Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas Tardes!

    Após ler ao longo de alguns dias este forum, rapidamente percebi que há recuperadores melhores que outros, só pude ter orçamentos para o Fogo Montanha, que não duvido que seja dos melhores e a minha opção vai para um destes, a minha dúvida é: com ou sem ventilador.

    Explico:
    A minha casa já tem 1 recuperador posto pelos antigos donos, quando ligamos entra fumo para dentro de casa, tenho de ter 1 janela aberta mas depois em vez de parar continua semore, isto é. o recuperador não funciona direito.
    Foram lá dar 2 orçamentos:
    1 disse que até na chaminé tinha de mexer e fazer isto e aquilo e o recuperador E704S ou D 700 seriam os indicados.
    o outr explicou-me que o ar sai pq a casa tem ventilação de casas de banho e de exaustor forçada e liga-se smepre pelo que terei sempre de ter 1 porta baerta, janela ao ligar a lareira e depois a combustão será maior na lareira e deixa de deitar fumo para fora, algo assim se bem entendi. Este segundo senhor disse que se fosse para ele e efectivamente ele tinha um, escolhia fogo montanha /vende outras, mostrou-me solzaima tb e outras, mas explicou-me que fogomontanha é melhor pois é totalmente estanque em todos os lados e os outros não, e que escolhia como o dele o D700 pois acha que para a sala de 40m2 com 1 sa+ida para o hall dos quartos chega o D700 e escuso de gastar mais dinheiro.

    Ora a minha questão prende-se com um custar 925e mais Iva e outro 1173 mais iva o que faz diferença mas quando falamos de 1300€ já com instalação não faz assim tanta, acho que a colocar coloco uma coisa boa, que me va fazer poupar electricidade que actualmente uso em aquecimento e que pago imenso, mesmo com bi horario, pois o apartamento é antigo e só tem aquecimento eletrico.

    Ah, o primeiro orçamento era brutal, só de instalação eram 770€ fora as lãs rocha, tubos, recuperador, etc etc etc achei impraticavel, senti-me a ser roubada! Até porque nem percebi para quê abrir a lareira e fazer uma chaminé trota, isto é inclinada, quando a que lá está é boa, construção Ferreira dos Santos para quem conhece.
    O segundo senhor que foi lá ontem ainda não me deu orçamento mas apontou para 1300 total e disse-me que o construtor faz bem as chaminés pois coloca material refractário no inicio de cada chaminé em cada piso para tolarar grandes tem+eraturas e só depois o material normal usado ans chaminés e isso ele sabe pq já viu e conhece e pareceu-me uma pessoa que sabe do que fala, disse que para ele chag bem o D700.

    E agora? Gostava de saber o que devo colocar? com ou sem ventilador, quais as reais vantagens
    Se acabo por poupar no aquecimento, isto é, se ligando a lareira passo a não ligar tantas horas os aquecedores dos quartos pro exemplo e assim pouco em electricidade ou se os 1300 gastos no recuperador vãos er só para aquecer a sala e ficar bonito? pq realmente é bonito ver arder lenha:-) mas queria também que fosse útil, isto é conseguir poupar agum dinheiro após o investimento e não investir e continuar a gastar imenso do EDP.

    Fiz-me entender?

    Obrigadissima,

    Bárbara
  2.  # 2

    Boas,

    Eu já tive um fogo-montanha 700 sem ventilador e agora tenho um 800 com ventilador. Embora em casas diferentes, o resultado com ventilador parece-me melhor. Agora é raro ligá-lo, mas quando ligava o exaustor da cozinha tb tinha de abrir um pouco uma janela. O meu tb só aquecia a sala...era a sala a 24º e o resto da casa a 14º...Mesmo que aproveite as saídas extra para canalisar ar para outras divisões, e embora dependendo da instalação e do uso, duvido que vá aquecer os quartos...

