tenho visto,um recuperador a agua não deve ter mais de 70/80 cm.O seu rendimento baixa drasticamente acima disso.O que ganha em potencia "dado que carrega mais lenha" perde em eficiencia.Gasta muito mais para obter o mesmo.Para além das condensações...Não consigo ver "dr.gogle" aparelhos grandes a agua a não ser por cá.
    Concordam com este comentário: jcaiado
  11.  # 213

    A potencia do dito cujo tem de estar de acordo com os testes da norma EN 13229...eles têm de fornecer os testes do laboratório oficial....se os têm.Se não têm,lá estamos nós ....
  12.  # 214

    A etiqueta que vem no meu Termogar 70



    JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: zelabareda
  13.  # 215

    Aqui temos um documento que embora não oficial refere creio que o nº de ensaio...faltam no entanto coisas.Como vemos a potencia em agua e de cerca de 19kw ,o que corresponde a +ou- 4 kg de lenha ...correcto.A potencia da lenha tem variações.....por outro lado as emissoes estão já excessivas...mas dentro dos valores.O respectivo ensaio terá todos os elementos...TODOS.
  14.  # 216

    Colocado por: jcaiadoMedidas, não sei, mas que tem uma fornalha interior ennorme, lá isso tem, pelo menos quando comparado com o meu Rocal Termogar. O meu parece minusculo quando comparado com o acqua. Agora uma coisa que não aprecio no Acqua é ter muito pouca capacidade de agua, acho que 35 ou 40L, é bom para o arranque inicial, mas depois a temperatura da agua varia muito depressa consoante a carga que está ser solicitada obrigado o regulador de combustão a estar sempre a abrir e fachar o que se traduz num aumento de consumo de lenha significativo. Acho que os equipamentos com maior volume de agua, conseguem ter uma estabilidade muito superior. Pessoalmente, acho que este equipamento foi feito a pensar mais na vertente de design do que propriamente no resto...

    Porra! A procura que terá feito para escolher o seu Rocal Termogar tornou-o um especialista!!
    Esta sua intervenção está cheiinha de sumo!
  15.  # 217

    Colocado por: meco
    Atenção a quem deixam instalar essa coisa. A instalação é o mais importante.

    Pode disponibilizar fotos da sua instalação?
    E/ou até mesmo um esquema de como foi ligado...

    Obrigado
  16.  # 218

    Colocado por: zelabaredaO respectivo ensaio terá todos os elementos...TODOS.

    A que ensaio se refere?
  17.  # 219

    Colocado por: JoseBlino
    Porra! A procura que terá feito para escolher o seu Rocal Termogar tornou-o um especialista!!
    Esta sua intervenção está cheiinha de sumo!


    Confesso que aprendi umas coisitas...

    JC
    • meco
    • 30 janeiro 2014 editado

     # 220

    Colocado por: JoseBlino
    Pode disponibilizar fotos da sua instalação?
    E/ou até mesmo um esquema de como foi ligado...

    Obrigado


    Poder posso, não sei é como o fazer.Agora não consigo, mas vou tentar.
    Agora digo-lhe que é uma panóplia de tubos e valvulas de uma via e de 3 vias e termo não sei o quê e bombas daqui e dali e ....muita fruta e caro. Muito caro a meu vêr.
    Estive a vêr um post seu de casa dos seus pais...Quer ser vc a fazer a ligação daquilo???? Tiro-lhe o chapéu se o fizer.
    Mas seja cuidadoso. Muito cuidadoso. Não me parece que seja coisa que uma pessoa sem formação técnica especializada possa fazer. Eu se fosse seu pai não deixava :( Desculpe.

    Eu quando andei a procurar um instalador e um "esclarecedor" de dúvidas fiquei pior do que no início. Então liguei para a Zantia e expliquei o que queria. Um técnico de facto. Um homem que soubesse do que estava a falar e não um desenrascado.

    Por exemplo. Uma coisa que nenhum dos ditos especialistas com quem falei me disse foi que o consumo de ar era enorme. Ora assim sendo teria que ter uma entrada de ar do exterior directa ao recuperador.
    Alguns até me disseram que isso era um absurdo e que um ar condicionado é que era bom... Como se fosse semelhante...
    E Assim está com entrada de ar directa. A explicação é lógica. Que ar vai queimar o recuperador na queima? O de casa, se este estiver sem uma entrada direct do exterior.
    pormenores como este parecem-me importantes e poucos ou melhor nenhum "especialista" o referiu.

    O instalador quando me entregou a proposta de preço, explicou peça por peça qual o fim a que se destinava e o que fazia. Nunca tinha tido um fulano tão cuidadoso e cioso da segurança como ele. E foi altamkente recomendado pela Zantia como o melhor que eles conhecem.
    E de facto estou até lhe digo, rendido a um rapaz q2uer sabe o que faz e com profissionalismo. Ave rara.

    Repense ser vc a fazer a instalação. Não duvidando da sua competência, acho eu, ser demasiado complicado para uma pessoa sem experiência.

    Já agora. Penso gastar este inverno cerca de 400€ de lenha e uma ou duas bilhas de gás para AQS, poiis tenho um esquentador no apoio.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
 
0.0496 seg. NEW