Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Viva

O meu problema é o seguinte:

Comprei casa e estou a morar nela sensivelmente há 1 mês. A casa é bastante interessante a nível de acabamento mas tem um problema que não consegui detectar na fase anterior à compra: é muito mal insonorizada. Além de ouvir os vizinhos ainda ouço o barulho dos elevadores a arrancar, visto que estou no último andar. A questão dos elevadores é certo que podia ter pensado nisso antes, mas a inexperiência não me fez ver esse "pormaior" antes. Quando fui ver a casa das primeiras vezes ainda não tinha vizinhos e era difícil verificar o nível de ruído.
    A questão é que o construtor fez uma publicidade enorme em torno da insonorização. Que era muito superior e tinha várias camadas, etc. Afinal tudo não passa disso mesmo, publicidade e de certa forma enganosa. A quantidade de ruido audível dos vizinhos é muito elevada.
    A minha questão é: tendo em conta que a insonorização foi um dos factores apresentados como ponto forte da casa e revelando-se este ponto forte um enorme fiasco, existe alguma forma legal de voltar atrás com o processo? Eu sei que pode parecer uma pergunta parva mas numa compra tão importante como esta existem coisas que apenas depois de concretizado o negócio se conseguem perceber.
    Se fizer uma peritagem acústica e os valores se revelarem superiores aos permitidos por lei poderei exigir algo ao vendedor (que é também o construtor)? Poderei exigir a devolução do valor da casa?

Obrigado desde já.
    •  
      FD
    • 10 novembro 2010

# 2

Colocado por: fade_outA quantidade de ruido audível dos vizinhos é muito elevada.

Em comparação com?

Colocado por: fade_outA minha questão é: tendo em conta que a insonorização foi um dos factores apresentados como ponto forte da casa e revelando-se este ponto forte um enorme fiasco, existe alguma forma legal de voltar atrás com o processo? Eu sei que pode parecer uma pergunta parva mas numa compra tão importante como esta existem coisas que apenas depois de concretizado o negócio se conseguem perceber.

A lei obriga a que se faça o necessário para reposição do que está publicitado.
    Isto é, se a casa é anunciada como tendo isolamento acústico, esse isolamento tem que existir. O problema é se a expectativa criada é superior ao verificado.
    E isso, já é uma questão de tribunal.

Colocado por: fade_outSe fizer uma peritagem acústica e os valores se revelarem superiores aos permitidos por lei poderei exigir algo ao vendedor (que é também o construtor)? Poderei exigir a devolução do valor da casa?

A devolução de uma casa é possível e já vi pelo menos um acórdão em que isso foi decidido.
    Agora se tem caso ou não para tal acontecer já é um pouco difícil de aferir. É que basta o construtor ter publicitado que tem isolamento acústico e se verificar que está lá, mesmo que mal feito ou ineficaz, para não ter direito a nada... trata-se de uma questão de expectativa gerada e se tal é ou não comprovável.
    Sinceramente, só em tribunal será possível saber se lhe dão ou não razão.

Se quer mesmo seguir com isto em frente, o primeiro passo será pedir uma avaliação acústica (+/-300€) e comparar a mesma com prédios semelhantes onde não seja publicitado o tal isolamento acústico.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fade_out
  2.  # 3

Obrigado pela resposta.

Entretanto a questão do arranque dos elevadores está-me a deixar deveras aborrecido. É algo que me incomóda bastante e diria que o ruido é deveras elevado. Dá-me a sensação que o motor (não sei qual o nome concreto) não tem qualquer tipo de amortecimento nem a sala deverá ter qualquer tipo de isolamento. Ouço as pancadas do arranque da paragem e são pancadas secas. Ouço tudo desde a pancada da primeira paragem, a respectiva "travagem" e a última pancada bem forte da paragem. O elevador é em si um pouco brusco.
    Isto para mencionar que comecei a reparar nalgumas frestas curiosamente alinhas com a zona onde supostamente estão as salas das máquinas. Ora se isto está a ser causado pelos elevadores parece-me bastante grave e se está assim ao fim de alguns meses o que será daqui a uns anos? Que opções tenho? Deve haver algo que possa fazer. Isto não pode ficar assim. Que direitos tenho?

