Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    Boa tarde.
    Tenho um apartamento que queria alugar a alguém, só que fui ao meu banco a dar conhecimento e o gerente disse-me que não o podia alugar pq o spred assim vai subir para mais do triplo. O que eu pergunto é o seguinte, não posso fazer o que quiser com uma coisa que é minha?
    • naar
    • 22 novembro 2010

     # 2

    Boas,

    Pode, mas o apartamento não é só seu, é seu e do Banco até amortizar totalmente o empréstimo. :)

    O Spread que lhe deveriam ter feito devia ter sido com base em habitação própria permanente (digo eu), agora muda as suas regras do jogo e o Banco muda as dele.

    Claro que tem sempre hipótese de arrendar sem dar conhecimento ao Banco, muita gente fá-lo, agora se poderá ter problemas com isso já não sei.
  2.  # 3

    Colocado por: Fernando SáBoa tarde.
    Tenho um apartamento que queria alugar a alguém, só que fui ao meu banco a dar conhecimento e o gerente disse-me que não o podia alugar pq o spred assim vai subir para mais do triplo. O que eu pergunto é o seguinte, não posso fazer o que quiser com uma coisa que é minha?


    Claro que pode, não percebo porque é que foi dar conhecimento ao banco. O banco só quer é que todos os meses pague a prestação. Conheco muitas pessoas na sua situação que tem as casas alugadas, aliás conheço um caso em que as pessoas alugaram o T1 que tinham, e pedem outro empréstimo ao mesmo banco para comprar um T2, e uma das condições impostas pelo banco para emprestar dinheiro para o T2, era apresentarem o contrato de arrendamento do T1.

    Agora, se o gerente lhe disse que subia o spred, devia-lhe ter perguntado onde é que isso está escrito. Eventualmente isso pode estar escrito em letras pequeninas em algum lado, mas mesmo que esteja escrito, os bancos não querem saber disso para nada.
  3.  # 4

    É realmente estranho o gerente do banco ter atirado com essa boca ao ar (mais do TRIPLO do spread?!?).

    Se o aumento dos rendimentos de uma pessoa leva a que o spread aumente para o triplo, quererá dizer que se estiver desempregada e sem rendimentos o spread passa a ser negativo?!? LOL
  4.  # 5

    pois.. o problema é que agora os bancos e as finanças fazem cruzamento de dados ao fim do ano. E eu fazendo o registo do contrato o banco vai ficar a saber.
  5.  # 6

    Os bancos e as finanças NÃO fazem cruzamento de dados ao fim do ano. Os Bancos é que têm de prestar uma série de informações às Finanças, mas o oposto não se verifica. É até contrário à lei.
  6.  # 7

    O que o gerente do banco me disse é que é uma lei recente e que as finanças comunicam com o banco.
  7.  # 8

    Colocado por: Fernando SáO que o gerente do banco me disse é que é uma lei recente e que as finanças comunicam com o banco.

    E você ainda acredita em gerentes de balcões de bancos ? ? ? ? ?
  8.  # 9

    Não percebo porque é que está tão preocupado. O banco apenas lhe emprestou dinheiro para comprar um apartamento, e o Sr. está obrigado a pagar todos os meses a prestação acordada, acha que para convidar alguém para jantar em sua casa tem que pedir autorização ao gerente do banco? se calhar esse gerente diz-lhe que sim.
  9.  # 10

    Diga ao gerente que se não arrendar, vai deixar de pagar a prestação e eles que fiquem com a casa, só para a gente rir mais um pouco quando vier aqui dizer o que ele respondeu.
  10.  # 11

    Apenas estou com medo de fazer o contrato de arrendamento e passado uns dias receber uma carta do banco a dizer que o meu spread passou para 2.5.
  11.  # 12

    Na minha terra costumamos dizer: quem tem medo compra um cão.
  12.  # 13

    1. Já leu o que diz o seu contrato de empréstimo com o banco?

    2. «passados uns dias»? Isso não será eficiencia a mais ?

    3. Tente saber que lei é essa que permite às Finanças revelarem dados CONFIDENCIAIS sobre os seus rendimentos aos bancos!

    4. E... como é que as Finanças sabem em que banco é que você contraiu um empréstimo bancário ?
  13.  # 14

    Colocado por: Luis K. W.1. Já leu o que diz o seu contrato de empréstimo com o banco?


