Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boas,

    pretendo construir uma casa na zona de Loures. O terreno tem 500m2 e a casa será composta por r/c, 1º andar, recuado (apenas uma pequeno bloco de acesso à cobertura) e garagem. O r/c terá cozinha, wc de serviço, escritório, sala e lavandaria e no primeiro andar terá 2 quartos, 1 suite, e 1 WC. O recuado será o acesso à cobertura e um pequeno arrumo.

    Com estes dados pedi uma estimativa de custos e valor de honorários ao arquitecto que fez a casa dos meus pais.

    Desde já saliento que disto nada percebo.

    Numa primeira estimativa orçamental foi-me apresentado o valor de 260 mil euros, para 250m2 de casa e 40m2 de garagem. Quanto aos honorários 15 mil euros. Este valor inclui várias cópias em papel e/ou suporte informático (nas fases de estudo prévio, projecto base e projecto de execução), acompanhamento de obra 2 vezes por mês dentro do prazo previsto, assistência técnica sempre que necessário e deslocações à CM para informações ou consulta.

    O mesmo arquitecto recomendou-me ainda um projecto de arquitectura paisagística, com um valor estimado de 17 mil euros e com honorários estimados em 1400 euros, que estou tentado a aceitar.

    Recomendou-me ainda a execução de um trabalho de medições e orçamentação no valor de 1500 euros.

    Para projecto de especialidades e engenharia (Projecto de estabilidade, Projecto de Redes de Abastecimento de Àgua, Projecto de Redes de Águas Residuais, Projecto de Águas Pluviais, Projecto de Gás (visado), Estudo do Comportamento Térmico, incluindo a Certificação do projecto (DCR), Projecto de Condicionamento Acústico, Fichas electrotécnicas, Projecto de Telecomunicações (ITED), Segurança Contra Incêndio - Fichas de Segurança, Projecto de Ventilação (se aplicável)) tenho uma estimativa de 6 mil euros.

    A pergunta já calculam qual é… que acham destes valores?

    Cumprimentos,
    VM
    •  
      MRui
    • 17 novembro 2010

     # 2

    Acho que devia pedir mais orçamentos a outros arquitectos e depois tirar as suas conclusões da consulta. Não deve ficar só por um orçamento.
  2.  # 3

    Pois, essa é a minha ideia. Mas posso ficar na mesma se a relação de preços/honorários se mantiver. Esta relação é a que mais me interessa. É boa?
  3.  # 4

    Penso tb que deveria pedir mais orçamentos , pois fiz uma moradia recentemente e na altura , havia alguma diferença nos orçamentos, e se se poder poupar um pouco melhor.
    Optei por uma empresa que me pareceu na altura apresentar melhores condições, sendo que no acompanhamento da obra estava englobado o apoio tanto do arquitecto como a de uma decoradora , que pelo menos sempre nos dá algumas ideias.
    Acho que não perde nada em lhes pedir um orçamento , sempre que serve para comparar , e optar pelo que melhor condições lhe der.
    EMPRESA: [email protected] - 936233795

    Espero ter ajudado , e tudo a correr bem
  4.  # 5

    Colocado por: vitormeloQuanto aos honorários 15 mil euros. Este valor inclui várias cópias em papel e/ou suporte informático (nas fases de estudo prévio, projecto base e projecto de execução), acompanhamento de obra 2 vezes por mês dentro do prazo previsto, assistência técnica sempre que necessário e deslocações à CM para informações ou consulta.

    Por esse preço deverá ter direito a um projecto bem completo!
    Mas logo quando falam em acompanhamento de obra 2 vezes por mês... Acha viável ACOMPANHAR uma obra com duas idas à obra por mês??
    Eu não.
    Colocado por: vitormeloO mesmo arquitecto recomendou-me ainda um projecto de arquitectura paisagística, com um valor estimado de 17 mil euros e com honorários estimados em 1400 euros, que estou tentado a aceitar.

    Tendo possibilidade acho que faz muito bem!
    Colocado por: vitormeloRecomendou-me ainda a execução de um trabalho de medições e orçamentação no valor de 1500 euros.

