Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 221

    Colocado por: mecoRepense ser vc a fazer a instalação. Não duvidando da sua competência, acho eu, ser demasiado complicado para uma pessoa sem experiência.

    Se fosse a instalação a ar, como inicialmente previsto, era eu.
    A água ainda vamos ver. Se for eu a fazê-lo vou-me informar bem primeiro.

    Mesmo que não seja, tenho que aprender a fazer "para poder ensinar".
    lol, passo a explicar.
    Um instalador, com quem falei hoje, insistiu comigo que a água tinha que circular ao mesmo tempo pelos radiadores e pelo cilindro de AQS, que não dava para dar prioridade a um ou a outro. Por amor à santa....

    Mas para já quero procurar/escolher o recuperador de calor a água. Depois trato de procurar/escolher o instalador.

    Se eu tivesse sentido confiança em qualquer das casas a que já fui, já tinha resolvido isto.
    Agora, assim, com qualquer "biscateiro" a vender e instalar recuperadores... não dá!!

    E mesmo casas, já com algum calo, pecam muito por fazerem sempre o mesmo esquema... mas o mesmo chapéu não serve a toda a gente...
  2.  # 222

    Colocado por: JoseBlino
    Se fosse a instalação a ar, como inicialmente previsto, era eu.
    A água ainda vamos ver. Se for eu a fazê-lo vou-me informar bem primeiro.

    Mesmo que não seja, tenho que aprender a fazer "para poder ensinar".
    lol, passo a explicar.
    Um instalador, com quem falei hoje, insistiu comigo que a água tinha que circular ao mesmo tempo pelos radiadores e pelo cilindro de AQS, que não dava para dar prioridade a um ou a outro. Por amor à santa....

    Mas para já quero procurar/escolher o recuperador de calor a água. Depois trato de procurar/escolher o instalador.

    Se eu tivesse sentido confiança em qualquer das casas a que já fui, já tinha resolvido isto.
    Agora, assim, com qualquer "biscateiro" a vender e instalar recuperadores... não dá!!

    E mesmo casas, já com algum calo, pecam muito por fazerem sempre o mesmo esquema... mas o mesmo chapéu não serve a toda a gente...


    Aconselho-o vivamente a procurar outro instalador, já que a resposta desse já mostrou o conhecimento do mesmo... não sei se viu o meu topico da instalação do meu Termogar 70, e aquilo faz tudo e mais alguma coisa, quando quero e como quero. A parte hidraulica é muito facil de entender, a parte electrica de automação é que pode ser mais dificel de implementar, mas nas mão de quem sabe é de olhos fechados!

    Aconselho-o a primeiro encontrar um bom instalador, e depois o recuperador, pois quando a instalação é bem feita, qualquer recuperador funciona, só pode comer mais ou menos lenha desde que devidamente adequado às necessidades da instalação... agora se a instalação for má, não existe recuperador que faça milagres!!!

    JC
    Concordam com este comentário: meco, leiria
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
    • meco
    • 30 janeiro 2014

     # 223

    Colocado por: JoseBlino
    Se fosse a instalação a ar, como inicialmente previsto, era eu.
    A água ainda vamos ver. Se for eu a fazê-lo vou-me informar bem primeiro.

    Mesmo que não seja, tenho que aprender a fazer "para poder ensinar".
    lol, passo a explicar.
    Um instalador, com quem falei hoje, insistiu comigo que a água tinha que circular ao mesmo tempo pelos radiadores e pelo cilindro de AQS, que não dava para dar prioridade a um ou a outro. Por amor à santa....

    Mas para já quero procurar/escolher o recuperador de calor a água. Depois trato de procurar/escolher o instalador.

    Se eu tivesse sentido confiança em qualquer das casas a que já fui, já tinha resolvido isto.
    Agora, assim, com qualquer "biscateiro" a vender e instalar recuperadores... não dá!!

    E mesmo casas, já com algum calo, pecam muito por fazerem sempre o mesmo esquema... mas o mesmo chapéu não serve a toda a gente...


