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  1.  # 1

    Boas,
    Ando em pesquisa para fazer uma casa e em conversa com um construtor, ele questionou-me que tipo de isolamento pretendia colocar.

    Tinha conhecimento do esferovite, pladur azul, mas ele falou-me numas placas, que se colocam no exterior da casa, ou seja, colocava um tijolo de 20, rebouco e depois eram colocadas essas placas de 6cm. No intervalo dessas placas era colocada uma rede e por cima disto tudo era posta a tinta. Tudo isto por 50€/m2.

    É esta uma boa solução? melhor que o pladur azul? existe algo melhor? E principalmente o preço ñ será demais?
    Isto pq a casa q pretendo fazer, tem 22m de frente por 12,5m de fundo, fora a altura. Isto deve dar pra ai 150m2.
    Agora 150m2x50€=7500€. 7500€ só em isolamento exterior, não será demasiado? Tudo bem q faz falta, muita falta, mas num orçamento torna-se pesado.

    Gostava q me esclarecessem.
  2.  # 2

    Boas,

    Está a falar do sistema ETICS ou também conhecido por capotto.
    Acho que ainda não percebeu bem como a coisa funciona... Pesquise por etics ou capotto no google e aqui no fórum e vai ver que aprende umas coisas. ;)
    É um bom sistema, quando bem executado (como tudo!).
    Quanto a preços, pelo menos aqui na minha zona (norte) é um pouco mais baixo. Estou a falar só mesmo do isolamento, sem levantamento de paredes.

    Cump
  3.  # 3

    Boas,

    É caro dependendo do ponto de vista.
    Vai subsituir parede dupla com isolamento (bem aplicado) no interior, revestimentos.
    por
    parede simples, o sistema ETICS ou capotto, revestimentos.
    Fazendo contas que vai poupar no aquecimento/arrefecimento da casa ao longo do tempo...
    Falo por experiencia, este sistema é muito bom, mas tem de ser bem aplicado, por empresas e produtos certificados.
    Peça um orçamento para ter uma ideia dos custos, porque cada obra é uma obra.
  4.  # 4

    Obrigado, pelos vistos é melhor e a médio/longo prazo acaba por poupar.
  5.  # 5

    Tenho lido os vários tópicos que por aqui tem aparecido sobre o isolamento térmicos e na generalidade das opiniões todos dizem muito bem do ETICS.

    O que era interessante de se fazer era uma real comparação a nivel de comportamente térmico entre uma casa feita com uma parede de 24 com sistems ETICS e uma parede dupla, 15+caixa de ar+wallmate 4+11.

    Também era interessante saber-se o preço de m2 de construção entre uma outra, creio que só assim é que poderiamos concluir afinal qual o melhor.

    Um abraço

    http://montedochafariz.blogspot.com/
    Estas pessoas agradeceram este comentário: RASP
  6.  # 6

    Caro afsantos, as comparação termica está feita (ITE50), veja aqui as diferênças de Coeficiente de transmissão térmica:

    - alvenaria simples, com isolamento pelo exterior (ETICS) , composta por: Bloco leve de betão (esp, entre 20cm a 30cm) + XPS 40mm > U=0.58 [W/(m2.ºC)]

    - alvenaria dupla , composta por: Tijolo furado (esp, 11cm + 15cm) + XPS 40mm + caixa de ar > U=0.47 [W/(m2.ºC)]

    - alvenaria dupla , composta por: Tijolo furado (esp, 11cm + 15cm) + XPS 40mm, sem caixa de ar> U=0.51 [W/(m2.ºC)]

    MAS...

    O grande problema das alvenarias de paredes duplas prende-se com as patologias e a resolução das pontes térmicas planas e lineares... Especialmente se essa correção, com forras térmicas for realizada pelo exterior.

    O ETICS resolve facilmente o problema. O valor aqui reproduzido para a pparede genérica ETICS, é penalizadora... utilizando o bloco térmico de 25cm, da Artebel ou Maxit, o U= 0.55

    Os custos entre sistemas é outro assunto a resolver.
    Ter em atenção, que quanto melhor o desempenho previsto para a envolvente exterior opaca (paredes), melhor terão que ser os requisitos dos Envidraçados.
    O coeficiente de forma dos edificios também é relevante, assim como, se o mesmo está isolado ou em encostado a outro edificio...
    A solução MAIS ACERTADA, não pode, nem deve ser efectuada apenas e só baseada no melhor U de referência... Muitos factores contribuem , para preferir este ou aquele sistema construtivo.
    E para isso servem os técnicos (Arquitectos, Engenheiros) que se esperam, bem formados e qualificados, com uma visão abrangente da construção.