Obrigado desde já.
  3.  # 4

Poderá ser algum defeito da instalação dos elevadores?
    Tente falar também com a empresa de manutenção para eles verificarem se está tudo ok.
  4.  # 5

junte-se à equipa. Eu moro num primeiro andar e oiço de tudo.. os vizinhos de baixo andar, gritar a ter relações, o miúdo do 3º andar a chorar... Sim a mh casa ainda nem tem um ano. Em relação ao elevador, falei com a empresa de manutenção do mesmo. Limparam as guias/cabos e afins... mas as pancadas desde do momento em que alguem chama o elevador até ao fim do percurso ouvem-se na mesma...defeito de construção. O mais engraçado é que só os vizinhos do mesmo lado em que eu habito é que se queixam que realmente o elevador faz barulho... não sei se se deve à posição das divisões...Parece um filme de terror o elevador e os vizinhos... ah o edificio passou com os minimos ou mesmo abaixo permitidos por lei... sim, passou... verifique junte à camara municipal o teste acústico, não custa dinheiro e pode passar a mensagem aos seus vizinhos...Coragem e paciência é o que nós precisamos!!
  5.  # 6

eu queria ver se os construtores desses predios/ e daqui da zona das colinas do cruzeiro em odivelas, fizessem tipo ( experimente nos primeiros 15 dias no caso de nao ficar satisfeito nos devolvemos o dinheiro) aqui na minha zona esta tudo vazio

cumps

David Marques
  6.  # 7

so para acrescentar eu oiço os vizinhos a falar quando estou deitado isto e uma coisa nunca vista, como se trata tao mal a construçao hoje em dia, e tamos a falar de casas que podem ir de 140000 a 300e muitos

cumps

David Marques
    Concordam com este comentário: SofiaPaula
  7.  # 8

Não tem o certificado acústico?

A nível pessoal pede uma nova certificação acústica, vai poder comprovar se o que estava antes é igual ao que tem agora.

Depois marque uma reunião com o construtor e veja a reacção dele.
  8.  # 9

Colocado por: vasco tomeNão tem o certificado acústico?

A nível pessoal pede uma nova certificação acústica, vai poder comprovar se o que estava antes é igual ao que tem agora.

Depois marque uma reunião com o construtor e veja a reacção dele.

O problema é que solicitar uma peritagem/certificação acústica tem um custo que eu neste momento não consigo suportar especialmente não tendo a certeza do resultado.
    Estou cada vez mais desesperado com esta situação.
    Recentemente reparei numa racha que apareceu numa zona alinhada com a casa das máquinas. A racha ia de alto a meio da parede e foi abrindo. Neste momento vai até ao chão. Eu sei que rachas em prédios novos são normais no entanto esta não é das fininhas como as restantes que tenho na habitação. É bem mais grossa. Desde que a vi que suspeito que é causada pela vibração e impacto do elevador. O construtor diz que é de um cano que passa ali e que vai arranjar. Mesma que seja a tal tubagem não percebo como é que arranjar vai resolver o problema a não ser que a tubagem dalí saia.
    O sistema de elevação não deveria ter qualquer sistema de absorção de vibrações ou amortecimento? Pelas pancadas que ouço duvido que estes tenham qualquer tipo de amortecimento. São pancadas secas e nada suaves.
  9.  # 10

Normalmente a caixa do elevador é executada em betão armado.
    Existem construtores que aproveitam essa parede e não colocam nenhuma forra ou isolamento acustico.
    Logo poderá ser esse problema, e ao encostar a parede de tijolo, como a de betão trabalha.... aparece fissuras.

Mas teriamos de saber mais coisas para podermos ajudar:
    - tem casa das máquinas
    - a parede que divide o poço do elevador e o seu apartamento é de betão
    - qual o sistema do elevador
    Estas pessoas agradeceram este comentário: fade_out
  10.  # 11

Colocado por: vasco tomeNormalmente a caixa do elevador é executada em betão armado.
    Existem construtores que aproveitam essa parede e não colocam nenhuma forra ou isolamento acustico.
    Logo poderá ser esse problema, e ao encostar a parede de tijolo, como a de betão trabalha.... aparece fissuras.

Mas teriamos de saber mais coisas para podermos ajudar:
    - tem casa das máquinas
    - a parede que divide o poço do elevador e o seu apartamento é de betão
    - qual o sistema do elevador

Estas pessoas agradeceram este comentário:fade_out

Boa noite

Sim o prédio tem casa das máquinas, 2 salas para cada uma dás máquinas dos elevadores;
    Não sei qual é a composição da parece;
    Quando fala em sistema a que se refere? Se é hidraulico ou de contrapeso? Nesse caso é de contrapeso.

Obrigado pela atenção
  11.  # 12

Diga-se de passagem construtores=aldrabões...
    Pois, eu fui à Camara pedir o teste acústico do meu apartamento/edificio e quê vou processar a empresa que o fez? o construtor? a verdade é que passou com os minimos ou mesmo abaixo e os apartamentos foram postos à venda... pois há mt dinheiro a circular debaixo da mesa... Mas será que à forma de isolar a sala de maquinas de forma a evitar o barulho de sobe e desce do elevador?? Em relação ao barulho dos vizinhos a resposta dos meus querido condominos, foi "pois, voce ouve mt barulho, porque não tem filhos, se tivesse ia ver que nem reparava no barulho dos outros".... paciência!!! Se não houvesse o 25 de Abril ainda hoje viviamos numa Ditadura
    • P+V
    • 27 dezembro 2010 editado

# 13

Colocado por: girlmbDiga-se de passagem construtores=aldrabões...
    Também diga-se passagem promitentes compradores=otários. Gosto tanto destas generalizações...
  12.  # 14

Mas se nunca nos queixarmos eles vão continuando a fazer.