    Ora aqui está outra... Num projecto de 15mil euros, acho que este serviço poderia e deveria já estar incluído. É um serviço muito importante para um bom projecto
    Colocado por: vitormeloPara projecto de especialidades e engenharia (Projecto de estabilidade, Projecto de Redes de Abastecimento de Àgua, Projecto de Redes de Águas Residuais, Projecto de Águas Pluviais, Projecto de Gás (visado), Estudo do Comportamento Térmico, incluindo a Certificação do projecto (DCR), Projecto de Condicionamento Acústico, Fichas electrotécnicas, Projecto de Telecomunicações (ITED), Segurança Contra Incêndio - Fichas de Segurança, Projecto de Ventilação (se aplicável)) tenho uma estimativa de 6 mil euros.

    Ora só agora é que li esta parte... Então as especialidades tb não estão incluídas no preço dos 15 mil euros??
    Vá, procure mais... E não precisa de procurar muito para encontrar propostas bem mais interessantes do pontos de vista de honorários.
  5.  # 6

    vitormelo

    há uma coisa que não compreendo, se esse arquitecto fez a casa dos seus pais, concerteza tem ai uma grande base de análise quer em termos da qualidade do trabalho quer em custos do mesmo.
    Seria interessante por aqui saber algo em relação a essa experiência real e comprovada no "terreno".
    De resto esses honorários são efectivamente apenas coadunáveis com um trabalho de excelência a todos os niveis.
  6.  # 7

    Qual a melhor proposta, o projecto A por 20.000€ ou o projecto B por 10.000€. Depende da qualidade do projecto. Imaginemos que estamos a falar de um investimento de cerca de 350.000€ (casa+terreno), para vendermos por 400.000€, com um bom projecto podemos vender pelos 400.000€, se tivermos um mau projecto, nem por 350.000 conseguimos vender, ou seja quisemos ganhar 10.000€ euros no projecto e perdemos 50.000€ ou mais na venda da casa. Isto de pensarmos só no preço tem muito que se lhe diga.
  7.  # 8

    Mas nem sempre o caro é melhor... acho que vale muito apena procurar outros orçamentos.
  8.  # 9

    ... não sei qual vai ser o tipo de serviços (já tem a experiência de seus pais para aferir se o trabalho vale estes valores), mas se o edifico não tiver grande complexidade, se a pormenorização não for "esquisita" (utilização de materias e soluções standard), e pelos valores de construção que coloca 260000€, para uma area de contrução com 290m2... concerteza não terá grandes "habilidades"parece-me na globalidade (Arq + especialidades) que os honorários estão "puxadotes".

    Quanto a valores:
    Arquitectura, face ao valor de obra, considero elevado. (apesar do acompanhamento em obra referir as duas visitas mensais, este facto poderia ser compensado se o Arquitecto assumir a Direcção de Fiscalização de obra)

    Especialidades, excepto se for um edifício muito complexo, não se justifica (mesmo com PE) que os mesmos custem 6000+ iva. Arrisco um valor a rondar os 4000€.
    Falta na sua proposta o Plano de Segurança e Saúde em fase de projecto (PSS)... bem que lhe podem oferecer isso.

    O Projecto de arq. Paisagista, também acho muito caro, para o valor de obra previsto. Tentaria um valor a rondar os 900€.

    Mapa de medições e orçamentos... para os valores de Projectos acima, isto não se cobra à parte, tem de fazer parte do serviço contratado. Mesmo cobrado à parte, não custam 1500€.

    A decisão agora é sua. mas eu pedia orçamentos a outros gabinetes de projecto em que o tipo de serviço prestado sirva as suas expectativas.

    EDIT: Também falta no seu orçamento, o valor para o levantamento topográfico...
  9.  # 10

    Eu diria que com esses valores poderia estar englobado para além do PSS a Coordenação de segurança e a Fiscalização.
  10.  # 11

    tudo depende da complexidade de projecto/obra, e até que nível de detalhe e programação quer chegar (muito importante).
    podem ser valores justos como não, sem dados e competências não se poderá adiantar muito, apenas diria que com esses valores terá de existir um bom detalhe em todos os aspectos.
  11.  # 12

    Boas,

    agradeço todas as respostas e conselhos dados. No entanto, e porque talvez não me tenha explicado bem, constato que falam em IVA. Em todos os valores que apresentei já se encontra incluído o IVA a 23%. O que mais me interessa é saber se o valor de honorários em relação ao valor estimado dos trabalhos é adequado.