    Abraço, Pedro
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

     # 3

    Aquece a sala e pouco mais do que isso. A instalar, instale sempre com ventilador.
    Se quer melhores opções, em construção existente, o belo do radiador a óleo ou ar condicionado são as opções mais simples e acessíveis.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
  3.  # 4

    Uma cassete sem ventilador é sempre muito menos eficaz do que com ventilador.Portanto com ventilador sem duvida.Quanto aos preços mencionados,obviamente que tudo depende do trabalho a efectuar.Se estava prevista a colocação de boca para os quartos...etc tudo terá um preço.Não quero comentar se é caro ou barato.Obviamente gostaria de saber o valor do orçamento que está a aguardar.Claro que tem que se ver se o trabalho proposto é o mesmo...assim como há "careiros" tambem haverá socateiros.Assim como há vendedores que são conhecedores tambem os há desconhecedores.Como tal a proposta pode ser totalmente diferente dependendo da analise do vendedor..certa ou errada.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
  4.  # 5

    Obrigada pelas vossas opiniões, fiquei esclarecida que a colocar devo colocar com ventilador.

    Ora o que pretendo é colocar o recuperador, liga-lo por volta das 18h e manter a sala quente e ao ter já a saída construída para o corredor do quartos dos meus filhos ( saída está mesmo em frente à porta do quarto deles) aproveitar e em vez de ligar o aquecimento electrico (com radiador a óleo) ás 19.30 como faço nos dia smais frios, ligar só por volta das 24 e assim aproveitar o Bi Horario e claro, o recuperador que talvez não aqueça o mesmo que o radiador, mas não deixa o quarto gelado. Com isto poupava um pouco mais na electricidade pois ligaria os aquecedores dos quartos só a partir das 22 (bi horario) e aproveito e na sala tb tenho além de boas vistas com a lenha a arder, a sala quente que actualmente é aquecida com aquecedor a gás, não que ache piada mas o electrico para 30m2 fica absurdamente caro e o de gás ligo por volta das 19 ou 20 e desligo quando nos vamos deitar, por volta das 23/24.

    Para E704S com ventilador - Um dos orçamentos que me deram FOGOLAREIRA,
    foi com corete( gostava que me explicassem o que é),
    1 adaptador de 180 mm(22€),
    moldura 3 lados(50€),
    5 placas lã rocha(13€ cada),
    tubo flexível 180 mm(45€),
    instalação com selagem, corete e moldura de tecto(só aqui 770€!!!!!!!!!!!!!!),
    recuperador (1173€ com ventilador).
    Total - 2200€com Iva.
    Este mesmo orçamento em 2008, na mesma casa, refiro, a instalação com corete e selagem era de 500 €.

    Para E704 S com ventilador - sem verem a lareira da RICALOR que foi de 1847€com Iva, embora tenham dito que poderá aumentar pois não viram a lareira, o trabalho nem sabem se precisa de corete, selagem e moldura de tecto ou não.
    Aro que acho que é a moldura(50€),
    3 placas lã rocha (11€ cada),
    tubo 180 mm(39€),
    2 mantas lã rocha com rede (18€ cada)
    Tubo 125mm(12€)
    Forquilha chapa(12€)
    Caixa para grelha(27€)
    Grelha branca rede (22€)
    Fita, fio, abraçadeiras, gesso, etc (25€)
    Mão de obra - 200€

    O outro orçamento que me deram, AMERICO RODRIGUES MAIO, foi de 1760€com Iva (E704S com ventilador), conheço 4 pessoas que têm montagens feitas por este senhor/empresa e estão contentes, um deles no meu predio o que o faz saber das saídas de extração forçadas e afins e ter-me explicado porque acontece, o que devo fazer etc.
    Incluí:
    1 recuperador
    1 moldura 3 lados (60€)
    1 gola(5€)
    1 placa clector de fumos (30€)
    1 redução Inox D200x180(14€)
    2 placas lã rocha (8€ cada)
    2 placas laterais (17.50€ cada)
    Montagem e transporte - 200€

    Gostava que me ajudassem e me dessem dicas do que poderão considerar melhor ou mais credível.
    Obrigadissima pela vossa ajuda, ando completamente baralhada com tudo isto!!!!!

