não consigo colocar o 1ºradiador do sistema a aquecer tanto como os restantes. Já verifiquei se tinha ar no radiador e só saiu água. já regulei a circulação da água desde o mínimo até ao máximo e não adiantou muito.
pelo que entendo, se o circuito estiver no mínimo, a água demora menos tempo a sair do radiador e, consequentemente, aquece mais o radiador. curioso, é que me acontece exactamente o contrário. já tentei trocar o radiador por outro e o resultado foi o mesmo.
( pelo que entendo, se o circuito estiver no mínimo, a água demora menos tempo a sair do radiador e, consequentemente, aquece mais o radiador. curioso, é que me acontece exactamente o contrário. já tentei trocar o radiador por outro e o resultado foi o mesmo.)
se o circuito estiver no mínimo ,isto é(menos fluxo de agua quente)menos calor.
experimente purgar o radiador retire-lhe agua (1 ou 2 lt +) se não sair ar não( importa)faça esta operação quando o aquecimento estiver a trabalhar, e ponha a mão sobre o radiador .assim pode ver se nos elementos aumenta a temperatura.
depois remeta o circuito novamente com a pressão certa na caldeira.;) já me aconteceu a min.
experimente purgar o radiador retire-lhe agua (1 ou 2 lt +) se não sair ar não( importa)faça esta operação quando o aquecimento estiver a trabalhar, e ponha a mão sobre o radiador .assim pode ver se nos elementos aumenta a temperatura.
boas. se percebi é para retirar 1 ou 2 lt de agua do radiador, mesmo que não saia ar. não entendi é se era para fazer isto com o aquecimento a trabalhar ou parado. se é para notar o aquecimento nos elementos do radiador parto do principio que é com o aquecimento a trabalhar, certo? não é perigoso?
obrigado
Nota: o controlador do fluxo que estou a falar não é o de entrada (tipo torneira) mas sim o de saída (só acessivel utilizando uma chave).
boas.. luismdmauricio8 Dezembro 2010 então sempre resolveu o seu problema com o aquecimento. de noticias ,para que os foristas que por aqui passam com sintomas semelhantes possam ter acesso a informação preciosa.
antes de mais as minhas desculpas pela demora na resposta.
infelizmente, a situação não está muito diferente. No quarto está na mesma, ou seja, o radiador só aquece na parte superior (apesar de já ter tentado tantas e tantas sugestões/conselhos). A temperatura desta divisão, deixa muito a desejar: o radiador, para além de ter poucos elementos, não aquece totalmente (só a parte superior).
na sala, como não consegui colocar ar condicionado (falta de aprovação do condomínio), tive de optar por colocar um radiador eléctrico de 12 elementos para complementar o que lá estava também de 12 elementos do aquecimento central. com os dois a funcionar, a qualidade/conforto melhora substancialmente. a conta é que sobe!
de uma maneira geral, o aquecimento central, quando devidamente dimensionado, com os radiadores bem posicionados e com um a casa sem grandes fugas de calor (bem isolada), é provável que funcione bem. No meu caso, se fosse hoje, nunca teria optado por ele. ainda por mais com o incompetente (para não chamar outros nomes) do instalador que me calhou na rifa.
assim que tiver oportunidade e troika deixar (lol) tenho de pensar noutra solução mais eficiente.
experimente o seguinte deixe apenas o que não aquece bem aberto e mais outro, abra totalmente a valvula de retenção em baixo e feche os restantes radiadores no manipulo de cima a ver se força alguma ar a sair da tubagem nesse radiador. Se bem que parece-me que isso seja um problema de equilibrio hidraulico.
sinceramente não me parece que o problema seja do radiador uma vez que já troquei este com outro que funciona perfeitamente bem e o problema manteve-se.
assim sendo, como sugere, poderá ser problema de equilibrio hidraulico. existe alguma solução para isso?
como eu dizia pode ser ar na tubagem que impede a agua de circular bem nesse radiador então eu falava em fechar todos os radiadores em cima no passador e so deixar aquele aberto e abria tb em baixo para a agua circular livremente, depois ligava o aquecimento a ver se forçava algum ar a sair por esse radiador, ou podera ser um problema de equilibrio hidraulico ou seja a agua circula mais nos radiadores mais proximos da caldeira fazendo com que os mais afastados não aqueçam tanto, então a solução passa por fechar mais um bocado os passadores debaixo nos radiadores que estão mais proximos da caldeira e abrir mais um bocado os que estão mais afastados!! Senão o problema ja será outro!