    Leia o contrato e fale com o gerente do banco, ele que explique onde é que isso está escrito, é que nós também queremos saber, para estarmos prevenidos. Depois conte-nos.
  14.  # 15

    O contrato diz que é habitação própria permanente. Amanhã vou falar com o gerente e vou dizer que quero entregar a casa ao banco. De certeza que ele vai arranjar uma solução. :)
    •  
      FD
    • 23 novembro 2010 editado

     # 16

    Colocado por: Fernando SáO contrato diz que é habitação própria permanente.

    Se diz isto, sim, o spread pode ser alterado porque o fim que fundamentou o empréstimo mudou.

    Para quem não sabe, o risco de incumprimento - que é aquilo que dita a aprovação/reprovação de empréstimos e quais as condições em que são feitos - muda consoante uma casa é ou não própria e permanente.

    Dita a experiência que, em caso de incumprimento forçado (desemprego, por exemplo), a casa onde habitamos é a última coisa que deixamos de pagar.

    Cito o que já escrevi em tempos:

    É muito simples:
    -> o banco empresta dinheiro com base num "risco" (por isso é que quer saber quanto é que ganha, o que faz, o seu património financeiro, etc.)
    -> este risco é aumentado ou diminuído de acordo com vários factores
    -> um desses factores é o facto de que vai usar a casa para habitação própria, o banco sabe que se o fizer, o risco de deixar de pagar a prestação é menor
    -> por outro lado, se é para fazer dinheiro (comprar para arrendar) é natural que o juro/spread não seja tão "generoso"
    -> a duração mínima de um contrato de arrendamento é, fora as excepções, de 5 anos
    -> o banco tem uma garantia real sobre o imóvel para o qual empresta dinheiro: uma hipoteca
    -> esta hipoteca permite-lhe "ficar" com a casa em caso de incumprimento (é vendida)
    -> este processo (execução da hipoteca) pode demorar relativamente pouco tempo, fazendo com que o banco não perca muito dinheiro enquanto deixa de pagar a prestação
    -> no entanto, se arrendar a casa, o comprador da casa fica inibido de fazer o que quer com a casa, tem que respeitar o contrato de arrendamento em vigor
    -> os contratos de arrendamento estão ligados ao imóvel e a mudança de proprietário não pode levar à denúncia/resolução do mesmo
    -> na prática, se deixar de pagar hoje a prestação e tiver arrendado a casa ontem, caso o banco execute a hipoteca, a casa fica "pendurada" durante 5 anos, desvalorizando bastante ou impedindo a venda

    Por isso, tem duas hipóteses:
    -> fala com o banco e o banco ou sobe o spread/juro ou recusa
    -> não fala com o banco e espera que ele não saiba e que as coisas com o arrendamento/pagamento da prestação não corram mal (se correrem mal é possível que lhe peça uma indemnização por incumprimento do contrato)

    O arrendamento é registado nas finanças, a partir daí fica entre si e o arrendatário. Se não houver uma denúncia ou se o banco não estiver activamente à procura de fraudes, as hipóteses de descobrir são escassas. Mas se descobrir pode:
    -> cancelar imediatamente o contrato, pedindo-lhe todo o dinheiro que deve
    -> renegociar o contrato com base na possibilidade anterior
    -> processá-lo por incumprimento

    Agora, que já sabe mais ou menos os riscos e as consequências, decida. :)

    Já agora, leia: Arrendamento - banco e finanças.

    Colocado por: Fernando Sánão posso fazer o que quiser com uma coisa que é minha?

    Não.
    Mas, o mesmo se passa com muitas outras coisas na nossa vida - por exemplo, num terreno que seja seu não pode fazer o que quiser com ele.
  15.  # 17

    Colocado por: Fernando SáBoa tarde.
    Tenho um apartamento que queria alugar a alguém, só que fui ao meu banco a dar conhecimento e o gerente disse-me que não o podia alugar pq o spred assim vai subir para mais do triplo. O que eu pergunto é o seguinte, não posso fazer o que quiser com uma coisa que é minha?


    Não. O bem que é seu está a servir de garantia a um empréstimo, e naturalmente o seu direito de disposição desse bem é limitado pelo contrato que assinou com o banco.
  16.  # 18

    Penso que estou esclarecido. Muito obrigado a todos que nesta pagina me ajudaram. Abraço
 
0.0202 seg. NEW