    Pedro Azevedo 78: O projecto será bem completo pois conheço outros do mesmo arquitecto e ele é dos que desenha desde as escadas até ao pormenor da prateleira dentro do armário e armário inclusive. O que considera viável em termos de número de idas à obra para acompanhamento? Já vi que considera que projecto de especialidades e medições e orçamento devem estar incluídos nos 15000 euros.

    Pedro Barradas: Os 6000 já têm iva a 23% incluido.

    Cumprimentos,
    VM
  12.  # 13

    VM
    Você não está a ler os comentários. Não tem nada a ver com o IVA a 21 ou a 23%.

    O que lhe estão a dizer repetidamente é: consulte outros ateliers de Arquitectura.

    Hoje em dia, o desenho de pormenores é muitíssimo facilitado pela informática. Antigamente é que se desenhava tudo à unha. Hoje faz-se copy+paste de soluções adaptadas de outras obras. Por isso, desenhar a prateleira não tem nada de extraordinário.
    ATÉ nas últimas três *remodelações de apartamentos(!)* - de 5, 4 e 3(!) assoalhadas - que a minha empresa fiz, os projectos de arquitectura tinham detalhes de muito mais do que isso.
  13.  # 14

    Colocado por: vitormeloPedro Azevedo 78: O projecto será bem completo pois conheço outros do mesmo arquitecto e ele é dos que desenha desde as escadas até ao pormenor da prateleira dentro do armário e armário inclusive. O que considera viável em termos de número de idas à obra para acompanhamento?

    Tem alguém que lhe vá acompanhar MESMO a obra?
    O chamado director técnico, mas que de facto vá à obra? Ou vai ser (como de costume!) você como dono de obra que vai TENTAR fazer isso?
    É que o meu arquitecto é o director técnico, e passa na obra todos os dias... E as trapalhadas que já se evitaram por esse acompanhamento assíduo!
    Não consigo sequer imaginar como seria ele só passar lá duas vezes por mês.
  14.  # 15

    1500€ é muito caro para um processo de medições e orçamentos. Sem projecto de execução ou com um projecto da treta (que são 95% dos projectos) entre 750 a 900€, dependo da complexidade.

    Com um bom projecto, 500 a 600€
  15.  # 16

    Colocado por: PortugalMas nem sempre o caro é melhor... acho que vale muito apena procurar outros orçamentos.


    Concordo. Eu só pretendia dizer que na escolha do projectista não se pode olhar só para os numeros.
  16.  # 17

    No meu caso, se a obra da minha casa dependesse das vistorias dos arquitectos, estava "feita ao bife".. não fosse o engº a acompanhar a obra e a ajudar a ultrapassar as dificuldades que surgiram, e nunca mais tinha casa..

    Eu paguei bem caro pelo meu projecto e fui muitíssimo mal servida.. tal como diz o Portugal "nem sempre o caro é melhor..", mas se já conhece e confia no trabalho deste gabinete, não deve arriscar..
  17.  # 18

    Colocado por: marco1vitormelo

    há uma coisa que não compreendo, se esse arquitecto fez a casa dos seus pais, concerteza tem ai uma grande base de análise quer em termos da qualidade do trabalho quer em custos do mesmo.
    Seria interessante por aqui saber algo em relação a essa experiência real e comprovada no "terreno".
    De resto esses honorários são efectivamente apenas coadunáveis com um trabalho de excelência a todos os niveis.
  18.  # 19

    Boas,

    marco1: já foi há muito e, como sempre lá vivi, os horizontes são curtos.

    Cumprimentos,
    VM
  19.  # 20

    Boas,

    quanto aos acompanhamentos à obra já esclareci a situação, o previsto e incluído nos honorário são 72 visitas.

    Cumprimentos,
    VM
 
0.0202 seg. NEW