Colocado por: nunoneiva75Não. A hipotética vantagem seria ter um pouquinho mais de resistência térmica mas a um custo já considerável. Ou seja, está a desperdiçar €€€.
É sem dúvida preferível aumentar a espessura do isolamento do capoto em 1 ou 2 cm, e já agora o ideal seria fazer paredes exteriores simples de 22cm, com vigas e pilares de 20cm espessura. O capoto cobrirá a totalidade da fachada enquanto que a alvenaria térmica não influenciará a condutividade térmica nas vigas, pilares e lajes da envolvente exterior. Mas tenha em atenção que o isolamento vale pelo seu todo. Não vale de nada investir num bom capoto quando os envidraçados (que terão um fluxo térmico superior ao cj parede + capoto) não mantêm o nível de isolamento térmico. Além da cobertura, tenha o cuidado de isolar também o piso térreo.
Cump.
Colocado por: BoiaBom dia,
Face à demostração das minhas preocupações em isolamento térmico tenho uma proposta no qual incluem nas paredes Bloco Térmico de 25cm para o exterior + Capoto e no Interior tijolo de 11cm.
A minha questão é:
É uma vantagem ter o bloco térmico + o Capoto?
(Isto porque o empreiteiro disse que não precisaria do bloco térmico, mas face às minhas preocupações, decidiu incluir)
Obrigado
Colocado por: rui moreira
Caro Boia, pelo que entendi, a constituição da parede exterior que referiu será:
Sistema ETIC`s+bloco térmico+tijolo de 11cm.
A ser verdade, constata-se um exagero na espessura da parede exterior: 6,5 cm+25cm+11cm+1,5cm=44cm.
Porquê a parede de 11 cm?
O facto de trocar o bloco térmico de 25 cm pelo tijolo de 22 cm, mas ter que aumentar à espessura do Eps para equiparar a resistência térmica das duas soluções, não faz com que poupe dinheiro."Cobre a cabeça, destapa os pés."
Cumprimentos.
Colocado por: Boia
"Porquê a parede de 11 cm?" - Seria a parede interior, mas pela sua, expressão não seria necessária, é isso? Chega uma só parede? Constitída por Bloco+Capoto?
Mas vale a pena fazer outra parede só por isso?
Colocado por: Pedro Azevedo78
Sim chega.
A única vantagem de ter o tijolo de 11 é para abrir roços sem "estragar" o tijolo térmico. Mas vale a pena fazer outra parede só por isso? Não me parece...
Colocado por: BoiaAcho um pouco ingrato ter que ser eu(com vossa ajuda) a definir a solução, fico com sempre a sensação que faltará alguma coisa.
Colocado por: Boiatenho uma proposta no qual incluem nas paredes Bloco Térmico de 25cm para o exterior + Capoto e no Interior tijolo de 11cm.
Colocado por: Pedro Azevedo78
MAs afinal a solução foi definida ou não? No projecto térmico o que foi definido?
Colocado por: Pedro Azevedo78E não acha que deveria esperar pelo projecto termico? Senão para que é que o está a fazer e pagar?
Colocado por: Anonimo16062021Boas
Sinceramente não entendo quando se diz que optar por tijolo térmico de 25cm seria ter um pouquinho mais de resistência térmica ou que se esta a desperdiçar euros,então vejamos um exemplo,será que noutros países mais frios que o nosso Portugal estão a votar dinheiro fora? Como Alemanha e suíça?Eu digo isto porque são países que conheço e nunca vi outro tipo de tijolo que não seja térmico e com 30cm de espessura,e que depois ainda se aplica placas de EPS para o sistema ETICS no mínimo dos mínimos de 15cm para não falar em certos casos de 25cm e ate de 30cm,mas eu pergunto,os tijolos térmicos não foram feitos para esse efeito,para se ter mais resistência térmica,e em termos acustico será que não serão melhores que os tijolo tradicional,depois dizem por aqui neste fórum que não conseguem dormir de noite com o barulho dos vizinhos.
Colocado por: nunoneiva75
Boas Anonimo16062021,
Responda-me ao seguinte: Qual a influência do tijolo térmico no fluxo térmico que passa nas vigas, pilares e parte da laje da envolvente exterior?
Outro ponto: Acha que vale a pena estar a investir em tijolo térmico para depois lhe estar a abrir roços para as tubagens?
Tem noção dos coeficientes de transmissão térmica numa viga/pilar, num tijolo térmico e no EPS 100?
Para terminar também acho um exagero construir a envolvente exterior com mais de 30cm de espessura, pois é estar a retirar área útil ao interior da habitação.
A única pequena vantagem do tijolo térmico será na componente acústica mas creio que esta preocupação tem mais razão de ser nos envidraçados.
Boia, aperte com esses engenheiros de gabinete que deixam muito a desejar. Assente bem as suas ideias e depois dê as directivas. Quem paga, manda. O projecto deve ficar o mais rigoroso possível, não vá em balelas do género:" Não se preocupe! Depois faz-se a alteração em obra!".
Quanto à classe A+, sem apoio com gás até pode fazer o pino que nem mesmo assim lá chega. Eu já fiz o pino, mas como vou dispensar o gás, terei que me contentar com um A.
Cump.
Colocado por: Boia
Ficariam assim as paredes:
acabamento interior + Bloco normal de 22cm + Capoto reforçado + acabamento exterior
Seria isto?
Colocado por: vidagomorangoPorque é que quando se referem ao capotto, deixam sempre de lado o aglomerado de cortiça?
Colocado por: Anonimo16062021
Boas,nunoneiva quanto os pilar vigas e parte da laje esta fácil de resolver,se não vejamos o seguinte,pilares e vigas de 20cm,tijolo térmico de 30cm assente a face dos mesmos pelo interior,ficamos com 10cm com o tijolo térmico mais sobre saído das vigas pilares e parte da laje pelo exterior depois nesse espaço aplica-se 10cm de EPS ou XPS,e no que diz respeito as roças também existe uma argamassa térmico acústica para as tapar,como também se pode aplicar pelo exterior para o enchimento das vigas e pilar em vez do EPS ou XPS,como vê há solução pra esse problema sem estar a retirar área útil ao interior
Colocado por: nunoneiva75Boas ruimoreira,
Um tijolo de 20 deitado fica com...? E sabe porque eu o proponho deitado na envolvente exterior? Porque normalmente um projecto etics de raiz tem as vigas e pilares com 20cm de espessura. Esta diferença de 2 cm ( quem diz 2cm diz 3cm ou 4cm) é o suficiente para passar as tubagens sem abrir roços nos pilares e vigas.
22 cm de alvenaria tem pouca inércia térmica? ok, o que dizer então da parede dupla tradicional...
Boas Pedro Azevedo,
Pois é! Diz-se que o RCCTE foi em grande parte elaborado por Eng. Mecãnicos, como tal, puxaram a brasa à sua sardinha na parte da térmica. Se está em dúvida entre o B e o A, não hesite, invista no gás e no apoio do solar térmico a gás.
Cump.