Iniciar sessão ou registar-se
  1.  # 1

Olá, será que me podiam dar uma ajuda, estou numa casa arrendada de familia , entao a pessoa que me arrendou a casa fez um contracto comigo mas nao o carimbou nas finanças,tenho pago sempre a tempo e horas e agora veio me com a conversa que quer vender tudo bem aceitei.
    Veio a imobiliaria tirar fotos e quando vou ao site por curiosidade vejo a casa para arrendar com mais 100€ do que me leva a mim..estou cá a 2 meses o contracto é de 1 ano tenho 2 crianças pequenas, se fosse para vender eu saia mas enganar-me é que não, fazer-me mudar enquanto precisava eu aceitei e ajudei pois a renda tambem era mais barta assim nao...os meus filhos tambem precisam de estabilidade!!!
    O que posso fazer para só sair daqui kd o contacto terminar??? atenção q n tenho recibos nenhuns do q paguei pois ele vinha buscar em maos o dinheiro mas tenho o contracto q ambos assinamos , é um contacto normal execto a fase que nao está carimbado!
  2.  # 2

Então acho que não tem por que saír. A obrigação de comunicar o contrato às finanças é do senhorio. Aliás, mesmo em caso de venda só saíria por querer, a nao ser que houvesse alguma cláusula no contrato que a isso a obrigasse.
  3.  # 3

Obrigada, nao existe nenhuma clausula referente a isso.
    Peço desculpa pelos erros acima mas tinha o bebé ao colo.
  4.  # 4

Aconselhava-a a pagar por transferência bancária ou cheque das próximas vezes, se possível, para ficar com um comprovativo, ou pagar a renda na presença de outras pessoas, para ter provas em como pagou.
  5.  # 5

Tenho pago sempre com a minha sogra a ver, mas ela é suspeita talvez por no contacto estar como fiadora
  6.  # 6

O facto de o contrato não estar carimbado nas Finanças nada tem a ver com a legalidade (uma coisa é o Ministério das Finanças - impostos e contribuições - outra coisa é o Ministério da Justiça - leis).

Se tem um contrato assinado, está melhor que muitos que nem isso têm.

Por lei, não teria de sair mesmo que a casa fosse para pôr à venda, excepto se isso estivesse explícito no contrato (como já escreveram em cima).
    Quanto ao pagamento da renda, deveria tomar precauções - cheque, transferência, testemunhas (como já lhe disseram em cima).

O contrato tem prazo ? («quando o contrato acabar»)

Consulte um advogado.
  7.  # 7

O contrato tem um prazo de um ano? Mas sendo habitacional o prazo mínimo não continua a ser 5 anos?
  8.  # 8

Que mal pergunte... por lei os contratos de arrendamento de habitação não são por periodos minimos de 5 anos?

De qualquer forma o não ter ido às finanças declarar o arrendamento, o senhorio é que está a incorrer em ilegalidade, para o fazer agora deverá parar multa. A questão de não conseguir provar que tem pago os arrendamentos é que pode servir como pretesto para ter de sair, de qualquer forma, com contrato assinado o senhorio penso que terá um prazo minimo para por escrito pedir o despejo.

Como alguém referiu acima, contacte um advogado, ninguém melhor que eles para este tipo de questões... ou se houver algum por aqui, que opine de sua justiça.
    • Cesca
    • 3 dezembro 2010 editado

# 9

Relativamente ao prazo dos contratos de arrendamento para habitação, a lei prevê excepções ao mínimo de cinco anos, desde que fundamentadas: por motivos de trabalho, etc.
  9.  # 10

Pois, de facto o contracto diz que é de 1 ano e não tem nada relativamente a fundamentos de trabalhos.
    Vou tratar de consultar um Advogado mas voces já me ajudaram imenso agradeço imenso.
    • Zafa
    • 5 dezembro 2010

# 11

Ora viva,

Penso não estar a dizer nenhuma asneira, e se o estiver corrijam-me, mas para fazer prova de que mora na casa e contestar o despejo com falsas permissas, pode também usar cartas das finanças, luz, água, gás, seguros, comunicações de dados/voz/TV, que tenha em seu nome e com a morada do local onde habitualmente habita.

Boa sorte.
    Isto geralmente quando são negócios entre família porque é tua gente boa costuma dar para o torto em determinado ponto! Infelizmente o dinheiro fala mais alto que a honra e a honestidade.

Cumps.

0.0092 seg. NEW