Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 421

Qual 100x10 ou 10x100.
    Melhor é ter 100x100!
  2.  # 422

A velha estória contra os valores dos projectos...
    O Arq deve ganhar bem por projecto, mas realmente não significa que ganhe MUITO dinheiro mensalmente!!
    As pessoas querem poupar, entre pagar 5000 ou 2000 e depois, no decorrer da obra e nas derrapagens, vê-se se não poupam essa diferença e muito mais do que ela. Eu ando em obras e vejo as diferenças entre um projecto de 5000 e um projecto de 1500 ou 2000.
    Também se vê aberrações de 5000, mas são poucas ;))
    É como pagar a um Engº 200 ou 300 EUR para lhes fazerem a ficha electrotécnica e o ITED ou pagarem 1000EUR e terem o projecto exequivel, com tudo apontado e desenhado e devidamente certificado pela CERTIEL. ;)) Tudo tem um preço e as pessoas têm de se mentalizar que se querem bom, não o conseguem barato... e se querem comprar barato: COMPREM, mas depois não se queixem!! ;))

Desculpem os demais, mas sou defensora, não por simpatia, mas por racionalismo e imparcialidade.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: marco1
  3.  # 423

meus caros,

porque não usar um projecto já feito, daqueles livros de arquitectura?

será que é assim tão importante o investimento? uma casa é a coisa mais barata que compramos diariamnte

porque não fazer uma casa com as peças do lego?

bem, agora fora de brincadeiras, se querem bem feito tem de pagar.

para um medico pagam rios de dinheiro, para um advogado pagam o mesmo - mas os gajos que trabalham nas obras (engenheiros, arquitectos, encarregados e outros colaboradores) são de uma outra classe, apenas vivem para sobreviver e dar casas e infra-estruturas aos outros

paguem 1500€ ao desenhador da camara para fazer o projecto da casa da vossa vida e contratem uns biscateiros para a concretizar
    mas não se esqueçam que o carro tem de custar mais de 50m€
  4.  # 424

Meus senhores.
    Não sei para quê esta discussão toda.
    Hoje já se podem comprar projectos de arquitectura no "hipermercado"

http://www.casaperfil.com/?gclid=CMqk3sGKkZoCFQqenAodhjBLRQ
  5.  # 425

Ainda prefiro estas

http://www.modular-system.com
  6.  # 426

Colocado por: FDazinha ehehe

Com o devido respeito, ao contrário do que escreve, o arquitecto é até muito penalizado pela forma de pagamento: não recebe o valor total só de uma vez - o pagamento deve ser faseado -, podendo ficar uma das parcelas do pagamento sujeita à aprovação por parte da câmara. Outra parcela da remuneração fica ainda adiada para a fase de acompanhamento à obra, que pode ser realizada muito depois do projecto iniciado.
  7.  # 427

Colocado por: pedroespiga
    Colocado por: FDazinha ehehe

Com o devido respeito, ao contrário do que escreve, o arquitecto é até muito penalizado pela forma de pagamento: não recebe o valor total só de uma vez - o pagamento deve ser faseado -, podendo ficar uma das parcelas do pagamento sujeita à aprovação por parte da câmara. Outra parcela da remuneração fica ainda adiada para a fase de acompanhamento à obra, que pode ser realizada muito depois do projecto iniciado.

Deve ter havido aqui algum erro: pretendia comentar outra mensagem.
  8.  # 428

Colocado por: FDPois, isso não faz muito sentido, pelo menos na óptica do cliente.

Esse método de pagamento é um pouco... desresponsabilizado. Quer dizer, se alguma coisa corre mal (o projecto não é aprovado, etc.), vai cobrar outra vez por alterações, certo?
    E pelos vistos não faz acompanhamento da obra?

Já pediu mais orçamentos? Faz sempre bem conhecer alternativas... ;)

Com o devido respeito, ao contrário do que escreve, o arquitecto é até muito penalizado pela forma de pagamento: não recebe o valor total só de uma vez - o pagamento deve ser faseado -, podendo ficar uma das parcelas do pagamento sujeita à aprovação por parte da câmara. Outra parcela da remuneração fica ainda adiada para a fase de acompanhamento à obra, que pode ser realizada muito depois do projecto iniciado.[pub]www.geocities.com/pedronuno/arq[/pub]
    •  
      FD
    • 15 maio 2009

# 429

Colocado por: pedroespigaCom o devido respeito, ao contrário do que escreve, o arquitecto é até muito penalizado pela forma de pagamento: não recebe o valor total só de uma vez - o pagamento deve ser faseado -, podendo ficar uma das parcelas do pagamento sujeita à aprovação por parte da câmara. Outra parcela da remuneração fica ainda adiada para a fase de acompanhamento à obra, que pode ser realizada muito depois do projecto iniciado.

