Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 21

Boa tarde. Eu realmente queixava-me muito do barulho dos vizinhos até ter uma filha do mais traquina que existe. Agora ouço os outros e eles, desgraçados, de vez em quando (e dependendo da idade) ouvem umas birras boas. Já vivi em muito lado e sempre ouvi ruidos. Portanto, deduzo que todos (ou quase todos) os construtores "fogem" aos materiais. Em Portugal, infelizmente, poucos devem ser aqueles que são sérios. Pior, tentamos coloca-los em tribunal, gastamos rios de dinheiro e se houver interesses por trás eles ganham o caso e ainda temos pagar as ajudas de custo de vigaristas. É triste mas, é verdade e foi o que me aconteceu. Mas, vou ser sincera só comentei este tópico para dizer ao sr. Ribaupata que já ganhei o dia com tanto riso. O seu esquema está demais, lolol. Boa sorte!
    Concordam com este comentário: Luis K. W.
  2.  # 22

Gostei do esquema. Sobretudo da «brasileira estérica» (suponho que seja histérica em estéreo?)! :-)
    O seu familiar ainda não se lembrou de cobrar bilhetes?

Realmente há aqui um lapso "estérica", teve piada. Não fui eu que escrevi, foi a digitalização que ele me enviou..
  3.  # 23

enho algumas questões:
    1. Em teoria, as paredes das fracções do lado 1 e do lado 2 deveriam ter paredes de 20cm de espessura cada uma, e as estruturas (as lages, pilares, vigas) independentes, certo?
    2. Em que será feito o preenchimento dessa junta de dilatação?
    3. Que revestimento têm os pavimentos de corredores, quartos e salas (mosaicos cerâmicos?, madeira?, flutuante?)?
    4. Todas as divisões têm tectos falsos?
    5. As lages são todas como você as descreveu (se bem entendi, em lage aligeiradas, i.e., em vigota+abobadilha)?
    e
    7. ONDE são esses edifícios?

1. De momento não sei (só consultando ficha técnica)
    2. Não sei, mas deveria ser em "xps"
    3. Casa toda em soalho flutuante, excepto wc's e cozinha (cerâmicos)
    4. Sim e não se vê manta acústica em lado nenhum
    5. Sim
    6. V.N.Gaia
  4.  # 24

r/c2. - chapa a bater na fachada, presumo que isso seja no terraço, e provavelmente o som que ouve vem pelas suas janelas. Experimente fechar e abrir as mesmas e notar a diferença.

o construtor disse-lhe que como estava tão bem isolado acabar por fazer eco

Já li esta frase 10 vezes....ainda não consegui fechar a boca...passo a explicar:
    Se faz eco, ou muito provavelmente se existe reverberação do som (o eco tem um período superior ao da reverberação -> eco...eco...eco/rerererereverbação)
    Logo, não foi isolado para diminuir a reverberação -> a reverberação é simplesmente as ondas sonoras a reflectirem nos obstáculos e a concentrarem-se numa zona aumentando assim a intensidade do som, isto é, uma fonte de 60dB no receptor vai ser perceptível a 63dB (numero indicativos apenas).

Se tem ali uma junta, isso deveria ajudar no isolamento porque passa por ser uma divisão da massa das paredes o que aumenta o isolamento aos sons aéreos, e como não está (pelo menos não devia) em contacto deveria diminuir em muito os sons por percussão -> funcionaria como o pavimento flutuante quando bem executado.
    Quanto a isolamento do sons aéreos, estes podem não ser visíveis porque o isolamento primário dos sons aéreos é a massa do obstáculo, e o poder de absorção deste.

