Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

    tenho uma moradia geminada, que devido à sua construção torna-se muito fria no inverno e muito quente no verão.
    fui aconselhado a colocar pelo interior, placas de pladur.
    pretendia se possivel a indicação de empresas que façam este tipo de trabalho, na zona de lisboa.
    obrigado
  2.  # 2

    Moradia, isole pelo exterior: ETICS

    Não perde espaço dentro de casa, cria inercia, e não tem obras dentro de casa, e é mais eficiente pois tambem isola tectos e chão ou seja cria uma capa à volta de toda a casa)
    •  
      alv
    • 30 novembro 2010

     # 3

    Vivam!

    31, não mas 32 talvez!
    Moradia, isole pelo interior: Pladur®


    Numa moradia, espaço não falta, quanto à inércia, lá teríamos nós que discutir o sexo dos anjos sobre ser ou não vantajoso ter inércia, mas uma coisa é certa, não terá de estar a aquecer as paredes exteriores para aquecer o voluma de ar e manter a inercia da massa de ar a uma temperatura de conforto, executando tectos pode criar uma envolvente isolada. Quanto a ser mais eficiente, aí meus amigos o que digo é que se aplicarmos apenas o mesmo isolamento que aplicaríamos pelo exterior estamos em pé de igualdade; O que afirmo é que por muito menos dinheiro, consegue colocar no mínimo cerca de 10cm de isolante entre XPS e MLV (lã de vidro) e convenhamos, ter 4 ou 5 cm não é o mesmo que ter 10 ou 12cm de material isolante!
    Obras dentro de casa, veja o lado positivo: É uma boa altura para ir para casa da sogra e ver a diferença de tratamento da mulher, o que quer que isso queira dizer!

    Qu'31 q'aí vem!

    "Fassam" parte
    Estas pessoas agradeceram este comentário: raulschone
  3.  # 4

    Já tenho varias , mais uma...

    Alem disso posso dar o ponto de vista do utilizador, pois enbora bem vindos os vendedores, instaladores etc, deveriam ser objectivos e nem sempre isso acontece.

    Nem é o seu caso pois até costo das sias intervenções dentro e fora do forum, e só não fez a minha obra mais pela distancia!!!




    Colocado por: Anonimo16062021

    system 32,você vai arranjar um 31 com o alv,não perde pela demora não não
  4.  # 5

    alv:
    Você tem de se entender com o piso radeante!!

    A "guerra" ( a bem!) que tenho com ele relativa a Piso radiante electrico fala-se sobre o conforto relativo à irradiação de calor versos aquecimento do ar circulante.

    Assim sendo a solução de isolamento interno não provoca o aquecimento da inercia das paredes e por isso perde-se esse efeito.

    Qual a sua opinião sobre o assunto?? a irradiação é assim tão pouco importante??




    Colocado por: alvVivam!

    31, não mas 32 talvez!
    Moradia, isole pelo interior: Pladur®


    Numa moradia, espaço não falta, quanto à inércia, lá teríamos nós que discutir o sexo dos anjos sobre ser ou não vantajoso ter inércia, mas uma coisa é certa, não terá de estar a aquecer as paredes exteriores para aquecer o voluma de ar e manter a inercia da massa de ar a uma temperatura de conforto, executando tectos pode criar uma envolvente isolada. Quanto a ser mais eficiente, aí meus amigos o que digo é que se aplicarmos apenas o mesmo isolamento que aplicaríamos pelo exterior estamos em pé de igualdade; O que afirmo é que por muito menos dinheiro, consegue colocar no mínimo cerca de 10cm de isolante entre XPS e MLV (lã de vidro) e convenhamos, ter 4 ou 5 cm não é o mesmo que ter 10 ou 12cm de material isolante!
    Obras dentro de casa, veja o lado positivo: É uma boa altura para ir para casa da sogra e ver a diferença de tratamento da mulher, o que quer que isso queira dizer!

    Qu'31 q'aí vem!

    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 30 novembro 2010

     # 6

    Vivam!

