Iniciar sessão ou registar-se
    •  
      FD
    • 30 janeiro 2009

# 381

marco1,

O Jose Ivo não quer um projecto de borla, quer uma casa. :)

Jose Ivo,

Há por aí muita gente a fazer projectos por um preço baixo mas, em princípio não terão, como é lógico, o mesmo que os projectos de 5.000€ ou mais que por aqui são apresentados.
    Não se preocupe com o que lê por aqui, existem profissionais que estão dispostos a dar o que o mercado quer. Se não tem muito dinheiro, junte-o e vá pedindo preços...
  1.  # 382

FD
    aonde eu quero chegar é o seguinte: tenho conhecimento de casos reais em que o cliente recorreu a um profissional que cobrou pelo projecto um preço muito baixo ( só facilidades ) mas que depois contrariamente o processo andou emperrado na camara e outras entidades ora por faltar isto ou por aquilo e para não complicar o cliente lá foi pagando ao dito profissional mais isto e aquilo e no final apos largos meses lá conseguiu a aprovação do projecto tendo o custo duplicado no final e ainda outras chatisses que não estavam comtempladas.
    Só isso.
  2.  # 383

boas,obrigado pela vossa atençao...
    Pois eu compreendo isso tudo,agora e assim,eu pago os 5000 ou 6000 euros e com que garantias e que fico? fazem o projecto e na camara,quem da entrada?se o projecto nao for aprovado?terei de suportar masi custos?qual o tempo que isso pode demorar?sou obrigado a recorrer a empreiteiros para me fazerem a casa?Meus amigos eu nao quero o projecto de borla...simplesmente vejo que uns conseguem a 2.500,3.000 euros,e outros a 15.000! sera que quem faz a 2.500 nao e profissional? nao consigo compreender...Mas obrigado pelas opinioes...ja agora quanto pagarei,ou qual o preço justo para um projecto de uma vivenda,com tudo legal,pronto a iniciar,no concelho de Loures,sabem me dizer...
    Obrigado,e bom fim de semana
  3.  # 384

Digam-me uma coisa,sou obrigado a e recorrer a empreiteiros,para a construçao de uma casa?ou poderei eu proprio a construi-la? sei que ha camaras onde passam licencas de construçoes de 1 e 2 anos,e as pessoas acabam por fazer a casa como lhes da mais jeito,e conforme as suas possibilidades...Poderei fazer o mesmo?que no fundo nao sao os arquitectos que me assustam...o que me assusta e ter um pedreiro no norte a ganhar 30 euros por dia,e aqui a 80...e de empreiteiros a levar um balurdio por construçoes que ao fim de um ano,as casas estao todas estaladas e partidas,entao onde esta a qualidade?e sabem como e a vida nao esta facil...
    Mais uma vez saliento ha possibilidades de poder contruir eu a minha propria casa com um projecto aprovado pela camara?
    Cumprimentos
  4.  # 385

Ola´, não caia na asneira de pagar a 2ª tranche com a entrega do projecto. Pague quando todas as especialidades estiverem aprovadas pela Câmara Municipal
  5.  # 386

Carote
  6.  # 387

Jose Ivo... Para levantar a Licença de Construção tem que apresentar uma alvará de construção de um empreiteiro geral de edificios e património construido.
    Portanto,
    Para "beneficiar" da garantia de construção (5 anos), adjudicar, pelo menos + de 50% dos tabalhos a este.

Quanto aos Projectos...

Procure bem, peça vários orçamentos a técnicos distintos... muitas vezes pagar mais 1000€ ou 2000€... poupam-lhe muitos dissabores..( ou não ;) )
    Se não forem aprovados... a culpa não é sua... excepto se, exigiu determinada solução, contra vontade do técnico... Portanto nada terá a pagar.
    Não se esqueça, mais uma vez, para lhe descriminarem o que está ou não incluido, o que é obrigatório ou não em fase de projecto e em obra.
    Os técnicos que vai contratar, têm o dever de lhe explicar todas as fases processuais do procedimento em causa.

