Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Tenho um imóvel à venda em várias imobiliárias, recentemente uma imobiliária fez uma vista com um comprador. Esta imobiliária tem conhecimento do valor limite negociável que pretendo realizar, que no entanto é inferior ao anunciado no seu site. Mas mesmo assim, apresentou uma proposta inferior a este limite, eu recusei e adverti que no futuro não tivessem trabalho nem gastassem dinheiro com propostas inferiores a esse limite. Como também tenho o meu contacto no imóvel o comprador que visitou o imóvel contactou-me, eu recusei de imediato a venda directa. Passados alguns dias este comprador visitou o imóvel com outra imobiliária e esta propôs-me o valor que pretendo realizar (limite negociável). O valor final de venda em ambas as imobiliárias é o mesmo, mas como a imobiliária da primeira visita tem uma comissão mais elevada que a segunda, faz com que o tal valor limite que pretendo realizar não seja atingido com a primeira imobiliária. Por acaso, alguém sabe se estou a infringir a lei caso venda o imóvel com a segunda imobiliária, ou sou obrigado a vender com a primeira.
  2.  # 2

    Pode vender com a segunda imobiliária, mas tem que pagar a comissão às duas imobiliárias, o que fica um bocado caro.
  3.  # 3

    O que quer dizer que o vendedor legalmente é sempre obrigado a vender à 1ª imobiliária, independentemente do valor que lhe foi proposto, se não quiser pagar as duas comissões.
  4.  # 4

    Existia contracto de exclusividade com a 1ª imobiliária?

    é que se ao existir contracto de exclusividade, ai sim é obrigado, (segundo sei) a vender pela 1ª imobiliária, e caso venda o imóvel directamente também lhe terá de pagar a comissão.


    verifique se existe algo no contracto que fez com a imobiliária que o obrigue a qualquer tipo de pagamento.

    é que se o seu post está correcto, o joocean1 não subverteu o contracto que têm com a 1ª imobiliária, visto ter recusado a venda directa ao comprador que lhe foi apresentado pela 1ª imobiliária.

    este surgiu numa segunda visita através de uma 2ª imobiliária, e a esta sim, caso o negócio se concretize terá de pagar a comissão.

    mas o meu conselho, é antes do mais saber:
    - se existe ou não regime de exclusividade com alguma imobiliária onde colocou à venda o imóvel (pois se existir alguma, se ainda estiver no periodo de exclusividade, se não é esta a "levar-lhe" o comprador, terá de lhe pagar as comissões
    - se existe alguma cláusula no contracto que promoção do imóvel que indique que terá de pagar algo à imobiliária/s mesmo que estas não tenham "vendido" o imóvel.
  5.  # 5

    Caro sr. Martins, em nenhuma das imobiliárias o imóvel está com exclusividade.
    •  
      FD
    • 15 novembro 2010

     # 6

    É uma questão interessante.
    Já experimentou colocar a questão do preço à primeira imobiliária? Ou seja, eles baixam a comissão deles e vendem eles a casa?
    É que nesse caso deixaria de ter problemas...
  6.  # 7

    Boas

    Tambem tenho a minha casa a venda, em mais que uma imobiliaria.
    Em nenhuma dela fiz contrato de exclusividade.

    E essa foi sempre uma pergunta que fiz a cada imobiliaria. Caso acontecesse uma situação parecida.
    Se uma imobiliaria levasse lá um possivel comprador, e depois outra levasse o mesmo comprador (Todos as pessoas que procuram casas, passam em mais que uma imobiliaria), e o negocio fosse feito com a segunda imobiliaria, eu não tenho que pagar nada a primeira.
    Visto que no acto da escritura, um representante da segunda imobiliaria terá que estar presente, e fica escrito que o negcio foi feito atraves dessa imobiliaria. Logo terá apenas que pagar a respectiva comissão a essa imobiliaria e não á primeira.
    Até porque voce recusou a proposta inicialmente feita pela primeira imobiliaria.

    Este foi um ponto bastante focado, em todas as reuniões que tive com as diversas imobiliarias.

    Espero ter ajudado
    Cpts
    SLIFE
  7.  # 8

    Colocado por: SLIFESe uma imobiliaria levasse lá um possivel comprador, e depois outra levasse o mesmo comprador (Todos as pessoas que procuram casas, passam em mais que uma imobiliaria), e o negocio fosse feito com a segunda imobiliaria, eu não tenho que pagar nada a primeira.

    Slife,
    Isso dá-me uma ideia de um negócio a fazer consigo e com joocean1.

