Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

As maquinas que indiquei fazem mais do que a grande maioria, por isso disse "o mais normal", sendo que a referencia é para a grande maioria dos equipamentos que conheço e com os quais trabalhei,

no entanto tem toda a razão no seu comentário, porque comparei equipamentos muito diferentes com prestações dispares, como tal venho aqui emendar o meu ultimo post e retirar a referencia á respeitosa cidade da Guarda,

queria salientar que os ciclos de fucionamento\descongelação são controlados por uma sonda que analisa a temperatura do condensador externo e tem uma sub-função temporizada,sendo estas independentes da temperatura do ambiente em redor do equipamento, isto é valido para os Samsung e para muitos outros,

Estes ciclos de descongelação são habituais em equipamentos de outras eras e não condizem nenhuma tecnologia actual, daí o meu reparo inicial,

atentamente
    Jorge Alves
  2.  # 2

Ninguém diz nada? 1060€ por um MSZ-GE25VA não é um bocado exagerado?
  3.  # 3

Sr mcmarcio

esse preço parece um pouco caro para a maquina em causa, um Daikin FTX 25 ( equivalente) custa 860€ com instalação e IVA.

Jorge Alves
  4.  # 4

um Daikin FTX 25 ( equivalente) custa 860€ com instalação e IVA.

Muito bom...esses preços não arranjei eu quando andava a pedir orçamentos á 2 anos...grande volta (para melhor) está a dar o mercado dos acs...

Abraço, Pedro
  5.  # 5

Colocado por: Pedro Fernandes
    Então deverá ser normal...Se diz que entre -0/5º o normal é 30/50 minutos, para -8/10º deverá ser normal os 20 minutos...até -3º a minha unidade exterior não pára para descongelamento...

Abraço, Pedro

Desculpe mas não acredito que não pare. Senão vejamos: Qual o ponto de congelamento dum liquido chamado água?
    Na sua zona o condensador não fica molhado com a humidade da noite? Só lhe posso dar razão se me disser que vive num clima onde o ar seja extremamente seco e frio, caso contrário sugiro-lhe que olhe para ele por ex. às 7 da manhã...! Formam-se autênticas pedras de gelo...
    Conclusão: em climas frios e húmidos todas as unidades exteriores, com temperaturas a partir de -0, -1, congelam sejam elas Daikin , Mitsubishi, Samsung ou outra qualquer marca de supermercado.
    O que diferencia as grandes marcas na minha opinião é a sua fiabilidade e duração. Alguém já teve AC a funcionar durante cerca de 12 anos (quase seguidos ou com poucas interrupções) e sem nenhuma avaria? Atenção, são cerca de 105120 horas de serviço!!!!
    Eu não menciono a marca, senão ainda dizem que eu... ou vendo ou tenho comissão...
  6.  # 6

Desculpe mas não acredito que não pare.

Quando muito posso corrigir assim, a partir dos -3º começa a parar...isto medido com estações do lidl...Aliás todos os dados que tenho dado relativo a temperaturas e sobre os meus acs, são valores medidos com essas estações...

O que diferencia as grandes marcas na minha opinião é a sua fiabilidade e duração. Alguém já teve AC a funcionar durante cerca de 12 anos (quase seguidos ou com poucas interrupções) e sem nenhuma avaria? Atenção, são cerca de 105120 horas de serviço!!!!
    Eu não menciono a marca, senão ainda dizem que eu... ou vendo ou tenho comissão...

Nem precisa mencionar, todos sabemos que é daikin...uma marca excelente em acs e que traduz para mim a sua afirmação como credivel...Mas não pense que é só daikin que consegue isso...no openspace onde trabalho tem 2 unidades samsung á cerca de 8/10 anos a trabalharem quase sempre 24 sobre 24 horas...Se á coisa que já está mais do que inventada e testada é a tecnologia dos acs...e casos á muitos, agora feedbacks imparciais e consistentes, infelizmente há poucos...

Abraço, Pedro
  7.  # 7

Colocado por: aquapegoQual o ponto de congelamento dum liquido chamado água?

ora bem no evaporador das maquinas (serpentina de alumínio) o que se acumula é vapor de agua, e quando aglomerado em grande quantidade fica gelo e as maquinas conseguem retirar calor com temperaturas muito abaixo de 0º, logo a temperatura de formação do gelo não é muito importante, porque se fosse abaixo de 0º "MORRIA", os dispositivos de descongelação foram criados exactamente para evitar descongelações desnecessárias que retiram potencia e conforto, um factor muito importante em qualquer bomba de calor termodinamica é os ciclos de paragem em que algumas maquinas aproveitam estes ciclos mortos para descongelar os evaporadores sem retirar energia ao interior, pois claro que quando descongelam vão buscar gaz quente ao interior e transferem-no para o bloco de gelo, logo retiram energia do ambiente para onde a tinham inicialmente enviado,
    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
  8.  # 8

