Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boas a todos,

Na remodelação de uma casa que tem telhado já antigo, com estrutura em madeira e depois a placa de tecto também em madeira, qual será a melhor forma de melhorar o isolamento térmico?
    Tinha pensado em roofmate por baixo da estrutura do telhado pregado aos barrotes. Mas ontem um construtor falou-me numa película de bolhas de ar revestida a alumínio pelos dois lados! Diz-me que onde aplicou produziu muito bons resultados. O preço, segundo ele, é idêntico.
    O que me dizem? Qual a melhor solução? Sendo o alumínio um bom condutor este produto fará mesmo bom isolamento térmico???
    Resta dizer que vou ainda aplicar isolamento de lã de rocha entre o tecto antigo existente e um novo a construir em pladur, mas acho que isolar logo por baixo da telha me parece fundamental.
    Obg.
    •  
      alv
    • 8 novembro 2010

# 2

Vivam!

"...mas acho que isolar logo por baixo da telha me parece fundamental"

Claro que, podendo, é fundamental, mas não se deixe convencer com essa treta das bolhas serem o mesmo e ao mesmo preço dos XPS´s, porque é um logro.

Já muito se disse e escreveu sobre o assunto, mas como dizem os políticos, nunca é demais repetir:
    Os coeficientes de transmissão térmica dos dois materiais (Lambada para os entendidos) é muito semelhante, o que quer dizer que a única coisa que interessa nesse dois materiais é a sua espessura, logo é impossível comparar a eficiência de um modesto XPS de 30mm com cerca de 6 a 8mm de espessura de um sistema de Bolha ou multicamada que é muito semelhante.
    A única coisa em que a bolha é melhor que o XPS é no efeito da termo reflexão, que à partida pouco interessa, pois vai colocá-la sob a telha, onde não existe radiação directa.

Portanto, feio e grosso como ensinou o FD: NÃO VÁ EM CONVERSAS E USE XPS!

"Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calom, JFA Materiais
  2.  # 3

Concordo em absoluto com o Alv.

É um BARRETE.

Já removi essa «manta» de folha de alumínio com bolhas por dentro de um telhado na Graça-Lisboa. Aquilo não fazia efeito nenhum. Colocámos 8cm de roofmate (na realidade, 2x4cm) e foi uma diferença abissal...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: calom
  3.  # 4

Obrigado pelas opiniões!
    Uma reserva que sempre tive em relação ao XPS é que me parece "escapar" o isolamento pelas juntas das placas... pois são apenas "assentes umas nas outras" sem qualquer colagem; Isto pode não ser grave quando se aplicam numa superfície lisa e em cima leva por exemplo a telha... mas no meu caso serão para aplicar (pregar) na estrutura de madeira do telhado (pelo sótão) e por isso parece-me que mesmo sendo bem aplicadas nas uniões e especialmente nos cantos o encaixe nunca será muito "estanque".
    Na tal película de bolhas, pelo que percebi, a aplicação inclui isolar todas as uniões com fita o que garante uma melhor "estanquecidade".
    Não sei se esta minha reserva tem razão de ser...
    Cump,
    • Mac
    • 9 novembro 2010

# 5

Colocado por: calomObrigado pelas opiniões!
    Uma reserva que sempre tive em relação ao XPS é que me parece "escapar" o isolamento pelas juntas das placas...

Mas isso corrige-se facilmente
  4.  # 6

Colocado por: Mac
    Mas isso corrige-se facilmente

Mac, pode ser mais específico?
    Obg
    • Jonh
    • 9 novembro 2010

# 7

No meu telhado tenho assim, de fora pra dentro:

Telha
    Tripolux
    Estrutura em ferro
    Caixa de ar (com a altura a viga 10cm +/-)
    Rossilha espanhola assente no perfil da viga

Estou bastante satisfeito.

Cumprimentos!
  5.  # 8

Colocado por: JonhRossilha espanhola

Rosilha espanhola??? Pode explicar?
    • Jonh
    • 9 novembro 2010 editado

# 9

Colocado por: calom

Rosilha espanhola??? Pode explicar?