Quanto a ajuda ao tópico o que posso dizer é que infelizmente com ou sem isolamento, isolar os sons aéreos e por percussão é sempre uma tarefa complicada. Por vezes erros minúsculos são suficientes para o isolamento cair drasticamente. Estou a falar de coisas do tipo 1 metro quadrado em 10 metros....num outro tópico referi esse facto.
    Assim, descobrir o problema, e se foi "vigarice" do construtor não é nada fácil, e impossível sem visita ao local e mesmo difícil por vezes sem analises destrutivas.
  5.  # 25

Colocado por: kugu_elur/c2. - chapa a bater na fachada, presumo que isso seja no terraço, e provavelmente o som que ouve vem pelas suas janelas. Experimente fechar e abrir as mesmas e notar a diferença.

Sim, o som surge do terraço. Segundo sei, há uma pequena chapa (encostada à fachada) e está solta o que origina o tal barulho por lá acima.. Vou-lhe dizer para testar o que me disse
  6.  # 26

Colocado por: kugu_eluJá li esta frase 10 vezes....ainda não consegui fechar a boca...passo a explicar:
    Se faz eco, ou muito provavelmente se existe reverberação do som (o eco tem um período superior ao da reverberação -> eco...eco...eco/rerererereverbação)
    Logo, não foi isolado para diminuir a reverberação -> a reverberação é simplesmente as ondas sonoras a reflectirem nos obstáculos e a concentrarem-se numa zona aumentando assim a intensidade do som, isto é, uma fonte de 60dB no receptor vai ser perceptível a 63dB (numero indicativos apenas).

Se tem ali uma junta, isso deveria ajudar no isolamento porque passa por ser uma divisão da massa das paredes o que aumenta o isolamento aos sons aéreos, e como não está (pelo menos não devia) em contacto deveria diminuir em muito os sons por percussão -> funcionaria como o pavimento flutuante quando bem executado.
    Quanto a isolamento do sons aéreos, estes podem não ser visíveis porque o isolamento primário dos sons aéreos é a massa do obstáculo, e o poder de absorção deste.

Quanto a ajuda ao tópico o que posso dizer é que infelizmente com ou sem isolamento, isolar os sons aéreos e por percussão é sempre uma tarefa complicada. Por vezes erros minúsculos são suficientes para o isolamento cair drasticamente. Estou a falar de coisas do tipo 1 metro quadrado em 10 metros....num outro tópico referi esse facto.
    Assim, descobrir o problema, e se foi "vigarice" do construtor não é nada fácil, e impossível sem visita ao local e mesmo difícil por vezes sem analises destrutivas.

O queixoso (familiar) não ouve eco nenhum, ouve o som naturalmente o construtor é que lhe disse para ele se calar, também só acredita quem quer... lol

Pois, o que é estranho é como é que ele ouve o som vindo do lado que supostamente tem parede+J.D.+parede (no mínimo 25+3+25)? Como pode ouvir o barulho do 3º andar se eles estão no 1º?

Na minha opinião há alguma patologia/aldrabice, mas já se sabe que para detectar será complicado. Mas há sempre a hipótese de fazer uma medição acústica, certo? Já se consegue chegar a alguma conclusão consoante os valores?

Se a habitação fosse minha eu saberia responder a todas as questões, mas como não é só consigo explicar o que fui captando ao longo da nossa conversa.
  7.  # 27

eu não disse que ouvia eco nenhum..eu apenas referir que a revebração aumenta a intensidade produzida pela fonte, logo mais barulho.

com as medições consegue saber se o que existe em casa é igual ao que esta no projecto.
    Se tiver uma fonte com um nível de intensidade conhecido no 1.1 e o receptor a medir no 1.2 consegue saber a redução, ou por outras palavras, o isolamento acústico dessa parede menos uma parcela que é o som pela periferia.
    Ou seja, tem sempre uma estimativa do isolamento. Mas nunca saberá a causa.
  8.  # 28

pois eu não acredito na palavra, acredito mais em testes e peritagens.... porque os que vendem, não podem fazer má publicidade ao seu produto, senão não venderiam. Alguem já ouviu um vendedor, falar mal do que vende? O empregado até pode ser sincero... o outro duvido... vá à camara e informe-se... a verdade é que não lhe leva a lado nenhum, porque os barulhos não desaparecem se as pessoas não tomar consciência disso e o elevador não se cala....
  9.  # 29