    Logicamente não é assim. Pode colocar os dois em funcionamento ao mesmo tempo ou cada um deles independente. Isto no meu caso.
    Estou como o Jcaiado. Não ponha esse artista a fazer o serviço.
  3.  # 224

    Obrigado malta, estava a precisar de um incentivo para procurar alguém competente de confiança.

    Colocado por: JoseBlinoMesmo que não seja, tenho que aprender a fazer "para poder ensinar".

    Não é bem assim, expressei-me mal. Queria dizer que tenho de aprender a fazer para saber o que quero / para validar se o que me propõe faz sentido.


    Colocado por: mecoEstou como o Jcaiado. Não ponha esse artista a fazer o serviço.

    Completamente.
    Concordam com este comentário: jcaiado
  4.  # 225

    Colocado por: JoseBlinoObrigado malta, estava a precisar de um incentivo para procurar alguém competente de confiança.


    Não é bem assim, expressei-me mal. Queria dizer que tenho de aprender a fazer para saber o que quero / para validar se o que me propõe faz sentido.



    Completamente.
    Concordam com este comentário:jcaiado


    Começe por identificar de que forma pretende utilizar o recuperador, que habitos possui, habitos de AQS, necessidades de Aquecimento, etc e depois em função disso começa a delinear com pretende a instalação!

    No meu caso, foi mais ou menos assim:

    Chegamos a casa (por volta das 19h) e pretendemos que o recuperador faça logo aquecimento! Não fazia sentido que estivesse uma hora ou mais à espera que fizesse AQS, já que possui AQS de reserva suficiente para os gastos do resto do dia (por algum motivo coloquei um acumulador de 400L). Assim ligo o recuperador e passados 15m tenho os radiadores quentinhos, depois antes de ir para a cama por volta da meia noite ponho lenha e passo para o modo automático AQS + AQ (com prioridade a AQS), como o acumulador, vai pedir aquecimento, vai aquecer o acumulador até à temperatura programada. Em atingindo essa temperatura passa para o aquecimento... ao outro dia de manha coloco em modo só AQ. Assim a caldeira a pellets que possuo, arranca às 17:30 e só vai fazer aquecimento do espaço que utilizo (cozinha e sala de inverno - onde está instalado o recuperador), gasto 15 kg de pellets por semana para ter o espaço quentinho quando chego a casa. Acendo o recuperador nas calmas, a caldeira desliga-se e mando aquecer tambem a zona dos quartos e toalheiros dos WC's e assim está adaptado aos meus habitos. Claro que tenho possibilidade a qualquer momento de alterar este procediemnto. Depois tenho um modo de verão para AQS, que passa por cima da configuração da centralina do recuperador, que o que faz é basicamente é posicionar a valvula 3 vias na posição de AQS, arranca a bomba circuladora aos 45º e faz AQS até à temperatura que eu quiser.

    Com a combinação destes fois equipamentos (Pellets + recuperador) consigo ter um conforto 5* com um consumo irrisorio de pellets e lenha (para isto tambem ajudou bastante a valvula de corte que coloquei no circuito e que basicamente me corta a parte dos quartos e WC's), permitindo que faça aqueciemento desta parte apenas quando quero... diria que no meu caso, ficou uma instalação 5*, mas lá está, primeiro pensei na forma com queria que as coisas funcionassem, depois falei com alguns instaladores onde ouvi de tudo e mais alguma coisa até encontrar o "special One" que percebeu exactamente o que pretendia e ainda me deu ideias para melhorar o sistema. Mas lá está, não está ao alcance de todos....

    Por isso acho muito importante pensar na forma de como quer que o sistema funcione, para que quando falar com um instalador, ver se ele é capaz de implementar o sistema da forma que pretende!

    JC
  5.  # 226

    Brutal!!
    Vou fazer essa exposição do meu perfil de utilização e assim coloco aqui e é como se estivesse a pensar em voz alta. Boa!