    NOTA: quanto menor o valor de U, melhor desempenho.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: afsantos, Paulo Correia, Medinas, rjafonso, Filip3, system32, Ana1973
  7.  # 7

    E os valores para:
    Tijolo furado (esp, entre 11cm + 15cm) + XPS 40mm + caixa de ar + forro gesso cartonado + lã de rocha pelo interior

    Dado os elevados custos do ETICS, parece-me ser a melhor relação custo/beneficio, resolvendo as pontes térmicas e sendo um sistema de baixa inércia, ser aconselhado para quem não tenha os aquecimentos sempre ligados
  8.  # 8

    PauloCorreia.. para essa solução, Tijolo furado (esp, 11cm + 15cm) + XPS 40mm + caixa de ar + forro gesso cartonado + lã de rocha pelo interior, tenho que pedir à minha "Perita", para fazer as contas à mão...

    Terá que esperar...
  9.  # 9

    Excelente post Pedro aqui está mais um que poderia ir para a galeria dos "O melhor do Fórum".

    Como dizes a melhor performance térmica a "olho nú" será a 2ª opção, mas que está muito condicionada pelas pontes térmicas... justamente o meu caso, visto termos colocado tijolo de forra no exterior.

    Ok

    Agora 2ª parte da equação, desta vez para o "Apóstolo" Paulo, consegues dizer assim do pé prá mão quanto poderá custar por m2 cada uma das 3 soluções.

    Acho este exercicio interessante para que as pessoas que nos visitem pensem muito bem o sistema de isolamento que irão adoptar, nomeadamente o preço de custo/rentabilidade/conforto etc. Claro que existirão outros cálculos (Como o Pedro referiu)a juntar a esta equação, mas creio que seja já um bom principio de trabalho.

    Um abraço

    Filipe

    Ps. Desculpem lá a brincadeira dos "apóstolos", mas é o que vocês me fazem lembrar, ambos numa missão de sacrifício para ajudar os problemas da malta :)
    Concordam com este comentário: MVale
  10.  # 10

    Colocado por: afsantosComo dizes a melhor performance térmica a "olho nú" será a 2ª opção, mas que está muito condicionada pelas pontes térmicas... justamente o meu caso, visto termos colocado tijolo de forra no exterior

    No fórum http://forum.aglobal.com/viewforum.php?f=2, tem lá pelo menos um brilhante exemplo de como fazer uma casa usando a 2ª opção e resolver as pontes térmicas.
    É a casa do Sr. Rafael, antigo participante daquele fórum. Não me dei ao trabalho de procurar o link certo, mas existe! É só procurar.
    Tem fotos e tudo.
    Resumindo, está a estrutura em betão feita, levanta-se o pano interior. Forra-se TUDO a XPS paredes e pilares, tudo bem unido com a fita própria. O pano exterior é então levantado totalmente independente, sendo travado através de uns "ferros" (tem um nome...) que ligam os panos. Até nos pontos em que estes "ferros" atravessam o XPS foi colocado poliuretano...
    Por fim para resolver as pontes das lajes, tecto falso com lã de rocha.

    Não é complicado fazer bem... ;)

    EDIT: Sempre me dei ao trabalho de procurar umas fotos e as colocar... ;) (não são as da casa do sr. Rafael, mas é igual)






    Espero que ajude.
    Estas pessoas agradeceram este comentário: MVale
  11.  # 11

    Uma imagem substitui mil palavras. simplesmente fantástico.
    Uma pergunta, numa habitação de R/C e 1ºPiso, o tecto falso do R/C em pladur deve levar lã de vidro para ajudar o isolamento? qual o custo da lã de vidro? e qual a diferença para lã de rocha?
    Afinal não era uma pergunta mas sim várias :-)
  12.  # 12

    Colocado por: lmcamoesUma pergunta, numa habitação de R/C e 1ºPiso, o tecto falso do R/C em pladur deve levar lã de vidro para ajudar o isolamento?

    Não vejo qualquer vantagem.
    A não ser que por exemplo só queira climatizar o R\C sem climatizar o 1º piso. Aí sim.
    Colocado por: lmcamoesqual o custo da lã de vidro? e qual a diferença para lã de rocha?

    Essas já deixo para quem sabe... ;)
  13.  # 13

    A obra das fotos, está bem feita... e tem bom aspecto, no geral...
    (excepto, parece-me, a questão da ponte térmica que existe na zona do friso sob o beirado e também não consigo discernir como é executada a ligação com o solo...)
    Mas, mais uma vez, alerto, estamos a olhar para uma construção, paralepipédica, simples, sem zonas de agrandes cutelos de vigas, palas e/ ou outros recantos/ pontos singulares.