Não são, nem devem ser, apenas para assinar uns papeis para a Câmara, entregar-lh um monte de fotocopias.. e está o assunto arrumado...
    Muitas vezes esse monte de copias, infelizmente, pouco ou nada reflectem a realidade de um projecto, e pior , a realidade da execução de uma obra.
  7.  # 388

Bem eu não sou arquitecto mas faço esboços e projectos de imóveis em programas será que posso vender os meus projectos e esboços mesmo não sendo um arquitecto?
  8.  # 389

bem li o comentário do senhor cmf e eu sem um curso superior poderia fornecer isso por um preço bem mais baixo é preciso se tirar um curso superior para vender projectos é que se calhar tiro um curso que me custa mais de 2000 euros para depois não ter emprego. quando posso tirar um curso ou comprar um programa de arquitectura por menos de 1000 euros. Porque vivemos num mundo tão complicado há mais de 2000 anos não se precisava de curso superior e construíam se casas e outros edifícios que ainda hoje estão de pé.

Mas por favor respondam a minha questão acima e á debaixo se quiserem xD
    • Mac
    • 11 fevereiro 2009

# 390

Colocado por: Jose Ivo...o que me assusta e ter um pedreiro no norte a ganhar 30 euros por dia,e aqui a 80...

30 euros por dia ??? também eu queria.
    Mande-me alguns para a minha obra, é bem no norte
  9.  # 391

Ola...Boas...
    Sr Mac e Malhuco em resposta a voces, qual o ordenado de um pedreiro ai mensalmente? 1500euros? 2000 euros? quando por vezes em contacto com algumas pessoas quando ando ai pelo norte me falam em 600 e 700 euros... e 700 euros a dividir poor 22 dias uteis da 31 euros diarios...esse pessoal que leva 80 e 100 euros por dia,maior parte deles passam semanas sem trabalhar...
    mais vale pouco e certo que muiito incerto correcto... procure bem que encontra ;) e que se ganhassem assim tao bem,nao era necessario irem para o estrangeiro serem escravatizados nao acha?
    Bom fim de semana...
    Um abraço
    Jose Ivo
  10.  # 392

Colocado por: MalhucoBem eu não sou arquitecto mas faço esboços e projectos de imóveis em programas será que posso vender os meus projectos e esboços mesmo não sendo um arquitecto?

Isso é a mesma coisa que perguntar "Eu dou xarope para a tosse à minha filha... será que sou pediátra???"
    • bmvp
    • 14 março 2009

# 393

Olá
    Esta é o meu primeiro post neste fórum e não o posso de estar incrédulo com alguns comentários colocados. Isto de elaborar projectos de arquitectura é muito fácil, pois qualquer a pessoa é entendida na matéria. Há aí um individuo que sabe mexer num programa e acha que pode ser arquitecto. Eu acho que se ele souber trabalhar com o word, também pode ser cirurgião cardiovascular, pois conheço alguns que o são e sabem trabalhar com este programa.
    Em síntese a arquitectura é muito simples, tem como requisito mínimo para as elaborar comprar 3 revistas com casas nos últimos cinco anos. Não conheço ninguém que se tivesse magoado com uma arquitectura mal concebida.

Assinado: Um engenheiro civil que elabora projectos de especialidades e não elabora os projectos de arquitectura porque tem a consciência de que não possui qualificações para o fazer, apesar de adorar a arquitectura.
  11.  # 394

Colocado por: joaopaulotc
    Colocado por: MalhucoBem eu não sou arquitecto mas faço esboços e projectos de imóveis em programas será que posso vender os meus projectos e esboços mesmo não sendo um arquitecto?

Isso é a mesma coisa que perguntar "Eu dou xarope para a tosse à minha filha... será que sou pediátra???"