    Pretendia poupar algum em eletricidade e ter a casa mais aquecida, se é só para ficar giro não devo gastar 1700€!!!!:-)

    Obrigada,
    Bárbara
  5.  # 6

    Olá Barbara:
    O preço da Fogolareira não estará dasajustado.O da Ricalor será identico mas pelo que percebo foi dado como estimativa.O de Americo Maio andará nos mesmos valores.Em conclusão:duas empresas que foram a obra deram preços diferentes mas para trabalhos diferentes.Uma outra deu basicamente em " estimativa" os mesmos numeros dado que não visitou ainda a obra, podendo o preço subir.
    Fico satisfeito que três empresas "sem cartel" forneceram preços semelhantes.Não foi essa ideia que nos transmitiu inicialmente.
    Pelos dados que fornece acredito serem tres empresas crediveis, até porque tem já informações de pelo menos uma.
    Nenhum deles propôs aparelho sem ventilador...portanto, quem o sugeriu?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
  6.  # 7

    Barbara:
    Vendo melhor os orçamentos. A. Maio,o mesmo carece de componentes para levar o calor para outro compartimento.Creio que a versão prevista neste caso não será S.Convem esclarecer.No da Fogolareira deverá estar incluido em Instalação.Penso eu.No da Ricalor está incluido, mas não prevê a corete e moldura alias como A. Maio que tambem não prevê.
    Como lhe disse há dias terá que ter preço para o mesmo trabalho.Caso contrario vai ficar mais baralhada...como eu a compreendo...
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
  7.  # 8

    BOm dia Goldoc

    O Fogolareira e o Americo Maio foram lá a casa, um disse que precisava de corete e o outro não.
    O Americo Maio foi quem achou que poderia ser sem ventilador, concordando que com ventilador chega mais rapido aos outros comparimentos e ajuda a espalhar o calor.

    Os da Fogolareira sei que são bons mas um orçamento de 2300e parece caro demais, claro está que a minha dúvida também reside no facto de precisar ou não de corete, mo entanto reebi hoje um e-mail bastante esclarecedor da Ricalor que diz o seguinte:
    Em primeiro de tudo obrigado pelo Email que fez o favor de enviar.

    Quando lhe fornecemos o nosso orçamento, foi o mesmo baseado em informações que nos forneceu e que não se revelaram suficientemente esclarecedoras.

    No Email que agora recebemos, vem uma foto do fogão e tomámos conhecimento do nome do construtor. Assim temos a informar o seguinte:

    Uma montagem de recuperador no referido fogão com passagem de ar para outro compartimento necessita de uma corete e moldura de tecto.

    As construções Ferreira dos Santos são de excelente qualidade mas no tocante a lareiras foram as mesmas construídas com algumas condicionantes. As condutas das chaminés são estreitas (inferiores as recomendadas) o que coloca algumas dificuldades ao funcionamento. As casas têm normalmente situações de sub pressão provocadas pela exaustão de cozinha e quartos de banho. As condutas estão a baixa altura pelo que (não fazendo corete) obrigará a duas curvas sucessivas de 90º o que não é conveniente. As mesmas são em tijolo o que leva à necessidade de limpezas frequentes. Provavelmente a chaminé no telhado teria que ser vistoriada....

    Posto isto, os recuperadores/lareiras têm sempre um funcionamento limitado.

    Obviamente não estamos a dizer que não é possível instalar um recuperador, aliás já o fizemos em muitos prédios que Ferreira dos Santos fez. Há ainda que ter em atenção o andar em causa. No 1º andar podem funcionar bem e nos últimos ter deficiências agravadas.

    Assim a Ricalor tem muitas reservas na instalação de um recuperador antes de um esclarecimento cabal das limitações. Dada a necessidade de fazer corete e moldura não se nos afigura pelo menos de momento, disponibilidade para o fazer.



    O que me disse Americo Maio foi que não precisava pois a largura da chaminé estava até maior do que os 180mm que o tubo tem, que os Ferreira dos Santos são feitos com 2 ou 3 metros inicialmente na chaminé com material refractário e que são muito bem feitas, e só depois colocados os materiais de construção normais o que até facilitava e não há problemas para limpar as chaminés.
    Este senhor da empresa Américo Maio já instalou um no meu prédio,vou é tentar saber quem foi e ver se funciona ou não.
    Americo Maio falou-me que realmente a extracção é muito forte pelo que ao ligar a lareira deveria sempre abrir uma janela, quando estiver quente e a puxar bem não preciso pois o extraído pela lareira é maior do que o resto.....