Colocado por: girlmbpois eu não acredito na palavra, acredito mais em testes e peritagens.... porque os que vendem, não podem fazer má publicidade ao seu produto, senão não venderiam. Alguem já ouviu um vendedor, falar mal do que vende? O empregado até pode ser sincero... o outro duvido... vá à camara e informe-se... a verdade é que não lhe leva a lado nenhum, porque os barulhos não desaparecem se as pessoas não tomar consciência disso e o elevador não se cala....

À camara? Tou farto de fazer exposições à camara e a resposta, quando existe, é sempre a mesma. Atiram-me com a legislação e que foram feitos teste, etc. Quando peço resultados e relatórios não aparecem em lado nenhum. A camara há-de ser o primeiro a fugir com o rabo à seringa porque foram eles que deram a licença. Se se provar que a licença foi dada sem as condições estarem reunidas não deve ficar muito bem para o lado deles.

De qualquer forma estou a pensar seriamente em pagar para me fazerem uma medição acústica. Acham que caso o relatório prove que os ruidos dos elevadores são acima do permitido conseguirei alguma coisa? Mesmo que a coisa vá para tribunal?
  10.  # 30

O problema não é só provar que existe mau isolamento, o problema é provar, ou por outras palavras descobrir, onde está o problema:
    Mau dimensionamento,
    material mal especificado,
    Material com defeito,
    Aplicação mal feita,
    Isto na parte directa do isolamento, depois ainda tem problemas de som que podem ser periféricos.

No entanto a Lei, deixo para quem faz dela uso diário e a conhece...eu simplesmente tento-a cumprir pelo senso comum.
  11.  # 31

Colocado por: kugu_eluO problema não é só provar que existe mau isolamento, o problema é provar, ou por outras palavras descobrir, onde está o problema:
    Mau dimensionamento,
    material mal especificado,
    Material com defeito,
    Aplicação mal feita,
    Isto na parte directa do isolamento, depois ainda tem problemas de som que podem ser periféricos.

No entanto a Lei, deixo para quem faz dela uso diário e a conhece...eu simplesmente tento-a cumprir pelo senso comum.

Mas provando que existe problema e estando a casa ainda na garantia (o prédio é novo) alguém vai ter de descobrir a origem do problema. E não vou ser eu. Eu apenas tenho de fazer ver e provar que existe um problema. O que eles fazem para saber de onde vem é com eles (construtor, camara, etc).
  12.  # 32

Sim, vão dizer que são problemas impossíveis de controlar..talvez lhe digam que se trata de sons periféricos...
    O que quero dizer é que, provando ou não que há problemas, em anda é garantido que o problema ficará resolvido.
    Por tal o melhor é em primeiro lugar pedir um orçamento para essa auscultação e depois pensar se esse gasto compensa o que poderá vir a receber em troca, e isto vai desde receber nada até ficar com o problema resolvido (e não há cá proporcionalidades X) as probabilidades estão mais do lado do "nada" ).
  13.  # 33

Colocado por: fade_outViva

Além de ouvir os vizinhos ainda ouço o barulho dos elevadores a arrancar, visto que estou no último andar. A questão dos elevadores é certo que podia ter pensado nisso antes, mas a inexperiência não me fez ver esse "pormaior" antes. Quando fui ver a casa das primeiras vezes ainda não tinha vizinhos e era difícil verificar o nível de ruído.
    Obrigado desde já.

Isso não é sempre assim. Moro num último andar e ouço zero do elevador, visto que a casa das máquinas está na cave ao nível da garagem. É também uma coisa que se deve reparar, onde está a casa das máquinas.
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  14.  # 34

Colocado por: MartaD

Isso não é sempre assim. Moro num último andar e ouço zero do elevador, visto que a casa das máquinas está na cave ao nível da garagem. É também uma coisa que se deve reparar, onde está a casa das máquinas.