    Vou montar uma mediadora imobiliária para, de cada vez que aparecer um potencial comprador que faça um proposta através de outra mediadora, o vendedor recusa-a e vem ter comigo.

    Em vez de cobrar 5%+IVA, eu cobrarei exactamente metade.
    Fazemos a venda pelo mesmo valor e fica metade para mim, metade para o vendedor, e o verdadeiro angariador fica a chuchar no dedo.
    Alinham ?

    (isto para dizer que, a ser verdade, algo está de MUITO errado!)
    • PMir
    • 15 novembro 2010

     # 9

    Viva Luis K. W,

    Para esclarecer e em resposta ao seu comenário:
    Isto é tudo muito bonito, já fui comprador e neste momento sou vendedor, a minha forma de ganhar a vida, não é na compra e venda de casas.

    Agora o ponto de vista, o que me diz?
    Mas se uma imobiliária quer ganhar 5% de comissão da venda e outra só quer ganhar 3%, que culpa tem o vendedor?

    Uma vez que o preço indicado tem sido igual para todas as imobiliárias? (o preço que consta no contrato de angariação)

    Cumpts,
    PMir
  8.  # 10

    Colocado por: PMirMas se uma imobiliária quer ganhar 5% de comissão da venda e outra só quer ganhar 3%, que culpa tem o vendedor?

    Você contrata várias empresas para fazer o mesmo trabalho: DESCOBRIR um comprador.

    A primeira que o consegue descobrir leva-lho e cobra 5%. Você diz que não está interessado.
    O comprador é, curiosamente, «descoberto» por outra empresa que só cobra 3%.

    Você ganha 2% (+IVA).

    Não lhe cheira a espertice saloia ?

    Se não lhe cheira, eu crio já uma empresa mediadora-na-hora e só lhe cobro 2,5% !
    • PMir
    • 15 novembro 2010

     # 11

    Viva,

    Assim cheira.
    Vamos a outro ponto de vistasobre a mesma situação:

    Se eu disser que o meu valor é X e se a imobiliária A leva 5% de X e a imobiliária B leva 3% de X de comissão, o comprador diz que o preço final que paga é apenas de Y= X+3% (o preo da imobiliária B), que culpa tenho eu se a comissão da imobiliária A é maior?

    Cumpts,
    PMir
  9.  # 12

    Colocado por: Luis K. W.Não lhe cheira a espertice saloia ?


    Não Luis, a mim não me cheira... pode ser injusto (sobretudo no caso de existir esse abuso de confiança do possivel comprador) mas a concorrencia tem destas coisas, e quem quer cobrar 5% tem de justificar esse acréscimo face aos concorrentes que cobram 3% (e não é apenas por ser o primeiro!). Parece-me que o joocean tem razões (muito plausíveis e facilmente comprováveis) para justificar a recusa da primeira venda, no entanto (E COMO SEMPRE NUM FORUM!) esta é a minha opinião que deve validar junto de um jurista.



    Colocado por: Luis K. W.Vou montar uma mediadora imobiliária para, de cada vez que aparecer um potencial comprador que faça um proposta através de outra mediadora, o vendedor recusa-a e vem ter comigo.

    Em vez de cobrar 5%+IVA, eu cobrarei exactamente metade.
    Fazemos a venda pelo mesmo valor e fica metade para mim, metade para o vendedor, e o verdadeiro angariador fica a chuchar no dedo.
    Alinham ?


    Este exemplo já é diferente, pois existe a intenção do dolo (prejudicar alguém) e nesse caso passível até de chegar a tribunal e ter consequências graves para os sócios da imobiliária "fictícia" :)

    off-topic:
    E fale mais baixo que se o Socrates anda a planear fazer o mesmo com a dívida soberana, penso eu de que...
  10.  # 13

    Colocado por: FDÉ uma questão interessante.
    Já experimentou colocar a questão do preço à primeira imobiliária? Ou seja, eles baixam a comissão deles e vendem eles a casa?
    É que nesse caso deixaria de ter problemas...


    Esta é a melhor forma de resolver o problema. Podem ter a certeza que se a primeira imobiliária tem conhecimento que o apartamento foi vendido através de outra imobiliária vão ter problemas. Isto está bem definido na lei (é só procurar), e a segunda imobiliária se sabia que o cliente já tinha visitado o apartamento nunca o devia ter lá levado, ou se sabia estava a agir de má fé, porque no fim quem se lixa é o vendedor.
  11.  # 14

    Colocado por: PMirSe eu disser que o meu valor é X e se a imobiliária A leva 5% de X e a imobiliária B leva 3% de X de comissão, o comprador diz que o preço final que paga é apenas de Y= X+3% (o preo da imobiliária B), que culpa tenho eu se a comissão da imobiliária A é maior?

