Olá, tenho uma casa com 200 m2, já com pré-instalação de aquecimento para radiadores e caldeira. Já li muito sobre qual o tipo de caldeira mais em conta , e estou inclinado para a caldeira a peletts.
Mas gostaria saber o feddback, para quem já a tem a funcionar em casa, nomeadamente os seguintes aspectos: Preço Marca Consumo/ mês/dia (consoante a periocidade que está ligada) Autonomia do combustivel Manutenção ( trabalho que dá)
O trabalho é: limpar a cinza e passar escovilhão todas as semanas e carregar o depósito com pellets. Consumo para 200m2 é de 800€ / ano de pellets Aquecimento 24h ligado a duas temperaturas 22ºconforto e ausente a 16º/17º
Exacto consumo andará por ai, +/- tudo depende da quantidade de elementos de radiador que também tem em casa e tipo de caldeira se tem inércia ou não, é uma boa solução e não dá assim tanto trabalho. Imprescindível: -Cronotermostato -Cabeças termostáticas -Radiadores bem Dimensionados -Depósito de inércia -Pellets de Boa Qualidade -Caldeira tem vária desde de depósitos de 35Kg até 200Kg sistemas simples depois tem com depósitos maiores (sistemas mais complicados e + caros, até pode ter sistema automático de limpeza de cinzas)
Para ter o sistema a funcionar para a aqueciemnto central e águas , é necessário mais acessorios para além da caldeira, por exemplo um acumulador de muiots litros para as águas sanitárias?
alguem pode-me dar um orçamento para uma caldeira a pellets de( 25 a 30 kw), mais os acsessórios e mao de obra, pronta a trabalhar para aquecimento central e águas sanitárias( 4 banhos por dia).
Caldeira de 24 kw, deposito de pellets com 400litros capacidade, termostato de comando/programação sem fios, acendimento automatico. Deposito de agua sanitaria 300litros - 1 serpentina e apoio resistencia electrica 2000w Valvula motorizada de 3 vias Chaminé inox 150diametro parede simples e com chapeu chinês - com 5metros comprimento Tubagem de interligação caldeira/aquecimento central/depositon de água sanitaria.
caríssimo: posso dar um conselho àcerca do aquecimento? antes de decidir fale pessoalmente e aconselhe-se com pessoas que tenham instalado o que pretende não vá muito pelo que se diz por aí há por aí muitos representantes de marcas e vendedores, não serão os melhores conselheiros eu "caí" e mandei colocar piso radiante a água com sistema de caldeira a lenha e gasóleo, estou absolutamente arrependido....motivo? entre muitos... pq é cara a montagem, muito pouco eficiente, gasta muitíssimo (posso dizer q gasta cerca d 100 kg de lenha por dia,imagine o que pagará por pellets) tem de estar sempre a queimar pois de contrário nao resulta,tem de meter lenha de meia em meia hora portanto uma pessoa sempre disponível sistema extremamente sujo,muitíssima manutenção ainda por cima nao acertei no instalador que se ri muito... instalação com 3 anos... actualamente uso uma boa "salamandra" mais eficiente acredite. MSa-Santo Tirso
tenho uma ecoforeste a quatro anos e ainda nao me deu pblemas , mas os preços dos pellets nao param de subir.a maquina queima tudo uns melhores outros piores mas temos de ter em conta que depois de sabermos trabalhar com ela tudo se torna facil. e verdade sempre da um pouco que fazer para limpar devo queimar a volta de 1000 kg por inverno pois tenho de aquecer 180mt quadrados de abitaçao. posso dar dicas. sobre a minha maquina para ela se tornar mais rentavel e economia.. abraço [pub][/pub]
quanto a custos da maquina com o equipamento nao tenho ideia pois estava no projeto da casa. pois tenho a maquina a trabalhar o tempo de frio durante o ano . sao sempre por volta desses mil kilos de pellets . o que faço e manter a maquina com temperatura mais baixa durante o tempo que nao estou em casa para depois subir quando estou . a limpesa e feita so mesmo quando se apaga por falta de pellets ou se tem a caixa mesmo cheia de cinsa. posso dizer que esta maquina tem afinasoes com o ar e a queda de pellets... ou seja se tiver menos ar melhor mais aquece e mantem a temperatura mais alta por volta dos 60 graus na maquina ... abraço
Queria saber se alguém possuidor de uma caldeira a pellets ECO-CK da marca Centrometal me poderia facultar esclarecimentos sobre a mesma.
É um bom investimento??? Quais são os seus defeitos???
Muito obrigada!!!
Caro sdu,
Sinceramente não conheço a marca mas, se colocar por ex valores do orçamento, caracteristicas do modelo ou um link sobre a máquina, será mais fácil obter alguma opinião...Já agora se tb colocar alguma informação sobre as areas e o tipo de instalação, tb poderá obter mais facilmente alguma opinião...
ps:...quanto ao resto não ligue...cromos há em todo o lado...:-)
Boa noite a todos, tenho andado a ler por aqui uns tópicos sobre aquecimento e entretanto encontrei este e como tenho uma salamandra a pellets (não caldeira), passo o meu feedback, embora talvez este não seja o tópico correcto. Para começar posso dizer que se fosse hoje não tinha este sistema e vou enumerar várias razões para o meu desagrado: - não consigo aquecer a casa toda, pois a salamandra esta na sala num extremo da casa que faz um L (170m2) e como tal o calor dificilmente chega ao meu quarto que esta no extremo oposto - tenho que a limpar todos os dias para não encher o cesto e se apagar sozinha - aos domingos faço uma limpeza mais profunda que é indispensavel 1vez/semana - faz um pouco de pó que se acumula nos móveis e electrodomesticos da sala - tenho que andar a carregar sacos de 15kg todos os dias da garagem na cave, para o R/C onde ela esta instalada - tenho que ir comprar e carregar os sacos periodicamente ao fornecedor - os sacos de 15kg cada vez estão mais caros a qualidade dos pellets varia muito - com o aumento do IVA andam pelos 3,50e -gasto 1/dia - tive que comprar um emissor térmico para por no meu quarto e ter o mesmo quente - tenho uma grande diferença de temperatura da sala para o resto da casa- por ex. na sala tenho sempre acima dos 20º e na cozinha que fica ao lado tenho 13º
Creio que este sistema poderá funcionar numa casa em que seja possivel colocar a salamandra num ponto central. No caso da caldeira a pellets o caso já é diferente.