    Entretanto, gostei das possibilidades que a sua instalação lhe permite!
    Já li o seu tópico sobre a sua instalação, da qual gostei muito, mas vou reler com mais atenção e ver se percebi bem cada parte ou não.
  6.  # 227

    JCaiado.Sem duvida que deve ter uma excelente solução de aquecimento.Podia por favor dizer quanto custaria essa instalação em termos normais?Em quanto tempo pensa recuperar o capital investido?Desculpe a pergunta mas não foi barato...
  7.  # 228

    Colocado por: zelabaredaJCaiado.Sem duvida que deve ter uma excelente solução de aquecimento.Podia por favor dizer quanto custaria essa instalação em termos normais?Em quanto tempo pensa recuperar o capital investido?Desculpe a pergunta mas não foi barato...


    O recuperador foi à minha conta - 2000€
    Tudo o resto do material é do Instalador. Entre componentes/acumulador/Mão de obra(Incluia mover a caldeira a pellets de lugar). O valor orçamentado foi 2500. No fim da obra fora do orçamentado apenas levou mais 1 mt de tubo de exaustão! Já lhe fiz uma transferencia de 2000, falta acertar a parte final, mas acho que não vai fujir do que estava orçamentado. Se me oferecer o metro de tubo não faz mais que a obrigação e ainda lhe tenho que pagar um jantar... agora a parte da recuperação do capital, confesso que não fiz contas, porque era uma necessidade e como já tinha a instalação dos radiadores feita de raiz, lenha caseira, foi seguir para bingo! Até à cerca de 8 meses atrás eu e os meus andamos por Lisboa apesar de termos casa na Bairrada desde 2004. Foi uma decisão familiar. Não era-mos felizes em Lx. A minha mulher é funcionária publica, já tinha pedido transferencia para Aveiro à muito tempo. Finalmente lá conseguiu e siga. Eu acabei por ficar mais um tempo (cerca de dois anos) porque a empresa onde trabalhava entrou em processo de aquisição por uma Multinacional. Previ o que se ia passar (convites para sair). consegui esperar, e o convite chegou, negociamos os 14 anos de casa e A1 Norte finalmente. Agora é uma fase nova da nossa que vida. A casa estava +- pronta. Quando sairam as caldeiras a pellets da ecoforest à uns anos atrás, comprei uma (os valores de lançamento eram muito atractivos, nada comparado com os preço de agora), acontece que a caldeira para alem de gastar pellets logo €€€ nunca teve grande rendimento. Acho que dos 24Kw anunciados, se tiver metade em regime normal, é muito... para aquecer 40-50 elementos é excelente (trabalha sempre no minimo e consome pouco mais de 1Kg por hora) com agua a 68-70º. Depois o espaço "salão nobre" ehehe com cerca de 60m^2 com mais 20 de escritorio na mesanine que utilizava ao fim de semana, para uma utilização diario era uma desperdicio, só a lenha que gastava no recuperador a ar de dupla face que está nessa sala, era uma coisa descomunal. Então transformei o espaço onde está agora o recuperador instalado (estava preparado mais para ser habitado de verão), e agora o nosso "ninho diario" ficou muito mais pequeno, aconchegante e quentinho. O salão fica para o verão que é fresquinho (acho que vai ficar mesmo só para dia de festas). Mania de fazer casas grandes é o que dá....

    Digamos que foi uma mudança de vida que inplicou uma transformação radical de forma a adapatar a casa aos nosso uso diario, coisa que enquanto andamos em lisboa, nunca tinhamos sentido grande necessidade, porque quando vinhamos à parvonia era sempre a correr...

    Mas que testemunho de vida eheheh o termossifão norquente, foi para aproveitar a gorja do Socrates, mas que se revelou um desantre completo mas deu perfeitamente para se auto pagar. Felismente consegui que o seguro de recheio pagasse a troca dos paineis e brevemente o deposito vai ser vendido para cobre e vou utilizar os paineis que tenho, adquiri outro igual, e colocar um grupo de circulação e fico com um sistema de circulação forçada (mais 1000€ de investimento). Para finalizar deixa-me referir que não possuo gás natural, e electrecidade vai pelo caminho que se vê, por isso acho que com madeira propria, fiz a escolha acertada. Ainda pensei numa caldeira de chama invertida, mas como gosto imenso de estar ao "borralho", fica para daqui a uns anos. A verdade é que não necessito de grande capacidade de autonomia, já que a casa é bem isolada e tem uns ganhos solares espetaculares (foi projectada para isso mesmo). Este tipo de tempo, sem sol é quando tenho mais necessidade de aqueciemento...

    JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  8.  # 229

    Colocado por: JoseBlinoBrutal!!
    Vou fazer essa exposição do meu perfil de utilização e assim coloco aqui e é como se estivesse a pensar em voz alta. Boa!

    Entretanto, gostei das possibilidades que a sua instalação lhe permite!
    Já li o seu tópico sobre a sua instalação, da qual gostei muito, mas vou reler com mais atenção e ver se percebi bem cada parte ou não.


    Se tiver duvidas e conseguir ajudar, terei todo o prazer!

    JC
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  9.  # 230

    Boa noite.
    Tenho um Solzaima (modelo Domus/Zaima), como o colocado em anexo.
    Em relação ao vidro sujo, é uma miséria, a lenha não ajuda, não está bem seca, mas o ''gajo'' que fez a instalação, reparo agora (quem não sabe, é comido) não tem o regulador de combustão instalado, enfim....
    Pergunto, o regulador de combustão é especifico ao modelo, ou é universal?, preços alguém sabe me dizer?
    Aproveitando a oportunidade, sabem dizer qual é o diâmetro do cordão que vai em volta de toda a porta do recuperador?, é que ia comprar e deparei-me com vários diâmetros.
    Um obrigado desde já.
    p.s. este forum é fantástico...o que eu aqui já aprendi..
    Abraços
      Zaima.JPG
  10.  # 231

    Como não obtive nenhuma resposta...
    Diâmetro do cordão da porta deste recuperador, alguém sabe?
    Um abraço.
  11.  # 232

    Boa noite...
    Comprei hoje o cordão, já com a respectiva cola incluída (9,90€ no Aki), comprei um cordão com 8mm de diâmetro, havia de 6;8 e 10mm, como não sabia o diâmetro (ninguém soube responder) optei por o intermédio que em principio dará...depois dou feedback.
    Abraço
  12.  # 233

    Como prometido aqui fica o feedback...
    O cordão a comprar para o recuperador Solzaima (modelo Domus/Zaima), é efectivamente de 8mm, a colocação é muito fácil, é só usar a cola que vem com o cordão aplicar a cola e colocar o cordão.
    Abraço
    Estas pessoas agradeceram este comentário: JoseBlino
  13.  # 234

    Colocado por: NssO meu neste momento já esta assim:
      Imagem 628.jpg

    https://forumdacasa.com/extensions/InlineImages/image.jpg.php?AttachmentID=26697
    Olá
    Tenho instalado o modelo idêntico ao seu, gostaria se possível, obter um esclarecimento.
    Para atingir a temperatura ideal (fazer atuar a bomba) tenho de permanecer com a gaveta aberta (quase até meio), caso contrário a chama é muito fraca, as aberturas laterais não deveriam ser suficientes?
    Será defeito de instalação de algum componente?

    Muito obrigado
  14.  # 235

    Tenho instalado um recuperador Acqua da Solzaima.
    O meu, ao contrario do que foi escrito noutros tópicos sobre este recuperador, não suja muito o vidro e a nível estético e dos melhores que já vi.
    Em minha casa tenho 95 elementos, 2 toalheiros nas WC, um ventiloconvector na sala/cozinha e também está ligado ao sistema das águas sanitárias (300 litros água).
    No entanto é um recuperador que consome imensa lenha para o aquecimento que produz, pelo menos em minha habitação.
    Todos os dias acendo por volta das 19/20 horas, ao fim de +/- 2 horas tenho os 300 litros de água a 60º. Para isso tenho de encher por duas vezes de lenha de pinho o recuperador.
    Até aqui tudo bem, mais o que eu acho é que a nível de aquecimento da casa deveria aquecer mais pois ao fim das mesmas duas horas tenho a casa +/- a 16/17º (estamos a falar de +/- 180m2).
    Em relação a outros recuperadores que eu tenho visto a diferença é mesmo o consumo de lenha, pelo menos no meu caso, pois o recuperador nunca abranda a queima, e nunca estabiliza a temperatura, o que eu não acho normal. Isto é, mesmo ao fim de +/- 3 horas a queimar lenha, a bomba de circulação continua a desligar - será normal?
  15.  # 236

