Colocado por: nunoneiva75
Para começar só pode comparar coisas comparáveis, ou seja, habitações com inércia forte e fraca mascom um isolamento térmico semelhante e que ofereça um conforto semelhante para os inquilinos.Como o sistema/habitação funciona como um todo, se o isolamento térmico é semelhante, as perdas caloríficas também o serão, pelo que o seu argumento de gastar mais energia a aquecer uma com forte inércia cai por terra.
Se não concorda, contra-argumente, mas de forma mais exaustiva por favor.
Colocado por: AugstHillOs meus 0,02€:
O culto da inércia forte também está ligada à Arquitectura Solar Passiva, uma vez que, captando radiação solar, há que ter massa térmica disponível para a armazenar. Quanto ao RCCTE, a penalização dos sistemas de fraca inércia aparece apenas na parte em que se contabilizam os ganhos térmicos de inverno (uma vez que, naturalmente, não há massa que os acumule) e nos requisitos mínimos para o factor solar dos envidraçados.
Colocado por: marco1rui moreira
não quer compreender não é??
se gasta mais gasta uma vez e depois fica lá alguma não é??, já no caso sem inércia cada vez que perde e perde muito mais rapidamente pois nada lá fica, tambem tem de gastar mais vezes ou não ??' Não sei se está a ver a coisa.
Colocado por: rui moreira
Caro marco1, poderá elucidar-me acerca do assunto que abordou neste post? A discussão tende a diluir-se sem que eu me sinta culpado.
Afinal qual é a sua dúvida?
Cumprimentos.
Colocado por: nunoneiva75Boas Alv,
Não quer mudar o título do tópico:Humidade vs inércia, o que faria eu sem ti inércia?
Cump.
Colocado por: alvSó estou disposto a fazer alguma concessão se essa casa for na Quinta da Marinha! Também tolero bem uma daquelas de Vale do Lobo!
Colocado por: eu
Eu ia oferecer-lhe a minha casa da Quinta do Lago, mas sendo assim, lá terei que ficar com ela...
Colocado por: alvVivam!
Talvez não fosse por aí.
Repito o que já escrevi: Em habitação, faço os vários sistemas à muitos anos.
No mínimo tenham a bondade de reconhecer a minha experiência de obra feita, tanta e de tanta maneira que posso tirar as minhas conclusões.
Mais, como para além de as construir, também as projecto, tenham a bondade de admitir que sei do que falo!
Resumindo: Não, nem que me oferecessem uma casa eu quereria outro sistema que não um com fraca inércia.
Só estou disposto a fazer alguma concessão se essa casa for na Quinta da Marinha! Também tolero bem uma daquelas de Vale do Lobo!
"Fassam" parte
Colocado por: Anonimo16062021
Boas,eu diria que se pode tirar as duvidas num forno de cozer pão quando ele feito em barro ou granito,também se gasta alguma (energia lanha) umas 3,4 horas antes para depois aguentar a temperatura e poder cozer o pão ou que seja durante 5 ou 6 horas,chama-se a isto o que?
Colocado por: alvVivam!
Talvez não fosse por aí.
Repito o que já escrevi: Em habitação, faço os vários sistemas à muitos anos.
No mínimo tenham a bondade de reconhecer a minha experiência de obra feita, tanta e de tanta maneira que posso tirar as minhas conclusões.
Mais, como para além de as construir, também as projecto, tenham a bondade de admitir que sei do que falo!
Resumindo: Não, nem que me oferecessem uma casa eu quereria outro sistema que não um com fraca inércia.
Só estou disposto a fazer alguma concessão se essa casa for na Quinta da Marinha! Também tolero bem uma daquelas de Vale do Lobo!
"Fassam" parte
Isolamento térmico mais eficiente.
Ausência de descontinuidade na camada isolante.
Conservação da inercia térmica das paredes..
Manutenção das dimensões dos espaços interiores.