    Ando baralhadissima LOL, peço desculpa de vos baralhar ou iniciar neta baralhação mas precisava de alguma ajuda, o que j+a entendi é que é melhor com ventilador, agora terei de ver se com ou sem corete e ir de casa em casa ver quem tem recperador e quem não tem e quem tem se funciona bem, ih ih ih

    Obrigada
  8.  # 9

    Babrinha:

    Você tem de facto um problema.Sabe qual é?Aparentemente três empresas cujo comportamento foi absolutamente correcto.Uma vai mesmo ao ponto de por escrito,com toda a carga que isso pode comportar,tomar uma posição de uma clareza...enfim não é normal.
    Uma que lhe referiu concretamente que poderia ter que abrir a janela....verdade.No entanto é sabido que uma chaminé quanto mais metros,maior depressão e melhor tiragem.Acontece que em predios quando se trata dos ultimos andares existe uma outra condicionante:a ventilação mecanica é normalmente mais forte que nos primeiros andares.Eu não conheço o predio nem tão pouco o andar...
    De uma coisa tenho a certeza:em outras regiões do País já lhe teriam vendido um qualquer aparelho...
    Acerca do topico desta troca de impressões:
    1-Cassete com ventiladores sem qualquer duvida(não aceite outra solução).
    2-percurso maximo para condução do calor...2/3 metros e uma unica boca.

    A decisão será sua.Acho que tem os elementos que necessita para uma decisão.De qualquer modo se lhe ocorrer qualquer duvida...esteja à vontade.Se colocar fotos podem clarificar mais qualquer questão.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: babrinha
  9.  # 10

    Olá outra vez,

    Mais uma vez obrigadissima pelos conselhos.
    O que não entendo, porque não sou crack na matéria é o que é o percurso de 2/3 metros e uma única boca.

    Vou colocar a fotografia da sala, de uma sala do segundo andar que está á venda, no entanto a minha é igual. Assim poderá ver melhor.

    O meu andar é o primeiro andar. DE facto não sei mas começo a perceber que a solução com corete é a mais indicada, ao que consegui entender a corete vai abrir a chaminé e permitir melhor a saída corrceto?

    Obrigada mais uma vez pela paciencia de todos e em especial a dedicação com que me trataram:-)

    Bárbara
  10.  # 11

    Coloque então a foto p.f.
    De qualquer modo se é um primeiro andar já ajuda...quantos andares tem o predio?
  11.  # 12

    Não consigo colocar a foto....diz que é grande demais e já diminuí e diz que não dá!!!!
    È um fogão colocado, isto é, na parede tem uma parte rectangular saída, em cima do fogão de sala coloco coisas, assim já dá para explicar melhor.

    Moro num 1º andar e o predio tem 12 andares. Tenho já um recuperador lá na sala que pouco aquece, entra fumo quando se liga e por vezes mesmo estando já ligado, e não aquece muito, não tem marca. A chaminé do que se vê espreitando parece ter 2 mm e eles disseram que teriam de estreitar e colocar 180, não sei se isto lhe diz alguma coisa, eu vi lá o começo da saída de ar da chaminé...um buraco

    vou tentar colocar outra vez no entanto se achar boa idea posso enviar-lhe por mail.

    Obrigada mais uma vez,

    Bárbara
  12.  # 13

    Nos predios é vulgar existir uma parede saliente onde passam as chaminés dos vizinhos.Dado tratar-se de um 1º andar por tras do seu fogão não existem em principio tubagens.Suponho ser um fogão com prateleira...onde coloca coisas.Se é um primeiro andar,a tiragem sairá favorecida.Se tem recuperador...por vezes custa mais a retirar que a colocar...depende do aparelho que lá tem.
    Quando lhe digo 2/3 m de tubagem e uma só boca quer dizer que só deve ter uma grelha que não pode ficar a mais 1/2 m do fogão caso contrario não resultará dadas as perdas de carga.
    Para onde quererá passar um tubo que terminará numa grelha?Estará por detrás?O fogão está encostado a alguma parede lateral e é para lá que quer enviar calor?
  13.  # 14

    A saída é mesmo atrás da lareira sim, não ultrapassa os 2 ou 3 metros.

    atrás da lareira está a parede do corredor dos quartos, onde tem 1 saída que dá para o quarto dos meus filhos.