    Sistem32, obrigado por reconhecer que aqui não sou vendedor. Gostaria de o ser, mas não.
    Bom, vejamos se entende a minha posição sobre a tal malfadada inércia.
    O que se passa é que ao contrário da generalidade dos países, no nosso, brilhantes iluminados, somos os únicos em que a inércia é valorizada em sede de verificação do RCCTE (Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios). É claro que é importante, sobretudo em edifícios de utilização constante.
    Veja o seguinte exemplo: Imagine uma casa de pedra. daquelas da beira, ou duma semelhante à que fiquei há poucas semanas em Pinelo, junto a Bragança, em que o único local em que se conseguia estar era junto ao maravilhoso burralho, e que vai aquecer toda aquela massa no seu quarto para ir dormir. Bem, quando está a acordar é que começa a sentir algum conforto, mas logo a seguir vai ter de ir embora; O que fazer? Deixar o aquecimento que houver ligado para vir dormir à noite de novo?
    É claro que este é um exemplo extremo, mas em minha casa, toda bem isolada em Pladur®, meia hora antes de ir para o quarto, ligamos os radiadores e quando chego tenho o quarto a 20º e o exterior a 5º, e durante toda a noite usufruo do facto do volume de ar do meu quarto não baixar de temperatura, mantendo alguma fonte de calor.
    O que o piso radiante afirma, e bem, por isso não há grande contradição, é que o calor que irradia do pavimento necessita de alguma inércia para se manter e difundir de forma uniforme, mas essa massa necessária é assegurada pela betonilha de regularização que cobre o material radiante, seja eléctrico ou a água.
    A massa das paredes, embora fosse importante nessa situação, também seria necessário aquece-la até obter a temperatura de conforto e mantê-la da mesma forma que o tal volume da massa de ar; Se lã não estiver, tanto melhor, não terá de despender energia para a aquecer.
    Pode parecer complicado, mas é simples, é só perceber que quantidade de "coisas" que tem de aquecer para que possa usufruir depois delas.
    O problema é o que a corrente de pensamento é essa, i. é valorizar a inércia e ninguém se atreve a pensar ao contrário e contrariar a corrente, porque essa coisa dá trabalho.
    "Fassam" parte
    • ge
    • 30 novembro 2010

     # 7

    Sobre o isolamento ETICS (pelo exterior) aconselho que contratem uma empresa especializada. Estou a construir uma casa e optei por esse tipo de isolamento, e meu empreiteiro disse que fazia e até fez um bom preço, mas já detectei vários erros, desde o não colocamento de um frizo que isole as placa de EPS da terra, o que pode ser muito grave, dado que as placas em contacto com a terra também estão em contacto com ratos e outros bichinhos que podem roer as placas e estragar todo o isolamento. O barato pode sair muito caro!
  5.  # 8

    Boas a todos!
    Sou novo nisto mas tenho o mesmo problema de isolamento e com o mesmo tipo de casa, moradia em banda!
    O que me aconselham?
    Gostava que a casa tivesse uma temperatura mais constante.
  6.  # 9

    nao se chateiem ponha xps por fora e pladur por dentro ai fica 5 estrelas
    •  
      alv
    • 1 dezembro 2010

     # 10

    Vivam!

    Colocado por: framosnao se chateiem ponha xps por fora e pladur por dentro ai fica 5 estrelas


    Como diria o Raul Solnado e sem ofensa: "C'a ganda bruto!";) Também não há necessidade!

    "Fassam" parte.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: Anonimo16062021
  7.  # 11

    Dou-lhe o meu exemplo:

    Com paredes duplas com caixa de ar e 5cm de XPS no exterior, nesta altura de 5 greua em lisboa, desligo o AC durante o dia, só ligando à noite e posso lhe dizer que perco apenas no maximo 1 grau durante todo o dia.
    Assim chego a casa com a casa quentinha ( 22º). ligo os AC's que só necessitam de trabalhar no minimo. tambem aproveitam a Tarifa bihoraria ( tipo acumuladores termicos)!! Tambem temos o conforto de onde quer que toquemos não está frio (excepto claro o interior do frigorifco. A ideia da tudo à minha volta irradiar calor, é sem duvida mais confortavel que apenas ter o ar quente.

    Já tive casas apenas com ar aquecido e comparando com o que tenho agora, parece-me muito mais confortavel. e não sai mais caro.

    Tambem se pode aproveitar o pouco sol do dia abrindo estores, tambem ajuda a manter o calor.

    Fenho ainda , alguma dificuldade em aceitar que num ambiente com tão pouca inercia, o ar se mantenha quente durante a noite, apenas com um aquecimento inicial.








    Colocado por: alvVivam!

