Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 521

Colocado por: Luis K. W.?

Colocado por: Luis K. W.
    Colocado por: pedroespigaretrógada, muito tacanha.
    Caro arquitecto.
    Estava a tentar não utilizar adjectivos para qualificar os seus comentários (e a sua atitude).
    Mas vou ter de usar alguns.
    A sua maneira de responder é elíptica(1). Fiquei absolutamente na mesma. Afinal, para que servem os direitos de autor de arquitectura, senão para, durante a vida do arquitecto, termos de lhe pedir «autorização» para mudar o projecto e a casa que nós pagámos?

Sei de casos em que o projecto que acompanhava o terreno-com-projecto-aprovado era tão mau (p.exemplo: uma casa de banho com a sanita de frente para a porta da rua e a outra casa de banho num canto da sala; uma fachada de 14m x60m de altura podendo disfrutar de uma vista fantástica com apenas 2 janelinhas minusculas por piso;...) que só podia ser de propósito. E quem adquiriu o terreno teve de pagar um 2.º projecto ao mesmo arquitecto - que não prescindiu do direito de «remodelar» a porcaria(2) que tinha feito.

Já estão os 2 adjectivos.

Vamos a um fait-divers:
    Há um bocadinho (um par de horas) pediram-me para dar uma opinião relativamente a uma obra de remodelação que está a ser feita por uma «empresa» que deixou lá sozinhos uns operários eslavos, e está a ser «dirigida» por uma Arquitecta.
    O prédio é de há uns 80 anos.
    Cheguei lá e vi isto (ver fotografia em baixo):
    «Isto» são os restos de paredes que foram removidas, e que sustentavam as do andar superior. Mais atrás, está uma parede nova, já rebocada, que foi construída em cima das tábuas de pavimento.
    E há mais (paredes removidas) pelo resto do apartamento.

É óbvio que nesta obra não há Engenheiros nas redondezas... Há uma Arquitecta mas, como se vê, não é bem a mesma coisa.
      19052009(001).jpg

Todos os autores, devem ter direito aos direitos de autor, não lhe parece? E mais... Os direitos de autor tb servem para haver responsabilidade sobre os projectos e a sua respectiva autoria. Necessário na construção, por ser uma actividade com responsabilidade civil. A sociedade lega a responsabilidade de algumas funções a determinadas classes, por estas forneceram mais garantias de correcta prática profissional. Nem todas as actividades necessitam de assinatura ou Ordens profissionais. Na arquitectura é necessário, por esta ser uma actividade com conhecimentos específicos e com notável relevância e importância social.
    Os engenheiros tb não têm direitos de autor, pergunto?
  2.  # 522

Boas

Só ainda nao sei se vou ser obrigado a ter "projecto termico" ou lá como se chama, se nao vão ser mais uns 500€

Porque acha que não é preciso? Em princípio será.

É caro 500€ pelo certificado termico?

Só pelo certificado 500€ é caro. Não estará a confundir? Uma coisa é o projecto outra o certificado.

cumps
    José Cardoso
    • GA
    • 20 maio 2009

# 523

Aproveito o tópico e gostava de partilhar os valores que a empresa de arquitectura que me está a fazer o projecto propôs...
    Com base no valor provisório da casa - 280m2 implantação - (o que faz com que também os valores de cada parte do projecto sejam provisórios...), deu o seguinte:
    Destaque - 7% - 700€
    Estudo Prévio - 13% - 1320€
    Projecto Licenciamento - 30% - 3008€
    Projecto de Execução - 40% - 4020€
    Assistência Técnica à Obra - 10% - 1100€

Ou seja, o total proposto ficará por cerca de 10200€ para 280m2.

Para quem está por dentro do assunto e para quem já passou por processos semelhantes, o que vos parece?
    Obrigado
  3.  # 524

Parece-me que é como perguntar "Paguei 15€ por um bife num restaurante, que acham"?
    • GA
    • 20 maio 2009

# 525

A mim parece-me que podias fazer um comentário um pouco mais construtivo.