    O Sr. da americo maia viu que a parede onde tem a saída estava ligeiramente escurecida e explicou que pode ser o fumo, acho pertinente dar-lhe esta informação.

    Se por acaso pretender envio-lhe a fotografia, aqui tentei noamente e não consigo. [email protected]

    Obrigada
  14.  # 15

    DEsculpe.Está a falar de saida de fumos ou saida de ar "supostamente quente"?
  15.  # 16

    Atrás da lareira tem uma saída de ar quente com uma abertura para sair o quente que não tem grelha mas sim abertura e que tem a perede ligeiramente escurecida.
  16.  # 17

    Realmente é dificil a esta distancia.O estar escurecida não quer dizer que seja fumo.Até acredito que seja a chamada carbonização do pó.
    Pode mandar fotos do fogão de frente para ver o recuperador e da tal parede.Todos os dados são importantes.
    [email protected]
  17.  # 18

    Envio-lhe mal possao, terei de tirar fotografias de frente pois não tenho mas tiro sim:-)

    Mais uma vez mil obrigadas pela ajuda
  18.  # 19

    Babrinha:

    Pelas fotos que enviou,vejo tratar-se de uma cassete(sairá bem)em que a queima é má.Nota-se pelos residuos de lenha que deixa...quando isso acontece o problema é sempre da chaminé.Suja?Ou não só.
    O aparelho parece não ter ventiladores pelo que o negro que (eu não vi)se encontra no corredor deverá ser carbonização do pó e não fumo...
    Partindo do principio que a caixa onde o fogão está inserido está livre(trata-se de 1º andar)creio que pode ser feito o que pretende sem mais...
    Duas questões se me afiguram importantes:porque razão o fogão queima tão mal e ainda para colocar um FM necessita de 70cm por 60cm livres.
    O recuperador que tem deverá ter cerca de 70x55.Será?

    Goldoc
  19.  # 20

    Faz-me perguntas tão dificeis, LOL!!!!

    Quando diz que pode ser feito o que pretendo sem mais significa que acha que poderei não ter de colocar corete e selagem etc ou que a colocação de um novo recuperador é algo fácil mesmo tendo já lá um?

    Portanto a queima é má, e é da chaminé.....será que com outro recuperador terei na emsma o problema da entrada de fumo ao ligar o recuperador? Será que tendo um novo recuperador vai aquecer?

    O Fogão queima mal porque tem muitas entradas de ar, suponho eu claro que não sou entendida, o recuperador que lá está não aquece quase, não sei se estará mal colocado, já lá estava quando mudei há 7 anos, ligei-o há mais de 4 anos, aquecia ligeiramente mas nada de extraordinário, isto é, quase que conseguia colocar a mão no vidro porque não estava quente.
    Na porta deste recuperador há entradas de ar, isto é, o Senhor da Americo Maia colocou uma folha entre o vidro e a parte metalica e explicou porque os fogo montanha são melhores que outros como Solzaima que sendo bom não é um FMontanha, porque estão completamente vedados não deixando entrar ar nem sair, ese meu deixa entrar e sair ar porque ponho lá a mão e sinto fugas de ar, talvez por isso não queime bem porque até sinto por vezes o cheiro de lareiras acesas no inverno...

    Necessito sim de 70 por 60 e é de 55 exactamente no entanto a parte de cima do recuperador tem uma parte metida dentro de uns 2 cm de mármore acima do recuperador, faço-me entender?

    Disse-me o senhor da américo Maia que retirando aquela barra superior cabe o 70 por 60 no entanto o sr da Fogolareira disse que poderiam ter de cortar um pouco do marmore acima do recuperador actual.....

    Mais uma vez agradeço a sa atenção e "pachorra" para me esclarece destes assuntos, mas realmente é como digo, 1500 ou 2000€ é muito nesta altura e a colocar gostava de colocar uma coisa que vá dar uso e que aqueça a sala e um pouco os quartos, caso contrário, só para ficar bonito não faço tal investimento.

    Barbara
 
0.0242 seg. NEW