    Sistem32, obrigado por reconhecer que aqui não sou vendedor. Gostaria de o ser, mas não.
    Bom, vejamos se entende a minha posição sobre a tal malfadada inércia.
    O que se passa é que ao contrário da generalidade dos países, no nosso, brilhantes iluminados, somos os únicos em que a inércia é valorizada em sede de verificação do RCCTE (Regulamento das Características do Comportamento Térmico dos Edifícios). É claro que é importante, sobretudo em edifícios de utilização constante.
    Veja o seguinte exemplo: Imagine uma casa de pedra. daquelas da beira, ou duma semelhante à que fiquei há poucas semanas em Pinelo, junto a Bragança, em que o único local em que se conseguia estar era junto ao maravilhoso burralho, e que vai aquecer toda aquela massa no seu quarto para ir dormir. Bem, quando está a acordar é que começa a sentir algum conforto, mas logo a seguir vai ter de ir embora; O que fazer? Deixar o aquecimento que houver ligado para vir dormir à noite de novo?
    É claro que este é um exemplo extremo, mas em minha casa, toda bem isolada em Pladur®, meia hora antes de ir para o quarto, ligamos os radiadores e quando chego tenho o quarto a 20º e o exterior a 5º, e durante toda a noite usufruo do facto do volume de ar do meu quarto não baixar de temperatura, mantendo alguma fonte de calor.
    O que o piso radiante afirma, e bem, por isso não há grande contradição, é que o calor que irradia do pavimento necessita de alguma inércia para se manter e difundir de forma uniforme, mas essa massa necessária é assegurada pela betonilha de regularização que cobre o material radiante, seja eléctrico ou a água.
    A massa das paredes, embora fosse importante nessa situação, também seria necessário aquece-la até obter a temperatura de conforto e mantê-la da mesma forma que o tal volume da massa de ar; Se lã não estiver, tanto melhor, não terá de despender energia para a aquecer.
    Pode parecer complicado, mas é simples, é só perceber que quantidade de "coisas" que tem de aquecer para que possa usufruir depois delas.
    O problema é o que a corrente de pensamento é essa, i. é valorizar a inércia e ninguém se atreve a pensar ao contrário e contrariar a corrente, porque essa coisa dá trabalho.
    "Fassam" parte
    •  
      alv
    • 2 dezembro 2010

     # 12

    Vivam!

    System32, eu não digo que num ambiente com pouca inércia se mantém sem algum aquecimento. O que lhe digo é que p meu quarto que tem cerca de 25m² fica com 20º quando me deito e que pela manhã, com os mesmos 5º exteriores, tenho 18º no interior, sem qualquer alimentação de calor porque o aquecimento desliga por volta da meia noite. Garanto-lhe que durante o dia, mesmo depois de ventilar a casa com ar gelado da rua, depois de fechar volto aos 17-18º sem aquecimento. Não se esqueça que ainda assim existe alguma inércia nas casas em construção leve.
    Neste momento, com um filho doente em casa, mantenho um das lareiras acesas e apenas isso faz com que a casa se mantenha sem que arranque o aquecimento central. Não se esqueça que tem estado por volta do 3 a 5º no exterior nestes dois ou três últimos dias!! E vento, muito vento ,na minha casa, devido à localização, tenho vento de sobra.
    "Fassam" parte
    • migf
    • 2 dezembro 2010

     # 13

    Boa noite!
    Depois de ler este topico, resolvi colocar as minhas dúvidas (espero que me possam ajudar). Vou construir uma casa terrea +/- 150m^2 na zona mais fria do distrito de braga (para terem uma ideia,hoje está tudo branquinho......e espero que não neve tão cedo eheheh). A casa vai ser de perpianho com esp. de 20cm, caixa de ar, isolamento XPS (tipo macho-femea de 3cm), tijolo de 15cm....
    Mas como aqui é muito frio e humido, gostava de saber se isto é suficiente ou se não seria melhor fazer como os paises nordicos: para alem do que eu referi forrar também a parede interior com isolamento e madeira. Acham que é um exagero da minha parte? E qual o melhor isolamento para este tipo de casa/zona, quer nas paredes como no solo(o chão levará pavimento flutuante na casa toda, excepto nos wc's cozinha e lavandaria).
    O meu objectivo é ter a casa super isolada e confortavel, pois desta forma não temos tantos gastos no aquecimento,digo eu.......eheh
    Se me poderem ajudar agradecia, pois não percebo nada de construção civil..... eheheheh
    Cumprimentos p/ todos
  8.  # 14

    Colocado por: migfA casa vai ser de perpianho com esp. de 20cm, caixa de ar, isolamento XPS (tipo macho-femea de 3cm), tijolo de 15cm....

