Colocado por: CescaAcho que o seu amigo advogado tem razão, se foi sem má intenção e se se disponibilizou a pagar o terreno ocupado com o muro, o problema é mais do seu vizinho que seu.Estas pessoas agradeceram este comentário:psousa
Colocado por: psousa O topógrafo que fez o levantamento fê-lo mal pois dividiu o terreno por uma vala quando o devia fazer por um muro antigo que estava coberto com vegetação.
Não fazendo a minima ideia onde acabava e começava o meu e o terreno do vizinho mandei avançar com os muros em pedra, julgando que o levantamento estaria bem feito
... O topógrafo que é o unico culpado nem falou em pagar os prejuizos:...
Colocado por: Cesca...se foi sem má intenção e se se disponibilizou a pagar o terreno ocupado com o muro, o problema é mais do seu vizinho que seu.
Colocado por: pdavidmarquesseja ma fe ou nao, so tem uma soluçao que de devolver o terreno que se apropriou indevidamente, ora sera retirar o muro e construi-lo no seu, julgo eu que seja o mais sensato a fazer, veja o inverso o que faria voce? e isso de comprar os 8m2 nao e bem assim o seu advogado nao informou de tudo, espero ter ajudado
cumps
david Marques
Tudo bem, está no seu direito, porque num terreno de 1300m2 não são 8 que me vão pôr mais ou menos rico... A minha 1ª opção era reconstruir o muro mas o custo era bem mais elevado que comprar os 8m2!
Se fosse eu no lugar do vizinho até dava os 8mts, porque ainda ficaria com mais de 10.000!!! :)afinal quantos sao, (lol) carissimo psousa nao pode ver as coisas por esse prisma, la porque tem tanto terreno e nao se importar de 8m2 o seu vizinho pode nao pensar assim e aimda por cima como voce diz ( ganancioso )
Colocado por: psousa
Já procurei legislação na net sobre isso mas ainda não encontrei!!! Se alguem conhecer que me indique pf...
Caro psousa, pelo que descreve, não foi o topógrafo que errou. O senhor é o único responsável na informação prestada ao topógrafo acerca dos limites do seu terreno.nao sera bem assim como diz, eu a coisa de 1mes mandei o topografo a um terreno onde existem mais 4 e o topografo marcou o terreno a 100% , julgo que existe ai um lapsozinho,
O senhor afirma que "...não sabendo onde começava e acabava o meu terreno e o do vizinho, mandei avançar com o muro...". Acha que a função de um topógrafo é definir marcos limites de terreno? Terá ele dom de adivinhação?
Colocado por: psousaFalar de 8m2 é uma coisa, falar de 100 ou 1000 é mt diferente! O meu terreno te 1300m2, acha que são 8m que vão fazer diferença!!! Claro que foi sem intenção!
E se pago a um topografo para medir o terreno, ele é que tem que indicar os limites, aliás forneci-lhe o levantamento do loteamento...
Outra coisa... ele tinha feito o levantamento do terreno do vizinho :)
Cheira-me que o sr. é topografo da maneira que o defende, mas como lhe digo, ele tinha os elementos necessários a fazer o trabalho bem feito... mas quem se lixou fui eu!!!
Colocado por: CescaCara Rui Moreira,
Nestas circunstâncias, por se tratar de uma área insignificante, por se pretender ressarcir a pessoa pelo preço de mercado e por presumivelmente esta só se ter apercebido do erro por o mesmo lhe ter sido revelado e até numa primeira abordagem ter concordado com a solução proposta, não me parece que o proprietário "lesado" tenha grandes motivos para se sentir assim. De facto, pode-se exigir a destruição de algo que é construído indevidamente no nosso terreno, mas pelas razões atrás continuo a achar que o problema é do vizinho, que voltou com a palavra atrás por ter de assinar papéis. Será mesmo o legítimo proprietário do terreno?
Quanto ao topógrafo, deveria saber ler os documentos oficiais, nomeadamente o cadastro que, embora muitas vezes imprecisos, ajudam. E digo mais, poderia ter sido ele a contactar o vizinho em caso de dúvida.
Colocado por: marco1uma coisa é certa, sem um papel assinado essa compra iria ser sempre algo que poderia gerar no futuro novas controvérsias em relação aos limites, devia explicar isso bem ao seu vizinho.
Em todo o caso eu cá mandava tudo abaixo e fazia um esforço financeiro nem que fosse mais tarde e construia de novo no sitio certo. Ah e passava a fazer vista grossa ao seu vizinho.