Colocado por: aquapegoAlguém já teve AC a funcionar durante cerca de 12 anos (quase seguidos ou com poucas interrupções) e sem nenhuma avaria? Atenção, são cerca de 105120 horas de serviço!!!!

caro senhor trabalho no ramo desde 1988, e quer acredite quer não, existem muitas marcas com bons produtos que ainda hoje funcionam sem qualquer avaria, o que se desenvolveu muito foi a gestão dessas mesmas maquinas levando a um consumo irrisorio comparado com a epoca, por exemplo em 1989 uma das marcas medianas (Airwell) tinha um produto que consumia 2100w para produzir +-2500W de frio e actualmente uma marca fraca consome 1400W para produzir 8000W, e isto é que brutal, mas funcionar quase todas continuam a funcionar, não é mais viavel o seu funcionamento, e se a isto juntar-mos a o ruido excessivo logo se vê onde vão acabar,
    atentamente
    Jorge Alves
  9.  # 9

Colocado por: jorgealves

caro senhor trabalho no ramo desde 1988, e quer acredite quer não, existem muitas marcas com bons produtos que ainda hoje funcionam sem qualquer avaria, o que se desenvolveu muito foi a gestão dessas mesmas maquinas levando a um consumo irrisorio comparado com a epoca, por exemplo em 1989 uma das marcas medianas (Airwell) tinha um produto que consumia 2100w para produzir +-2500W de frio e actualmente uma marca fraca consome 1400W para produzir 8000W, e isto é que brutal, mas funcionar quase todas continuam a funcionar, não é mais viavel o seu funcionamento, e se a isto juntar-mos a o ruido excessivo logo se vê onde vão acabar,
    atentamente
    Jorge Alves

O sr. não percebeu...eu estou a falar apenas e tão só de sistemas INVERTER MULTISPLIT 3/4 unidades interiores. Os mais antigos todos nós sabemos que duravam dezenas de anos. Quando disse 12 anos de funcionamento falei em INVERTER, e como o sr. está no ramo sabe muito bem que a duração média de um compressor deste tipo não vai muito além desta idade (horas de funcionamento) e não acredito que muitas marcas o façam.
  10.  # 10

Não me apercebi que estava a falar dos inverter, porque essa tecnologia só foi criada pela Daikin em 1982 e nos produtos da gama comercial, na gama domestica só apareceram no principio da década de 90 pela mão da Sharp (esta informação poderá não ser 100% exacta), e ainda no ano passado alterei alguma unidades dessa época (1ªgeração VRV, gama comercial), e todas funcionam na perfeição, consomem é demasiado para os padrões actuais, mas o cliente poupou quase 20.000€ em relação a equipamento novo,
    atentamente
    Jorge Alves
    Estas pessoas agradeceram este comentário: aquapego
    • A123
    • 20 novembro 2010 editado

# 11

Boa noite recebi um orçamento pra instalação de Ac por condutas ou seja dentro do tecto falso e gostava que me déssem a vossa opinião . Então são Aparelhos daikin 5 fdxS-25e 2 Fbq-35e e 1fbq-50e aparelhos exteriores são 1 mxs-68e e 1 mxs-80e no total são 14400 mais IVA. Eu acho um absurdo e vocês ?
  11.  # 12

Ou seja, 17424€...ou não vai pagar o iva?...:-)

Costumo ouvir que para condutas o investimento (máquinas+pre+instalação) anda pelo dobro dos tradicionais splits...se isso tiver sentido, por splits equivalente a esse sistema, daria 8712€(metade dos 17424)...o que para 8 máquinas daikin nem parece mau...

Sinceramente não estou por dentro desses preços, mas seja como for são 8 máquinas interiores e duas exteriores...Peça mais orçamentos e compare, acredite que vale o tempo que se perde...

Abraço, Pedro
  12.  # 13

Boas, usar solução convencional de multisplit em condutas é mandar dinheiro á rua, e porque não usar uma solução com condutas usando um sistema adicional de controle por zonas de grelhas, tenho dezenas de sistemas destes a funcionar por todo o pais com preços idênticos aos multisplit, usando equipamento Daikin modelos FBQ 100 ou 125 com ruído inferior aos split's.
    Note que a solução que lhe apresentaram é com split's individuais de conduta,
    atentamente
    Jorge Alves
  13.  # 14

e já agora os preços que tem, parecem um bocado pró muito caro,

só os equipamentos custam de TABELA 9050€+IVA,
    não inclui os acessórios nem a montagem, que podem ir de 750€ a 2000€+IVA,
    e as vezes consegue-se algum desconto,

atentamente
    Jorge Alves
    • A123
    • 22 novembro 2010

# 15

Colocado por: jorgealvesBoas, usar solução convencional de multisplit em condutas é mandar dinheiro á rua, e porque não usar uma solução com condutas usando um sistema adicional de controle por zonas de grelhas, tenho dezenas de sistemas destes a funcionar por todo o pais com preços idênticos aos multisplit, usando equipamento Daikin modelos FBQ 100 ou 125 com ruído inferior aos split's.
    Note que a solução que lhe apresentaram é com split's individuais de conduta,
    atentamente
    Jorge Alves