    Curto, muito curto. Tb sou do distrito de braga...
    Aumente esse XPS para o dobro. A diferença de preço no total da construção é irrisória e vai fazer muita diferença.
    Atenção à colocação do XPS. SEMPRE contra a parede interior, e bem justo a esta. Pode até optar por "colar" com a aplicação de uns pontos de Poliuretano por placa. Não se esqueça de revestitir os pilares e vigas tb.
    Também Não esqueça de isolar a laje de tecto! Se colocar tectos falsos isole pelo interior com mantas de lã mineral (rocha, vidro), se não tiver tectos falsos, isole pela parte superior com uns 10 a 12cm de lâmineral.
    Este dinheiro gasto agora, é dos mais bem gastos na sua obra.

    Dê uma olhadela: (tem fotos para perceber o que digo)
    https://forumdacasa.com/discussion/2349/1/isolamento-exterior/
    https://forumdacasa.com/discussion/9841/1/sondagem-qual-a-melhor-parede-dupla-qual-o-melhor-isolamento-de-um-pilar/
    • migf
    • 2 dezembro 2010

     # 15

    Olá Pedro
    Obrigada pelas dicas...
    É bom saber que também é deste distrito tão bonito....como o nosso.... eheheheheh
    Eu também acho que o melhor é xps de 6cm, no minimo. Mas dizem-me que como eu quero, a parede vai ficar muito grossa e que não há necessidade....
    20cm da pedra + 2cm caixa ar + 6cm xps + 11cm tijolo + 2cm cimento + 5 cm (forro de madeira e isolamento lã mineral) dá um total 46cm!!!
    Pessoalmente, prefiro investir num bom isolamento do que me arrepender mais tarde, mas está dificil arranjar argumentos, para conversar com os "ditos entendidos" :(
    Vou consultar bem esses links.... ;)
    Mais uma vez obrigada pela ajuda....
    Cumprimentos
  9.  # 16

    Colocado por: migf Mas dizem-me que como eu quero, a parede vai ficar muito grossa e que não há necessidade....
    20cm da pedra + 2cm caixa ar + 6cm xps + 11cm tijolo + 2cm cimento + 5 cm (forro de madeira e isolamento lã mineral) dá um total 46cm!!!
    Pessoalmente, prefiro investir num bom isolamento do que me arrepender mais tarde, mas está dificil arranjar argumentos, para conversar com os "ditos entendidos" :(


    Caro migf, 6 cm de xps é um óptimo isolamento térmico para a sua habitação. O que eu não entendi foi a parte em que refere os 5 cm de forro de madeira e isolamento com lã mineral. Pode explicar mais detalhadamente esta parte?
    Obrigado.

    Cumprimentos.
    •  
      alv
    • 3 dezembro 2010

     # 17

    Vivam!

    Caro migf:
    Concordo claramente com o Pedro com a "curtêz" dos 30mm se fosse só esse isolamento a colocar.
    Lendo os post seguinte percebe-se que vai forrar com madeira, mas como diz o Rui, também não entendi porque ou como.
    Se vai utilizar um forro de madeira pelo interior, com isolamento em manta (que espero ser lã de vidro), não vejo a necessidade do tijolo.
    Qual o propósito da madeira?
    Se vai optar por uma coisa do género, proponho-lhe para que pense na seguinte solução que me parece mais eficiente e mais económica:
    20cm de pedra+4 a 6cm XPS+ Estrutura metálica de 48 ou70mm Preenchida com manta de lã de vidro de 60 ou 80mm+uma placa de 15mm ou duas de 13mm de gesso laminado.
    No total pode ter entre 10 a 14cm de material isolante, logo mais eficiente em termos energéticos, o que por essas paragens dá sempre jeito e ficará, certamente mais barato.
    "Fassam" parte
  10.  # 18

    Pois .. um quarto com gente dentre , tem a sua propria fonte de aquecimento. Nota-se bem o efeito mais ainda com as janelas fechada e percianas/portadas que ajudam a melhorar o isolamento.
    Agora esperimente fazer isso em grandes areas e vai ver que as coisas não são assim tão simples.
    Esu deixo o AC ligado durante a noite, mas está sempre no minimo pois basicamente não tem de recuperar temperaturas, É só manter. posso lhe dizer que tenho 12.000 BTU para um andar inteiro e dividido (100m2) e perco o tal graus durande o dia inteiro com estores todos abertos.