Bem, a mensagem inicial à qual respondi diz:

Estou neste momento a pedir um orçamento a um arquitecto para fazer o projecto de arquitectura. Ele està a pedir 6000 euros pelo projecto. Quer 50% para a execucao e 50% na entrega do projecto na Camara.

Ora, quer ver como é que isto corre mal? Leia: https://forumdacasa.com/discussion/4344/aditamento-a-projecto-de-arquitectura/
  9.  # 430

apenas posso dizer de meus preços, moradia comum até 300m2 projecto de arquitectura 1500€, o resto dos projectos andam sempre à volta de esta base.
    fernando gabriel arq.

10.  # 431

Colocado por: Fernando Gabrielapenas posso dizer de meus preços, moradia comum até 300m2 projecto de arquitectura 1500€, o resto dos projectos andam sempre à volta de esta base.
    fernando gabriel arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedroespiga

Caro colega Fernando,
    Não posso concordar com esses valores para projectos razoáveis...
    Cmps.
  11.  # 432

Pedroespiga

1500€ para um projecto de arquitectura nos tempos que correm até podemos dizer que pode ser aceitavel
    Já não concordo com 1000€ para 11 ou 12 projectos de especialidade sendo que 2 tem que ser certificados.
    Afinal os engenheiros tb andaram pelo menos 5 anos numa escola superior.
  12.  # 433

Colocado por: zedasilvaPedroespiga

1500€ para um projecto de arquitectura nos tempos que correm até podemos dizer que pode ser aceitavel
    Já não concordo com 1000€ para 11 ou 12 projectos de especialidade sendo que 2 tem que ser certificados.

Bem, eu por acaso até estive 6 anos numa escola superior (na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, o curso foi de 6 anos curriculares); mas voltando ao principal, devo afirmar que não aceito que se queira equiparar o valor de cada especialidade com o proj. de arquitectura, com todos os encargos, responsabilidades e trabalhos dispensados pelo arquitecto. Para um projecto comum, o valor do conjunto dos projectos das especialidades não deve ser superior ao da arquitectura e respectiva coordenação dos diferentes projectos, exercida pelo arquitecto.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  13.  # 434

Colocado por: zedasilvaPedroespiga

Bem, eu por acaso até estive 6 anos numa escola superior (na Faculdade de Arquitectura de Lisboa, o curso foi de 6 anos curriculares); mas voltando ao principal, devo afirmar que não aceito que se queira equiparar o valor de cada especialidade com o proj. de arquitectura, com todos os encargos, responsabilidades e trabalhos dispensados pelo arquitecto. Para um projecto comum, o valor do conjunto dos projectos das especialidades não deve ser superior ao da arquitectura e respectiva coordenação dos diferentes projectos, exercida pelo arquitecto.

1500 EUR para um projecto de arquitectura de moradia comum, não é compatível com um trabalho completo.
  14.  # 435

Colocado por: Fernando Gabrielapenas posso dizer de meus preços, moradia comum até 300m2 projecto de arquitectura 1500€, o resto dos projectos andam sempre à volta de esta base.
    fernando gabriel arq.
    Estas pessoas agradeceram este comentário:pedroespiga

Caro colega Fernando,
    Não posso concordar com esses valores para projectos razoáveis...
    Cmps.

Pedro
    eu tambem de longe não acho valores juntos, mas se formos para o interior do país temos de concordar, como eu tive de concordar, assim como ainda estão as coisas tambem, talvez daqui a cinco anos se pratiquem valores mais justos.
    cumps
    fernando gabriel arq.
  15.  # 436

Ora aqui está pk acho que com a revisão do 73/73 os projectos vão disparar no seu preço.
    Meus senhores não sou engenheiro nem estou mandatado para os defender, contudo não posso deixar de não concordar que o trabalho de fazer 11 ou 12 projectos de especialidade sendo que 2 tem que ser certificados possa ser considerado um trabalho menor que fazer um projecto de arquitectura.
    Não está aqui em causa o que levam por fazer um projecto de arquitectura pois até acho que é um preço bastante reduzido para aquilo que considero que deve ser o minimo num projecto de arquitectura.
    O que está em causa é querer-mos tabelar o trabalho dos outros.
  16.  # 437

Colocado por: zedasilvaOra aqui está pk acho que com a revisão do 73/73 os projectos vão disparar no seu preço.
    Meus senhores não sou engenheiro nem estou mandatado para os defender, contudo não posso deixar de não concordar que o trabalho de fazer 11 ou 12 projectos de especialidade sendo que 2 tem que ser certificados possa ser considerado um trabalho menor que fazer um projecto de arquitectura.
    Não está aqui em causa o que levam por fazer um projecto de arquitectura pois até acho que é um preço bastante reduzido para aquilo que considero que deve ser o minimo num projecto de arquitectura.
    O que está em causa é querer-mos tabelar o trabalho dos outros.