Sinceramente nao sei seo nome se escreve assim, mas aqui é conhecida assim. Veja aqui:

http://www.ceramicapastrana.com/cubiertas.html

Foram destas!
    • Mac
    • 10 novembro 2010

# 10

Colocado por: calom

Mac, pode ser mais específico?
    Obg

Pode calafetar as juntas entre as placas com uma rede de pvc autocolante de 5 cm de largura e depois aplicar um barramento com, por ex, massa de juntas para pladur.

Repare na imagem

cumps
      DSCN3593.JPG
  6.  # 11

O XPS existe com macho / fêmea e pode garantir que este não se movimenta utilize uma fita para uni los. Eu colocaria entre o telhado e o isolamento térmico uma tela para vapor e anti poeiras pois num futuro se quiser utilizar o sótão é uma mais valia.
    •  
      alv
    • 10 novembro 2010

# 12

Vivam!

É bom que isto seja um forum, isto é, em que cada um de nós pode dizer o que bem entende, fundamentado ou não e que os leitores possam ter conhecimento ou discernimento para saber filtrar.

Caro mac, isso "calafetar as juntas entre as placas com uma rede de pvc autocolante de 5 cm de largura e depois aplicar um barramento com, por ex, massa de juntas para pladur" vai dar mau resultado....
    Quanto à imagem, isso é EPS, ou seja poliestireno expandido, macheado e não XPS. espero que não tenha comido gato por lebre e saiba que embora semelhantes em termos de características de isolamento térmico, têm muito pouco a ver em termos de outras características, já para não falar de preços.

"Fassam" parte
    • Mac
    • 10 novembro 2010

# 13

Colocado por: alvVivam!

É bom que isto seja um forum, isto é, em que cada um de nós pode dizer o que bem entende, fundamentado ou não e que os leitores possam ter conhecimento ou discernimento para saber filtrar.

Caro mac, isso "calafetar as juntas entre as placas com uma rede de pvc autocolante de 5 cm de largura e depois aplicar um barramento com, por ex, massa de juntas para pladur" vai dar mau resultado....
    Quanto à imagem, isso é EPS, ou seja poliestireno expandido, macheado e não XPS. espero que não tenha comido gato por lebre e saiba que embora semelhantes em termos de características de isolamento térmico, têm muito pouco a ver em termos de outras características, já para não falar de preços.

"Fassam" parte

Nunca dá mau resultado. No máximo o barramento descola e fica como se o não tivesse aplicado. Mas não acredito que descole, apliquei uma espécie de primário.É macheado mas verifiquei alguma folga no encaixe e optei pelo barramento armado com rede pvc e selado com membrana elástica. Não mencionei anteriormente a membrana porque acho que não era necessário ter aplicado a membrana.
    Sobre o facto de ser EPS e não XPS, claro que sei disso. Apliquei EPS por opção. Neste caso quis apenas demonstrar como fiz a calafetagem. Fi-lo apenas por ter sido pedido pelo CALOM pois caso contrário ficava na minha. Vem logo alguém dar na cabeça. Sobre a necessidade de filtrar a informação, também já me apercebi disso mas eu não sou suspeito. Nada vendo.
    Cumps
  7.  # 14

Mac, eu agradeço a ajuda ;) é a trocar ideias que nos vamos ajudando... como diz o Alv é para isso que existm os foruns!
    Mas não percebi o que me queria mostrar na imagem pois não tem nenhum isolamento entre placas com a dita rede de PVC, certo?
    Cump,
  8.  # 15

Calom, as placas de XPS têm sistema macho/femea. Ficam bem justas entre si. Não épor aí que vai ter problemas....
    •  
      alv
    • 10 novembro 2010

# 16

Vivam!
    Caro Mac, sem ser para alimentar polémica ou discussão, longe de mim de dar na cabeça de quem quer que seja, muito menos de vender. Eu vendo, mas certamente que não é aqui. Aqui sou um modesto colaborador, informando daquilo em que julgo estar mais à vontade que a generalidade dos participantes.
    O que queria dizer é que colagem de bandas autocolantes sobre EPS, e ainda por cima com pasta de juntas destinadas a cartonados, tarde ou cedo dará mau resultado, porque com a volatilização do poliuretano há-de descolar-se. É certo que como se trata apenas de um reforço da calafetagem, n~ºao vem grande mal ao mundo. Quanto ao EPS e XPS, era apenas realçar para os mais distraídos que até poderia ser você mesmo com menos conhecimento, nas mãos de um qualquer pato bravo.
    Fico-me por aqui.
    "Fassam" parte
  9.  # 17