Não paguei nada ainda, é apenas uma proposta que a empresa fez e que estou a analisar.

Como não sou arquitecto, engenheiro nem tenho formação minimamente ligada a esta área, gostava então de ouvir opiniões sobre estes valores porque há alguém que goste de ser enganado?...
    Obrigado
  4.  # 526

GA
    Tem boas refer~encias desse gabinete? Já agora de que zona é?
    Já pediu outros orçamentos?
  5.  # 527

Já falou com outros clientes da empresa? Estão satisfeitos? Já visitou outras obras projectadas pela empresa em causa? Conhece o seu trabalho? Já consultou outros arquitectos dessa região?

Só é possível um comentário mais construtivo se se conhecer qual a qualidade do trabalho...
    • GA
    • 20 maio 2009

# 528

Da zona de Santarém e tenho boas referências.
    O que gostava mesmo era de comparar estes valores que me propõem com outros que alguns dos utilizadores do Forum conheçam ou tenham pago.
    Obrigado
  6.  # 529

GA

só lhe digo o seguinte, por esse preço merece e deve exigir um trabalho de excelência e espero que estejam incluidas todas as especialidades.
  7.  # 530

A assistência técnica á obra consiste em quê?
    Uma consulta no gabinete sempre que for necessária ou corresponde á fiscalização da obra com visitas semanais e elaboração de relatorios?
    Esse preço inclui o PSS e a coordenação de segurança?
  8.  # 531

Se se trata de uma gabinete que lhe merece confiança, e lhe dá garantias, parece-me um preço justo. Não digo que não consiga arranjar mais barato, não se sabe é com que custos...
    • GA
    • 20 maio 2009

# 532

Estão incluídas as especialidades, assim como o PSS e a coordenação de segurança.
    Em relação à assistência técnica, corresponde a visitas semanais de fiscalização.
  9.  # 533

Apenas para que se esclareça das condições:
    Destaque - 7% - 700€
    Inclui o quê? As taxas, licencas e impostos? O levantamento topográfico? O trabalho de ir às instituições públicas? Se incluir tudo é de borla...
    Apresentação de soluções para voce escolher? Se forem diversas soluções com o respectiva estimativa orçamental e esquiços ok. Se for só apresentar "umas ideias" é caro.
    Presumo que isto serão todas as especialidades ou apenas a arquitectura?.... Atenção aos certificados obrigatórios, estão incluidos ou à parte?
    Presumo que isto será a Arquitectura e todas as peças necessárias ao TOTAL esclarecimento do projecto...
    Isto é o quê? Ir à obra dar uma vista de olhos ou escrever relatórios?

A questão do PSS e da coordenação de segurança? Está incluída?

Se incluir tudo, parece-me bem.
    Dependendo do que não incluir pode ser caro...
  10.  # 534

Colocado por: GA280m2

Colocado por: GAAproveito o tópico e gostava de partilhar os valores que a empresa de arquitectura que me está a fazer o projecto propôs...
    Com base no valor provisório da casa - 280m2 implantação - (o que faz com que também os valores de cada parte do projecto sejam provisórios...), deu o seguinte:
    Destaque - 7% - 700€

Ou seja, o total proposto ficará por cerca de 10200€ para 280m2.

Para quem está por dentro do assunto e para quem já passou por processos semelhantes, o que vos parece?
    Obrigado

Pode não ser barato, mas se a empresa for competente e o projecto exigente, parece-me bem, afinal um bom proj. de arquitectura é fundamental para o êxito da obra. Concordo com as percentagens.

Bem, mas afinal parece que contempla mais que a arquitectura... Pensei que não.
  11.  # 535

Como não sou arquitecto, engenheiro nem tenho formação minimamente ligada a esta área, gostava então de ouvir opiniões sobre estes valores porque há alguém que goste de ser enganado?...

