Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Boa tarde a todos,

Estou actualmente a residir no nº269 da AV. 5 de Outubro, muito próximo do prédio que se encontra a ruír esta semana. Assim como foi dito pela proteção cívil, existem riscos ainda não avaliados para os prédios envolventes àqueles que estão em colapso o que vem criar algum medo aos moradores dos prédios referidos.
    A minha questão é muito simples mas não consegui encontrar informação específica acerca deste caso. O apartamento em que resido é um apartamento arrendado. Tendo em conta a presente situação, e sabendo que estou em risco devido ao desmoronamento destes prédios, será legítimo da minha parte pedir uma redução da renda ao meu senhorio? Tendo em conta que as condições que existiam no momento em que fora assinado o contrato já não se verificam, é válido que esta redução seja efectivada?

Agradecia a quem me possa esclarecer esta dúvida.

Com os melhores cumprimentos,
    GH
  2.  # 2

Se a rua tivesse buracos e levasse um betuminoso XPTO achava bem o senhorio subir-lhe a renda?
  3.  # 3

Se a renda for baratinha, já não se importa de ficar soterrado?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: rui1234, LuB
  4.  # 4

Boa tarde,

Antes demais gostaria de pedir que fossem mais educados e cuidados nas respostas, visto que nas únicas respostas que até agora recebi, não tentaram compreender minimamente a situação em que me encontro. Como devem saber, terminar um contrato de arrendamento tem condições, entre as quais, o tempo que se tem de dar ao senhorio até abandonar o imóvel. Este tempo varia consoante o contrato assinado. É óbvio que não é uma situação justa habitar um apartamento que se encontra em risco iminente devido ao desmoronamento de prédios vizinhos. Por isso mesmo, agradecia a quem venha a responder que fosse mais cuidado e educado com a resposta e que tenha em conta a situação em si.

Cumprimentos,
    GH
  5.  # 5

Colocado por: GroundhouseBoa tarde,

Antes demais gostaria de pedir que fossem mais educados e cuidados nas respostas, visto que nas únicas respostas que até agora recebi, não tentaram compreender minimamente a situação em que me encontro. Como devem saber, terminar um contrato de arrendamento tem condições, entre as quais, o tempo que se tem de dar ao senhorio até abandonar o imóvel. Este tempo varia consoante o contrato assinado. É óbvio que não é uma situação justa habitar um apartamento que se encontra em risco iminente devido ao desmoronamento de prédios vizinhos. Por isso mesmo, agradecia a quem venha a responder que fosse mais cuidado e educado com a resposta e que tenha em conta a situação em si.

Cumprimentos,
    GH

Voce perguntou da diminuição da renda, não perguntou se era motivo de rescisão de contrato.
    Afinal o que quer saber?
  6.  # 6

Colocado por: Groundhouse (...) É óbvio que não é uma situação justa habitar um apartamento que se encontra em risco iminente devido ao desmoronamento de prédios vizinhos.
    Se essa situação se verificar, você pode abandonar a casa de um dia para o outro, sem qualquer aviso prévio nem indemnização ao senhorio.

Aliás, se o apartamento se encontra em risco de desmoronamento iminente, o que é que ainda está aí a fazer ?? F U J A !
  7.  # 7

Quero saber exactamente o que perguntei: diminuição da renda. A rescisão de contrato é em resposta à sua resposta, um pouco indelicada, de não me importar de ser soterrado caso a renda seja baixa. É claro que numa situação como aquela em que me encontro, a rescisão de contrato é inevitável; embora não seja o mais relevante para a pergunta que fiz, foi para lhe fazer ver a situação. Não me parece justo pagar 600€ por um apartamento T1 que se encontra em eminente risco devido ao desmoronamento de um prédio demasiado próximo. Se acompanhou as notícias, perceberá de que lhe falo.
  8.  # 8

Caro Groundhouse,
    Passo todos os dias (excepto desde 2ª feira) diante do prédio que ruiu esta manhã.

Entre o que ruiu e o seu existem pelo menos 2 edifícios (o do Solar da Ponte, o do stand Automóvel...).