Porque uns tentam construir como deve ser e pendem um valor Y, os outros como não respeitam certas regras conseguem fazer por um valor (y-10).
  13.  # 15

quando compramos uma casa, não vamos propriamente procurar todo o feed back de construção... mas será que vivemos num mundo de enganar o proximo... dá ca o dinheiro e a casa é tua... otarios?? parece-me forte, pois não acredito que todos os compradores vão as camaras para ver as caracteristicas das obras... isso era o mesmo qd fossemos ao supermercado lermos todas as etiquetas dos produtos e ainda decidirmos ir a fabrica a ver se cumpre os requesitos de fabrico...
  14.  # 16

Colocado por: girlmbquando compramos uma casa, não vamos propriamente procurar todo o feed back de construção... mas será que vivemos num mundo de enganar o proximo... dá ca o dinheiro e a casa é tua... otarios?? parece-me forte, pois não acredito que todos os compradores vão as camaras para ver as caracteristicas das obras... isso era o mesmo qd fossemos ao supermercado lermos todas as etiquetas dos produtos e ainda decidirmos ir a fabrica a ver se cumpre os requesitos de fabrico...

Você tem o mesmo critério na selecção da fruta num supermercado e na compra duma habitação, que pode bem ser O investimento da sua vida?!?
    Acredita nas falinhas mansas dos promotores imobiliários, etc? A vida deles consiste em enganar os otários, são profissionais nisso. Tem que procurar todo o feedback da construção, tem que falar com os vizinhos ou habitantes de andares semelhantes, dentro do possível, tem que experimentar o andar várias vezes e a diferentes horas do dia, prever patologias, etc, etc.
    Não tenha dúvida de que vivemos num mundo de enganar o próximo!
    Você está a pagar o preço da sua ingenuidade, mas deixe lá porque não há quem, mais cedo ou mais tarde, não seja enganado.
  15.  # 17

entao e se eu lhe dizer que a casa é nova... e que o elevador so começou a funcionar depois do edificio ja estar quase todo habitado... voce quando comprou a sua primeira casa tambem penso em ver toda a papelada do edificio?? sinceramente ainda nao conheci ninguem que o tivesse feito... pois há que pense que tudo é previsivel... mas se como pode saber isso se compra uma coisa nova? uma casa nao e o mesmo que um stand em que voce pode pedir para experimentar o carro (que diga-se de passagem que se for novo, nao vai ser este o carro que vai levar para casa...). pois mas se voce consegui comprar a sua casa nova e ainda consegui prever que ainda nao ouviria nada, dou-lhe os parabens!!
  16.  # 18

Boas,

Tenho um familiar que comprou um apartamento novo em 2010, em conversa este disse-me que ouve-se muitos barulhos das outras fracções (ex: caminhar, conversar, portas roupeiro a bater, prática de step, entre outros mais ousados ;) )

Depois de várias reclamações, o construtor disse-lhe que como estava tão bem isolado acabar por fazer eco, eu pergunto, será assim? Eu juntamente com o meu familiar tirei um foco em cada divisão e não vi nenhum isolamento (tijolo e viga), sei que também poderá ter isolamento na laje, mas é pouco provável...

Fica em anexo um esboço do edifício com a localização dos barulhos
    Estas pessoas agradeceram este comentário: SofiaPaula
      exemplo1.jpg
  17.  # 19

ribauta,
    Gostei do esquema. Sobretudo da «brasileira estérica» (suponho que seja histérica em estéreo?)! :-)
    O seu familiar ainda não se lembrou de cobrar bilhetes?

o construtor disse-lhe que como estava tão bem isolado acabar por fazer eco
    LOLOL!
    (está respondido!)

Tenho algumas questões:
    1. Em teoria, as paredes das fracções do lado 1 e do lado 2 deveriam ter paredes de 20cm de espessura cada uma, e as estruturas (as lages, pilares, vigas) independentes, certo?
    2. Em que será feito o preenchimento dessa junta de dilatação?
    3. Que revestimento têm os pavimentos de corredores, quartos e salas (mosaicos cerâmicos?, madeira?, flutuante?)?
    4. Todas as divisões têm tectos falsos?
    5. As lages são todas como você as descreveu (se bem entendi, em lage aligeiradas, i.e., em vigota+abobadilha)?
    e
    7. ONDE são esses edifícios?
  18.  # 20

1. Em teoria, as paredes das fracções do lado 1 e do lado 2 deveriam ter paredes de 20cm de espessura cada uma, e as estruturas (as lages, pilares, vigas) independentes, certo?

Distracção, trata-se de um edifício de habitação colectiva (partilham a estrutura).

Editado: distração minha, se tem junta de dilatação a estrutura é independente.

Sorry
    Concordam com este comentário: Luis K. W.

0.0220 seg. NEW