    A fita?!?! é fita de alumínio?... não consigo perceber.. mas deve ser.
  14.  # 14

    Colocado por: Pedro Barradasexcepto, parece-me, a questão da ponte térmica que existe na zona do friso sob o beirado

    Não fica resolvida com o tecto falso isolado com lã de rocha?
    Estas pessoas agradeceram este comentário: CMF
  15.  # 15

    Pode ficar.. se a toda a casa for definido tal solução....
  16.  # 16

    Colocado por: afsantosPs. Desculpem lá a brincadeira dos "apóstolos", mas é o que vocês me fazem lembrar, ambos numa missão de sacrifício para ajudar os problemas da malta :)

    Nada têm a ver com apóstolos ou missão de sacrificio. As razões (as minhas) são outras e completamente diferentes e ficará surpreendido se lhas disser

    Colocado por: afsantosAgora 2ª parte da equação, desta vez para o "Apóstolo" Paulo,

    Apóstolo, eu? nem acredito em Deus, católico ou não.

    Colocado por: afsantosconsegues dizer assim do pé prá mão quanto poderá custar por m2 cada uma das 3 soluções.


    Mas falando em preços, para se poderem fazer comparações, temos de comparar o custo do sistema completo, desde o interior até ao exterior. Lembrem-se que os preços são sempre variáveis. Já vi ETICS a 30€/m2 e a 50€/m2. Assim teremos algo como isto:

    Os valores não têm IVA

    Solução tradicional:
    Photobucket

    Solução ETICS
    Nesta solução coloquei a pintura exterior. Embora seja suposto que o ETICS não precise de pintura, demasiadas vezes, acaba sempre por ser pintado. Por isso, conforme, se vos aprouver, pintem ou não.
    Photobucket

    Solução Tijolo duplo 15+11 + Gesso cartonado
    Photobucket

    Solução Tijolo 22 + Gesso cartonado
    Photobucket
    Estas pessoas agradeceram este comentário: leticia abreu, Filip3, Ana1973, MVale
  17.  # 17

    Excelente Sr. Paulo! Mais uma vez... ;)
    •  
      alv
    • 7 dezembro 2008

     # 18

    Vivam!
    Parabéns Paulo Correia pelo comparação.
    Na hipótese do gesso cartonado, sendo eu um utilizador incondicional, há ainda uma outra opção que é a de utilizar, como faço com frequencia, apenas um pano de tijolo de 22 cm que evita o 2º pano.
    Ultimamente também já me apareceram algumas casas em que substituímos o tijolo por vários outros tipos de blocos térmicos e os resultados são surpreendentes.
    Um outro assunto que normalmente se esquece é que sendo o isolamento pelo interior e se este englobar também o isolamento do tecto, muitas das pontes lineares, em minha opinião que sei que é controversa entre os PQ.
    Quanto aos U´s tenho aqui comigo um Projecto d etérmica que em parede corrente e com o sistema que descrevi e com duas placa de gesso cartonado (Reboco+Tijolo 22+40XPS+40AR+60MLV+26PGL) em parede corrente com 40cm é de 0,28 e em PLP (Reboco+BArm 30+60MLV+26PGL) é de 0,53 portanto dentro do limite do dobro do valor da parede corrente.
    Agora preços é consigo, mas a parede em gesso com MLV de 60 e 2x13PGL em preços dos seus poderá custar cerca de 25 €/m2 (Preço de revenda)

    "Fassam" parte.
  18.  # 19

    Colocado por: alvmas a parede em gesso com MLV de 60 e 2x13PGL em preços dos seus poderá custar cerca de 25 €/m2 (Preço de revenda)

    Não coloquei aqui preços de revenda, mas preços de venda ao público, isto é, preços que um dono de obra (não profissional) conseguirá nos empreiteiros. Acima de tudo, pretendi comparar soluções e não preços individuais. Já meto a sua solução (tijolo 22 + MLV 60 e 2xPGL.

    Pessoalmente, julgo as comparações puras de U, são perigosas, porque é assumido uma boa execução, o que no caso da solução tradicional é quase impossível e no caso do ETICS, é muito duvidoso, porque sendo um sistema novo, aplicadores artistas, é o que mais para ai há.

    As soluções com sistemas de gesso cartonado pelo interior são, na minha opinião, os que menos problemas de execução apresentam. Quem anda nas obras, sabe que a maioria dos problemas, são resultado de aplicações deficientes e não de maus sistemas, dai preferir o gesso cartonado

    EDIT: Alv, realmente o preço seco deu-me 25,62€/m2
    •  
      alv
    • 7 dezembro 2008

     # 20

    Vivam!
    Afinal estamos todos a falar do mesmo.
    Paulo, pelos valores que apresenta, podermos afirmar, mais euro, menos euro, que o custo de uma alvenaria tradicional e uma com isolamento interior em PGL custam o mesmo em execução.
    Agora temos de fazer o resto das contas;
    1 - Ainda em instalação: Custo da abertura e fecho de roços; Alvenarias sêcas, sem águas; Rapidez de execução; Não existem entulhos, etc.
    2 - Depois da execução: Menor consumo energético em aquecimento; Não existem postes nem lineares nem planas; Não existem condensações; Não existem fissuras; Facilidade de reparação e manutenção, etc.

    Tudo isto é muito dinheiro ao longo da vida de uma casa....
    "Fassam" parte.
 
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