Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    (nota do moderador: discussão separada e originada aqui: Só para fumadores)

    Apesar de nunca ter sido fumador, deixo aqui algumas impressões.

    1. O meu pai que fumava 4 maços de Marlboro/dia, deixou de fumar literalmente de um dia para o outro, pouco depois de ter nascido o primeiro neto, há 18 anos.
    Semanas depois, dizia-me que deixar de fumar não lhe tinha custado nada ! Nunca mais fumou.

    2. O meu cunhado mudou para mortalhas e agora (suponho que será de fumar menos) até está com melhores cores, com maçãs rosadas e tudo.

    3. Quando estava na Faculdade levaram-me a ver uns exemplares de pulmões que estavam dentro de grandes frascos.
    Primeiro mostraram-nos um pulmão de um não-fumador. Era graaande, cor-de-rosa, e quase que atraente.

    Depois foram-nos mostrando , sucessivamente, pulmões de fumadores de 1 maço de tabaco/dia, 2..., 3..., 6 maços/dia.
    E os pulmões eram cada vez mais pequeninos e escuros, até chegar a um que tinha menos de metade do tamanho do primeiro, e era cinzento.
    Na minha turma de 30 só dois fumavam. Eram (para além de mim) os únicos portugueses da turma...
  2.  # 2

    4 maços por dia é um absoluto exagero, aliás tudo o que vai além de 1 maço em tabaco forte...mais vale enfiar-se numa chaminé e nunca de lá sair

    Porque é que fazem seguros de vida para compra de habitação para quem fuma apenas 10 cigarros, nem reclamam....e se disseres que fumas 1 maço já te chamam para a vistoria e etc ?

    Tudo o que é em exagero faz mal ao corpo e à alma, inclusive o sexo
  3.  # 3

    E erva ninguém aqui fuma? Ou ninguém se quer acusar?
    Afinal de contas porque é que certas ervas são proibidas e outra legais?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: maria carolina
  4.  # 4

    Deixar de fumar não custa, ao contrário do que dizem. Fui fumadora, muitos cigarros e durante muito tempo, e deixei de fumar de um dia para o outro. Não precisei da tão famosa força de vontade, que nem sei o que é, nem mudei de hábitos por imposição de força maior. Fui simplesmente a uma consulta no Porto, e ia mais numa de acompanhar. Saí de lá sem vontade de fumar, nem depois do jantar, nem antes de dormir nem quando acordei. Não fiquei com sequelas, nem engordei nem sombra de mau feitio. Não custa nada, fumar e deixar de fumar são envolvidos em mitos.
  5.  # 5

    Colocado por: altar4 maços por dia é um absoluto exagero, ...
    E R A , (felizmente) era !

    Tudo o que é em exagero faz mal ao corpo e à alma, inclusive o sexo
    Booommmmm...! Alto lá!
    Isso já depende do que cada um considera ser exagero.
    ;-)

    Ou você é como o outro que dizia: «Tudo o que sabe bem, ou faz mal ou é pecado» ? ;-)
  6.  # 6

    Colocado por: Luis K. W.1. O meu pai que fumava 4 maços de Marlboro/dia, deixou de fumar literalmente de um dia para o outro, pouco depois de ter nascido o primeiro neto, há 18 anos.
    Semanas depois, dizia-me que deixar de fumar não lhe tinha custado nada ! Nunca mais fumou.

    nessa altura uma pessoa não dá conta, não digo que seja o caso mas geralmente diz-se que não custa, pois espera-se que seja mais difícil, demora tempo até perder o ritual do gesto, e trocar o gosto"" da nicotina por outro mais saudável.
    tudo depende da pessoa, da força de vontade, a força de vontade custa - muito ou pouco.
    •  
      MRui
    • 8 novembro 2010

     # 7

    Ando a pensar em deixar de fumar mas ainda não sei se o quero fazer. Tenho inclinação a reconhecer que fumar é uma estupidez, mas comparando com tanta estupidez com que me cruzo diariamente, questiono-me se fumar será assim tão estúpido como dizem. Posso dizer que fumo por prazer e sei que na sociedade actual há tendência para reprimir prazeres. Se é verdade que, independentemente do prazer, fumar faz mal à saúde, não é menos verdade que o tipo de alimentação de grande maioria da população também faz mal à saúde. E muitas das vezes, sem prazer. Mas com isso, e só para dar um exemplo, poucos se preocupam. Talvez por ser um mal partilhado por maiorias. Nunca vi num restaurante um autocolante a proibir comer comida pouco saudável. Felizmente que os restaurantes que frequento não me proíbem de fumar.
    Para mim, é quase inimaginável terminar um Jantar (com maiúscula) sem fumar a acompanhar o digestivo e a conversa. Desculpem a analogia, mas é quase como fazer amor sem orgasmo. Tenho ideia que preferia ficar sem Jantar a não poder fumar no seu clímax.
    Enfim, reflexões avulsas e decisões do foro pessoal de cada um. Vou acender mais um para o caminho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMartin, Anonimo16062021, scazevedo
  7.  # 8

    Colocado por: J.FernandesE erva ninguém aqui fuma? Ou ninguém se quer acusar?
    Afinal de contas porque é que certas ervas são proibidas e outra legais?


    eu tenho para arrancar no meu quintal...!!! Hajam voluntários...
  8.  # 9

    Boas

    Posso dizer que fumo por prazer... Para mim, é quase inimaginável terminar um Jantar (com maiúscula) sem fumar


    Apoiado. Take 5

    cumps
    José Cardoso
  9.  # 10

    Agora reparem que, no memorável "Almoço do Forum" de 1 de Maio, eu tinha o MRui à minha direita e o j cardoso à minha frente...