Outro... Enganado porquê ? Pedem-lhe um preço por um serviço. Você aceita ou recusa, ponto final. Certamente haverá quem cobre mais barato ou mais caro - mas isso é um direito de quem presta o serviço, estabelecer o preço...
  12.  # 536

Outro... Enganado porquê ? Pedem-lhe um preço por um serviço. Você aceita ou recusa, ponto final. Certamente haverá quem cobre mais barato ou mais caro - mas isso é um direito de quem presta o serviço, estabelecer o preço...

O homem quer saber se está dentro dos preços de mercado, parece-me mais do que justo. Eu quando vou comprar qualquer coisa também quero saber se está dentro do preço... se depois quiser negociar ou pagar mais ou procurar outro, isso já é com ele.
    Faltou foi dizer-nos o preço de construção por m2 que está dentro das expectativas dele. Para sabermos se ele quer comprar um Fiat ou um Ferrari.
    • GA
    • 21 maio 2009

# 537

Não penso que estou a ser enganado, apenas por ser a primeira vez que vou fazer uma casa parece-me importante saber que preços se praticam geralmente, para que possa fazer um comparativo entre o que se pratica e os preços que me vão propondo. Também julgo ser óbvio que cada empresa faça os preços que quiser e que não haja um preço único/padrão para tudo, mas se pelo menos tiver uma noção de que intervalo de preços se praticam para um projecto de arquitectura, saberei analisar melhor se o que me pedem é equilibrado ou não. E aí decidirei...
    Aparte de dissertações, o PBarata falou na questão do Fiat ou do Ferrari. Gostava de um Ferrari mas acho que só posso, vá lá, um Volkswagen.
    Estava a pensar em 700€ m2, mas os valores que estimaram para o que tenho no estudo prévio rondam os 840€ m2. Segundo essa estimativa do subempreiteiro que trabalha com a empresa de arquitectura que me fez o estudo prévio, para os 280m2 (sendo 50m2 de exteriores) o preço de construção do "tosco" (inclui electricista, canalizador, pintura, estuque) será de 104 mil € + IVA.
    A caixilharia (PVC Kommerling série futurelegance 70mm) será de 18000 + IVA.
    Ou seja, com os revestimentos interiores vai para os 200 mil...
  13.  # 538

Sr. GA, Para gastar 18000+IVA só em PVC, pode dizer quantas janelas, portas e medidas, que vai utilizar na moradia, não tinha ideia que podia ser caro colocar PVC.
  14.  # 539

Colocado por: ViegasSr. GA, Para gastar 18000+IVA só em PVC, pode dizer quantas janelas, portas e medidas, que vai utilizar na moradia, não tinha ideia que podia ser caro colocar PVC.

A Tojalminios, perto do mercado abastecedor (MARL)(Loures), faz PVC e alumínio. Talvez consiga um melhor serviço.
  15.  # 540

(um extracto de um post no blog de rerum natura, para agitar as águas... )

"Por que existem estas corporações profissionais? Tipicamente, argumenta-se que determinadas actividades são muito exigentes e especializadas e que os prejuízos que maus profissionais causariam à sociedade seriam tremendos. De seguida, diz-se que os profissionais no activo estão em melhores condições para definir os requisitos da sua profissão.(…)

As estratégias variam, mas o objectivo é o mesmo: criar barreiras hercúleas que impeçam o acesso à profissão. É este o papel das Ordens. Restringir a oferta e a concorrência. Os efeitos de tamanhos obstáculos são óbvios. Já em 1776, Adam Smith escrevia que “os privilégios exclusivos das corporações, os estatutos de aprendizagem, e todas as leis que, em empregos determinados, restringem a concorrência (…) tendem a sustentar salários e lucros a um nível superior à sua taxa natural. Tais sobrevalorizações podem durar tanto quanto as regulamentações que lhe deram origem”.

Não vale a pena ter ilusões. As Ordens, e outras corporações profissionais, servem para garantir remunerações anormalmente elevadas aos seus associados, perpetuando os seus privilégios, prejudicando e subjugando o interesse público a interesses privados."

0.1290 seg. NEW