Realmente.... eu arranco uns dentes de vez em quando, mas não sou dentista....será que faz mal?????
    • magia
    • 14 março 2009 editado

# 395

Como arquitecta, não vou obviamente regatear os preços dos meus colegas.... nada me dá esse direito e além do mais seria éticamente condenável.
    Aquando da contratação de um arquitecto, tal como se deveria fazer para qualquer serviço ou bem, pedem-se 2, 3 ou 4 orçamentos a arquitectos diferentes e depois toma-se uma decisão.
    Não me parece sensato nem correcto andar numa espécie de leilão...quem dá menos...
  12.  # 396

Olá

Para além da Arquitectura e especialidades que me ficaram por + ou - 6.000 € tenho um orçamento de 2.500 € só para elaborar um projecto de execução é um bom preço?
  13.  # 397

poupa na farinha gasta nos ...

bem o mais caro é o quê?

o projecto ou a obra? a obra

portanto temos de a planear muito bem

apenas com projectos de execução é que será possivel e com uma boa coordenação em projecto

dizem que quando avançamos para a obra já estamos a perder dinheiro - e é verdade

em obra apenas vamos fazer o que estava previsto ou então vamos fazendo as coisas em cima do joelho

por exemplo: um engenheiro que lhe pagaram 500€ para fazer o projecto de estabilidade de uma moradia 250m3 de betão e 20tn de ferro (este valor só dá para inserir as coisas no programa de calculo e para as copias) será que pagando mais 500€ para este limar um pouco as quantidaddes o dono não ficaria a ganhar? se retira-se 10% de betão pouparia 23m3 = 2000€ e outros 10% no ferro pouparia 2tn = 2500€

será que compensa pagar 500€ ou 1000€

o segredo das obras baratas está na preparação e na antevisão dos problemas - e não fazer uns "bonecos" para entregar na camara e avançar rapidamente para a obra

mas façam o que quiserem...
  14.  # 398

Colocado por: bettencourtpoupa na farinha gasta nos ...
    por exemplo: um engenheiro que lhe pagaram 500€ para fazer o projecto de estabilidade de uma moradia 250m3 de betão e 20tn de ferro (este valor só dá para inserir as coisas no programa de calculo e para as copias) será que pagando mais 500€ para este limar um pouco as quantidaddes o dono não ficaria a ganhar? se retira-se 10% de betão pouparia 23m3 = 2000€ e outros 10% no ferro pouparia 2tn = 2500€
    será que compensa pagar 500€ ou 1000€?
    o segredo das obras baratas está na preparação e na antevisão dos problemas - e não fazer uns "bonecos" para entregar na camara e avançar rapidamente para a obra
    mas façam o que quiserem...

Exemplo: Há tempos, um meu sócio entregou o projecto de estabilidade de uma moradia a um jovem engenheiro que cobrava baratinho. Felizmente havia em obra outros 2 engenheiros civis (ambos com mais do dobro da idade do engenheiro-projectista): o dono da empresa empreiteira-geral, e eu que acumulava a responsabilidade técnica+fiscalização+o facto de ser sócio do proprietário. Fartámo-nos de melhorar o projecto (ficou registado no livro de obra) com enorme economia de material e, felizmente para o proprietário, sem cobrar um tostão. Mas deveria ter-nos sido pago...
  15.  # 399

Pois, eu percebo que até deve ser interessante, e benéfico um projecto de execução, mas 2.500 € ainda é muito €€.

Estava a pensar adjudicar apenas a obra e colocar eu os materiais, e 2.500 euros dão por exemplo para torneiras, sanitários e outras coisas para a casa toda.

De qualquer forma com as plantas, e respectivas àreas não é dificil, junto das empresas saber quanto material preciso certo ?
  16.  # 400

Colocado por: bmvpNão conheço ninguém que se tivesse magoado com uma arquitectura mal concebida.
    .

A diferênça entre um médico e um arquitecto...
    é que um médico enterra os seus erros... um arquitecto obriga as pessoas a viver neles...

Eu sou arquitecto e acho que só em boa consciência da prática posso discordar de que uma arquitectura mal concebida não magoa...

0.1083 seg. NEW