Não me parece que haja o mínimo sinal de iminência de ruína no seu prédio (mas é tão feio que eu já o teria mandado demolir!).

Em contrapartida, desde que desapareceu daí a Feira Popular, a sua zona residencial deve ser um sossego e deve ter valorizado bastante.
    A renda aumentou em flecha nessa altura?

Se a Embaixada de Israel se mudasse para o r/chão do seu prédio, também estaria em risco iminente de sofrer um atentado terrorista.
    Não acredito que isso seja argumento para baixar a renda.
    O que pode ser argumento para baixar a renda é você informar (formalmente) o seu senhorio que se vai mudar para um prédio no quarteirão ao lado pagando uma renda mais barata (e TALVEZ ele lhe faça uma contraproposta).
  9.  # 9

Colocado por: GroundhouseQuero saber exactamente o que perguntei: diminuição da renda. A rescisão de contrato é em resposta à sua resposta, um pouco indelicada, de não me importar de ser soterrado caso a renda seja baixa. É claro que numa situação como aquela em que me encontro, a rescisão de contrato é inevitável; embora não seja o mais relevante para a pergunta que fiz, foi para lhe fazer ver a situação. Não me parece justo pagar 600€ por um apartamento T1 que se encontra em eminente risco devido ao desmoronamento de um prédio demasiado próximo. Se acompanhou as notícias, perceberá de que lhe falo.

Desculpe lá, mas tenho de ser indelicado... Se o seu argumento fosse, agora tenho umas rachas na parede que não tinha. Ou qualquer outra coisa desse estilo, era admissivel. Se o seu apartamento apresenta as mesmas condições com que foi alugado, não me parece que possa ver a renda reduzida. As condições do seu apartamento são as mesmas?
    Se está em risco iminente de rotura, a Protecção Civil já o teria retirado do local. Se isso acontecer pode pedir a rescisão imediata do contrato, creio.
  10.  # 10

Enfim, lamentavelmente, ninguém aqui leu com atenção o que foi dito e há uma elevada falta de compreensão da parte de quem responde. Quanto à sua afirmação - "(...)mas tenho de ser indelicado(...)" - tanto quanto sei, quando não houve indelicadeza por parte do outro participante do diálogo, nada justifica a indelicadeza da sua parte, salvo seja, se o senhor não conhece regras cívicas.
    E não coloquem palavras na minha boca que não disse, pois afirmei que o prédio se encontra em risco, e não em risco de desmoronamento, como fora muitas vezes dito pelos outros participantes desta conversa.
    Com certeza que o senhorio a quem pertence este andar não conseguirá arrendar pelo mesmo valor um apartamento que se encontra numa zona de risco, em que já começou a desmoronar outro prédio muito próximo.

Quanto ao tópico, podem fechá-lo. Fazer uma pergunta e receber respostas em tom sarcástico ou de teor desagradável, não vale a pena.

Boa tarde a todos.
    •  
      king25
    • 24 novembro 2010 editado

# 11

Parece que alguém quer ganhar com a desgraça dos outros.
    Espero estar enganado.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: PBarata
  11.  # 12

groundhouse

Você brinca com as palavras. Que raio de coisa é isso de «risco iminente devido ao desmoronamento de prédios vizinhos» não ser «risco de desmoronamento»?

Então é «risco iminente» de quê ? De apanhar com a poeira?!?

O seu prédio não corre "risco iminente" nenhum!

Assim a olhómetro (olhando para varandas com marquises do n.º 269) o seu prédio é em betão armado.

O prédio que ruiu, nº 275, tem, digo, tinha (parece-me) paredes mestras em alvenaria e estrutura em madeira.

O facto de o outro prédio ter ruído é, para mim, perfeitamente natural.
    Aliás (eu, aqui no Forum, fui alcunhado de «betoneira»), penso que todos esses prédios do início do século passado já deviam ter sido arrasados - ou a respectiva estrutura interior deveria ter sido integralmente reconstruída.

0.0176 seg. NEW