Desculpe mas não percebi muito bem qual é a diferença neste tipo de sistema para aquele que pedi orçamento! será que poderia explicar melhor?

splits individuais de conduta? Não percebi!
  14.  # 16

Bem vamos a ver se consigo explicar de uma forma simples, a proposta que tem usa unidades individuais com circulação de ar atravez de condutas sendo normalmente colocadas uma por cada divisão a climatizar, no sistema de tradicional de condutas existe uma maquina de tratamento de ar por cada PISO, logo como tem menos maquinas fica muito mais em conta que a outra solução. Agora desvantagem desta solução, a temperatura tem que ser a mesma para toda a zona de influencia da maquina, para controlar isto começaram a surgir no mercado umas soluções que levam uns registos motorizados agarrados ás grelhas de insuflação permitindo variar o caudal de ar a passar por eles, logo permitindo variar a temperatura em espaços diferentes.
    Grande vantagem deste sistema: preço e aumento significativo do conforto, porque além de climatizar os espaços uteis pode-se climatizar espaços mortos e outros que habitualmente não tem qualquer climatização, como por exemplo os WC´S, Hall´s, quartos de vestir, roupeiros e corredores, óbvio que para enviar ar condicionado para os WC´S também se tem que controlar a ventilação dos mesmos.
    Por ultimo como são utilizadas maquinas de grande capacidade, as avarias a que estão sujeitas são residuais ou melhor dizendo em 6 anos ainda não tive nenhuma avaria em nenhum equipamento instalado e já conto com algumas centenas de equipamentos instalados.
    Claro que o estudo tem que ser muito rigoroso, porque além das necessidades térmicas como se tratam de maquinas com alguma dimensão o calculo de condutas tem que ser muito bem feito para evitar ruídos indesejados,
    atentamente
    Jorge Alves
  15.  # 17

Boa noite,
    Já tenho o MB instalado, chegaram de manhã antes de ir trabalhar e vi agora a instalação.
    Relativamente à instalação fiquei pasmado como é que eles conseguiram instalar o AC sem se ver um único tubo/fio, ficou magnifico.
    Relativamente ao funcionamento, ainda só o liguei para experimentar e de facto o modo silencioso faz muito menos ruído que o modo silencioso do Panasonic, o system32 tem toda a razão, parece impossível mas 3 Db fazem uma diferença enorme.
    Conclusão, acho que fiz a escolha acertada.
    Obrigado a todos os que me ajudaram a decidir.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: system32
  16.  # 18

Alguém me explica estes valores? Principalmente os do som?

Os Samsung fazem mesmo estes dba todos? No site da marca não é nada disto que aparece :(

http://www.eurovent-certification.com/en/Certified_products/Access_by_programme.php?lg=en&rub=04&srub=01&select_prog=AC1&select_partic=198&select_marque=SAMSUNG&select_class=AC1+%2F+A+%2F+M+%2F+R#haut

Obrigao
  17.  # 19

Bem, supostamente a Eurovent é um organismo independente de certificação ao qual muitas marcas recorrem para certificarem os seus produtos, logo deduz-se ISENTO de interesses comercias ou outros, e com efectivamente fizeram teste aos equipamentos segundo os padrões aprovados, os valores são os REAIS e não de calculo ou projecto,
    Jorge Alves
  18.  # 20

Colocado por: aspiranteAlguém me explica estes valores? Principalmente os do som?

Os Samsung fazem mesmo estes dba todos? No site da marca não é nada disto que aparece :(

http://www.eurovent-certification.com/en/Certified_products/Access_by_programme.php?lg=en&rub=04&srub=01&select_prog=AC1&select_partic=198&select_marque=SAMSUNG&select_class=AC1+%2F+A+%2F+M+%2F+R#haut

Obrigao

Procurou saber os valores dos samsung e não comparou com as outras marcas???...

...É claro que os samsung não fazem esses dcb todos...Eu tenho uns e garanto-lhe que não fazem esse ruido...nem perto...Repare que o mesmo Organismo (Eurovent) apresenta por ex para os mitsubishi electric msz-ge25 valores de ruido ainda superiores aos dos samsung, quando a marca anuncia 19 dcb...

...Inclusivé, mesmo os daikin, obtêm nesse mesmo organismo, valores de ruido superiores aos samsung...

...Ou é tudo treta, ou são testes em condições muito estranhas...

Abraço, Pedro

0.0282 seg. NEW