    Não digo que o isolamento pelo interior não funcione, mas ainda não me deu nenhuma vantagem significaiva para o isolamento interior. Ainda não me explicou porquê a inercia não é boa em termos termicos. Para já sabemos que ambas funcionam em termos termicos (o que tem logica). A questão é ao nivel dos promenores tipo perca de espaço interior + rodapés novos, + sancas novas, + aduelas das portas, + pedras das janelas etc, vs alguma fragilidade do ETCS, e pedras novas (ou coladas por cima etc), Com a vantagem de um novo reboco exterior já com cor e impermiabilização!.

    Quanto à inercia considero-a vantajosa, para quem quer ter a casa sempre quente. Para só quer aquecer pontualmente e rapidamente então a inercia não é boa.

    Eu cá quero a casa quente: ponto!!!








    Colocado por: alvVivam!

    System32, eu não digo que num ambiente com pouca inércia se mantém sem algum aquecimento. O que lhe digo é que p meu quarto que tem cerca de 25m² fica com 20º quando me deito e que pela manhã, com os mesmos 5º exteriores, tenho 18º no interior, sem qualquer alimentação de calor porque o aquecimento desliga por volta da meia noite. Garanto-lhe que durante o dia, mesmo depois de ventilar a casa com ar gelado da rua, depois de fechar volto aos 17-18º sem aquecimento. Não se esqueça que ainda assim existe alguma inércia nas casas em construção leve.
    Neste momento, com um filho doente em casa, mantenho um das lareiras acesas e apenas isso faz com que a casa se mantenha sem que arranque o aquecimento central. Não se esqueça que tem estado por volta do 3 a 5º no exterior nestes dois ou três últimos dias!! E vento, muito vento ,na minha casa, devido à localização, tenho vento de sobra.
    "Fassam" parte
    • ge
    • 3 dezembro 2010

     # 19

    Colocado por: Anonimo16062021

    Boas
    O friso que você se refere será um perfil de arranque para servir de apoio das placas para elas não estarem em contacto com a terra,e para evitar danos causados pelos ratos e qualquer tipo de ervas que si possam meter por de trás delas,e também para evitar certas humidades que possam surgir entre as placas e a parede,por vezes quando pensamos que estamos a fazer um bom negocio sai-nos o tiro pela culatra,e isso pode sair muito caro



    Boa tarde,
    Tem algum conselho para me dar sobre como pode ser remediada a situação? A moradia ainda está em construção e quando coloquei o problema ao empreiteiro, a solução apresentada foi colocar massa por baixa para não permitir o contacto com a terra. No entanto, se o tal perfil (que aho que tem uns pequenos buraquinhos) serve também para evitar certas humidades, se isolar com massa, parece-me que terei o problema da humidade não ter por onde escoar. Estarei a pensar bem? [pub][/pub]
  11.  # 20

    Boas tardes a todos,agradecia uma ajuda se possivel, um conselho .

    li todas as passagens anteriores e só não entendi alguns termos mais técnicos, e aproveito para expor a minha situação.

    recuperei uma casa antiga ,toda em granito com 2 pisos, uma cave meia enterrada e um R/c elevado.
    Piso é em madeira , coberto com cortiça e flutuante, o pé direito era de 3,10mts tectos com estafe, reduzi o pé direito para 2.60mts, pladur e lã de rocha 40 kgs, como não tenho placa de tecto forrei aos 3.10mts a fazer de piso para o sotão , tudo com soalho, ganhei uma caixa de ar de 50 cms.

    As janelas todas com ponte térmica e vidros xpto.
    Comprei uma caldeira a gas natural , todas as divisões teem radiores, tenho recuperador a lenha interligado com todo o sistema , e resumindo e concluido a casa é fria , é o primeiro inverno que aqui estou . Durante o Verão é fresca , ou seja não consigo entender o que falhou (gastei uma pipa de massa), será corrente de ar?? A pedra ??
    Pedia aqui uma ajuda dos entendidos ,

    obrigado
 
0.0220 seg. NEW