No apartamento novo dos meus pais também se ouve zero, e o elevador está colado à casa deles... É hidráulico, talvez seja por isso? Já na casa antiga ouve-se consideravelmente o ruído dos elevadores, mas também ali não há nada que não se oiça... =0S
    Concordam com este comentário: MartaD
  15.  # 35

Sim, SofiaPaula, no meu caso também é hidráulico com casa das máquinas na cave. Se não querem ter problemas com o elevador, estes são óptimos :d
  16.  # 36

Colocado por: MartaDSim, SofiaPaula, no meu caso também é hidráulico com casa das máquinas na cave. Se não querem ter problemas com o elevador, estes são óptimos :d

Sim, são mais económicos e silenciosos, mas as pessoas nunca estão satisfeitas: há lá uma vizinha que está sempre a perguntar ao construtor se não dá para pôr aquilo a andar mais depressa, lol!
  17.  # 37

É isto que acontece quando duas mulheres vão ao wc juntas? :D

Fora piadas - o problema é que pelo descrito o construtor não cumpriu os requisitos mínimos legais - por outras palavras, cumpriu, porque o projecto foi aprovado e a construção também, mas no local estes limites não se verificam, pelo menos qualitativamente.
    Embora um elevador com casa das maquinas na garagem e hidráulico vá eliminar o problema de ruído que tem como este a sua fonte, o mau dimensionamento ou construção do isolamento acústico continuará lá. E lembro que não é apenas o elevador que incomoda.

isto tudo baseado no testemunho do criador do tópico.
  18.  # 38

Colocado por: kugu_eluÉ isto que acontece quando duas mulheres vão ao wc juntas? :D

.

O quê? Isto foi só uma pequena amostra, nem falámos quase nada! =0p

Quanto aos ruídos percebo perfeitamente o stress... o caso do fade out parece ser algo extremo. Mas eu pessoalmente ainda estou para conhecer o prédio em que não se ouve rigorosamente nada dos vizinhos... existe mesmo ou será um mito?
    •  
      MartaD
    • 12 setembro 2011 editado

# 39

Colocado por: SofiaPaula

Sim, são mais económicos e silenciosos, mas as pessoas nunca estão satisfeitas: há lá uma vizinha que está sempre a perguntar ao construtor se não dá para pôr aquilo a andar mais depressa, lol!

ahahahah, realmente não anda muito depressa mas prefiro assim. É muito suave e silencioso.

kugu_elu: LOLOL É pior do que isto porque nos WC's não se fala dos problemas de construção das casas :D

edit: Eu tenho imensa sorte com vizinhos. Não os tenho dos lados nem em cima. Só os tenho em baixo. Mas é tudo muito pacífico excepto um bebé que chora muito. Mas as coisas que ouço são bem ao longe. Ainda para mais vivo num sítio onde não passam carros, não se ouve barulhos de nada, o que aumenta os barulhos vindos dos vizinhos mas mesmo assim, não ouço quase nada. Coisas pontuais muito ao longe que não incomodam nada.

Melhor coisa a fazer é arrendar primeiro e depois comprar. Encontrar algo com esta solução. Eu se pudesse comprar este apartamento onde estou, comprava. Falta o dinheiro :D
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  19.  # 40

existe mesmo ou será um mito?

Poderá começar por testar num hotel...lá a construção e os limites de ruído são mais rigorosos...e se lá é possível (ou pelo menos tem-se melhores resultados) nos apartamentos também é possível.
    É tudo uma questão de o que é que o vendedor consegue "esconder" quando vende um andar. Depois de estar vendido fica com as "mãos lavadas". Enquanto que num hotel "vende" aquela noite, e depois não "vende" mais nenhuma. Se é que me faço entender.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula

0.0253 seg. NEW