    Colocado por: Gon_MarTenho instalado um recuperador Acqua da Solzaima.
    O meu, ao contrario do que foi escrito noutros tópicos sobre este recuperador, não suja muito o vidro e a nível estético e dos melhores que já vi.
    Em minha casa tenho 95 elementos, 2 toalheiros nas WC, um ventiloconvector na sala/cozinha e também está ligado ao sistema das águas sanitárias (300 litros água).
    No entanto é um recuperador que consome imensa lenha para o aquecimento que produz, pelo menos em minha habitação.
    Todos os dias acendo por volta das 19/20 horas, ao fim de +/- 2 horas tenho os 300 litros de água a 60º. Para isso tenho de encher por duas vezes de lenha de pinho o recuperador.
    Até aqui tudo bem, mais o que eu acho é que a nível de aquecimento da casa deveria aquecer mais pois ao fim das mesmas duas horas tenho a casa +/- a 16/17º (estamos a falar de +/- 180m2).
    Em relação a outros recuperadores que eu tenho visto a diferença é mesmo o consumo de lenha, pelo menos no meu caso, pois o recuperador nunca abranda a queima, e nunca estabiliza a temperatura, o que eu não acho normal. Isto é, mesmo ao fim de +/- 3 horas a queimar lenha, a bomba de circulação continua a desligar - será normal?


    Olá,
    Mas para que o mesmo mantenha boa chama, tem de permanecer com a gaveta semiaberta?

    Obrigado
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Hgomes
  16.  # 237

    Na parte da frente tem duas e mesmo fechando as duas a chama continua muito boa (sempre a queimar lenha).
    O recuperador Acqua da Solzaima possui gaveta automática (parte de trás) e no meu caso acho que a mesma nunca fecha (ou se fecha o ar continua a entrar, não sei por onde).
    Para a gaveta automática fechar existe uma "válvula" que está neste momento a 80 graus, acontece que o recuperador nunca atinge essa temperatura. A que temperatura me aconselham a colocar essa "válvula"?

    Tenho é uma dúvida, que é: A minha porta não custa nada a fechar, será que a corda da porta estará demasiado espalmada?
  17.  # 238

    Usa algum produto para limpeza?
    Ex: vi na Maxmat umas "saquetas" para colocar aquando da queima, é verdade?

    Obrigado
    • jffs
    • 6 novembro 2015

     # 239

    Boas,
    Em relação aos recuperadores da Solzaima tenham cautela com a garantia.
    Gastei cerca de €5.000,00 para colocar um recuperador (entre aparelho e obras) e passado um ano o interior de vermiculite partiu e a empresa não assumiu.
    O serviço de apoio ao cliente recusou assumir o erro dizendo que se tratava de material de desgaste rápido.
    Também fui informado que "...como: apoios de vermiculite, chapas deflectoras ou de proteção, vermiculite, cordões de vedação, queimadores, gavetas de cinza, apara lenha, registos de fumo, grelhas de cinza..." também não estão cobertos pela garantia.
    Ou seja, a garantia cobre o quê? Talvez a palete que o transportou! Só para se deslocarem para ver um equipamento que está na garantia querem €70.00.
    Mais vale comprar produtos espanhois que são mais baratos, mais bonitos e se não é para ter qualquer garantia...
  18.  # 240

    Boas

    Eu tb tenho esse, que peça é a mencionada "... interior de vermiculite..."?

    É sempre bom estar elucidado.

    Já agora e em relação ao que eu coloquei num outro comentário sobre a questão de ter necessidade de permanecer com a gaveta semi-aberta, trata-se de uma deficiência do técnico que fez a instalação, ou seja, o tubo de extração do fumo, tem de ser "duplo" para permitir a circulação do ar, ora, coisa que o meu não tem, é apenas um tubo simples...
 
0.0551 seg. NEW