Existem duas forma de o calor se transmitir, por radiação e condução. Apesar de a pelicula de aluminio estar na parte inferior da telha a radiação infravermelha (invisivel) atravessa apesar de tudo a telha. A prova disso é que a parte inferior da telha está quase sempre a uma temperatura pouco inferior à da parte superior da mesma, pois a radiação chega ai por qualquer uma das formas, embora muito mais por conduçao através da massa da telha do que por radiação. Não interessa, por qualquer das formas o certo é que a radiação atravessa as telhas e a pelicula de aluminio é uma boa reflectora de radiação. Não esquecer que radiação infravermelha é exatamente aquilo a que chamamos calor, não a conseguimos ver mas podemos sentir. Resumido o calor é um tipo determinado de "luz" e por isso mesmo pode ser reflectida ( pensem nos relectores dos aquecedores de infravermelhos).
    Em quaquer dos casos a solução do EPS (esferovite) e Poliuretano (PU) ainda melhor, é solução mais adequada pois como foi dito a transmissão de calor através da telha é predominantemente por condução e o efeito de isolamento é produzido pelas poucas mas grandes bolhas de ar da pelicula de aluminio em comparação com as muitas mas pequenas bolhas que se encontram dentro do EPS e PU. O isolamento é tanto melhor quanto mais pequenas forem as bolhas para a mesma relação de volume total comparativo. O volume total de bolhas nestes materiais é muito maior que na pelicula com a vantagem adicional de serem muito mais pequenas. Na pratica só por ignorância se poderá recomendar a pelicula de aluminio. O ideal seria PU folheada com pelicula de aluminio, mas como os custos são maiores do que aumentar a espessura do PU, normalmente opta-se por esta ultima solução.
  10.  # 18

Colocado por: carlosslopesExistem duas forma de o calor se transmitir, por radiação e condução. Apesar de a pelicula de aluminio estar na parte inferior da telha a radiação infravermelha (invisivel) atravessa apesar de tudo a telha. A prova disso é que a parte inferior da telha está quase sempre a uma temperatura pouco inferior à da parte superior da mesma, pois a radiação chega ai por qualquer uma das formas, embora muito mais por conduçao através da massa da telha do que por radiação. Não interessa, por qualquer das formas o certo é que a radiação atravessa as telhas e a pelicula de aluminio é uma boa reflectora de radiação. Não esquecer que radiação infravermelha é exatamente aquilo a que chamamos calor, não a conseguimos ver mas podemos sentir. Resumido o calor é um tipo determinado de "luz" e por isso mesmo pode ser reflectida ( pensem nos relectores dos aquecedores de infravermelhos).
    Em quaquer dos casos a solução do EPS (esferovite) e Poliuretano (PU) ainda melhor, é solução mais adequada pois como foi dito a transmissão de calor através da telha é predominantemente por condução e o efeito de isolamento é produzido pelas poucas mas grandes bolhas de ar da pelicula de aluminio em comparação com as muitas mas pequenas bolhas que se encontram dentro do EPS e PU. O isolamento é tanto melhor quanto mais pequenas forem as bolhas para a mesma relação de volume total comparativo. O volume total de bolhas nestes materiais é muito maior que na pelicula com a vantagem adicional de serem muito mais pequenas. Na pratica só por ignorância se poderá recomendar a pelicula de aluminio. O ideal seria PU folheada com pelicula de aluminio, mas como os custos são maiores do que aumentar a espessura do PU, normalmente opta-se por esta ultima solução.

PU é XPS, certo?
    Obrigado.
  11.  # 19

Porque não unir as placas com spray de poliuretano ( acho que é este o nome).

Já colei XPS à parede com isso e aquilo agarra-se a qualquer superficie como uma cola! E tapa todas as frinchas
  12.  # 20

Colocado por: system32Porque não unir as placas com spray de poliuretano ( acho que é este o nome).

Já colei XPS à parede com isso e aquilo agarra-se a qualquer superficie como uma cola! E taoa todas as frinchas

Parece-me uma boa ideia... obrigado.

0.0223 seg. NEW