    Ainda bem que não foi «Jantar»! :-))
  10.  # 11

    Estava bem situado óh Luis! :)
  11.  # 12

    Boas

    Agora reparem que, no memorável "Almoço do Forum" de 1 de Maio, eu tinha o MRui à minha direita e o j cardoso à minha frente...


    ... que não puxaram do cigarro à mesa e foram fumar lá para fora :-)

    PS: Andei a treinar muito tempo para me portar bem nesse dia. Sabe Deus como foi difícil.

    cumps
    José Cardoso
  12.  # 13

    Boa tarde,digam o que disserem,uma pessoa só vai deixar de fumar quando quer mesmo,não vale a pena se os de "fora" estiverem a insistir,pois é mesmo assim só com força de vontade (e muita) é que alguém deixa.
    Porque deixar de fumar é muito mais dificil do que deixar a Droga,isto foi dito pela minha médica.
    Eu deixei de fumar á cerca de 10 anos,e sei o quanto me custou,por isso sei o que digo.
  13.  # 14

    Colocado por: aquapego

    eu tenho para arrancar no meu quintal...!!! Hajam voluntários...


    Se for boa, eu vou é só dizer a morada. :p
  14.  # 15

    Mas é melhor arrancar com jeitinho, não vá estragar a ervinha que tanto trabalho deu a criar..
  15.  # 16

    Eu não diria melhor....
    Incluindo a parte da analogia! :)

    Colocado por: MRuiAndo a pensar em deixar de fumar mas ainda não sei se o quero fazer. Tenho inclinação a reconhecer que fumar é uma estupidez, mas comparando com tanta estupidez com que me cruzo diariamente, questiono-me se fumar será assim tão estúpido como dizem. Posso dizer que fumo por prazer e sei que na sociedade actual há tendência para reprimir prazeres. Se é verdade que, independentemente do prazer, fumar faz mal à saúde, não é menos verdade que o tipo de alimentação de grande maioria da população também faz mal à saúde. E muitas das vezes, sem prazer. Mas com isso, e só para dar um exemplo, poucos se preocupam. Talvez por ser um mal partilhado por maiorias. Nunca vi num restaurante um autocolante a proibir comer comida pouco saudável. Felizmente que os restaurantes que frequento não me proíbem de fumar.
    Para mim, é quase inimaginável terminar um Jantar (com maiúscula) sem fumar a acompanhar o digestivo e a conversa. Desculpem a analogia, mas é quase como fazer amor sem orgasmo. Tenho ideia que preferia ficar sem Jantar a não poder fumar no seu clímax.
    Enfim, reflexões avulsas e decisões do foro pessoal de cada um. Vou acender mais um para o caminho.

    Estas pessoas agradeceram este comentário:scazevedo

  16.  # 17

    O problema é que quando vou a um restaurante e tenho um mau jantar, o problema é meu , só eu sou afectado, ao passo que se eu fumar estou a afectar as pessoas à minha volta.

    Os fumadores usam muitas vezes o paradigma de "eu fumo, é a minha saúde, ninguem tem a ver com isso". Muito certo, eu estou-me nas tintas para quem destroi a sua saúde aos bocados e pensa que vai fintar o cancro, na verdade estou-me borrifando, são maiores e vacinados.

    O meu problema é ter que respirar o fumo que eles produzem!! Se em vez de eles fumarem fizessem um chá de tabaco e o bebessem o problema estava resolvido, e não era necessário proibir beber tabaco em lado algum.

    Se a comida é saudável ou não, cada um sabe de si, e mete à boca aquilo que bem entende. Agora o que me irrita é não ter alternativa quando tenho que inalar o fumo de alguem que resolveu por bem ter um "orgasmo". Que vão ter orgasmos para onde quizerem, mas poupem-me.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: pedroliveira, tiyxu
  17.  # 18

    Mas se o tabaco afecta as papilas gustativas e o olfacto, como é que o MRUI pode dizer que teve um BOM jantar. Teve quando muito um jantar Médio a tender para mediocre, o não fumador que não tem o seu paladar e olfacto afectado pelo tabaco esse sim pode dizer que teve um BOM jantar.
  18.  # 19

    Ó hfviegas.
    E nós sabemos lá se o que o MRui comeu ao "jantar" precisa das papilas gostativas e olfativas para ser apreciado...
  19.  # 20

    Colocado por: Luis K. W.Ó hfviegas.
    E nós sabemos lá se o que o MRui comeu ao "jantar" precisa das papilas gostativas e olfativas para ser apreciado...


    Mesmo ai, o tabaco afecta a condição fisica, logo a performance tambem será com um ritmo lento e o cansaço virá mais rapidamente e acelarações ou maratonas isso nem pensar :-).

    Mas ao menos no final podem ter o "prazer" de desfrutar de um belo cigarro. Afinal pelos vistos é ele o culminar de tudo... Não sei porquê mas isto soa-me a ridiculo.
 
0.0221 seg. NEW