Gostei do esquema. Sobretudo da «brasileira estérica» (suponho que seja histérica em estéreo?)! :-)
O seu familiar ainda não se lembrou de cobrar bilhetes?
enho algumas questões:
1. Em teoria, as paredes das fracções do lado 1 e do lado 2 deveriam ter paredes de 20cm de espessura cada uma, e as estruturas (as lages, pilares, vigas) independentes, certo?
2. Em que será feito o preenchimento dessa junta de dilatação?
3. Que revestimento têm os pavimentos de corredores, quartos e salas (mosaicos cerâmicos?, madeira?, flutuante?)?
4. Todas as divisões têm tectos falsos?
5. As lages são todas como você as descreveu (se bem entendi, em lage aligeiradas, i.e., em vigota+abobadilha)?
e
7. ONDE são esses edifícios?
o construtor disse-lhe que como estava tão bem isolado acabar por fazer eco
Colocado por: kugu_elur/c2. - chapa a bater na fachada, presumo que isso seja no terraço, e provavelmente o som que ouve vem pelas suas janelas. Experimente fechar e abrir as mesmas e notar a diferença.
Colocado por: kugu_eluJá li esta frase 10 vezes....ainda não consegui fechar a boca...passo a explicar:
Se faz eco, ou muito provavelmente se existe reverberação do som (o eco tem um período superior ao da reverberação -> eco...eco...eco/rerererereverbação)
Logo, não foi isolado para diminuir a reverberação -> a reverberação é simplesmente as ondas sonoras a reflectirem nos obstáculos e a concentrarem-se numa zona aumentando assim a intensidade do som, isto é, uma fonte de 60dB no receptor vai ser perceptível a 63dB (numero indicativos apenas).
Se tem ali uma junta, isso deveria ajudar no isolamento porque passa por ser uma divisão da massa das paredes o que aumenta o isolamento aos sons aéreos, e como não está (pelo menos não devia) em contacto deveria diminuir em muito os sons por percussão -> funcionaria como o pavimento flutuante quando bem executado.
Quanto a isolamento do sons aéreos, estes podem não ser visíveis porque o isolamento primário dos sons aéreos é a massa do obstáculo, e o poder de absorção deste.
Quanto a ajuda ao tópico o que posso dizer é que infelizmente com ou sem isolamento, isolar os sons aéreos e por percussão é sempre uma tarefa complicada. Por vezes erros minúsculos são suficientes para o isolamento cair drasticamente. Estou a falar de coisas do tipo 1 metro quadrado em 10 metros....num outro tópico referi esse facto.
Assim, descobrir o problema, e se foi "vigarice" do construtor não é nada fácil, e impossível sem visita ao local e mesmo difícil por vezes sem analises destrutivas.
Colocado por: girlmbpois eu não acredito na palavra, acredito mais em testes e peritagens.... porque os que vendem, não podem fazer má publicidade ao seu produto, senão não venderiam. Alguem já ouviu um vendedor, falar mal do que vende? O empregado até pode ser sincero... o outro duvido... vá à camara e informe-se... a verdade é que não lhe leva a lado nenhum, porque os barulhos não desaparecem se as pessoas não tomar consciência disso e o elevador não se cala....
Colocado por: kugu_eluO problema não é só provar que existe mau isolamento, o problema é provar, ou por outras palavras descobrir, onde está o problema:
Mau dimensionamento,
material mal especificado,
Material com defeito,
Aplicação mal feita,
Isto na parte directa do isolamento, depois ainda tem problemas de som que podem ser periféricos.
No entanto a Lei, deixo para quem faz dela uso diário e a conhece...eu simplesmente tento-a cumprir pelo senso comum.
Colocado por: fade_outViva
Além de ouvir os vizinhos ainda ouço o barulho dos elevadores a arrancar, visto que estou no último andar. A questão dos elevadores é certo que podia ter pensado nisso antes, mas a inexperiência não me fez ver esse "pormaior" antes. Quando fui ver a casa das primeiras vezes ainda não tinha vizinhos e era difícil verificar o nível de ruído.
Obrigado desde já.
Colocado por: MartaD
Isso não é sempre assim. Moro num último andar e ouço zero do elevador, visto que a casa das máquinas está na cave ao nível da garagem. É também uma coisa que se deve reparar, onde está a casa das máquinas.
Colocado por: MartaDSim, SofiaPaula, no meu caso também é hidráulico com casa das máquinas na cave. Se não querem ter problemas com o elevador, estes são óptimos :d
Colocado por: kugu_eluÉ isto que acontece quando duas mulheres vão ao wc juntas? :D
.
Colocado por: SofiaPaula
Sim, são mais económicos e silenciosos, mas as pessoas nunca estão satisfeitas: há lá uma vizinha que está sempre a perguntar ao construtor se não dá para pôr aquilo a andar mais depressa, lol!
existe mesmo ou será um mito?