    Caro PMir.

    O problema é que o seu preço não devia ser X+3% para uns, e X+5% para outros.
    O seu valor devia ser Y, ponto final. Se pagar mais de comissão a uns que a outros (ou nenhuma), é um problema seu.

    Mesmo que faça um desconto de 50% ou um AUMENTO de 150% ao valor de Y na venda a esse comprador, o problema é que ele lhe foi primeiramente apresentado pela primeira mediadora.

    Já vi que você consegue abstrair-se da sua posição de vendedor, e é uma pessoa equilibrada.
    Ponha-se agora na posição do Juiz que o vai julgar.
    Acha, sinceramente, que ele vai acreditar que - se você vender a esse mesmo comprador , por qualquer que seja o valor(!) - que a primeira mediadora *não fez* o seu trabalho ?
    É claro que fez.
    E , por isso, vai ter de lhes pagar a comissão.

    Portanto, aperte com eles. Renegocie a comissão ou ... perca o amor a 2%+IVA.
    • PMir
    • 15 novembro 2010

     # 15

    Viva,

    Por uma questão de coerencia, só tenho aceite imobiliárias que pedem 3% de comissão, quando sai fora disso, não estou interessado.

    Se alguma delas baixar a sua comissão para ganhar o negócio, terei eu culpa nisso?
    Como posso eu, como vendedor, ter responsabilidade nessa questão?

    Cumpts,
    PMir
  12.  # 16

    Colocado por: PMirComo posso eu, como vendedor, ter responsabilidade nessa questão?
    Tem , pelo menos, a responsabilidade de saber o que implicam os contratos que estabelece, e de saber com que linhas (leis) se cose.

    O desconhecimento não é desculpa.
  13.  # 17

    Eu estou mt baralhado.....se nao tem exclusividade com nenhuma deveria poder vender através de qualquer imobiliária. Eu tambem ja vi o mesmo apartamento à venda em mais do que uma imobiliária diferente e com preços diferentes em mais de 5000 euros. Se o cliente quer optar por comprar através da segunda imobiliária porque viu o mesmo apartamento no site por um preço mais atractivo deveria poder fazê-lo.
    • PMir
    • 15 novembro 2010

     # 18

    Viva,

    Colocado por: jorgferrEu estou mt baralhado.....se nao tem exclusividade com nenhuma deveria poder vender através de qualquer imobiliária. Eu tambem ja vi o mesmo apartamento à venda em mais do que uma imobiliária diferente e com preços diferentes em mais de 5000 euros. Se o cliente quer optar por comprar através da segunda imobiliária porque viu o mesmo apartamento no site por um preço mais atractivo deveria poder fazê-lo.


    É assim que eu penso, se uma determinada imobiliária prefere receber menos de comissão e oferecer essa diferença ao comprador, o que o vendedor pode fazer?

    Cumpts,
    PMir
    •  
      MRui
    • 15 novembro 2010

     # 19

    Colocado por: jorgferrSe o cliente quer optar por comprar através da segunda imobiliária porque viu o mesmo apartamento no site por um preço mais atractivo deveria poder fazê-lo.

    O problema é que muito provavelmente o cliente já assinou um ficha de visita na primeira imobiliária. Depois, as imobiliárias costumam ter avenças com advogados para porem processos em tribunal para receberem a comissão do seu serviço (terem indicado o cliente ao vendedor com quem fez negócio, com prova baseada na tal ficha assinada).
  14.  # 20

    MRui,
    Dê aqui uma ajuda.

    Como é que um vendedor controla quem foram os clientes que vieram por que imobiliárias ??

    É que uma visitas podem ter sido feitas com a presença do Dono da casa, outras com a da Dona, e outras com os filhos dos Donos da casa.

    Um vendedor até pode estar, de boa fé, a vender por intermédio da imobiliária B, a um comprador que já tinha visitado a casa por intermédio da imobiliária A.

    Será que, antes de assinar o CPCV, o vendedor deveria enviar uma circular a todas as mediadoras informando que vai assinar o contrato com o sr. ZédaEsquina, para o caso de alguma alegar que o levou a ver a casa em primeiro lugar (antes que sobre para o vendedor)?
 
0.0186 seg. NEW