...É claro que as especialidades são um trabalho menor! Como o próprio nome indica, são especialidades ao projecto geral de arquitectura, incluindo a estabilidade.

São muitas, é certo, todas coordenadas pelo arquitecto, mas a maior parte não dá muito que fazer, são taxativas e muito previsiveis.

Acredite!

Quanto ao facto de serem certificadas, não vejo que isso dificulte as coisas.

Não se trata de menosprezar o trabalho dos engenheiros, até porque muitas das especialidades podem ser feitas por arquitectos, trata-se de dar o devido enquadramento aos factos.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Fernando Gabriel
  17.  # 438

Caro aqruitecto
    Como deve imaginar não falo de cor.
    Também eu possuo uma habilitação de nivel superior que me habilita a exerçer actividades no sector da construção. Coisa que faço há mais de 20 anos.
    Como o próprio nome indica são especialidades logo são especiais não actividades menores.
    Acredito que esteja habituado nos seus projectos a ter especialidades tipo chapa 5 e depois em obra logo se vê. Contudo isto como sabe não projectos mas sim um monte de fotocopias para se levantar a licença.
    Já coordenei muitos projectos e sempre tratei os meus parceiros sejam eles arquitectos ou engenheiros como iguais.
    Só assim vejo esta actividade de projectar em especial quando sou pago para isso.
    O cliente é o ínico que num projecto me mereçe tratamento especial. Todos os outrso intervenienetes estão no mesmo patamar e obrigados a trabalhar para o mesmo objectivo sem vedetismos ou necessidades de afirmação profissional.
  18.  # 439

Meu caro, vou tentar responder às suas abordagens, apesar de ter entrado num tom ofensivo, o que, obviamente repudio.

...Tb não lhe disse que falava de cor.

...Trabalha à mais de 20 anos e tem “formação de nível superior”, mas não disse em quê.

...Não sei pq “especial” nega a “menoridade”: é especial e é menor. E eu, qd me refiro a menoridade, não estou a menosprezar a sua necessidade, só não aceito que se equipare alguma especialidade à relevância da arquitectura num projecto comum de edificação corrente. Pode parecer à 1ª impressão que trato de forma diferente arquitectos e engenheiros, mas não se trata disso: há trabalhos em que o engenheiro tem muito mais relevância que o arquitecto; mas neste caso, estamos a tratar do projecto de edificação civil corrente. Existem obras e funções, até dentro da construção corrente, em que os engenheiros têm mais aptidões que os arquitectos.

...Qt à chapa 5 e monte de fotocópias, sei que isso acontece e é recorrente, mas não encaixa na minha actuação.

...Não quero nenhum tratamento especial para arquitectos, nem muito menos vedetismos; não sei pq refere isso.

...Não me parece bem que os seus clientes tenham tratamento especial. Preferia que tratasse todos os intervenientes por igual. O dinheiro não é tudo.

Cmps.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.
  19.  # 440

Boas
    ...É claro que as especialidades são um trabalho menor!

Sem as quais as construções seriam melhores, mais rápidas e mais baratas. Como é que ninguém se lembrou disso?

Como o próprio nome indica, são especialidades ao projecto geral de arquitectura

Assim como cirurgia é uma especialidade da medicina? Não estou a perceber.

São muitas, é certo, todas coordenadas pelo arquitecto

Deculpe, só agora percebi que não fala de Portugal.

são taxativas e muito previsiveis

Atenção que nem todos somos detentores da suprema sapiência que toca alguns com a sua graça; temos mesmo de fazer as continhas todas, mas já se sabe que é um trabalho menor.

Quanto ao facto de serem certificadas, não vejo que isso dificulte as coisas.

Sabe quanto custa certificar o projecto térmico? Suponho que não, afinal de contas são assuntos menores, já se sabe.

Os meus cumprimentos e um muito obrigado a quem me proporcionou este momento hilariante.

J Cardoso
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Luis K. W.

0.0935 seg. NEW